O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, dezembro 10, 2004

“Anjo és ou és mulher”
- in Folhas Caídas” de Garrett

“A VIOLAÇÃO DAS MULHERES COMO ARMA DE GUERRA” - Relatório da Amnistia Internacional baseado em estudos do últimos dez anos.
As Mulheres “São vistas como a “máquina reprodutora do inimigo”. São também os alvos mais frequentes de minas antipessoais e de bombardeamentos “cirúrgicos”. As mulheres são as primeiras vítimas da guerra (...) Estas violências não são espontâneas, mas orquestradas, aprovadas ou toleradas no quadro de uma estratégia política calculada”.


In Jornal O Público de 8 de Dezembro, dia do 150º aniversário do dogma da Imaculada Concepção.


NO DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS
MAIS DE 5 MILHÕES DE CRIANÇAS NO MUNDO
SÃO VÍTIMAS DA GUERRA E DA FOME

- Quantos milhões se gastam em armamento e guerras no mundo?


O PRINCÍPIO DOS PRINCÍPIOS

Para que o mundo tenha Paz, e as 150 mil crianças em risco, em Portugal e as Mil Milhões ou 5 milhões no mundo inteiro, vítimas da guerra e da fome tenham de comer é preciso que essa paz seja real dentro de cada ser humano e dentro de cada casa, assim como em cada país. Para isso a sociedade tem de ser regida pelos dois princípios FEMININO E MASCULINO e os seus valores correspondentes para haver equilíbrio entre ambos os sexos, homens e mulheres, sendo que neste momento o problema maior consiste no facto de as próprias mulheres, “as mães de todas as crianças” que são as primeiras vítimas da guerra e da sociedade patriarcal continuarem sendo exploradas no mundo inteiro ou vivendo apenas de acordo com o poder masculino e ao seu serviço e a feminilidade corresponder praticamente e só ao que o homem imagina da mulher e não à sua realidade.

Não é rezando à Imaculada Concepção, nem à Virgem de Fátima, como pede o Papa, que a Mulher é respeitada e lhe é restituída a sua dignidade. Bem pelo contrário. A Igreja cavou um fosso entre o culto da Virgem há mais de 150 anos projectando ainda mais a mulher real no pecado, na indigência e na prostituição. No mundo Patriarcal, quer em África, no Oriente ou no Ocidente a Mulher e a Mãe continuam a ser os “bodes expiatórios” do fanatismo dos homens e das suas guerras!


Rosa Leonor Pedro


Sem comentários: