O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, março 07, 2003




ISIS RAINHA DE TODAS AS COISAS

Eu sou a Natureza, Mãe de todas as coisas, a senhora de todos os elementos, a primordial progênie dos séculos a suprema das divindades.
A rainha dos mortos, a primeira das celestiais e a uniforme representante das Deusas e dos Deuses;
eu que governo com o meu aceno as alturas luminosas do céu, as suaves brisas do mar e os nefastos silêncios dos infernos,
e cuja única divindade toda a humanidade venera debaixo de múltiplas formas, sob vários rituais e debaixo de muitos nomes,
sou adorada em toda à parte.
Cada nação tem o seu nome próprio para mim, vendo apenas um dos meus mitos, adorando-me com apenas um dos seus ritos.
Na antiga Frígia sou Pessinuntica, mãe dos deuses; para os áticos autóctones, Minerva Cecrópia; os flutuantes cípricos me chamam Vênus Pafia;
em Atenas, onde os homens nascem do próprio solo, sou Artémis; na ilha de Chipre sou a dourada Afrodite.
Os arqueiros cretenses chamam-me Diana Dyctinna, os Sicilianos trilingues Proserpina, e os Eleusinos a intemporal Mãe dos cereais a Deusa Ceres.


Uns chamam-me Juno, outros Bellona das batalhas outros Hecate ou Rhanumbia. Mas há os que me conhecem melhor, aqueles que são iluminados pelos primeiros raios do Deus Sol nascente, os etíopes, os ários e os egípcios, abalizados na antiga ciência, adoram-me em cerimônias próprias e me chamam pelo meu nome verdadeiro, a Rainha Isis


Pára, pois agora de chorar, pois vim ajudar-te: olhei lá de cima e vi as mágoas da tua vida e tive piedade dos teus infortúnios... Por isso seca as tuas lágrimas e rebate a tristeza. Tudo vai mudar em breve e sob a minha luz vigilante a tua vida será refeita, renovada.

Vim meu filho em resposta às tuas orações.

(Adaptação livre do texto d’ “O Burro de Ouro” de APULEIO)



no Antigo Egipto

ISIS FOI ADORADA DURANTE MILHARES DE ANOS .


Na sua festa “Noite do Berço” a 17 de Julho, que é também a festa da deusa Nut sua mãe e deusa do céu, eram ambas veneradas porque
“a mãe dá à luz a filha e a filha dá à luz a mãe”.


In “O Caminho da Deusa” - Patrícia Monaghan




Da Imagem de Ísis com o filho Hórus, é decalcada a Virgem Maria
e como vimos, outras Deusas ao longo dos milénios...

Por Ísis, existe o céu.
Por Ísis, existe a terra.

Por sua vontade os ventos sopram no deserto
E o sol brilha com doçura.

Pela sua graça, o rio enche na primavera
E as plantas dão os seus frutos.

Por Ísis, vivemos e crescemos fortes,
Por Ísis, e só por ela, respiramos e damos graças.



1 comentário:

Anónimo disse...

tenho obsrevado as imagens do antigo egito. mais sem querem desrespeitar os arqueologos e cientistas que pesquisam as piramides do egito acho que sou a unica pessoa que pode abrir qualquer imagem (4d)e uma pena certos segredos do que contem nestas imagens possam ser revelados. alguns cientistas da area espacial andaram pesquisando estas imagens nas piramides.algumas delas contem diagramas alienigenas, que ensinan a se construir foguetes. imagine so antes do surgimento do homem toda essa tecnologia espacial ja estava em papiros egipicios.