O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

segunda-feira, abril 11, 2005

COMPREENDA QUEM PODER

“Não somente Myriam de Magdala é uma mulher, mas uma mulher que terá tido acesso ao “conhecimento”. E é neste sentido, sem dúvida, que na época de Jesus, ela era por isso considerada “pecadora”; ela não se conformava com as leis de uma sociedade onde o conhecimento era uma coisa de homens e em que as mulheres não tinham o direito de estudar os segredos da Tora nem questionarem os números claros ou obscuros das suas letras quadradas.
Os discursos que ela tem com os outros discípulos s´os podem irritar. Por quem é que ela se toma? Não só não lhe chega ser amada pelo Senhor como ainda apropriar-se do seu conhecimento e armar aos “iniciados”
(...)”J.Y.L.
MONTSERRAT - O SAGRADO FEMININO


Na base deste preconceito secular ainda hoje na Igreja as mulheres não têm acesso aos sacramentos e no mundo católico em geral, mesmo depois das ideologias marxistas ou em democracia, o mesmo preconceito atinge as mulheres no acesso às chefias...como é absolutamente óbvio nos partidos políticos ou nos governos, sejam de esquerda sejam de direita, ainda é absolutamente notória – vimos a TVPIA totalmente ao serviço dos católicos - a sujeição do poder “temporal” à Igreja...madrasta! Como bem se viu:


O circo das exéquias
(...)
Esta semana o turismo fúnebre virou-se para Roma. De todo o mundo afluem multidões impelidas pela pressão mediática, num tropismo lúgubre de sabor necrófilo. Políticos e clérigos exibem-se em promíscua cumplicidade, por entre multidões de devotos, num espectáculo de mútua indignidade e recíproca subserviência.
(...)
O Vaticano não tem maternidade, todo ele é um cemitério. A vida pouco conta naquele bairro, é um mero pretexto da retórica contra o aborto. A morte, essa sim, é a matéria prima de que se alimenta a fé, a angústia e o medo.

Os festejos fúnebres duram uma semana. Os abutres que velam o cadáver exultam com a morte e exaltam o sofrimento. A comunicação social amplia a vertigem mortuária e promove a orgia fúnebre a que não falta a adequada coreografia para comover os fiéis e dilatar a fé.

O espectáculo é obsceno. Recria-se o esplendor da contra-reforma servido por modernos meios de comunicação. Onde está o respeito por um cadáver que se exibe e explora? Mas que pode esperar-se do Estado totalitário que nunca assinou a Declaração dos Direitos Humanos do Conselho da Europa?


# um artigo de Carlos Esperança, publicado às 17:28 # 20 comentários # debater #

Sem comentários: