O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

terça-feira, fevereiro 25, 2003



OS TEUS OLHOS


Onde estão os teus olhos – onde estão? – oh, milagre de amor que escorres dos meus olhos!
Na água iluminada dos rios da lua eu os vi descendo e passando e fugindo
Iam como as estrelas da manhã. Vem, eu quero os teus olhos, meu amor!


VINICIUS DE MORAES, Sonata do amor perdido (excerto)


O QUANTO PRECISAMOS DE SONHAR O SONHO DE UM NOVO MUNDO...


SONHEI NUM SONHO

Sonhei num sonho que via uma cidade invencível aos ataques de todo o resto da terra,
Sonhei que era a nova cidade dos Amigos,
Ali nada era maior do que o que pertence a um amor robusto, conduzindo todo o resto,
Via-se a todo o momento nas acções dos homens dessa cidade,
E em todos os seus olhares e palavras.


WALT WHITMAN, Folhas de Erva (Tradução de Maria de Lourdes Guimarães)



VARIAÇÃO DO TEMA, NO FEMININO...

Sonhei um sonho em que via um mundo pacífico e alheio a qualquer ideia de guerra,
Sonhei que era o novo mundo onde todos os seres eram ternos e amantes...
Ali nada era maior do que o que pertence ao amor pleno, conduzindo tudo o resto,
Via-se a todo o momento nas acçãos dos seres daquele mundo,
E em todos os olhares e palavras.


Não sonhemos só com uma cidade de amigos, ilha, ou um país...
Sonhar por sonhar, sonhemos com um mundo inteiro de harmonia em paz,
Onde seja inconcebível sonhar com outro ser humano como nosso inimigo...

1 comentário:

Ná M. disse...

AONDE A MULHER!!!!!!!!! NÃO SEJA INIMIGA DO HOMEM..QUE ELA SAIBA TOCAR-LHE O CORAÇÃO...