O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quarta-feira, novembro 19, 2003

"NÃO. VISTO DE LONGE
O HOMEM NÃO TEM SIGNIFICADO"

y.k.cENTENO


AS CIVILIZAÇÕES...

"Cada civilização crê que o seu modo de vida é o único bom e o único concebível, que ele deve converter o mundo ou infligi-lo ao mundo; trata-se para ela de um equivalente a uma soteriologia (cristologia) expressa ou camuflada; ou, de facto, a um imperialismo elegante, mas que deixa de o ser assim que a aventura militar passa a acompanhá-lo.


Não se funda um império apenas por capricho. Submetemos os outros para que eles nos imitem, para que eles se moldem por nós, pelas nossas crenças e pelos nossos hábitos; vem a seguir o imperialismo perverso de fazer deles escravos para neles contemplarmos o esboço lisonjeiro ou caricatural de nós próprios. "(...)


in HISTÓRIA DA UTOPIA
Emile Cioran


E não é isto que todos fazemos um pouco uns aos autros mesmo a nível individual e quase sempre em nome do amor?
Sim, poderíamos pôr no singular o discurso e teríamos: "cada pessoa crê que o seu modo de vida é o único bom " e por aí adiante...




Por isso...
DEIXEM-SE DE FINGIR


Deixem-se de fingir de heróis da esquerda,
com bancos e bancas de advogados, redacções,
editoriais, automóvel, bolsas e cátedras,
quintas herdadas, páginas literárias.

Deixem-se de uivar em defesa de ismos
que nenhum vos pertence ou a que pertenceis
a não ser para dançar a dança desnalgada
dos que não têm vergonha do povo português.

O único ismos em consonância com os arrotos
de bem comidos, e rosnidos de instalados
naquilo que criticam disfarçadando-se,
é o relismo - de reles. Nada mais.


15/1/1972
in QUARENTA ANOS DE SERVIDÃO
JORGE DE SENA

Sem comentários: