O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, agosto 01, 2003



Em pleno Século XXI

"Uma rapariga pode ser comprada por 49 euros numa aldeia da Roménia"

"Em Moscovo mortes de mulheres criam suspeitas de assassino em série!"

"Todos os anos são traficados 1,2 milhões de crianças no Mundo"

Relatório da UNICEF

in Jornal Público de 31 de Julho de 2003

De cada vez que no Mundo a Mulher se tenta erguer da sua subordinação ao homem e subtrair-se às estruturas patriarcais, a violência contra as mulheres no mundo inteiro acentua-se numa luta inconsciente e incoerente para manter a humanidade presa de um desiquilíbrio causador da grande destruição do Planeta através do predomínio de um só princípio, o masculino, que cria as armas e as bombas, faz as guerras e destrói sistematicamente os rios e as florestas pela ganância do dinheiro!

Em Portugal o nosso Governo sempre alienado das realidades profundas, compram submarinos e armas e não sei que mais tralha velha de guerra aos americanos e manda a GNR para o Iraque e deixam o País inteiro a arder (na maioria fogos postos) - florestas de pinheiros e casas gado e gente entre o Sul e o Centro - ainda mais na miséria - sem meios nem Bombeiros...nem água para apagar os fogos... e lá vêm felizmente os espanhóis dar uma ajuda no fogo...e depois vão-nos invadir os mares...para pescar peixe envenenado na União Europeia...

Ah! Sim as mulheres são sempre exageradas...só profetizam desgraças!

Sim as águas dos rios e dos Mares dentro em breve serão ainda mais poluídas...
Morre-se de asfixia e estupidez neste País plantado à beira de um Pântano!
Não, não vivemos num mar de rosas...

Desculpem se me lêem, mas às vezes a poesia e a beleza da vida é destruída pelas intempéries causadas pela estupidez dos homens!

R.L.P.

Sem comentários: