O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quarta-feira, março 23, 2005

MULHERES NO MASCULINO...
- DEBATE DE HOJE NA "SIC NOTÍCIAS" -


Acabei de ouvir da boca de uma mulher a maior brutalidade contra o feminino pela deputada comunista Odete Santos, toda vestida de vermelho e grotesca na sua afirmação, que negava arfando toda e qualquer sensibilidade particular à mulher, afirmando que a sensibilidade é que “nos” tramou ao longo da história e que a mulher é apenas um ser humano, igual ao homem, racional e mais nada!

Não me restam dúvidas de que ela está muito mais perto de ser um homem do que nunca esteve do que nem sonha ser uma MULHER!

A consciencia daquelas mulheres da mais nova à mais velha era tão precária como a paridade...A valores só do masculino e tão superficial como insípido o debate, além de desordenado e vazio.

A representação dos esteriótipos de classe – entre o Barreiro, a Lapa, o Largo da Rato e Bruxelas...- e os respectivos tiques e complexos e mais nada. O debate ao nível da luta de classes mais primária e dos partidos...
Confrangedor tudo ou QUASE TUDO O QUE DISSERAM e dramática a falta de Consciência do Principio Feminino. Elas só querem ser iguais aos homem...
As mulheres em estado bruto, TÃO BRUTAIS COMO OS SEUS PARES sem nenhuma dimensão humana, ontológica ou universalidade...


QUE LONGE QUE ESTAMOS DE

"UMA DISCUSSÃO
sobre a natureza do princípio feminino e as leis que o governam é de vital importância tanto para os homens como para as mulheres de hoje em dia. Como vimos, na nossa cultura ocidental do séc. XX, esse princípio tem sido negligenciado e suas exigências têm sido satisfeitas somente através da observação mecânica e esteriotipada dos costumes convencionais, enquanto que o cuidado e a busca das fontes da vida ficam escondidos nas profundezas da natureza. Essas fontes de energia espiritual ou psicológica só podem ser alcançadas, como dizem os mitos e as religiões antigas, através de uma aproximação certa da essência feminina da natureza, seja ela sob forma inanimada, seja nas próprias mulheres. É portanto da maior importância que procuremos estabelecer uma vez mais uma relação melhor com o princípio feminino.

Sem comentários: