O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, novembro 01, 2002



O meu gato KIMITe eu

"O GATO É ALGUÉM QUE ATRAVESSA A

FLORESTA DOS SÍMBOLOS:

É UM INICIADOR"

Jean Maulpoix



Não resisti e roubei à Inês este castelo de sonhos...e este poema

"Amar o perdido deixa confundido este coração
Nada pode o ouvido contra o sem sentido apelo do não.
As coisas tangiveis tornam-se insensiveis a palma da mão.
Mas as coisas findas, muito mais que lindas, essas ficarão."


(Carlos Drummond de Andrade)


LUZ CENTRAL

(...)

Eu penso que quem não está ou deseja estar na estrada real está perdido.
Que o germen desta perdição é a "cultura" profana.
Que a estrada real é fascinante.
Que só nos podemos aperceber da fascinação de cada coisa que nela circula quando descobrimos a persona
que cada coisa esconde debaixo da sua individualidade.
Que só a Tradição iniciática contém orgânica e intelectualmente a ideia dessa persona
puramente interior - base da REALIZAÇÃO, da acção que conduz o ser "para além de todo o estado condicionado,
seja ele qual for" (Guenon), para o estado do Ser - soterrado debaixo de cada individualidade humana - que ultrapassa todas as contigências e reune em si a integralidade de todos os estados do Real.

(...)

ERNESTO SAMPAIO

Sem comentários: