O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, abril 18, 2003

ÀS VEZES APETECE-ME DESCER MUITO BAIXO...

À POLÍTICA...



E OS SETE CÃES A UM OSSO


ACABEI DE LER NO DIÁRIO DE NOTÍCIAS
Na crónica de Vasco Pulido Valente:


Sobre as divergências de esquerda...

(...)
“As divergências da esquerda não são negociáveis, porque implicam princípios de natureza absoluta. O CDS é misturável com o PSD, sem perdas nem danos para a direita no seu conjunto. Qualquer tentativa para juntar o PS com o PC ou o BE numa empresa comum (excepto numa ou noutra câmara) levaria a cisões sobre cisões, num clima de fanatismo e ódio, que tão cedo não se esqueceria. A esquerda nasceu desunida, vive desunida e morrerá desunida _ sonhando com a sua mítica unidade. Nesse capítulo nada mudou e nada mudará.”


- Porque será a direita unida e a esquerda tão desunida?
Será porque a direita tem a carne e a esquerda são os "sete cães a um osso?"
Porque são os de direita tão coesos e os de esquerda cheios de fanatismo e ódio?

A ser verdade o que Pulido Valente afirma na sua crónica de sexta-feira santa, é de crer que a esquerda sendo absolutista na sua utopia de fraternidade e justiça,
a direita sobrevive do relativo que são os interesses da minoria rica...e os pobres que se lixem. Quem os manda sonhar em vez de relativizar?



PIOR DO QUE CÃES CONTRA AS MULHERES, OS HOMENS



POLÍTICOS E POLÍCIAS, NA TURQUIA:
las mujeres son objeto de violencia sexual u otro tipo de violencia física en Turquía:


Amnesty International

Turquía: La violencia sexual contra las mujeres detenidas debe ser erradicada


Todos los días, las mujeres son objeto de violencia sexual u otro tipo de violencia física en Turquía. Mujeres de todos los estratos sociales y culturales han sufrido abusos, agresiones, torturas y violaciones a manos de miembros de las fuerzas de seguridad del Estado, personas desconocidas, familiares de todo grado de parentesco e incluso sus propias parejas.

Aunque todas corren el riesgo de ser víctimas de la violencia, resultado de las distintas prácticas discriminatorias que prevalecen en Turquía, Amnistía Internacional siente preocupación por las mujeres kurdas, especialmente las que viven en el sudeste del país, y por aquellas cuyas convicciones políticas resultan inaceptables para el gobierno o el ejército, ya que corren un mayor riesgo de ser objeto de violencia a manos de los agentes de Estado.




Amnistía Internacional teme que los actos violentos que los agentes del Estado perpetran contra las mujeres estén dando a entender la aprobación de este tipo de violencia y que se esté alentando un clima de discriminación que ponga en peligro a todas las mujeres. Por ejemplo:

S.Y. (Amnistía Internacional conoce el nombre que responde a estas iniciales) permaneció detenida en la Comisaría Central de Policía de Estambul entre el 24 y el 27 de septiembre de 2002. Según los informes, le vendaron los ojos y la sometieron a torturas, incluida la agresión sexual.
Eren Keskin, defensora de derechos humanos que trabaja ayudando a las mujeres que han sufrido violencia sexual bajo custodia, ha sido objeto de 86 demandas en relación con sus actividades de defensa de los derechos humanos. También ha recibido insultos y amenazas de muerte.
Más de siete años después de que se denunciaran las torturas que sufrió Gülderen Baran mientras estaba detenida nadie ha comparecido ante la justicia
.


"Mulheres e deusas"... não digam depois que eu exagero!

Sem comentários: