O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

terça-feira, agosto 31, 2004

"AS BATALHAS NAVAIS"
A QUE OS HOMENS GOSTAM TANTO
DE BRINCAR, e as suas espadas afiadas...


(Bravo Nuno Pacheco!)
"A caricata batalha naval em que Portugal se envolveu por causa da verve propagandística do barco holandês não lembraria a ninguém de juízo, quanto mais de leis. Não é por ela que os abortos vão diminuir ou aumentar, não é por ela que a moral vai ser aqui mais ou menos respeitada, não é por ela que diminuirão os cortejos - por terra, que esses pouco têm de marinhagens - às abortadeiras de serviço de norte a sul ou nas clínicas da vizinha Espanha, com clientes assíduas do lado português. Tudo se manterá na mesma, depois deste braço-de-ferro inaudito.

Enquanto isso, cruzam-se botes e barcaças na ânsia de uma imagem, de uma saudação de incentivo, de uma declaração vibrante de condenação ou apoio. Tamanho fogo de vista aquático não deve fazer-nos esquecer (e não é preciso citar Saint-Exupéry) que o essencial é quase sempre invisível aos olhos. E que, neste caso, o que é visível aos olhos é absolutamente acessório: a propaganda, o espectáculo, o desafio às posições políticas mais conservadoras transformado numa pequena cruzada, apoiada à esquerda e entre os sectores mais liberais ou tolerantes mas abominada de tal modo à direita que dela se fez uma espécie de Aljubarrota marinha, só faltando os cruzados e as invectivas contra tentações do demónio.
(...)
Abortar não é um cruzeiro de férias, nem coisa para resolver no mar alto. É uma decisão grave, difícil, dramática, torturante. Ninguém aborta por prazer, embora a grande maioria dos abortos que em Portugal ainda se fazem (à margem e em absoluta secundarização da lei) pudessem ser evitados com uma política séria de responsabilidade social e planeamento familiar. Tudo isto vive sem barcos. E viverá. Quando as águas amansarem, voltaremos ao que havia antes: um Portugal onde a lei prega uma coisa e onde muitas mulheres fazem outra (mesmo algumas das que na rua gritam a favor da vida). É mau mas não se vê. Porque não é barco nem flutua, mesmo que a pouco e pouco nos vá afundando." Nuno Pacheco

EDITORIAL IN PÚBLICO (excerto)
O PATRIARCALISMO

QUEM CRIOU A SEPARAÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES? OS "DEUSES CRIADORES" ESTABELECERAM ESTE PARADIGMA E INSTIGARAM TAIS FREQUÊNCIAS DE VÁRIAS FORMAS. A HISTÓRIA DA SEPARAÇÃO SERVIU-LHES MUITO BEM, POIS CRIOU A DESTRUIÇÃO ALMEJADA.

As vibrações masculinas chegaram ao poder recentemente, há cerca de cinco mil anos. Para se imporem, provocaram a dissociação total e completa de tudo o que estava no poder: o matriarcado e as mulheres. As mulheres expressam-se tradicionalmente através dos níveis da intuição e sentimento. Os homens também eram portadores de intuição e sentimento em diversas épocas, mas nesta recente separação perderam tais qualidades.

HOUVE UM GRANDE CISMA, QUE DESENCADEOU UM TREMENDO CONFLITO ENTRE HOMENS E MULHERES. FOI PROVOCADO PELOS "DEUSES CRIADORES" QUE DOMINARAM O PLANETA E INVADIRAM A REALIDADE - ALIMENTANDO-SE, MANTENDO-SE VIVOS, EXECUTANDO AS SUAS FUNÇÕES E NUTRINDO-SE DO DESIQUILÍBRIO EMOCIONAL


in "OS MENSAGEIROS DO AMANHECER" - BÁRBARA MARCINIAK

OS GOVERNOS,
Os mídia e os repórteres:


“ABUTRES” da desgraça nacional!

São sete mortos. Sete mortos num acidente em Bordéus. Um acidente entre muitos, umas tantas mortes entre muitas, todos os dias, trágicas e absurdas, constantes, nas estradas, ou à fome no mundo inteiro e na guerra...centenas no Iraque...

Mas de repente surge um caso aparatoso e lá vão os vampiros todos sorver o sangue das vítimas e familiares, para viverem à custa das emoções mais VENDIDAS dos mais desperados. É deste caos organizado que são os Mídia, nesta tremenda mediatização da morte e da miséria que nos suga toda a VIDA, luz e esperança, tirando de um caso drástico, levado ao limite da exposição e exploração sordida dos pormenores dos mortes e dos feridos, que eles vivem e proliferam. Os novos deuses macabros da nossa desgraça.

Este foco exaustivo na morte por acidente a nível quase de tragédia nacional nos 4 canais, com discursos não menos “trágicos” e falsos, (igual o estilo no relato de futebol ou da guerra) rebuscados para axacerbar o sofrimento e a dor, com entrevista às famílias, com imagens prolongadas e sangrentas e repetidas dias a após dia...

Sim, até à saturação do público, durantes dois ou três dias para depois se esquecer tudo e voltar a uma nova tragédia qualquer, sempre igual e repetida, aprisionando as pessoas ao que há de mais miserável nas suas vidas e desviando toda a atenção dos vivos e das realidades que mais precisam de atenção e cuidado!

Mas não, eles não querem saber das pessoas vivas! Querem é sangue nas estradas e nas casas e no campo de batalha. È para isso que se fomentam as guerras e fabricam as armas e assim nos condenam a mortos-vivos...nas arenas do futebol ou nos campos de batalha onde só se vende a desgraça e o sofrimento.

Tanto é assim, que mal têm um pretexto mostram o seu instinto bélico, enviam militares ou a marinha de guerra para defender a “soberania nacional” de meia dúzia de mulheres que querem ajudar outras mulheres... dizendo-se preocupados com O “ABORTO”, quando não se importam nada com as centenas ou milhares de mulheres que vivem na miséria, que são obrigadas a prostituirem-se, que andam nas ruas a pedir com os filhos pela mão...e muito menos ainda se preocupam com as crianças vivas que se prostituem também ou que deixam na mãos de pedófilos e pais que as violam...

Tamanha hipocrisia é repugante e isso sim é “crime contra a humanidade!”
Os governos do mundo e os Mídea a mim metem-me nojo.


segunda-feira, agosto 30, 2004

OS GOVERNOS E OS MIDIA
E A MANIPULAÇÃO PSICOLÓGICA


SOMOS TODOS PRISIONEIROS DOS SEUS INTERESSES,
MAS PRINCIPALMENTE AS MULHERES


"A tirania suprema numa sociedade não é controlada pela lei marcial. É controlada pela manipulação psicológica, através da qual a realidade é definida de tal forma que as pessoas que nela vivem nem mesmo percebem que são prisioneiras."(...)


in MENSAGEIROS DO AMANHECER

domingo, agosto 29, 2004


QUANDO UMA MULHER É SENHORA DE SI MESMA,
"não precisa de permissão do governo
para usar o seu corpo"!


A questão do aborto/pró-vida foi intencionalmente desencadeada nos Estados Unidos por diferentes facções dentro do governo para criar o conflito. Dividindo o governo pode dominar o povo. Conceda ele ao povo a escolha, liberdade e capacidade de continuamente melhorar a sua vida e este já não será manipulável. Sempre que houver oposição E CONFLITO entre pessoas, quem estiver controlando sai beneficiado, mesmo com a questão do aborto.

Como é que eles beneficiam disso? Impedindo, ainda nos Estados Unidos, a harmonia entre os homens e as mulheres, e entre os outros homens também. Trazendo continuamente à tona a questão de que a mulher não tem control sobre o processo do nascimento em seu corpo.

Vocês, mulheres, não precisam de fazer aborto: não precisam sequer engravidar, se o não desejarem.

Como? PELA VONTADE. Uma mulher pode dizer a si mesma:
“Não estou preparada para ter um filho agora. “ou, no caso oposto: “estou receptiva para ter um filho” Quando você se possui a si mesma, não precisa de permissão do governo para usar o seu corpo.


in OS MENSAGEITORS DO AMANHECER - BARBARA MARCINIAK

NOTA A MARGEM

Como sempre os governos do mundo usam e abusam do seu poder falocrático para aprisionar as mulheres nos seus sitemas andocráticos, em que os homens dominam e impõem às mulheres os seus valores de dominação e control, usando-as e impedindo-as de ter liberdade de escolha e afirmação da sua consciência, como é neste momento a questão do Aborto/pró-vida em Portugal.

O que é que MULHERES SUBJUGADAS, ministros e bispos têm a ver com a liberdade da VERDADEIRA Mulher? Uns misóginos ou machistas, outros, como tantos no mundo inteiro, pedófilos, ou celibatários, com voto de castidade?!

COMO É QUE PODEM OUSAR AINDA CORTAR A PALAVRA À MULHER E A SUA LEGITIMIDADE DE SERES HUMANOS COM CAPACIDADE DE DECISÃO?
ONDE A LIBERDADE DEMOCRÁTICA...CADA VEZ MAIS POR ÁGUA ABAIXO. E COM ELA PORTUGAL AFUNDA-SE NO ABISMO DA SUA IGNORÂNCIA E MEDO SECULAR, A LEMBRAR A INQUISIÇÃO. HÁ UM CHEIRINHO A FOGUEIRAS NO AR...

sábado, agosto 28, 2004

O ORÁCULO DA DEUSA...
IMAGEM tirada de "Faltando Pedaços"

Mas o oráculo não fala sempre que se necessita dele, nem é entendido no que diz. E, além disso, quem está no oráculo?

Quem fala? A inspiração é um saber que põe em relevo a angústia que este mundo tem do outro: a angústia da descontinuidade, angústia dos múltiplos instantes separados entre si por abismos, de vazio e de silêncio. (...)


Maria Zambrano
DA VAN-GLÓRIA...E DO SUCESSO...


"Só adquirimos glória em detrimento dos outros, dos que também a visam, e até mesmo a reputação só pode ser obtida a preço de inumeráveis injustiças. Aquele que saiu do anonimato, ou que simplesmente se esforça por sair, prova com isso ter eliminado todo o escrúpulo da sua vida, ter triunfado sobre a sua própria consciência, se é que chegou alguma vez a tê-la"



NAS NOSSAS LUTAS INSANAS...


"Só nos agitamos e produzimos para esmagar seres ou o SER, rivais ou o Rival. Seja a que nível for, os espÍritos fazem-se guerra, comprazem-se e rojam-se no desafio: os prÓprios santos se invejam ou se excluem, como de resto os deuses, segundo mostram essas rixas perpÉtuas, flagelo de todos os Olimpos."(...)


in HISTÓRIA E UTOPIA
Emile Cioran


sexta-feira, agosto 27, 2004

CARTA ABERTA ÀS MULHERES
QUE "AMAM DEMAIS" - E A SI MESMAS DE MENOS...



PEDAÇOS QUE NÃO NOS PERTENCEM...

Dói-me no coração tantas vezes esta operação delicada da vida que me anestesia para cortar pedaços que não são de mim...e depois da anestesia passar, ficar a dor à solta...até sarar...e ver no chão os bocados a mais que só nos envenenavam a alma...
Tanto falamos do que dói a traição e o quão subtil ela pode ser e a que níveis nem sabemos que a cometemos ...a nós próprias, principalmente... E aos outros é completamente mistério...Nunca sabemos. Quem trai quem...ou quem se sente mais traído...

Ás vezes confundimos coisas que não nos pertencem como nossas...é preciso ir a bisturi...limpar o coração de caroços que se instalam, sentimentos negativos que nos consomem...

A traição, o ciúme, a mentira ou a inveja ou uma expectativa qualquer...tudo tem a ver com a nossa incompletude, o medo de perdermos qualquer coisa... que não somos. Daí tanto medo de sermos traídas...
Porque se fôssemos inteiras e unas, não sofreriamos nada disso e suportarimos tudo com compaixão, sem sofrimentos inúteis. Mas o dependermos de alguém que amamos (ou odiamos) ou de um sonho ou de um ideal que temos, sofremos sempre a perda...quando a vida mais tarde ou mais cedo acaba por nos libertar (a mal ou a bem) de apêndices ou "miomas"...que nos impedem de viver sãs e em paz connosco mesmas!
É difícil ver isto, manter essa lucidez e aceitar quando nos arrancam aquilo que queremos agarrar e que afinal só nos prejudicava....

Miomas, caroços ou tumores...todas os temos antes mesmo de os sentirmos no corpo...há muito que nos corróem a alma e não vemos...
Libertemo-nos pois de apegos e apêndices, de lutas insanas, de amores que nos atormentam...
Sejamos apenas nós mesmas, não divididas, mas inteiras!
Sejamos unas e antes de tudo, aceitemo-nos como somos e não como parecemos! Ou como os outros querem que sejamos!

R.L.P.

quarta-feira, agosto 25, 2004

"Todo o indivíduo tem em si um louco, ou um anormal, porque tem em si um diferente dos outros. Não há homens normais em si próprios; há apenas homens normais nas suas relações com os outros."

"JE SUIS FOU, JE LE SAIS, MAIS QU'EST QU'ÊTRE FOU? PERSONNE LE SAIT"
Fernando Pessoa



O PALÁCIO DA AVENTURA


Sonho que sou um cavaleiro andante.
Por desertos, por sóis, por noite escura.
Paladino do amor, busco anelante
O palácio encantado da Ventura!

Mas já desmaio, exausto e vacilante,
Quebrada a espada já, rota a armadura...
E eis que súbito o avisto fulgurante
Na sua pompa e aérea formosura!

Com grandes golpes bato à porta e brado:
Eu sou o vagabundo, o Deserdado...
Abri-vos, portas d’ouro, ante meus ais!

Abrem-se as portas d’ouro, com fragor...
Mas dentro encontro só, cheio de dor,
Silêncio e escuridão – e nada mais!


ANTERO DE QUENTAL

terça-feira, agosto 24, 2004




"A alquimia do amor permite descobrir as várias faces da Anima.


Anima que é, segundo Jung, a mulher que se tem dentro (no caso dos homens; no caso da mulher falar-se-à de Animus). É a personificação feminina do seu inconsciente. A personificação de todas as tendências psicológicas femininas na psique do homem, tais como a receptividade ao irracional, a capacidade para o amor, o sentimento da natureza, e a relação com o mundo inconsciente.

A Anima surge frequentemente como bruxa ou sacerdotisa - alguém que se relaciona com as forças ocultas do outro mundo. A sua caracterização, benéfica ou maléfica, depende em grande parte da mão que o homem teve.

É pela mãe que esta forma interior se vem modelar. As sereias gregas, a Lorelei germânica, conservam o aspecto nefasto que a Anima pode ter, levando o homem à sua própria destruição."


in A ALQUIMIA DO AMOR
Yvete Centeno

segunda-feira, agosto 23, 2004



(...)"A descoberta da frequência mais elevada da sexualidade tem origem no amor. Nada tem a ver se o relacionamento é homo ou heterossexual. Tem a ver com dois seres humanos dando prazer um ao outro e com isso abrindo novas frequências de consciência. Vocês compraram muitas ideias sobre o que é adequado e o que é inadequado na expressão sexual.
O ideal é que a sexualidade seja explorada através dos sentimentos. O terceiro e quarto chakras ligam-vos ao Eu emocional e compassivo, que os liga ao Eu espiritual. O Eu espiritual é a vossa parte multidimensional – através da qual existem em várias formas simultaneamente.

Certas escolas esotéricas guardaram secretamente algum conhecimento sobre o potencial da sexualidade. Vós sois criaturas electromagnéticas e, quando vos unis fisicamente a outra criatura humana, somais as frequências electromagnéticas. Quando as vossas frequências estão sintonizadas e unidas pela vibração do amor, coisas incríveis podem acontecer.”

BARBARA MARCINIAK, Os Mensageiros do Amanhecer
(excerto "roubado" à Ordem Nascente)

A METAFÍSICA DO SEXO

"Assim o "significado superior do amor sexual, que não deve ser identificado ao instinto de reprodução, é o de ajudar tanto o homem , como a mulher, a integrar-se interiormente (na alma e no espírito) na imagem humana completa, isto é, na imagem divina original".
Esta imagem andrógina, tornada incorporal após a queda, deve incarnar-se , fixar-se e estabilizar-se nos amantes de modo que "os dois se não reproduzam unicamente num terceiro ser, a criança, mantendo-se contudo iguais a si próprios, tais como eram (não regenerados) mas que ambos renasçam interiormente como filhos do divino"


Julius Evola

domingo, agosto 22, 2004

"UM CONTO DE FADAS DIFERENTE"


"Achou-a linda e deu-lhe um beijo.
Ela acordou e sua vida começou a ser contada sob um novo ponto de vista.
O cotidiano imutável nos envenena. É preciso um beijo para despertar para a vida.
O verdadeiro príncipe é aquele que nos acorda e nos faz mudar o rumo da nossa história."

10 de Fevereiro de 2003
Martha Medeiros (excerto de artigo)

Não, este ainda não é um conto de fadas diferente! Mas uma versão “amelhorada” do conto de fadas ou do “conto do vigário” para não lhe chamar a “canção do bandido” que as mulheres sempre leram e adoraram e ainda compram nas “Olás” e nas “Marias”.
Toda a vida nos foi contada a história invertida do Príncipe que havia de chegar e com um beijo acordar-nos para um amor eterno. Mentira, o príncipe veio e amarrou-nos ao seu castelo. Como quem diz às suas possessões. A história foi deturpada de propósito ao longo dos séculos e faz parte de uma outra história que era iniciação e sagrada, que é interior e íntima e se refere à integração dos dois lados do ser, feminino e masculino, os dois lados de cada pessoa e que cada sexo representa exteriormente.
Fernando Pessoa conta-a desse lado do ser uno, do lado esotérico e não essa treta romântica do patriarcalismo de que é o homem que vem salvar a mulher, “bela adormecida” e acordá-la para a vida, com umas “quecas” subentendidas no beijo. Romantismo de cordel e adulterado. Na verdade a história é bem outra e a bela da adormecida é a alma humana ou a anima, o lado feminino da humanidade que a mulher encarna por excelência e que foi suprimida da história, ocultado pela Igreja dogmática e misógina e ignorado pela cultura patriarcal, como que banindo a mulher da história e das religiões, e psicologicamente recalcado tanto no homem como na mulher.
Na Alquimia, ou na psicologia yunguiana a consumação da Obra (ou a realização do ser) faz-se na união dos polos opostos complementares dentro do próprio indivíduo e não apenas no “rito de passagem” que o evoca e é a relação sexual dos dois géneros, simbolizado no casamento. A atracção dos sexos é a busca de complementaridade dos dois em um, e não é restrita a sexos opostos, mas a energias complementares que tanto se podem expressar entre mulher-mulher como homem-homem. O chamado amor não é mais do que essa força motriz inicial que procura a consumação dos dois em um independentemente do género...
É pois e antes do mais a Anima que deve despertar em si mesma na mulher e no homem e ainda no caso do Amor, como iniciação, é a Mulher que acorda a alma no homem e não o contrário, como nos foi contado, ao ponto de se afirmar que a mulher não tinha alma...O que não quer dizer que um homem não possa ter uma anima mais forte à partida ou uma mulher um animus predominante. Seja de que maneira for o mito é quase sempre pervertido e a mulher continua a enganar-se a si mesma e a diminuir-se, assim como às outras mulheres, na expectativa de que seja o homem o príncipe que a venha despertar quando é ela verdadeiramente que tem de acordar em si e no seu potencial mediador e mediúnico de mulher sábia, e como sacerdotisa ou iniciadora, revelar ao homem esse mistério da alma e do ser, tal como o traz dentro dela e o dá à luz ao nascer .

Diferentemente do homem, que pode sofrer alguma fragmentação da personalidade, em termos psicológicos, a mulher é fragmentada ao nível do seu ser essencial quando é dividida – para o domínio patriarcal se exercer – em duas mulheres (a santa e a puta) sofrendo uma cisão interna desde criança, anulada enquanto indivíduo, dirigida que é exclusivamente para a reprodução e serviço do macho (começa por ser obediente ao pai e a servir os irmãos e depois naturalmente, já bem amestrada, ao marido ou aos chefes!) ou então se não se submeter às suas leis, condenada a prostituta nos diferentes ramos a que poderá ter acesso, hoje em dia os mais variados, mas nunca com a “dignidade” que o casamento lhe confere nas sociedades falocráticas.

Independentemente de todos os movimentos feministas, as mulheres não conseguiram reestruturar o seu Ser e integrar todas as suas faces (de Eva, submissa) porque há uma (a Lilith, a renegada e diabólica) que sempre lhe falta, pois a sua opção nunca poderá ir além de santa (mãe de família e esposa) ou p... quer seja livre, independente, escritora ou política...Era assim que era vista pelos homens há ainda 50 anos e foi assim que continuou a ser considerada ainda que inconscientemente e apesar das aparentes mudanças (revoluções sociais e políticas que nada mudaram). E nada mudou efectivamente nesse sentido – apesar das leis e dos discursos das próprias mulheres (de)formadas nas suas universidades que apenas pensam (como eles) a sua “liberdade” em discursos sem se enxergarem a si mesmas ao nível da sua dualidade e identidade profunda - enquanto que o conceito base se mantém o mesmo na sociedade e no “inconsciente colectivo” e por isso as mulheres sofrem em excesso os distúrbios de um disfuncionalismo interior – na dicotomia da santa e da puta, estigma ancestral que as divide em duas - com consequências patológicas graves, por estarem sempre em conflito com o seu ser profundo e verdadeiro (LUTA ENTRE O INTERIOR E O EXTERIOR, ENTRE O SER E O PARECER...)que fazem por ignorar atirando-o como sua sombra ou seja para a mulher “inimiga” que é sempre a “outra”, uma ameaça constante no trabalho e no lar...em competição brutal com a colega a rival ou a filha e a lutar contra si próprias, inconscientes do seu processo, alienadas que foram do seu potencial inato e liberdade de expressão do seu ser verdadeiro e total, condenadas a histéricas se o ousarem.

Assim as mulheres que atingem qualquer forma de poder ficam submissas e fiéis ao domínio patriarcal seja em que sistema forem inseridas. Mas sempre alienadas da sua essência primeira. Sempre divididas em si mesmas.

Só o acordar em si mesma nessa consciência tridimensional do seu ser – quando une a sua natureza sensual maternal e intuitiva e a afirma sem medos - poderá a mulher ser realmente ela própria e livre e assim poder dar ao homem a dimensão do seu ser sagrado através do seu poder de amante, deusa, e sábia e mudar a face deste mundo de ódio e guerra, em que impera o princípio masculino.
Quando os dois forem um dentro e fora...
Quando a Humanidade tiver consciência do seu ser integral!
Quando o corpo a alma e o espírito forem unos em cada um de nós, só assim seremos livres, justos e pacíficos. Não antes.


R.L.P.

sexta-feira, agosto 20, 2004

CURAR O CORAÇÃO HOSTIL E LIBERTAR A RAIVA

(...)
O maior dos vencedores vence sem qualquer batalha
mas sempre que exista um inimigo, dê-lhe valor,
respeite-o, avali-o, seja humilde para com ele:
não permita que ele arranque de si - por muito forte que seja -
a compaixão, a única riqueza capaz de o tolerar.


LAO-TSE

in "O ESSENCIAL DA ESPIRITUALIDADE"

quinta-feira, agosto 19, 2004

“O mundo actual não dignifica a mulher.
A mulher é considerada o sexo fraco e é tratada como um objecto sexual “.

Mulher cruxificada - Eric Drooker

Ver como ainda hoje se trata a questão do Aborto e da Prostituição como assunto legal e social independente dos sentimentos pessoais, da vontade e da consciência da própria mulher...


“A Mulher só serve para criar os filhos”
e ser criada ou empregada das muitas lavagens ao cérebro que lhe fazem e mesmo na política é usada meramente como voz morta e se usar o discurso masculino não passando nunca de figura de estilo e às vezes de retórica...
Porque é que nenhuma mulher nos Partido Políticos em Portugal, por exemplo, se apresentaram como candidatas a 1º Ministro? Porque na verdade os homens as rejeitam e as bases não acreditam no Valor intrínseco de Uma Mulher...

“A idade é a medida de valor de uma mulher.”
O corpo e o sexo é a medida de valor de uma mulher.


“As mulheres têm sido alvos de uma das mais sofisticadas e insidiosas conspirações. Milhares de anos de história têm sido reescritos com o objectivo de apagar da memória colectiva o facto de os homens nem sempre terem ocupado os lugares de chefia. A evidência arquológica defende a existência de um periodo de vinte mil anos de história durante o qual homens e mulheres viviam em igualdade, sem o domínio de nenhum sexo sobre o outro. A terra prosperava.As tão apregoadas características femininas da compaixão, educação e não violência eram partilhadas por homens , mulheres e pelos elementos fundamentais da estrutura social.
As mulheres eram veneradas como sacerdotisas e curandeiras. As nossas forças intuitivas não eram desprezadas e mas respeitadas. A nossa maneira de ser espontânea de pensar e de sentir era vista como uma harmonia criativa, e não como “coisas de mulheres”. Os nossos companheiros e amantes, os nossos filhos e amigos, consideravam-nos sacerdotisas naturais. O nosso poder conciliador era fruto da nossa ligação compassiva com o espírito e com a terra. Mas desviámo-nos do nosso rumo e a Deusa ocultou-se.”


Mulheres: “Não esperem que o mundo vos ampare ou reconheça a vossa identidade enquanto mulheres. O mundo despreza-vos.”

Mas a Deusa adora-vos...
por isso acordai a Deusa dentro do vosso ser.


“A Deusa desperta dentro de nós, antes de despertar para o mundo. Devemos tomar consciência da sua existência. Devemos honrá-la, adorá-la, venerá-la, seja qual for o nome que lhe damos. Se o não fizermos estamos a ofender-nos a nós própria. Ela é a nossa essência deminina. Ela é o poder feminino e a glória espiritual que existe em todas as mulheres e homens.”

Não deixemos pois que o Estado e os políticos a Igreja e os Bispos e os padres façam da nossa essência um culto distante do nosso ser condenando-nos ao altar e ao prostíbulo ou à rua! Sejamos uma só mulher, nem santa nem puta, mas o que somos desde sempre, as três deusas em uma: Mãe e Amante e Sábia.
Sejamos a mulher inteira que não renega nenhuma parte de si mesma e que tem todo o direito de expressar o seu ser em liberdade na face que entender e ser responsável das suas acções sem que tenha necessidade da tutela masculina.
Não esqueçam! Somos nós as Mães quem primeiro tem os filhos ao colo e os amamenta e educa...e no entanto...porque é que "os filhas da mãe" se sentem tão diminuidos por isso ou por serem "filhos da puta" quando eles é que a criaram? E se são suas "vítimas", as primeiras vítimas foram as mulheres dos "filhos do pai, os "filhos de algo" (os fidalgos...) que condenaram as mulheres e ainda hoje lhe atribuem esse estatuto ou as matam e violentam quando não obedecemos às suas leis?

(Texto entre aspas, excertos do livro: O VALOR DE UMA MULHER de M.W.)

quarta-feira, agosto 18, 2004




"O meu coração, pássaro do deserto, revoa no céu dos teus olhos. Teus olhos são o berço da manhã, o reino das estrelas e a profundeza onde as minhas canções se perdem. Deixa que eu mergulhe neste céu imenso e solitário. Deixa que eu penetre as tuas nuvens e abra minhas asas em teu sol."

(R.Tagore)


CANTO DE TAGORE

Se não falas, vou encher o meu
coração com o teu silêncio, e aguentá-lo.
Ficarei quieto, esperando, como a noite em
sua vigília estrelada, com a cabeça
pacientemente inclinada.

A manhã certamente virá, a
escuridão se dissipará, e a tua voz se
derramará em torrentes douradas por todo o céu.

Então as tuas palavras voarão em
canções de cada ninho dos meus pássaros,
e as tuas melodias brotarão em flores por
todos os recantos da minha floresta.


CONTINUE A VER O POEMÁRIO DE MARIANA

terça-feira, agosto 17, 2004


O NOVO TEMPLO DA DEUSA

O Reino da Deusa Mãe vai de novo imperar. Paulatinamente a Deusa vai retirando os seus véus e o seu Coração Sagrado vai-se abrindo à Humanidade. Neste caminhar para a nova aurora, as mulheres terão um papel importantíssimo a desempenhar através da abertura da sua consciência a uma nova Conciência do Feminino, pelo resgate da sua dimensão ontológica, chamadas a cumprir a sua totalidade como Mães, Amantes e Curadoras das almas, amparo dos fracos e mediadora das forças entre a terra e o Cosmos.
Todas as mulheres e homens são chamados ao Novo Templo da Deusa cujo Véu se estende ainda invisível, mas que em breve cobrirá de novo a terra do seu amor e compaixão, limpando progressivamente o rasto maléfico e diabólico deixando pelos bárbaros - os sub-humanos - que encarnaram as forças negativas que invadiram o planeta e dominaram a superfície da terra, destruíndo o culto pacífico da Deusa anulado o Princípio Feminino e com ele o respeito de toda a Natureza, imperando pela força, a violência da espada e mais tarde a das armas mais sofisticadas com que ainda matam os seus irmãos planetários.
Nada ficará impune... a Mãe Natureza, mostrando a sua força de regeneração, irá limpando com a ajuda dos elementais, as energias da natureza, toda a superfície do planeta, em todos os continentes, e cada lugar ou País, será assolado de tempestadas, furacões e cheias, fogos incontroláveis, cataclismos jamais vistos, para sacudir e acordar a Humanidade adormecida e alienada da sua essência divina, escrava de ódios causados pelos vários materialismos que as iludem e cegam.

Compete às mulheres, mais do que aos homens, neste início de século, o seu despertar e dar o seu corpo à Deusa que em cada uma habita, para assim ajudar a curar os homens da sua ira e da sua raiva, começando pelos seus filhos tão mal amados, aprisionados pela “Besta”. À medida que as mulheres forem despertando da sua inconsciência, retomando a expressão do seu poder interno e mostrando segurança ao dar os primeiros passos na independência do seu ser da tutela dos homens, irá sofrer muitas perseguições não como na idade média, ao ser queimada nas fogueiras, mas através da coacção psicológica e abusos e violências de toda a espécie no seu corpo e na sua alma. Apesar destas atrocidades e calúnias as mulheres terão de superar esses obstáculos e caminhar umas com as outras, confiando nas mulheres e nas mães, perdendo os medos que as aprisionaram durante séculos em que se odiaram umas às outras e em que se deixaram reduzir a meros instrumentos de prazer e procriação, ou então para simplesmente adornar a chamada sociedade civilizada, como objectos de luxo e acompanhantes virtuais dos “intelectuais, políticos e artistas” e outros que viveram explorando e vampirazando a energia feminina em seu proveito.

Tal como aconteceu em Delfos, quando a Pitoniza e a Piton foram mortas por Apolo - o deus dos bárbaros reinantes - as mulheres e a Deusa foram aglutinadas, como hoje o são ainda hoje as Aparições de Fátima, de Loudres e de outros lugares de ressonância vibratória elevada, ao culto oficial católico misógino que nada tem a ver com a Vontade da Mãe nem do Princípio Crístico, que foi usurpado pelos padres - antes sacerdotes guerreiros - e que adulteraram o Oráculo e o submeteram a vaticínios de ordem política e guerreira, assim como o Vaticano imperou como uma ordem ou poder material e viciado pelos jogos de interesses seculares de domínio temporal e bélico na terra. Para isso, e desde o início da nossa era, retiraram à Mulher e à Deusa todos os seus dons condenando-a como “bruxa”, pecadora e infecta, cobrindo-lhe o rosto e a cabeça nas suas Igrejas. Assim deliberaram todos os patriarcas, de Ocidente a Oriente em todo o Planeta. As Mulheres no Mundo inteiro sofreram de forma expiatória todos os crimes perpetrados sobre a metade humanidade escravizada ao peso das suas leis e religiões. Se não fosse porém a dádiva inata do Ser Mulher, a sua força, a sua coragem e capacidade de sofrer pelo Filho, que os homens e as suas leis crucificaram, o mundo já tinha expirado. A sua Piedade e a sua Compaixão permitiram ao mundo continuar até que de novo a sua verdade se sobreponha à falsa justiça dos homens que tão ilustrativamente representam pela mulher de olhos vendados!


Pois essa Venda será em breve retirada e a Mulher usará de novo o seu poder para aliviar os aflitos e desesperados, as vítimas da “Besta” do seu continuado terror.

O mundo retrata-nos no momento o exaurir do seu poder na sua expressão mais bestial e cínica, desenfreada na sua “arte” ou “liberdade” quando ataca e viola e mata as suas próprias filhas-bebés e usa crianças nos seus vícios de predadores infectos, em todo o mundo. Não é o chamado terrorismo a forma mais hedionda do seu poder, mas a corrupção e a violência cometida cada dia em seres indefesos por suposto entregues à sua guarda! E não há Defesa contra essa violência...Os homens apenas “defendem e atacam” o seu território e a sua posse, como qualquer animal predador. Em todo o mundo o Poder Patriarcal está impregnado dos mesmos vícios de abuso e violência - a justiça, a polícia, o exército e os Governantes de todo o mundo e já não há ideologias nem religiões que possam esconder esses factos das populações do mundo. Os homens são, regra geral, cúmplices dessa bestialidade generalizada com excepções muito dignas e que contribuem de forma exemplar para a Nova Era. O chamado 5 Poder denuncia, mas não faz nada para minorar ou alterar. Chafurda na porcaria e atola-se com o que expressa, regido pela mesma cegueira de poder...Sem control nem ética, levando as multidões confusas a agir por ódio e raiva, desordenadamente, sob o impulso da violência.

Cabe à mulher agora dar nascimento - saindo do jugo milenar a que foi submetida - a uma Nova Ordem Planetária através da Compaixão e do Perdão, mas não antes de restabelecer a Justiça e a Verdade – pela mão da Deusa Maat - de forma implacável, equânime, como só uma Grande Mãe pode fazer. Não se trata como é evidente de reclamar um poder para si à imagem do que o homem fez com ela, mas de distribuir equitativamente os bens que a Natureza e a Vida a todos nos outorga. Levará muitos anos, será difícil, parecerá utópico, mas é o único caminho possível para que a Humanidade retome a sua missão evolutiva e restaure a Paz e a Harmonia na Terra.
Para isso a mulher tem de recuperar a VOZ DO UTERO que lhe foi roubada – a voz da Mãe Eterna que acorda agora dentre dela, como um parto sem dor...

Rosa Leonor Pedro

segunda-feira, agosto 16, 2004




Eu colhi a tua flor, ó Mundo!

Cheguei-a muito ao meu coração: e o seu espinho feriu-me.
Quando o dia declinou, sombrio, a flor murchou: mas a dor ficou.
Muitas flores terás ainda, perfumadas e gloriosas, ó Mundo!
Mas para mim já passou a hora de colher flores. E já não tenho a minha rosa, na noite profunda que vem: tenho apenas a dor que ficou.



Ó mulher, não és apenas a obra-prima de Deus,

mas também a dos homens. Estes te enfeitam com a beleza
do seu coração.
Os poetas tecem os teus véus com os fios de ouro da sua fantasia; os pintores imortalizam a forma de teu corpo.
Dá suas pérolas o mar, as minas dão seu ouro, dão suas flores os jardins estivais - para que sejas mais linda e mais preciosa.
O desejo do homem coroa de glória tua mocidade.
És metade mulher, metade sonho.


R.N.Tagore

"Se acreditarmos profundamente numa luz interior, não acreditaremos no poder de forças externas e não seremos tão facilmente dominadas e controladas"

"Sem uma vida própria forte, uma ligação espiritual, a mulher é lançada numa tempestade de emoções histéricas."


in "O Valor de Uma Mulher"



A CONSCIÊNCIA DO FEMININO

(...)
"Buscamos movimentos de consciência. A energia feminina, portadora da magia e da intuição, concordou em abdicar dessas qualidades – energia feminina significando não apenas os seres fisicamente femininos, mas a consciência feminina.
O movimento patriarcal nos últimos cinco mil anos afastou-se completamente do processo do nascimento para poder dedicar-se ao desenvolvimento de armas e ao contínuo aniquilamento dos seres humanos.

As mulheres estão com um “nó na garganta” porque concordaram, há quatro ou cinco mil anos, manter silêncio acerca da magia e da intuição que representavam e conheciam como parte da chama gémea. A chama gémea consiste na energia masculina e feminina coexistindo num só corpo, quer seja ele fisicamente masculino ou feminino.
Durante este período de mudança, será necessário que as mulheres desatem o “nó da garganta” e se permitam falar. Chegou a hora.


BARBARA MARCINIAK,Mensageiros do Amanhecer
Ed. Ground, São Paulo, 1992

posted by mariana @ 11:17 PM 0 comments

CONTINUE A LER "A CHAMA GÉMEA" NO BLOG A ORDEM NASCENTE

domingo, agosto 15, 2004

Montserrat - eis a sua fonte de luz


"Abracem a Deusa
e a concepção divina da mulher que ela encerra.


Peçam-lhe que vos revele esse eu feminino. Peçam-lhe que vos indique quais as relações e circunstâncias que alimentam essa força que possuem, para que o mundo possa ser abençoado pela presença da mulher em toda a sua glória.

Peçam-lhe e o vosso pedido será satisfeito. Se o não fizerem, continuarão a manter relações que só vos destroem. Enquanto não abraçarmos a luz, continuaremos vulneráveis à escuridão. A partir do momento em que a vemos tal como realmente é, a escolha é fácil. Nas relações como em tudo na vida, a opção é entre o céu e o inferno."



In O VALOR DE UMA MULHER - Mariannne Williamson


À VIRGEM SANTÍSSIMA

(Cheia de Graça, Mãe de Misericórdia)

Num sonho todo feito de incerteza,
De noturna e indizível ansiedade
É que eu vi teu olhar de piedade
E (mais que piedade) de tristeza...

Não era o vulgar brilho da beleza,
Nem o ardor banal da mocidade...
Era outra luz, era outra suavidade,
Que até nem sei se as há na natureza...

Um místico sofrer... uma ventura
Feita só do perdão, só ternura
E da paz da nossa hora derradeira...

Ó visão, visão triste e piedosa!
Fita-me assim calada, assim chorosa...
E deixa-me sonhar a vida inteira!


Antero de Quintal

sexta-feira, agosto 13, 2004

S.Vieira


" A crucificação da Deusa -
a anulação das nossas convicções e dos valores femininos -
é o maior dos nossos penosos dramas.


Mas a crucificação é apenas o prelúdio da ressurreição e vivemos actualmente a fase inicial da ressurreição da Deusa. Não se trata do ressurgimento de um símbolo particular, seja Maria, Quanyin, Gaia ou Ísis. Esse símbolo tem muitos nomes e rostos, mas o mais importante é o nosso.

Nos dias que correm, o seu ressurgimento passa por uma insurreição íntima, por uma sublevaçao profunda de cada uma das mulheres espalhadas pelo mundo. Trata-se de um espírito novo, de uma nova força, de uma nova convicção e de uma preocupação nova. Os anjos mais gloriosos iluminarão o céu quando a Rainha regressar ao seu trono. São estas as imagens arquetípicas que nos indicam o percurso da nossa jornada feminina, a sua meta e direcção. As mulheres devem lembrar-se do quanto é importante honrar as mulheres.

Quando reformou a Igreja Católica, M. Lutero afastou Maria. Quando redescobrimos a fé dentro de nós, reabilitamo-la."

(...)
IN O VALOR DE UMA MULHER Marianne Williamson
COMO AINDA HOJE OS BISPOS E OS CARDEAIS CONTINUAM A LUTAR CONTRA A LIBERDADE DAS MULHERES, TAL COMO LUTERO AFASTOU MARIA, TODAS AS MARIAS SÃO APAGADAS DA SUA ORDEM...

QUEM VAI “querer ser igual ao cardeal Joseph Ratzinger”

"O que poderá estar por de trás ou pela frente desta curiosa 'Carta aos Bispos da Igreja Católica sobre a Colaboração do Homem e da Mulher na Igreja e no Mundo' emitida pelo Vaticano no sábado 31 de Julho de 2004?
(...)
"Porquê uma carta 'aos bispos' - todos homens, todos celibatários, todos não escolhidos pela comunidade dos fiéis, mulheres e homens, mas antes escolhidos a partir 'de cima' de acordo com critérios desconhecidos? Onde está a sua autoridade?

O que este documento revela é, a meu ver, uma série de não-ditos e uma profunda ignorância do quotidiano das pessoas concretas que habitam a Terra. Revela que os homens do Vaticano, isolados num mundo artificialmente masculino, onde as crianças não podem nascer nem florescer, não conversam com pessoas que os possam elucidar acerca do que eles apelidam de 'feminismo radical'. Nenhuma feminista se considera 'antagonista' dos homens mas antes antagonista do machismo. Não entendem que aquilo que as feministas desejam não é, sobretudo, ser 'iguais' aos homens - passaria na cabeça de alguma mulher, assumindo-se ou não como feminista, querer ser igual ao cardeal Joseph Ratzinger? Nem parecida! Que pesadelo!

Qualquer feminista que se preze sabe demasiadamente bem que o paradigma a imitar não é sobretudo aquele que garante um mundo destroçado pela guerra, pela fome, pela destruição ambiental, onde o poder económico e político se encontra a 90 por cento em mãos masculinas. "A rivalidade entre sexos" só existe na cabeça destes senhores.
(...)
Esta Carta aos Bispos também consiste, creio eu, num grito, mal disfarçado, de desespero: perante a afirmação das mulheres, perante o facto de as mulheres se encontrarem num processo de ocupação (que não usurpação) dos espaços físicos e psíquicos que lhes pertencem porque são pessoas. Sentem-se ameaçados, eles saberão porquê, pelos nossos talentos e pelas nossas realizações.
(...)
Graças a Deus, é caso de o reiterar com toda a energia, as mulheres não são imitações dos homens. Mas esta carta indica que alguns homens têm inveja das nossas capacidades: capacidade de reprodução; capacidade de trabalho constante e variado ao longo de todas as horas do dia e quantas da noite; capacidade de estudar, de pensar e de decidir; capacidade de cuidar dos outros e de si próprias; capacidade de sermos santas e de viver a espiritualidade no quotidiano."


Excertos do artigo “Católica e Feminista, Graças a Deus”
Por ANA VICENTE
Quarta-feira, 04 de Agosto de 2004 (in Público)

quinta-feira, agosto 12, 2004

“Não é lisonjeando o mau gosto e as péssimas idéias das maiorias, indo atrás delas, tomando por guia a ignorância e a vulgaridade, que se hão de produzir as idéias, as ciências, as crenças, os sentimentos de que a humanidade contemporânea precisa”

A.Q.



IDEAL

Aquela, que eu adoro, não é feita
De lírios e nem de rosas purpurinas,
Não tem as formas lânguidas, divinas,
Da antiga Vênus de cintura estreita...

Não é a Circe, cuja mão suspeita
Compõe filtros mortais entre ruínas,
Nem a Amazona, que se agarra às crinas
Dum corcel e combate satisfeita...

A mim mesmo pergunto, e não atino
Com o nome que dê a essa visão,
Que ora amostra ora esconde o meu destino...

É como uma miragem, que entrevejo,
Ideal, que nasceu na solidão,
Nuvem, sonho impalpável do desejo...



Antero de Quental
A TRISTEZA E O RISO

(...)
"Sendo a condição humana dramática, o seu destino e a sua existência embebidos em dor, o Ser lúcido que possua em alto grau a força de pensar e de sentir, estará mais naturalmente inclinado à tristeza do que ao riso. Assim a tragédia, produto natural de um pensamento-vivência, premente de angústia e de tristeza é, apesar disso, dinamizante na medida em que estimula um progresso. Colocando o ser perante um destino que parece inexorável, aponta-lhe paradoxalmente os caminhos de esperança da transcendência."

Ana Hatherly

quarta-feira, agosto 11, 2004

MIGUEL CLARO

Um anjo vem todas as noites


Um anjo vem todas as noites:
senta-se ao pé de mim, e passa
sobre meu coração a asa mansa,
como se fosse meu melhor amigo.

Esse fantasma que chega e me abraça
(asas cobrindo a ferida do flanco)
é todo o amor que resta
entre ti e mim, e está comigo.


Lya Luft (n.1938)
(Para ti...)

Chove em Agosto...ÁGUA VIVA...

"E eis que sinto que em breve nos separemos. Minha verdade espantada é que sempre estive só de ti e não sabia. Agora sei: sou só. Eu e minha liberdade que não sei usar. Grande responsabilidade da solidão. Que as vezes extasia como diante de fogos de artifício. Sou só e tenho que viver uma certa glória íntima que a solidão pode se tornar em dor. E a dor, silêncio. Guardo o seu nome em silêncio. Preciso de segredos para viver."

Clarisse Lispector


DA DOUTRINA DO CORAÇÃO

Ó Mestre, que farei eu para atingir a sabedoria? Ó sábio, que farei para conseguir a perfeição?
Procura os caminhos. Mas, ó Lanu, sê puro de coração antes que comeces a jornada. Antes que dês o primeiro passo, aprende a separar o real do falso, o transitório do eterno. Aprende sobretudo a separar a ciência da cabeça da sabedoria da Alma, a doutrina dos "olhos" da doutrina do "coração".

Sim, a ignorância é como uma vasilha fechada e sem ar; a Alma uma ave dentro dela. Não canta, nem pode mexer uma pena; mas jaz num torpor e morte de não poder respirar.
Mas mesmo a ignorância é melhor do que a ciência da cabeça sem a sabedoria da Alma para nos iluminar e guiar.

(...)


"SE queres colher a suave paz e descanço, discípulo, semeia as sementes do mérito nos campos das colheitas futuras. Aceita as dores de nascença.

Afasta-te da luz do sol para a sombra, para dares mais espaço aos outros. As lágrimas que regam o solo árido da dor e da tristeza fazem nascer as flores e os frutos da retribuição cármica. Da fornalha da vida humana e do seu fumo denso, saltam chamas aladas, chamas purificadas, que, erguendo-se alto, sob o olhar cármico, tecem por fim o tecido glorioso das vestes do Caminho." (...)


in "AVOZ DO SILÊNCIO" de Helena Blavatsky ( tradução de Fernando Pessoa )


“A MORTE É A CURVA DA ESTRADA.
MORRER É SÓ NÃO SER VISTO”

F.Pessoa

terça-feira, agosto 10, 2004


"O regaço duma mulher é o melhor túmulo, como o melhor berço."

Agustina B.L. - Aforismos



"A ALMA ELA É O EIXO"

"Não é um único caminho o nosso."O fogo alimenta o fogo" e outros virão continuar esta corrente incoercível. No meio do mar, do vento, do deserto, no meio das trevas, haverá um olhar cada vez mais intrépido!

Depois das lágrimas e dos membros delicados a água fecunda da secura, a raça dos homens e das mulheres. O ar muda de forma e a terra envolve as mil oferendas da destruição. Droga da dor e dos alimentos terríveis. Lei de um tempo privado de razão
(...)

LUZ CENTRAL - Ernesto Sampaio

segunda-feira, agosto 09, 2004

Plenilúnios

de Ayla Cândido

Em sonhos eu me vejo despertar
Em volta em brumas suspirando
Uma saudade sem tamanho
De um amor distante que findou

Nos lençóis desenhos de saudades
Uma dor guardada a sete chaves
Uma aflição na alma a reclamar
Da tua presença neste plenilúnio

A lua minguando com este amor
Celebrando a morte de uma paixão
Para assim nascer em outros sonhos
Um novo amor a crescer no coração

Vejo no céu tua face escura e nova
Emergindo dos mundos intocados
Com a sabedoria de quem tudo viu
De quem estava aqui desde o princípio.

Um crescente no céu agora se forma
É o prenúncio de um novo amor
É o ciclo da vida-morte
Morte e vida deste amor.

É a donzela inocente da fábula
Que viu nas águas escuras do caldeirão
O teu rosto no reflexo que a lua trouxe
De tantas vidas ou dessa outrora?

Olho o céu consultando as estrelas
Perscrutando o agonizar desse amor
Ë a tua face Mãe,cheia e nutridora
Que me diz baixinho o teu segredo

Tudo é vida-morte e vida
E no teu útero eu dormi de novo.

sábado, agosto 07, 2004

TODA A ALEGRIA QUE EXISTE NESTE MUNDO,
VEM DO NOSSO DESEJO DE QUE OS OUTROS SEJAM FELIZES.
TODO O SOFRIMENTO QUE EXISTE NESTE MUNDO,
VEM DO MEU DESEJO DE SER FELIZ

Shantideva

A NOSSA TRAIÇÃO AO VERDADEIRO "EU"

«A origem da nossa agressividade e destrutividade encontra-se na cultura, e não no indivíduo. Tudo o que promove a fragmentação da personalidade e bloqueia o acesso ao interior contribui para a criação e o incremento dos nossos impulsos destrutivos. Os verdadeiros enfermos não são os doentes mentais que a sociedade evita por se encontrarem em tratamento psiquiátrico. São aqueles que nos querem impingir uma humanidade reduzida. Os doentes, sem o saberem, mostram-nos como regressar a nós próprios. Os outros impedem-nos com as suas construções teóricas pseudo-lógicas e pseudo-desresponabilizantes.» (p. 63)

«Muito nas nossas vidas está profundamente errado. O homem luta por um Eu que não é Eu. É apenas uma forma que se baseia em abstracções que não beneficiam a vida mas apenas o seu encobrimento. Mulheres que são elas próprias, isto é, que estão ligadas às suas forças vitais autênticas, nunca estão a favor da guerra. Os homens que se encontram nas mesmas condições são, também, contrários à guerra. Mas, frequentemente, aqueles que contrariam a ideologia do poder são perseguidos. A sua existência ameaça a existência da mentira. Isto sempre foi assim.» (p. 110)

«O antídoto ao mal, no entanto, não é a consciência. Sentimentos de culpa, muitas vezes eles próprios envolvidos nas distorções do desenvolvimento, apenas renovam as condições para uma profunda destrutividade. Só podemos alcançar uma mudança real se aprendermos a liar com o medo que está na origem da nossa incansável procura de uma segurança ilusória. Só sujeitando-nos ao processo doloroso que é tomarmos consciência dos nossos medos é que seremos capazes de abrir os nossos corações e aumentar a nossa sensibilidade para os nossos semelhantes.» (p. 153)

in "a Traição do Eu" - Arno Gruen
"Nossa tarefa, portanto, enquanto homens e mulheres, é não só libertar-nos das jaulas familiares e das disposições mentais colectivas como libertar os seres transcendentais da prisão e do transe."
Robert Bly


AS MULHERES EM FÚRIA...

«A autonomia é o estado de integração em que uma pessoa se encontra em plena concordância com os seus sentimentos e as suas necessidades. Em geral, entendemos outra coisa por autonomia, a saber, algo relacionado com a afirmação da nossa importância e independência.» (p. 17)

«É um paradoxo o facto da luta interior pela salvaguarda da própria autonomia poder traduzir-se em desesperados esforços de adaptação e sujeição, bem como num comportamento autodestrutivo. Por isso, a forma da autonomia se exprimir pode ocultar ao observador a sua existência ou o facto dela constituir uma força vital fundamental. É esse o caso onde quer que não haja consciência da existência da autonomia, onde esta seja encarada com indiferença ou rejeitada expressamente. Em sociedades que reclamam obediência, conformidade e dependência como moeda de troca pelo amor, não pode surpreender que o papel da autonomia como o factor integracional mais essencial para o desenvolvimento humano seja negado ou, ao menos, escamoteado.»
(p. 28)

in A TRAIÇÃO DO EU Ardo Gruen

sexta-feira, agosto 06, 2004


Nout


Vi o teu rosto na lua...
aparecia e sorria entre as nuvens e desaparecia.
Ias e vinhas como uma fada
e com as mãos brincavas com as estrelas
dançando entre os raios de luz.
Enebriavas-me com promessas que eu decifrava nas esferas,
rodopiavas no céu e os teus raios estilhaçavam todo o meu ser.

Eu caia em abismos, memórias e perfumes
e quando me erguia já não te via...
A minha alma escurecia e pedia que aparecesses outra vez;
e mais uma vez tu vinhas e dançavas para mim,
e o meu sangue liquefazia-se e não sei porque magia
eu voava e dançava contigo no espaço:
era estrela e cometa e a própria lua...
e já não sabia se o que via era o meu rosto
ou o teu por cima de mim.

IN MULHER INCESTO


A IMPORTÂNCIA DE MEDITAR

"Meditação, acredito eu, muda mais o ser humano do que qualquer terapia que eu conheça - e digo isso com base na minha experiência própria de ambas e na observação de outras pessoas. Meditação como o toglen, que é voltada para o outro, então, faz milagres."
Lígia Gomes Carneiro
(Círculo Artémis)

DEVOLVER A MENTE A CASA

A dádiva de aprender a meditar é a maior que alguém poderá dar a si mesmo nesta vida, uma vez que através dela é possível iniciar a jornada para a descoberta da nossa verdadeira natureza, encontrando a estabilidade e confiança necessárias para viver e morrer bem. A meditação é a estrada para a iluminação.

IN O LIVRO TIBETANO DA VIDA E DA MORTE
Sogyal Rinpoche

quinta-feira, agosto 05, 2004

"A VOZ DO SILÊNCIO"

Suzanne Gyseman

Rejeita o aplauso, ó crente;
o aplauso conduz à ilusão de si próprio.

O teu corpo não é Personalidade, a tua Personalidade é, em si, sem corpo, e o elogio ou a censura não a atingem.

"O contentamento de si próprio, ó discípulo, é uma torre altíssima, à qual um insensato orgulhoso subiu.
Ali se senta em orgulhosa solidão, invisível a todos, salvo a si próprio.

A falsa ciência é rejeitada pelos sábios, e espalhada aos ventos pela Boa Lei.
A sua roda gira para todos, tanto para os humildes como para os orgulhosos.
A doutrina dos olhos é para a multidão; o doutrina do coração para os eleitos.
Os primeiros repetem, orgulhosos: “Vede, eu sei”; os últimos, aqueles que humildemente fizeram a sua colheita,
confessam em voz baixa: “Assim ouvi”.


Excertos de "A VOZ DO SILÊNCIO"

H.P.Blavatsky
(Traduzido por Fernando Pessoa)
-Tinha dito a mim mesma não escrever nada durante um tempo...
mas apenas constato:



"Tudo é orgulho e inconsciência.
Tudo é querer mexer-se, fazer cousas, deixar rasto. "


F.Pessoa

quarta-feira, agosto 04, 2004







MANIFESTO...

Eu nunca disse isto, mas agora digo:
Estou farta da Internet e dos Blogues, da política e desta treta toda!!!
Farta de poesia e literatura, de mística e controvérsias!

Farta da Mentira da Aldeia Global!
Farta de LUTAS E blá-blá-blá, À ESQUERDA E À DIREITA...

Acontece a todos!Até ao maior poeta...


ARRE, que tanto é muito pouco!
Arre, que tanta besta é muito pouca gente!
Arre, que o Portugal que se vê é só isto!
Deixem ver o Portugal que não deixam ver!
Deixem que se veja, que esse é que é Portugal!
Ponto.

Agora começa o Manifesto:
Arre!
Arre!
Oiçam bem:
ARRRRRE!


Fernando Pessoa

terça-feira, agosto 03, 2004



Um dia

Um dia, gastos, voltaremos
A viver livres como os animais
E mesmo tão cansados floriremos
Irmãos, vivos do mar e dos pinhais.

O vento levará os mil cansaços
Dos gestos agitados irreais
E há-de voltar aos nosso membros lassos
A leve rapidez dos animais.

Só então poderemos caminhar
Através do mistério que se embala
No verde dos pinhais, na voz do mar
E em nós germinará a sua fala.


Sophia de Mello Breyner Andresen

segunda-feira, agosto 02, 2004




TISANA DA MULHER

A mulher tem sido sobretudo o que o homem quis que ela fosse. De vénus hotentote a manequim de passarelle, ela existiu para se dar. E ela deu-se: submeteu-se trabalhou sorriu cantou dançou. Tudo para agradar. Embalou os filhos vivos. Chorou os mortos. E ele disse sempre: sois belle et tais-toi! Ela pintou o cabelo disfarçou as rugas fez regime. E calou-se.


Tisana nº 409 - ana atherly
Falas de Civilização

Falas de civilização, e de não dever ser,
Ou de não dever ser assim.
Dizes que todos sofrem, ou a maioria de todos,
Com as cousas humanas postas desta maneira.
Dizes que se fossem diferentes, sofreriam menos.
Dizes que se fossem como tu queres, seria melhor.
Escuto sem te ouvir.
Para que te quereria eu ouvir?
Ouvindo-te nada ficaria sabendo.
Se as cousas fossem diferentes, seriam diferentes: eis tudo.
Se as cousas fossem como tu queres, seriam só como tu queres.
Ai de ti e de todos que levam a vida
A querer inventar a máquina de fazer felicidade!


Alberto Caeiro

"Sou um cristão gnóstico,
inteiramente oposto a todas as igrejas organizadas e,
sobretudo, à Igreja de Roma."


(FERNANDO PESSOA)

domingo, agosto 01, 2004

"SOMOS CURANDEIRAS ESPIRITUAIS VESTIDAS COM TRAJES VULGARES"


(...)
"A nossa liderança deve emergir do poder do nosso conhecimento feminino e deixar que as novas carreiras surjam a partir dessa base. Em primeiro lugar, devemos assumir um compromisso com os nossos corações com o objectivo de curar o mundo; devemos consciencializarmo-nos que foi para isso que nascemos mulheres. Este entendimento dá origem a um poder que emerge do seio da confusão e das energias negativas do mundo, criando as condições necessárias ao cumprimento da nossa função."

in - O Valor de uma Mulher - Marianne Williamson



PRECISAMOS URGENTEMENTE AJUDAR A SALVAR AS MULHERES E AS CRIANÇAS DE DARFUR E DO MUNDO INTEIRO DA BESTIALIDADE DOS HOMENS QUE FAZEM A GUERRA, E QUE AS VIOLAM E CAÇAM COMO ANIMAIS E QUE DESTRUEM E POLUEM TODO PLANETA POR AMBIÇÃO, ÓDIO OU DESEJO DE PODER...
PRECISAMOS URGENTEMENTE AJUDAR A SALVAR A TERRA MÃE, AS ÁRVORES QUEIMADAS E MUTILADAS PELA INCÚRIA E IGNORÂNCIA HUMANA, OS ANIMAIS E O MAR E TUDO O QUE AMEAÇA RUIR SOB A MÃO INSANA DOS PODEROSOS E AS SUAS GUERRAS.



UM NOVO BLOGUE COM A GARANTIA DE UMA SELECÇÃO ÚNICA DE POEMAS A GOSTO MUITO PESSOAL, COM SENTIDO ESTÉTICO APURADO E COM O TRATO DE QUEM VIVE A POESIA DE CORPO E ALMA E ENCARNA PELA SUA PRÓPRIA VOZ, O DOM DO VERBO, ECOANDO NO NOSSO CORAÇÃO AS MAIS SUBTIS MEMÓRIAS DO SER.
SE ACHAREM EXCESSIVO O QUE VOS DIGO VÃO LÁ VER...


POEMARIO DE MARIANA


ITACY - mulher e a lua

A NOITE

Busco-te, noite, amorosamente trémula, como as noivas de outrora...
Sou muitas faces da Dor e, no entanto, poderás ver-me sorrir
quando a brisa roçar suavemente o meu respirar de amante silenciada,
envolta na escuridão do teu colo prenho de teias cósmicas.

Vem, noite, vem leito último, dossel de esperanças em farrapos,
costa abrigante onde inscrevo o meu registo de bruxa solitária.

Vem e suavíssima, envolve os meus sonhos nas tuas limalhas secretas,
não me abandones, que em ti me recolho
como a inútil rainha de um reino fantasmagórico e manchado.
Deposita-me, depois, nos braços da aurora,
quando tudo passar e eu puder tentar outra vez o gesto,
a palavra, a indescritível densidade do expressivo coração que é o meu.

Vem, minha amada, vem doce amante...
Vem, noite, e que sejas duradoura.


TESSA ESTATE (1943-2001)

(posted by mariana | 8:45 AM | 2 comments)

LUA AZUL – 31/julho/2004 – sábado

(ONTEM)
Amanhã, ocorre um fenômeno muito intenso de energia, é a LUA AZUL, nome que se dá à segunda lua cheia dentro do mesmo mês. Um fenômeno que acontece em média, uma vez a cada dois anos e sete meses.

Desde a antiguidade a Lua Azul é considerada um acontecimento de muita força magnética e poder espiritual, reforçando o sentido de plenitude da lua cheia.

A Lua Azul nos proporciona uma oportunidade a mais de tocar o divino, um aumento de consciência diante das forças sobrenaturais reforçando o intercâmbio com os outros planos, reinos e dimensões. Por ser considerada "um tempo entre os tempos", um momento raro e muito mais poderoso e mágico, fica mais fácil alcançar " o mundo entre os mundos" por meio dela.

É uma lua de abundância, que permite colher muito mais do que se plantou.

Na Mitologia Celta, essa lua favorece o contato com o Reino Encantado dos Seres da Natureza.

Invocam-se as Rainhas das Fadas - Aeval, Aine, Aynia, Bri, Creide, Mab e Sin - e empreendem-se viagens reais ou imaginárias para as "Sidhe", as colinas encantadas, morada do Povo Pequeno.

- TEXTO ENVIADO POR TANIA, VIA ARTÉMIS