O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, julho 05, 2002



TERRA MATERNA - MULHER

"Como terapia para os males da sua alma, doente do "morbio christista", para essa tristeza de que longamente se queixa nos textos de auto-análise, "esse friio da alma"que "quem o tem não o esquece". Compraz-se Pessoa a inventar rituais solares de exaltação da alegria. (...) Ora não esqueçamos que que esta comemoração era, simultaneamente, a do signo de Alberto Caeiro - carneiro - "ESPÍRITO HUMANO DA TERRA MATERNA", de uma terra jovem, fecunda, alegre."
Teresa Rita Lopes - in "Roteiro Para uma expedição"


"Que coisa mais alegre poderá haver do que a fé num deus doméstico?" (Franz Kafka)

Só que o "nosso deus" nunca foi alegre...Cruxificaram-no e nunca mais nos deixaram rir com o peso do pecado e da cruz...Faz parte da escuridão dos homens que pregaram a divisão e o ódio às mulheres...



Cocteau, diria o quê se fosse vivo ainda?

"HORROR. Depois de uma tal desordem domino-me e agarro-me ao destroço de uma realidade que não é de forma nenhuma mais tranquilizante, que procuro nas distraídas faces que me rodeiam. A nossa época de rádio, televisão e magazines é escola de desatenção. Ensina a olhar sem ver, a escutar sem ouvir."

in o "TORO" de Jean Cocteau em 1957


Gilles Lapouge escreve de Paris para 'O Estado de SP':
(...)



Escuridão - A atmosfera terrestre está tão saturada de luminosidades de
todos os tipos, que os grandes observatórios têm cada vez mais problemas
para pesquisar os fundos de uma escuridão absoluta nos quais, como o giz
branco em um quadro-negro, podem ser decifrados os movimentos, o pulsar, as
vertigens do cosmos. Mas, além da astronomia, algumas almas um tanto
sonhadoras juntam suas dores às desses cientistas: a noite é uma das mais
antigas companheiras dos homens.


Quantos mitos cosmogônicos ou familiares relatam o medo ou o encantamento
que moldou os cérebros dos homens diante da sucessão de luzes e sombras - o
azul e o verde fluido da aurora, as fontes de água douradas do meio do dia,
o buraco infinito da escuridão da noite? Ora, a noite, perseguida pelos
arcos eléctricos, pelos bilhões de globos de nossas cidades foi abatida.
Esforça-se em vão a procurá-la, ela sumiu."(...)



Sida vai matar 68 milhões até 2020


Portugal em porcentagem um dos países da Europa mais afectado e faz de conta que não é nada - andam a brincar aos "abraços" e "jet setes"... da Moda!

"A sida vai provocar a morte de 68 milhões de pessoas em todo o mundo até 2020, afirmou o director executivo da Onusida, Peter Piot. A doença matou 20 milhões de pessoas nos últimos 20 anos refere ainda o relatório bianual daquele organismo das Nações Unidas.
A epidemia da sida é a pior sofrida pela Humanidade e está apenas no início, acrescenta Piot.
«A epidemia apenas começou, sabíamos que era assim na Ásia e na Europa de leste, mas não mostra nenhum sinal de abrandamento nos países mais afectados, ou seja na África Austral», considerou.
Nos países mais afectados, caso do Zimbabué, um terço dos adultos são seropositivos, acrescentou Piot.
fonte: Diário Digital."


(Tirei do "SILHUETAS" Blog - peço desculpa eu não ser ainda hábil nos códigos...)

Hoje deu-me para as notícias...

Sem comentários: