O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, setembro 13, 2003

Carta aberta aos meus leitores:

Em primeiro lugar eu não me ocupo aqui NUNCA de política e por isso encarreguei a MELUSINE de intervir na minha Sombra...Ela lá poderá escrever o que quiser: eu aqui defendo a poesia e a consciência da Consciência, como única esperança de resgatar o mundo da sua alienação...e a louca aqui sou eu, claro. Também não escrevo um "diário de bordo..." sobre a minha vidinha de rotina e empregada do comércio ou mesmo de poeta...
O que é que interessa o que eu faço no dia a dia ou o que eu penso enredada na minha luta para sair dos tentáculos do polvo da mediocridade? Embora aí também não possa fugir à minha Humanidade e aos Direitos Humanos, à Ecologia e à Dignidade da Mulher!


Mas aqui escrevo e apenas no que acredito, no que penso e sinto que ainda tenha alguma ressonância comigo e com o meu coração...assim como com o coração de quem ao acaso ou não insista em me visitar.

Senão vejamos:

" A SAÚDE ESTÁ DOENTE" (D.N)

O mundo todo está doente! Assim como ninguém escapa à doença! Não são só as epidemias a miséria e a fome, os acidentes e os naufrágios e as gripes atípicas ou as sidas as culpadas!

É o terror espalhado pelas Economias e Impérios que causam a Guerra para acumular riqueza e os interesses de poucos, os cada vez mais ricos face aos cada vez mais pobres, à custa de todos nós...

Os terrroristas são todos os que destróem e não podem recontruir nem nações nem vidas! Toda a agressão traz agressão e não é com o fogo que se apaga o fogo...

Assim, Portugal volta a arder...
Não serão mãos terroristas, vindos do céu? Para quê bombas se basta um trapo incendiado ou algo mais sofisticado num dia de calor?


"CONTRA O ORGULHO DAS NAÇÕES
CONTRA O ORGULHO DOS CHEFES DAS NAÇÕES"


Y.K. Centeno

Sem comentários: