O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

terça-feira, novembro 29, 2005

AINDA NO RASTO DO 25 DE NOVEMBRO:

“A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA JÁ MATOU 33 MULHERES ESTE ANO EM PORTUGAL
Assassinadas por maridos, namorados e ex-companheiros.”

O homicídio é tipicamente um crime praticado por homens contra homens. (...) O sexo feminino só assume maior relevância no quadro das relações íntimas ou familiares.”

(Frase atribuída a um chefe de polícia)
In Público de 25 de Novembro


O que é que faz com que o homicídio das mulheres seja praticado na intimidade e em família? Sem dúvida que o facto de o homem presumir ainda ser o dono e senhor da mulher. Independentemente das questões passionais, extremadas ou não, a infidelidade do homem sempre foi considerada um sinal de virilidade, mas a simples suspeita no caso da mulher é um atentado à honra do homem e motivo para crime dado o sentido de posse e exclusividade que o homem tem sobre a mulher e que não se aplica nele. Portanto a violência doméstica sobre a mulher é do foro “civilizacional” - quero dizer, de atraso - com origem nas religiões patriarcais, que desvalorizam a mulher e a confinam ao lar ou aos gineceus, tanto no Ocidente como no Oriente e portanto falar exclusivamente de problemas de ordem social e económica, embora possa ter incidência maior em casos de miséria, os abusos e os maus tratos ou a violência conjugal dá-se em todas as classes em todos os países do mundo.

As tentativas para que a mulher desprotegida e inferiorizada social e psicologicamente, muitas vezes inculta senão mesmo embrutecida pela miséria, denuncie o agressor são insuficientes e risíveis pois ninguém quer olhar a questão a fundo nem assume a verdadeira origem do problema que é velho e de cariz religiosa. Este problema sim é o problema mais velho do mundo desde que o patriarcalismo dominou pela força as sociedades mais antigas, matriarcais, quase todas pacíficas e equalitárias.
O homem “moderno” ainda não tirou da cabeça o seu sentido posse como de propriedade sua sobre a mulher e como não houve mudança de mentalidades, nem com as revoluções nem com a ciência e nem cá nem "depois do 25 de Abril".O homem continua a pensar que a mulher é “sua” mulher “sua” filha e “sua" amante e se é SUA e se “entre marido e mulher não metas a colher” é a sua filosofia, assim como a do seu vizinho e é este espírito que impera e sendo comum ao homem e à mulher que professam tradicionalmente a religião católica ou muçulmana, nada vai mudar enquanto não houver uma Revolução das Consciências a nível planetário...
É realmente estúpido querer que uma queixa à polícia - que afinal também espanca a mulher - ou umas conferências para “elites” - possa sanar o problema.
São as mulheres "educadas" nas escolas patriarcais que lutam pela utopia da igualdade, e até as "feministas", quando afinal de contas a mulher não é igual ao homem nem nunca será.

A Mulher é diferente do Homem e ambos correspondem de per si a pólos opostos e complementares pelas sua natureza e constituição e assim é tanto física como psíquica e animicamente; mas como é justamente essa diferença que foi anulada na mulher e que confronta os padres e incomoda os homens em geral e até as próprias mulheres eles fazem tudo “pela igualdade” e a mulher em vez de ser mulher e resolver a sua divisão interior, torna-se ela também masculina de cabeça, vai para polícia ou para a Guerra ou então é uma espécie de travesti que os homens adoram exibir em passereles da moda, Bares e Festas e sempre em luta e conflito com as outras mulheres!

Claro que dirão que eu é que sou utópica e além disso desfasada da realidade. Sim sou desfasada da vossa realidade mas não na minha Verdade de Mulher consciente de mim mesma e da minha totalidade!

Quão longe estão os homens e as mulheres de hoje do culto da Deusa Mãe e da Terra quando a mulher era respeitada e considerada um Vaso Sagrado da Deusa!...




AS MULHERES COMO VASOS DA DEUSA

“Que o corpo de uma mulher possa ser um vaso através do qual surge a Deusa, é uma revelação inesperada, uma revelação que não vem por iluminação, visão ou introvisão - que constitui a forma da manifestação masculina da divindade - mas por meio de uma experiência encarnada - por meio de contacto íntimo, carinhoso, reverente, que é, simultaneamente, dos sentidos e do sagrado, profundamente pessoal e transpessoal. Isto é um segredo que não se disse às mulheres, que como género aprenderam a detestar a redondez e plenitude do seu corpo, a sentirem-se envergonhadas por causa dos mistérios da menarca, menstruação e menopausa, querem estar anestesiadas quando dão à luz, e ficam horrorizadas ao acordar de sonhos em que abraçaram outra mulher com amor.

Muitas mulheres são iniciadas no íntimo do corpo pela deusa, têm explorado o corpo desta noutra mulher, passe-se isto em sonhos ou em realidade ou em sonhos vividos: tais experiências podem afirmar profundamente que se é mulher e se habita um corpo feminino. Mas também pode confundir e aterrar. O corpo de outra mulher espelha o seu próprio corpo, as fronteiras entre ambos dissolvem-se, e uma união que acompanha a totalidade de ambos os corpos e auras talvez surja, colhendo vagas recordações sensoriais de união mãe-filho, ou ser a primeira vez que esse arquétipo é sentido. A experiência de outra mulher pode permitir a determinada mulher tornar-se numa pessoa activamente sensual, quando antes tinha sido passiva , ou reactiva apenas, nas suas respostas. Seja em sonhos (onde o significado simbólico também precisa de ser explorado) ou na vida, a encarnação como mulher sexual e sensual dá resultado se a mulher aceitar a faceta amante de si mesma: acontece o contrário se ficar apavorada, convencida de que é pecadora, pervertida e deve suprimir a sensualidade.

Acontece haver confusão acerca da orientação sexual: tem e, contudo, não tem absolutamente nada a ver com a orientação sexual.”

Continuar a ler na página 113 em TRAVESSIA PARA AVALON de J. Shinoda Bolen

segunda-feira, novembro 28, 2005

0 EXTRAORDINÁRIO APELO DO HOMEM NOVO

Sin - Susana Correia

Pudera eu instaurar a governo lunar
num país que morre sem saber.
Pudera tu seres a rainha mãe deste povo
e explicares aos demais o significado de sinarquia.
Todas as serpentes-nagas saíam dos esconderijos.
Talvez de mundos cristalinos debaixo de nós.
As lágrimas que choras neste momento
nesse tempo não teriam razão de ser.
Tu serias a rainha de amazonas pacíficas
pois os homens já não seriam uma ameaça mas sim o complemento.
Amazonas que regressavam de um lugar descoberto pela poesia.
Não seria a economia o motor dessa grande era,
mas sim o coração de todos nós.
O teu trono, ó rainha, seria decorado por rosas selvagens.
Eu seria o teu amante e seria a tua voz feita carne.
Não mais morte nem angústias.
A serra de Sintra seria o lugar de beleza escolhido por ti
para o reino sinárquico oculto estes séculos todos.
Desse lugar todas as tuas leis seriam doces e cheias de amor
para todo um mundo renascido do gelo.
De Órion às Pleiades todos curvar-se-iam perante ti.
Tu que foste eleita por mim e por todos para reinar eternamente.
Tu que sabes o significado da palavra sin.
Tu que conheces o passado, o presente e o futuro do cosmos.
Tu que podes ser maior que o próprio Jeová
mas que também podes estar no sorriso de uma rapariga do campo...


André Louro
posted by pazsobreamesa at 3:31 PM 0 comments
arquétipos & retornos
“Onde quer que o fanatismo antivital do princípio espiritual masculino seja dominante, o Feminino adquire uma feição negativa e perversa, precisamente em seu aspecto criador, mantenedor e intensificador de vida”.
(In O CÁLICE E A ESPADA)


AS MULHERES CONTRA AS MULHERES...

As mulheres intelectuais são as mais prejudiciais à evolução da Consciência da Mulher - e à união das mulheres cindidas em duas - porque são elas quem melhor divulgam e acreditam nas ideias dos homens contra as mulheres...
Aceitam à partida a supremacia do princípio masculino. Aprendem nas mesmas Universidades e nos mesmos livros escritos por homens, os filósofos e os doutos senhores da Razão e do Império...
Não conhecem a sua Voz (do Útero) e negam a sua intuição como inteligênica superior...
ESCREVI ESTE TEXTO EM 1 DE ABRIL DE 2003

“MULHERES DA CHINA”
o Livro de Xiran

“PALAVRAS NA BRISA DA NOITE”

Em 1989 na China comunista, entre mulheres que cresceram na “revolução cultural”, consta a história de “uma jovem comprada e raptada por um homem de 60 anos que a mantinha presa a uma grossa corrente de ferro” como expressão da insignificância máxima da mulher nos estados e regimes totalitários ou de qualquer ordem ideológica, regimes de domínio que imperam na base dos direitos masculinos quase exclusivamente; este é um dos casos narrados pelas próprias mulheres á escritora do livro “MULHERES DA CHINA”, que vive actualmente em Inglaterra e que acaba de lançar o seu livro baseado nesses depoimentos, durante mais de dez anos em que trabalhou numa rádio chinesa num programa intitulado: “Palavras na Brisa da noite” através do qual manteve contacto com essa realidade e se lhe começaram a revelar as histórias dolorosas das mulheres chinesas:
“Histórias de casamentos forçados, de incestos e violações, de abusos de crianças(...)”,
expressas por mulheres que jamais na sua história foram possibilitadas DE SE EXPRESSAR EM QUALQUER SENTIDO DA SUA PRÓPRIA VIDA, porque a não tinham sendo totalmente anuladas como seres e como bem lembramos, usaram os pés amarrados durante centenas ou milhares de anos.

“Quanto é que valia realmente a vida de uma mulher na China?”, pergunta-se no artigo sobre o livro e pergunto eu, quanto vale a vida de uma mulher na Rússia e na India ou no Iraque? O que é que vale a vida de uma mulher no mundo inteiro tirada esta “patine” das americanas e europeias, que as faz parecer com vida própria, sim, pergunto o que é que vale realmente ainda a vida de uma mulher em si mesma se as próprias mulheres se mantêm alienadas da sua identidade, mesmo quando se julgam livres e cultas?
Como é que se justifica que o Ocidente se mascare de plásticas e de cosméticos ou de peles luxuosas e desfiles nas passerelles, se 90% das mulheres do mundo são violadas e maltratadas e nada valem para os governantes do mundo? Não serão violadas no Iraque como o foram no Kosovo por soldados inimigos, mas matam-lhes os filhos e destroiem-lhes as casas...
Sou radical sim, enquanto houver mulheres a serem violadas e lapidadas ou vendidas e prostituídas no mundo inteiro! E que mulher no mundo “emancipada” ou minimamente esclarecida ficará sentada a ver o drama do mundo e a guerra, sem se incomodar quando outras mulheres, noutros continentes ou mesmo a sua vizinha do lado é maltratada só por ser mulher? Claro que há homens maltratados por homens no mundo inteiro, mortos por soldados e a morrer à fome também, mas são os homens mesmo a morrer à fome ou maltratados, na Índia ou no Paquistão ou no Islão que ainda se vingam na “besta de carga” ou “bode expiatório” que é a “sua” mulher ou filha - o mais infame e miserável dos homens tem uma mulher para maltratar, como quem “antes” tinha uma escrava...

Tenho uma amiga que me acha uma espécie de sufragista do século passado e outra que me acha fundamentalista do feminismo e o meu discurso ultrapassado...Penso igualmente que é o que as mulheres MAIS OU MENOS INTELECTUAIS, "estudiosas e moderdas" também pensam do que aqui escrevo...

domingo, novembro 27, 2005

A POLÓNIA
TEM A MAIOR ÁRVORE DE NATAL DO MUNDO...




NÓS TAMBÉM...
NÃO É HÁ 15 DIAS QUE DESCREVO A VIOLÊNCIA MASCULINA CONTRA A MULHER. NA RUA EM CASA OU NO EMPREGO!
FAZ 4 ANOS, TODOS OS DIAS, DE TODAS AS MANEIRAS, AQUI EM MULHERES & DEUSAS

sábado, novembro 26, 2005

EM PORTUGAL:
"Blogues no feminino
são diários que assumem papel político”


“PARA BLOGAR AS MULHERES INVESTEM TEMPO,
PESQUISAM E REIVINDICAM ESPAÇO”

Título do D.N.
Soube pelo Diário de Notícias de hoje “que a propósito do ciclo de Falar de Blogues, (...) Isabel Ventura analisou cinco “Blogues no feminino”: Uns & Outras, Síndrome de Estocolmo, Mulheres & Deusas, Com Sotaque Francês e Blogotinha”.



Não faço a menor ideia do que possa ter sido mencionado a propósito do que aqui escrevo e publico ou o que terá dito a Isabel Ventura sobre o meu blogue… mas sei que não conto à partida com a simpatia das mulheres “de blogues no feminino” ou mesmo “intelectuais” portuguesas e dentro da Blogosfera, creio, que o meu Blogue é “descriminado” e pouco credível por parecer demasiado místico e ter uma perspectiva do Feminino que não coincide de todo com os padrões dessas mulheres livres e satisfeitas consigo e o seu cabeleireiro ou o seu namorado e basta olhar os mais Blogues citados e as imagens dos mesmos para perceber que a linha que seguem é uma linha que nada tem a ver com o Espírito da Deusa e com a verdadeira Consciência do Feminino. Elas situam-se entre o mental-social ou político ligeiro, “feminino” portanto e como os homens apreciam. Claro, eu situo-me bem à parte, entre o místico e o transcendente e o político só por acaso e com repulsa. Não podemos ter semelhanças...nem espero qualquer compreensão do meu trabalho por parte de ninguém, salvo dos poucos homens e mulheres que estão a Acordar para uma Consciência do verdadeiramente Feminino, ecológica e anímica, de Amor à Terra e à Natureza e que corresponde ao Princípio Feminino.
Tirando as minhas leitoras brasileiras e uma ou outra portuguesa não conto com a simpatia de nenhum Blogue português com excepção de dois ou três que considero excepcionais, e que eu gosto muito.

É curioso, mas o meu Blog foi um dos primeiros a aparecer em Portugal, faz agora quatro anos e no entanto, dado o carácter pagão assumido e anti-clerical, uma nova Mística da Mulher, assim como a minha visão da Mulher como Deusa, leva não só homens como mulheres a rejeitá-lo e raramente sou solicitada para esses encontros ou citada na Blogosfera. Pela parte dos homens, quase todos inspirados no enredo politiqueiro à sombra de mestres televisivos, nem pensar, porque devem ter a maior relutância em aceitar o meu discurso “feminista” e místico. Da parte das mulheres tão pouco porque as que escrevem se identificam com os homens, seus mestres e fiéis ao seu pensamento ou seja do que eles esperam delas; apesar de escreveram em “ziguezague”(?) só falam do que é comum às mulheres falarem: modas, filmes, vestidos, filhos, doces e receitas, política e direitos às vezes porque é moderno e livros, as suas neuras, mas sempre a sua grande fidelidade aos homens...ou as suas infidelidades, tanto faz.

Eu não falo en sou contra os homens, mas denuncio o mundo machista e patriarcal...Essas senhoras todas estão muito contentes com os seus espaços e maridos e filhos e amigos jornalistas ou políticos etc. Eu não! Estou do lado das mulheres que sofrem e se sentem fragmentadas entre a paranóia da entidade social como esposa ou amante e a sua realidade profunda, onde essa dicotomia – a divisão do seu ser essencial em duas…- as condena a doenças e histerias…

Assim deixo-vos o exemplo cabal de um desses Blogues citados pela Media & Televisão…como eles gostam.


"Hoje no Diário de Notícias, uma página inteirinha sobre o encontro "Blogues no Feminino", com fotografias do Bomba Inteligente, do Megeras e do meu. E ainda um excerto do Controversa Maresia.
Seria de bom gosto alguma modéstia, mas who cares? O blog é meu e vem no jornal. E mai nada!
Agora estou cheia de pressa que tenho que ir arranjar o cabelo e as unhas. Se calhar não é preciso levar óculos escuros... mas até tenho vontade de pôr um post it na testa. Espero voltar mais gira e mais modesta."


Entretanto até tinha a maior curiosidade de saber o que a tal “jornalista” (?) Isabel Ventura terá dito do meu Blogue…
- Há alguém por aqui que a conhece e me possa dizer o que ela disse?
COMO É QUE O VATICANO IRIA ADMITIR QUE UMA MULHER BELA E SENSUAL E LIVRE CANTASSE DIANTE DE RATZINGER O MAIS MISÓGINO E ASCÉTICO DE TODOS OS PAPAS, O INQUISIDOR MOR DO SANTO OFÍCIO?

QUERIAM QUE ESTE PAPA APLAUDISSE DANIELA MERCURY???
SE ELES PUDESSEM MANDAVAM-NA ERA PARA A FOGUEIRA...


Como é que se faz tanto alarde de uma coisa destas, como se as mulheres não soubessem que seja de que maneira for não têm voz activa nem para cantar diante de tais sumidades tão alérgicas às mulheres? Isto é apenas um pretexto para afastar uma mulher que afronta por si mesma e que não é submissa nem freira nem “santa”…
Qual é a novidade disto tudo? Porque insistem as mulheres em querer agradar quando são rejeitadas há milénios pelo Vaticano? Como seguem um deus que as ostraciza e as olha sempre como pecadora? Não fizeram isso à Mulher mais santa, Maria Madalena?


CARTA DE DESAGRAVO pelo veto à participação de DANIELA MERCURY no show de abertura do Ano Xaveriano no Vaticano.- Redigida por Claudiney Prietto (excerto)
“Lamentamos profundamente a proibição da participação da cantora Daniela Mercury no show de abertura ao Ano Xaveriano em honra a São Francisco Xavier, com a presença do Papa Bento XVI. Postura injustificável, sustentada na alegação da inadequação da artista perante às posturas e olhos da Santa Sé devido às amplas e ativas participações da cantora nas campanhas de apoio ao combate à AIDS e conscientização da necessidade do uso do preservativo no Brasil e no mundo como forma eficaz de evitar a infecção pelo Vírus HIV.
É sabido que os efeitos do vírus são devastadores sobre as famílias, comunidades e países. Segundo dados publicados pela ONU no relatório do Programa das Nações Unidas para a Aids (Unaids) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de portadores do vírus HIV no mundo bateu recorde em 2005, com 40,3 milhões de infectados, dos quais cerca de 5 milhões contraíram Aids no ano de 2005. Estima-se que 14 mil pessoas são infectadas pelo vírus por dia. (….)

Ao que parece, a escuridão dominou a racionalidade, o bom senso, a compaixão e o respeito ao próximo da liderança da maior religião cristã do mundo, que faz vistas grossas frente a esta potencial arma de morte em massa chamada AIDS.
O desrespeito aos direitos humanos é disseminado irresponsavelmente pela Santa Sé mundial sobre os seguidores de sua religião e sobre os muitos que não professam tal fé, mas que são afetados direta ou indiretamente pelos valores cristãos que regem a cultura ocidental moderna. A proibição da participação da cantora Daniela Mercury no show de abertura do Ano Xaveriano só comprova a continuidade desta triste alienação perpetuada há séculos.”(…)

sexta-feira, novembro 25, 2005

A METADE MASCULINA DA HUMANIDADE DOMINA E EXPLORA A PARTE FEMININA DA HUMANIDADE HÁ MILÉNIOS.
A GRANDE ALIENAÇÃO DO HOMEM RECAI DIRECTAMENTE SOBRE AQUELA QUE LHE DÁ VIDA E ALIMENTO QUE ELE DESPREZA E INFERIORIZA DE TODAS AS MANEIRAS, A MULHER-MÃE.
COMO PODE O HOMEM AMAR "O PRÓXIMO" SE RENEGA UMA PARTE DE SI MESMO, O SEU LADO FEMININO, O LADO FEMININO DA HUMANIDADE?


25 De Novembro

CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

A violência doméstica, tenho aqui dito repetidas vezes, não é apenas um factor social económico ou mesmo de ordem “moral”, mas o resultado de um desvio cultural histórico a partir do momento em que as sociedades patriarcais ascenderam ao poder, nomeadamente o poder religioso, destronando a Deusa Mãe e o seu culto de fertilidade em que a Mulher era honrada e o seu amor sacralizado para estabelecer um culto único a um Deus Pai todo poderoso e vingativo contra a mulher! Esse espírito patriarcal e dominante é ainda difundido e cultivado através da educação generalizada e das ideias machistas que vigoram desde sempre e que nunca as ideologias ou Governos fizeram nada para minorar, aceitando ao longo dos séculos e das décadas a supremacia do homem e a inferioridade da mulher, nomeadamente a divisão da mulher em duas, a esposa legítima, propriedade do seu senhor e abençoada pela igreja e a mulher que não se sujeita aos seus códigos e leis, a prostituta, criando uma dicotomia interna e externa na mulher cindida em santa e puta… Ainda recentemente o Cardeal de Lisboa, tal como a anterior Papa, falava com grande ambiguidade da “santidade” como condição excelsa e única via para o amor da mulher…
Da mesma maneira o Governo socialista fez tábua rasa das mulheres socialistas e elevou-as à máxima insignificância dentro do aparelho de estado. Estes são factos bem evidentes em estados e governos do Mundo inteiro. Depois da Inglaterra é a primeira vez que a Alemanha elege uma mulher 1º ministro…Mas a Tatcher considerada a Dama de Ferro, era sem dúvida, tudo menos uma “mulher feminina” na acepção ontológica do termo...
As mulheres activistas, sejam elas feministas ou artistas ou escritoras que se consideram mais independentes e que ousem expor as suas ideias são normalmente ridicularizadas tal como o foram as feministas da geração dos anos 60, e a sua intervenção acaba sempre minimizada quer pelos políticos quer pelos intelectuais machos e tudo se resume a uma aparência de igualdade - e tudo anda à roda de uma pretensa paridade, ou legalidade da interrupção da gravidez - porque as mulheres aceitam este estado de coisas para defender os poucos lugares a que têm acesso sem que nunca sejam verdadeiras líderes: ministras ou directoras de empresas ou bancos. E as que singram na vida ou são “meretrizes” como eles dizem ou têm cabeça de machos e são-lhes fiéis no trato e nos gestos, ingressando na política de forma agressiva e dura ou indo para a vida militar, assim como o foram activas na tortura no Iraque.
Todavia A mulher comum, a que verdadeiramente sofre todo o tipo de afrontas e violências, em todos os continentes, essa não têm voz activa nem identidade própria porque a verdadeira voz da mulher, a Voz do Oráculo e da Deusa, assim com a sua essência, foi extirpada das entranhas há muito… Muito antes do cristianismo e desde que o Oráculo de Delfos foi usurpado por Apolo na velha Grécia á imagem do que fizeram na pré-história os invasores bárbaros dórios equeus e hebreus, a Igreja católica fez o mesmo bastante mais tarde com culto da Grande Deusa-Mãe e que representava ou ritualizava as Forças da Natureza.



Todas nós pagamos ainda o preço da renúncia forçada por esse desvio cultural e histórico e da anulação sexual e psíquica da mulher sofrendo todas nós na pela essa divisão e fragmentação sexual e psíquica. Porque se a mulher não for santa é condenada ao ostracismo e ao Bordel...Por essa razão fomos perseguidas e queimadas vivas. Fomos denegridas e acusadas de feitiçarias, males e culpa sem fim sendo a Eva a grande pecadora apontada como a causadora do infortúnio dos homens. Como querem que as mulheres não sejam desrespeitadas e mal tratadas pelos maridos e filhos se essa é ainda a educação que milhares de homens e mulheres recebem na escola e no catolicismo? E se o próprio Papa vem apontar o dedo inquisitorial às mulheres e o Cardeal de Lisboa fala em santas para abraçar de amor o mundo, o que é a seus olhos a mulher senão uma coisa moldável e sem alma que eles querem controlar e reduzir “enaltecendo-as” à condição exclusiva de santas...
Assim, tal como o padre, também o marido o amante ou o patrão acabam por condenar a mulher por qualquer outro sinal de expressão feminina menos “casta” e devota, seja o prazer e a sensualidade ou a sua liberdade de escolha como sinal de insurreição, e a descriminação ou violência sobre a mulher aparece de forma acentuada ou subtil em toda o lado principalmente em casa onde ninguém vê…
A Única coisa que nos impede de ver claramente os factos á a grande hipocrisia da sociedade moderna que pretende ter dado valor à mulher sem que nada de efectivo e prática tenha feito para mudar de fundo as coisas. Só as mulheres por elas próprias, sem paternalismos, e a Nova Consciência do Feminino - que passa por uma dimensão do Sagrado aliada às forças da Natureza e a compreensão da Grande Deusa Mãe, como princípio gerador e criador do mundo - poderá alterar os factos quer ao nível global do Planeta quer das sociedades em particular.
A manifestação popular em massa na procissão da Nossa Senhora de Fátima na passagem por Lisboa, considerada uma manifestação de fé católica está mais perto de uma manifestação pagã do que se possa imaginar, pois ela não é senão um reflexo da grande premência do Princípio Feminino há muito calcado e apagado do mundo patriarcal, e não só da Compaixão e Amor da Mãe eterna. Apesar da manipulação religiosa Patriarcal dos fenómenos ligados às “Aparições” da Deusa que reflectem ou não o imaginário colectivo como a necessidade fulcral no mundo do Seu Amor não só maternal, mas também erótico, é sem dúvida O Princípio Gerador, a Face Feminina da mulher sensual e lenitiva, adulterada pelo dogma católico da Mulher Deusa que faz falta para salvar o Planeta da violência do masculino sobre o feminino mas sobretudo sobre a Natureza Mãe e a sua destruição iminente.


Sem a participação efectiva da Mulher na sociedade e o respeito pela sua integridade - na união das duas mulheres que a Igreja dividiu – pela afirmação da consciência do feminino como força telúrica, inata, não haverá sequer solução nem política nem social para a violência doméstica porque esta não é senão um pequeno rasto de uma muito maior violência exercida há séculos pela Igreja de Roma que dividiu a mulher entre a santa e a puta e insiste nessa dicotomia como o mais terrível e calamitoso erro jamais igualado na terra e que consiste em privar a humanidade de um dos seus lados relegado para os infernos há séculos no catolicismo!

Precisamos recuperar a Voz do útero que nos roubaram os padres e voltar a servir como sacerdotisas a Grande Mãe e a Deusa!

R.L.P.

quinta-feira, novembro 24, 2005

A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES PASSA-SE EM TODO O MUNDO
SEJAM PAÍSES OCIDENTAIS CATÓLICOS CONTRA O ABORTO,
SEJAM PAÍSES COMUNISTAS FORÇANDO AS MULHERES AO ABORTO.


Em ambas as situações a mulher é violentada e anulada na sua autonomia e liberdade.
EM NENHUMA PARTE DO MUNDO A MULHER É SENHORA DA SUA VIDA.

O mundo católico porque obriga a mulher a sofrer a gravidez indesejada mesmo quando é violada, segunda a “moral” cristã, E A TER DEZENAS DE FILHOS nos países mais pobres... Na China o crime é contra a mulher que só pode ter um filho para impedir o acréscimo de população.

De um lado do mundo, a ordem é “crescei e multiplicai-vos” como ditaram os profetas do deserto há milhares de anos e no outro é o Livro do MAO ou outro qualquer que manda matar as crianças que estão a mais por causa da economia…
Nos dois casos a impiedade com as mulheres é semelhante, só que no Oriente não há a mesma hipocrisia da moral que há no Ocidente católico.




"A cidade de Linyi, na província de Shandong, no leste da China, está mergulhada no terror.
Desde março passado, funcionários públicos já forçaram pelo menos 7 000 mulheres a fazer aborto ou a se submeter a cirurgias de esterilização. Os relatos impressionam pela violência.
Um deles narra a história de uma mulher que, no nono mês de gestação, foi rendida dentro de sua própria casa. Agentes do governo aplicaram-lhe uma injeção no ventre e dez horas depois ela deu à luz uma menina – morta.
Nas famílias com mais de um filho, muitas mulheres simplesmente foram arrastadas às clínicas de esterilização. Parentes que resistiram à medida foram ameaçados, presos ou torturados. Essas atrocidades são reflexo da rígida política de controle de natalidade que vigora no país há mais de vinte anos. Os funcionários das províncias que registram as menores taxas de nascimento ao longo de um ano são promovidos e recebem benefícios extras. Em 2004, como Linyi foi a recordista de nascimentos em toda Shandong, os servidores partiram para a solução da força, a fim de cumprir suas "metas". "


in RELANCES(http://relances.blogspot.com/)
A POLÍTICA E OS MIDIA


"E onde quer que a política se tenha exteriorizado, a sensação é, de facto, a de um beco sem saída, divorciada do dia-a-dia das vidas da mulher ou do homem, limitada a uma gíria de elite, a um enclave, definida por pequenas seitas que alimentamos erros uma das outras."
(Adrienne Riche)

“Os vossos carrascos tem o nome de publicidade, medias, política, religião, obrigações e convenções. Todos obedecem ao Comité Central do Partido do Dinheiro. A constatação é simples e vocês conhecem-na desde há muito, mesmo dizendo que a não suportam! Vocês são os cúmplices das forças que vos alienam pois são vocês que as fabricam e as alimentam continuamente. O que é insidioso nesta situação, é que os vossos guardas saiem do vosso seio e vocês amam-nos com perversidade à semelhante de um veneno.”

M.G.

quarta-feira, novembro 23, 2005



"O grande mito do amor consiste em que estás convencido de que podes amar alguém, alguma coisa, ou pelo menos, a ti mesmo.
Ninguém pode amar outro; tu não podes amar-te a ti mesmo, nem amar outras pessoas!
Sabes porquê? - Porque o amor não é um «fazer» mas um «permitir ser»!

A energia a partir da qual o Universo está construído possui, em si mesma, uma qualidade: um deleite de ser. Trata-se da aceitação do direito de todas as coisas serem o que são, da alegria da expressão de todas as coisas, à medida que desfrutam do seu direito de ser.


Todos os seres provêm da Fonte e, por isso, têm o direito divino de expressar a sua divindade, tal como todos os seres têm o direito de desfrutar das expressões dos demais. Assim é porque, na verdade, todos são um só... ainda que engenhosamente disfarçados para darem a sensação de estarem separados. Aceitares esta satisfação de te exprimires, assim como o deleite de ver os outros a fazerem o mesmo, é uma experiência maravilhosa, e que constitui aquilo a que eu chamo «amor».
No entanto, não se pode «fazer» satisfação ou deleite; só se pode permitir que assim seja e deixar que isso inunde o ser completamente, como qualquer outra emoção. E, de facto, esta emoção não está condicionada por aquilo que o outro ser possa fazer; baseia-se em conhecer e experimentar a divindade que há nele."

MANUAL DE ASCENÇÃO
SERAPHYS
O MEDO DA FALTA DE SEGURANÇA NAS MULHERES,
CRIA TODO O TIPO DE DEPENDÊNCIAS QUE ACABAM POR AS ANULAR


"É típico que as mulheres tenham medo de deixar morrer a vida confortável demais, segura demais. Às vezes a mulher se diliciou com a protecção da mãe-boa-demais, e por isso deseja continuar ad infinitum. Ela precisa estar disposta a sentir alguma ansiedade ocasional, ou então seria melhor que permanecesse no ninho.

Pode ocorrer que uma mulher tenha medo de não ter segurança ou certeza mesmo por um curto periodo de tempo. Ela apresenta desculpas em quantidade maior do que a dos pelos de um cachorro. Ela só precisa de mergulhar e ficar sem saber o que vem depois.
É a única atitude que irá recuperar sua natureza intuitiva
. Às vezes, a mulher está enredada sendo a mãe-boa-demais de outros adultos que se grudam às suas tetas e não pretendem deixar que ela os abandone. Nesse caso, a mulher tem de afastá-los com um coice e continuar assim mesmo."
(...)

"Há uma mãe selvagem à espera para nos ensinar."


“MULHERES CORRENDO COM OS LOBOS”
DE CLARISSA PINKOLA ESTÉS

terça-feira, novembro 22, 2005


A NEGAÇÃO DA NOSSA SOMBRA TORNA-A NOSSA INIMIGA
ENQUANTO QUE A SUA INTEGRAÇÃO TORNA-A NOSSA ALIADA



“Qualquer reparação do nosso mundo fracturado tem de começar com indivíduos que tenham a visão e a coragem de admitir a posse da sombra que lhes pertence. Nada “lá fora” ajudará se o mecanismo de projecção interior da espécie humana estiver fortemente operante. A tendência para ver a nossa sombra “lá fora” nos vizinhos ou noutra raça ou cultura é o aspecto mais perigoso da psique moderna. Já criou duas devastadoras guerras neste século e ameaça a destruição de tudo que se tem construído de bom no nosso mundo moderno. Todos detestamos a guerra mas colectivamente movemo-nos na direcção dela.

Não são os monstros do mundo que fazem o caos mas a sombra colectiva para a qual cada um de nós contribui e tem contribuído. A segunda guerra mundial deu-nos exemplos sem fim da projecção da sombra. Uma das mais altamente civilizadas nações do mundo, a Alemanha, tombou no idiotismo de projectar a sua mais virulenta sombra sobre o povo judeu. O mundo nunca dantes vira igual tipo de destruição e no entanto nós ingenuamente pensamos que já ultrapassamos isso. (...)”


In OWNING YOUR OWN SHADOW
Robert A. Johnson

domingo, novembro 20, 2005

O QUE RESTA DO SER HUMANO:

Milénios de subdesenvolvimento psíquico e atómico. Milénios de medo e escravidão a um Deus "macho" que reduziu a Humanidade a cobaias de uma minoria que a domina e explora pela ignorância, pelo terror da morte e pela negação da Vida. Anulando as mulheres e o princípio feminino, anulando as funções vitais, destruíndo a Natureza Mãe, alteraram todo o equilíbrio ecológico, reduzindo a Humanidade inteira ao caos e à iminente catástrofe...
A DEUSA QUE AS RELIGIÕES TRAÍRAM E OCULTARAM…




“Sintam no âmago das suas identidades, a nutrição, a dádiva e o mistério da Mãe. Haverá um retorno e um despertar da Deusa Mãe.
(…)
"A Deusa é a Consciência que permite todas as coisas. É a fonte que mantém a união dos elementos, e liga toda a criação.”



A Deusa Mãe representa o princípio do amor
. Mencionei a frequência da Luz – Luz sendo informação – e a frequência do amor, atraindo a criação. A face inferior mais profunda da informação pleiadiana é a sua sensualidade e a sua sexualidade – sua criação através da vibração de amor com a Deusa. Trabalhar com a energia da Deusa requer uma exploração mais profunda do princípio feminino.
(…)
Conforme avançar a década, haverá um aumento pronunciado de líderes e mestres do sexo feminino, pois a Deusa encarna através do seu género. Isto não quer dizer que Ela não trabalhe com a energia do masculino, pois os homens também aprenderão como encarnar a Deusa. Ela não faz discriminações nem contem raiva. É uma entidade bastante compassiva. Permitiu que durante eons muitas coisas pudessem acontecer de maneira a que todos, homens e mulheres, pudessem aprender o mais possível. Agora a Deusa espera e exige que ambos honrem aquilo que Ela permitiu ser criado através do mistério do sangue – através da dádiva de Seu próprio Útero.
O sangue e os seus mistérios constituem a chave para compreensão de vocês mesmos, da vossa linhagem genética e da própria Biblioteca Viva que vocês são."

A GALVANIZAÇÃO DA DEUSA

TERRA - CHAVES PEIADIANAS PARA A BIBLIOTECA VIVA
BÁRBARA MARCINIAK

sexta-feira, novembro 18, 2005

NA "VISÃO" DE HOJE OU A VISÃO DE HOJE AINDA
DOS "NOSSOS" PATRIARCAS E SUMO SACERDOTES...

(...)
"O anglicanismo, muito próximo do catolicismo, digere mal a liberdade sexual, ou melhor, a transparência. Os bispos podem ser homossexuais - houve e há muitos -, mas não se deve saber. Houve papas homossexuais mas não se admite oficialmente.

A hipocrisia é uma característica eclesiástica muito arreigada."



QUER-NOS A TODAS "SANTAS", O CARDEAL DE LISBOA...

"Os crentes julgam que estas taras foram debeladas e que a igualdade entre sexos é uma evidência. Transcrevo da Visão de hoje, palavras do patriarca Policarpo (EM FOCO, pg. 34):
«Muitas [mulheres] lamentam que a Igreja seja demasiadamente masculina. Não é de facto, e sê-lo-á cada vez menos na medida em que mais mulheres sejam santas e sejam capazes de abraçar o mundo num acto de amor»
.

E por que não abraçar um homem ou uma mulher? Abraçar o mundo deve ser uma metáfora sexual só para crentes."


# um artigo de Carlos Esperança, publicado às 00:10 0 comments # # debater #

IN DIÁRIO ATEÍSTA


AS NOVAS sANTAS DE pORTUGAL
NA NOVA "IDADE MÉDIA"...


A igreja não é demasiado "masculina" não, porque os seus servos usam saias até aos pés e paramentos bem femininos...Como podem as mulheres que usam calças e mini-saias achar a Igrela "masculina"? Elas é que são masculinas...e nada "santas"!

Depois desta euforia católica e das relíquias da Santa Teresinha terem estado em Lisboa, às mulheres de Portugal nada mais resta senão serem iguais a ela... Submissas, sacrificadas, que se entregam todas a "cristo", vão à missa, vestem de negro, afogadas em véus e cabelo rapado ou então as que aceitam passivamente a pancada dos maridos, a violação dos militares e rufias e não piam, que aguentam dezenas de filhos e não comem, que deixam os filhos serem sodomizados pelos padres e não falam, enquanto que as "outras" as que contestam e querem ser livres, que exigem serem respeitadas e ter iguais direitos, AS FEMINISTAS MALVADAS que destróem as famílias e a santa fé, para a santa Igreja são todas putas, rameiras, megeras, bruxas, demónios e sem alma com o seu tão santo agostinho pregava.

quinta-feira, novembro 17, 2005

DA AMBIVALÊNCIA SEXUAL À ANDROGINIA

(...)
“Na realidade actual, diante da desintegração dos antigos costumes, inúmeras pessoas se encontram num estado menos de fusão do que de confusão. Com o colapso dos modelos sexuais tradicionais, as pessoas ficaram livres para experiências; diversas vezes, porém, acabam se vendo em grandes dificuldades e buscam ajuda para sair do emaranhado labirinto do sexo e da alma. Muitas das que pretendem estar confortavelmente instaladas nos papéis heterossexuais convencionais, na realidade não estão. Há muita confusão em torno de quem pertence a qual categoria sexual.

Uma das questões mais cruciais que qualquer nova teoria da sexualidade deve enfrentar são os rótulos geralmente aplicados à sexualidade – a heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade – e o significado relativo destes termos. Apresento isso como uma única questão; e não como três questões distintas, porque na minha prática analítica é assim que ela, via de regra, aparece ainda que embrenhada em complicações. A maioria das pessoas está convencida de que “pertence” a uma destas três categorias, de que são de natureza heter. Homo. Ou bissex. E de que têm de aceitar o que são. Ou caso não consigam se aceitar como membros de uma categoria fixa, atribuem-se a tarefa de se modificarem para que possam se enquadrar numa delas.”

(...)
“ANDROGINIA – RUMO A UMA NOVA TEORIA DA SEXUALIDADE”
de June Singer (Cultrix)
SE QUISERES VOAR DENTRO DE TI



DE ONDE PROVÊM AS EMOÇÕES...


"As tuas emoções e pensamentos provêm da tua matriz interior (o padrão implícito), e o teu quotidiano é a imagem projectada (o padrão explícito). Por conseguinte, as tuas emoções e pensamentos pessoais interagem com as emoções e pensamentos alheios, tal como tu, ao viveres a tua vida, interages com a vida das outras pessoas. No entanto, o que cada um pensa e sente desempenha um papel fundamental naquilo que lhes acontece.

A realidade, tal como a conheces, é projectada a partir de uma gama de matrizes parecidas com hologramas. Embora as matrizes estejam em níveis distintos para poderem ser «removidas» da realidade ordinária, as imagens que elas projectam estão sobrepostas. E se é verdade que as imagens das frequências mais baixas dessas matrizes parecem ser sólidas (desde o ponto de vista do teu corpo sólido!), também é certo que aquilo a que chamas «espaço» está repleto de imagens das frequências mais elevadas, evidentemente não «sólidas». E todas coexistem umas com as outras.

Tu mesmo és formado por muitas projecções – a física, a emocional, a mental e a espiritual – a partir de matrizes preparadas por ti mesmo enquanto ESPÍRITO, as quais são, por sua vez, projecções de outras matrizes provenientes de frequências mais elevadas."


UM MANUAL PARA A ASCENSÃO (Serapys)

quarta-feira, novembro 16, 2005


Senhora

Tenho a tua imagem gravada no mais fundo do meu coração:
olhos internos, fibras e nervos te vêem.

Corre no meu sangue como um rio
e eu deixo-me levar na corrente do teu ser.

Bebo a tua seiva e ergo-me inteira
como a coluna do templo em que és rainha
e minha no mais sagrado altar em que te posso abrigar.

Guardam-me a alma os teus olhos
que me seguem a cada silêncio e em cada gesto.

Queria abraçar-te o ventre e adormecer suavemente a teus pés

Como o pedinte à porta de uma igreja ou o nómada do deserto,
a minha sede de ti é eterna, ó mãe do céu e da terra em que nasci!


n "Mulher Incesto"
"Uma sensação de solidão sem consolo e impotência, de estar aprisionado não só num mundo adverso mas num mundo de mal e bem e onde as regras estavam feitas de uma maneira que, na prática, me fosse impossível cumprí-las"*

O MEDO DA AUTONOMIA

“Grave no nosso conformismo, não é só o facto de vivermos todos, até certo ponto, involuntariamente segundo a vontade dos outros. O realmente perigoso é que a partir do momento em que vivemos, por assim dizer, fora da nossa corporalidade, começamos a temer a liberdade que acordou,de repente, pela manifestação do nosso sentido individual primitivo. Todos nós desejamos ser livres mas, ao mesmo tempo, estamos em vários sentidos comprometidos com o poder, desejando o reconhecimento e os louvores dos seus detentores. Isso condena-nos a procurarmos eternamente a aprovação da mesma gente que nega as nossas verdadeiras necessidades.”*

*In "A traição do eu - o medo da autonomia no homem e na mulher", de ARNO

terça-feira, novembro 15, 2005

Hipá[c/t]ia (370 - 415)

" Primeira mulher cientista da história, nascida em Alexandria, cujo estúpido episódio de sua morte é considerado como marco do fim de Alexandria como centro de ciências, porém esta brilhante mulher é hoje mais lembrada por seu martírio que pelos seus dotes intelectuais. Filha do também alexandrino, famoso filósofo, matemático e autor Teon de Alexandria, incentivada pelo pai estudou matemática e astronomia na Academia de Alexandria, onde se tornou professora. Após viajar pela Grécia e Itália, impressionando por sua inteligência e ficou famosa por todo o Mediterrâneo. Aos 30 anos tornou-se diretora da Academia. Escreveu comentários sobre trabalhos matemáticos conhecidos e produziu textos específicos sobre Diofante, Ptolomeu e Apolônio. Como inventora desenvolveu um instrumento para determinação do peso específico dos líquidos, um hidrômetro, e um astrolábio para uso em astronomia e navegação. Seu trabalho ficou conhecido através de sua correspondência com Sinésio de Cirene. Por causa de suas idéias científico-pagãs, como por exemplo a de que o Universo seria regido por leis matemáticas, foi considerada uma herética pelos chefes cristãos da cidade. A admiração e proteção do político romano Orestes, acirrou ainda mais o ódio do bispo Cirilo por ela e quando este tornou-se patriarca de Alexandria, iniciou uma perseguição sistemática aos judeus e seguidores de Platão. Perseguida foi retirada de sua casa, arrastada para dentro de uma igreja, cruelmente torturada até a morte e ainda teve seu corpo esquartejado e queimado."



HIPÁCIA DE ALEXANDRIA
O QUE OS MONGES CRISTÃOS,INCITADOS PELO SEU "SANTO" CIRILO,
FIZERAM A UMA DAS MAIS SÁBIAS E BELAS MULHERES DO MUNDO.


- "os monges cristãos cortaram barbaramente em pedaços, usando conchas de ostra, essa notável matemática, astrónoma e filósofa da escola de filosofia platónica de Alexandria que era Hipácia."
(...)
"E tão completa foi a destruição de todo o conhecimento existente, incluíndo a queima maciça de livros, que ela extravasou mesmo a Europa, chegando até onde quer que alcançasse a autoridade cristã.


Assim em 391 d.C., sob Teodósio I, os cristãos, agora completamente androcratizados, queimaram a grande biblioteca de Alexandria, um dos últimos repositórios da sabedoria e conhecimentos antigos. E, ajudados e abençoados por um homem que mais tarde seria canonizado como São Cirilo (o bispo cristão de Alexandria), os monges cristãos cortaram barbaramente em pedaços, usando conchas de ostra, essa notável matemática, astrónoma e filósofa da escola de filosofia platónica de Alexandria que era Hipácia. Pois esta mulher, então conhecida como uma das maiores eruditas de todos os tempos era, segundo Cirilo, uma mulher iníqua que chegara ao cúmulo de se atrever, contra os mandamentos divinos a ensinar homens”.

“Os escritos oficialmente sancionados, os dogmas paulistas reafirmavam autoritariamente serem as mulheres, e tudo quanto se rotula de feminino, inferiores e tão perigosas que deviam ser estritamente controladas.
(...)
No essencial, porém, o modelo para as relações humanas proposto por Jesus, no qual homens e mulheres, ricos e pobres, gentios e judeus, formam um todo, foi expurgado da ideologia assim como das práticas da Igreja Ortodoxa.”


LER O LIVRO: "O CÁLICE E A ESPADA" - de Riane Eisler

segunda-feira, novembro 14, 2005

"Que tragédia não acreditar na perfectibilidade humana!...
- E que tragédia acreditar nela!"


Os Governos, os Estados, os "grandes líderes",
os loucos e os fanáticos, os Santos poucos e tantos os pecadores...
Toda a mentira do Mundo numa Grande OPERETA


"O governo do mundo começa em nós mesmos. Não são os sinceros que governam o mundo, mas também não são os insinceros. São os que fabricam em si uma sinceridade real por meios artificiais e automáticos; essa sinceridade constitui a sua força, e é ela que irradia para a sinceridade menos falsa dos outros. Saber iludir-se bem é a primeira qualidade do estadista. Só aos poetas e aos filósofos compete a visão prática do mundo, porque só a esses é dado não ter ilusões. Ver claro é não agir."


FERNANDO PESSOA

domingo, novembro 13, 2005

“Sintam no âmago das suas identidades,
a nutrição, a dádiva e o mistério da Mãe.
Haverá um retorno e um despertar da Deusa Mãe.”*

ART-MONTSERRAT

A DEUSA É TODAS AS DEUSAS
E UMA SÓ DEUSA DESDE O PRINCÍPIO DOS TEMPOS


Lisboa inteira, cristã, laica e pagã consagrada
à Virgem Católica, dos padres e dos políticos…
A Humanidade não precisa de Procissões de velas nem penitências, mas de amar a Terra e a Mulher, respeitando a sua integridade e a Natureza!


Uma amiga disse-me, porque eu me recusei a ver, que as ruas de Lisboa estavam apinhadas de gente, milhares de pessoas silenciosas seguiam o andor da Nossa Senhora de Fátima, ao longo da Avenida da Liberdade, parado o trânsito, guardada pelos seus carrascos, padres e bispos, ridiculamente com vestidos e com os paramentos das antigas sacerdotisas que perseguiram e baniram da sua igreja, prisioneira a Deusa numa Imagem de louça vazia, fetiche de um poder secular que a oprime, e oprime todas as mulheres, que a reduz a ELA e desvirtua da sua humanidade de Mãe e Mulher, convertendo-a em estandarte do seus paradoxos - como negar à mulher o direito de sacerdócio - e aproveitarem-se das mulheres, na base de uma miragem da miraculosa e imaculada mãe, em obediência ao Filho e ao Pai, redentora de pecadores que somos todos nós, principalmente as mulheres por existirem, manifestamente segregadas das suas igrejas e repudiadas pelos padres misóginos e ascetas…

HÁ SEM DÚVIDA UMA RESPOSTA COLECTIVA, PRINCIPALMENTE DA PARTE DAS MULHERES, AO APELO DA DEUSA MÃE FACE Á NECESSIDADE EMERGENTE DO PRINCÍPIO FEMININO, MAS É RIDÍCULO O APROVEITAMENTO DA DEUSA-MÃE, PELA PARTE DOS POLÍTICOS DE DIREITA E DA IGREJA, QUANDO NEGAM ÀS MULHERES O DIREITO À SUA AUTO-DETERMINAÇÃO (NO CASO DA INTERRUPÇÃO VOLUNTÁRIA DA GRAVIDEZ, POR EXEMPLO)E À SUA PLENITUDE COMO MULHERES LIVRES E DE PLENOS DIREITOS!!!
Mas
“A Deusa é uma consciência que permite todas as coisas. É a fonte que mantém toda a união, a cola da criação. Este é um conceito difícil de ser absorvido por algumas pessoas. É difícil para as mulheres conceber uma energia poderosa, que corre através do seu próprio sangue, em semelhança com elas mesmas. É chocante para os homens pensar que, talvez, uma vibração feminina possa ser a fonte que está por detrás de todas as coisas.”*

A Senhora, a Grande Deusa-Mãe, Princípio Criador, pouco ou nada tem a ver com este aproveitamento da ignorância popular de religiosos e políticos, quase carnavalesco se não fosse tétrico, de que os padres e a Igreja de Roma se servem para amarrar ainda mais as mulheres e manter na estrita ignorância as populações através do medo do pecado e da guerra, das pestes e doenças, instigando o ódio às mulheres, que marcham como manchas negras e anónimas nas procissões, caminhando batendo no peito um mea culpa, anuladas da sua essência, caladas e sofredoras como as suas freiras e santas, a quem eles patriarcas do deserto roubaram a vitalidade e a essência.


"É verdade que o Criador Primordial é uma vibração feminina. A Fonte, como a conhecemos, é uma vibração feminina. Os consortes deste princípio feminino, a vibração masculina, competindo pelo amor da Deusa, começaram a se fragmentar num mau uso da energia, há milhões de anos. Vocês constituem uma parte fragmentada desse mau uso de energia.”*

Que venha A Antiga e verdadeira Deusa, que se manifeste, sim! Que o mundo inteiro Lhe seja consagrado, mas sejam as mulheres as suas representantes e sacerdotisas em festa livre e pagã, enfeitadas de flores e risos de esperança, cheias de compaixão e amor no coração e não este pesadelo trágico das aves agoirentas do Cristo crucificado pelo "pecado dos homens", mas em que as mulheres é que pagam sempre as favas…
Mas mesmo assim,
"A Deusa é muito generosa. Ela permaneceu por detrás da cena nessa batalha do patriarcado, porque sabe que é a força criativa em todas as coisas e que todas as coisas precisarão finalmente de reencontrá-la.”*

Sim,
“Houve um declínio e uma queda da Deusa por razões muito importantes. A energia da Deusa sempre reconheceu o direito da fertilidade. A energia dela não é como no mundo ocidental; para ela, o sexo não era vergonhoso. A Deusa amava o sexo, que é obviamente, a herança natural dos humanos.”*
<

*IN TERRA - CHAVES PLEIADIANAS PARA A BILBLIOTECA VIVA
BÁRBARA MARCINIAK

sábado, novembro 12, 2005

"CABE ÁS MULHERES REDESCOBRIR O FEMININO,
DAR À LUZ UMA ALMA NOVA,
CAPAZ DE ASSUMIR A SUA DIMENSÃO CÓSMICA."


"A mulher é o canal
chamem-lhe inferior ou superior, já que é os dois,
ela que pode, sem intermediário,
religar a Terra e o Céu."


in "OS PORTAIS DO TEMPO"
Antónia de Sousa -

ART-MONTSERRAT


O FEMININO E A ECOLOGIA:

UMA VERDADEIRA ECOLOGIA TERIA DE SE BASEAR NA NOVA CONSCIÊNCIA DO FEMININO E NO CULTO DA GRANDE MÃE. SEM A DEUSA E A ELEVAÇÃO ESPIRITUAL DA MULHER E A SUA CONSAGRAÇÃO COMO INICIADORA DA VIDA, A NATUREZA MORRE…

A MULHER QUE DÁ À LUZ E A MULHER QUE AMA SÃO UMA SÓ. SEM AMAR E RESPEITAR A MÃE A TERRA E A MULHER O HOMEM CONDENA O PLANETA A SER UM DESERTO A QUE OS SEUS PATRIARCAS O CONDENARAM HÁ MILÉNIOS NAS SUAS GUERRAS RELIGIOSAS E DE PODER.

A ECOLOGIA DOS PARTIDOS POLÍTICOS Á ESQUERDA É ESTÉRIL E TRAI OS PRINCÍPIOS DO EQUILÍBRIO PORQUE NEGA O SAGRADO E NÃO ACORDA A MULHER ESSÊNCIA, A MULHER LIGADA À MAGIA E À CURA, NÃO LIGA A MÃE E A AMANTE.


(...)
"No nível mais profundo da psiquê, continuamos vinculados com a Mãe-Terra, que nos trouxe à vida e nos alimenta. A conexão entre o eu profundo e o mundo natural foi denominado de inconsciente ecológico, que estaria um passo além do inconsciente colectivo junguiano. Um espaço/tempo onde Psiquê encontra Gaia.

Quando o movimento feminino e o movimento ecológico se encontram, surge o Ecofeminismo, que busca uma nova visão de mundo, com ênfase nas transformações dinâmicas, nos processos cíclicos e na interrelação de todos os seres. Intimamente ligado a uma espiritualidade feminina, recupera o mundo natural como sagrado - matéria imbuída de espírito - revalorizando o corpo e suas funções, incluindo a sexualidade, o nascimento, o envelhecimento, a morte.

A espiritualidade feminina recupera a concepção da Deusa, entendida como esta totalidade que nos engloba a todos: mulheres, homens, plantas, animais, minerais. Ela é o próprio mundo e o princípio de vida que pulsa em cada ser criado. Ela é o ecosistema.

O que se busca é uma nova identidade humana, uma inteireza que inclua além da racionalidade, da auto-confiança e do poder do intelecto, os aspectos intuitivos, compassivos e o poder de cura de cada pessoa. Uma identidade humana que nos inclua, de modo consciente, na natureza sagrada de todos os seres na Terra.

Precisamos nos conscientizar que somos feitos dos mesmos elementos que constituem toda manifestação: terra, água, ar e fogo.

Nós somos parte - e apenas uma - do ecosistema!"

(in “Caldeirão da Bruxa)

sexta-feira, novembro 11, 2005

A MULHER CRUXIFICADA AO FETO


A VERDADEIRA VISÃO CRÍSTICA DA MULHER:
A MULHER COMO MATRIZ E SUSTENTO


Tal como os homens pensam ainda hoje em dia, e as mulheres foram induzidas a pensar, muitas acham que "elas não servem senão para gerar filhos e que nesses corpos se vêm fixar as almas. Mas não! As mulheres são desde toda a eternidade a Matrizes e o Sustento de muitas outras coisas. Elas são antes de tudo o mais, as reveladoras do Conhecimento.
O Princípio Feminino e o poder da Mulher vem agora para quebrar as cadeias de todas as rotinas e tiranias.
Esse poder fala da “curiosidade imaginativa” sagrada e cria assim um espaço em constante expansão na Consciência da Humanidade. É aí que se encontra o verdadeiro papel da Matriz. Ela gera e alimenta “outra coisa” de “doutra maneira” e é essencial e necessária para a Vida concluir a sua obra.”

“É por isso que eu vos digo,
é preciso que a mulher veja a Mulher QUE ELA É em si mesma e que o homem a aceite nele próprio
. O acordar deste mundo exige essa mutação! O Fogo feminino é um fogo da Terra, e reparem, se temos necessidade do Ar que vem do Céu, o inverso não se pode negar. Todos os que sabem ou entendem o que eu digo, vêem que o Céu e a Terra se atraem um ao outro, que não existem independentes um do outro. Por isso é preciso que os homens aceitem este ensinamento e que as mulheres não temam mais desvelar a sua função...e só então o mundo entrará em metamorfose”.

SÓ O FOGO FEMININO LIMPA...
(...)
“Que a vossa humanidade tenha balançado entre monarquias e ditaduras e depois repúblicas não muda nada no mundo pois o vento que sopra as suas velas não é senão expressão de relações de força e de domínio. A incessante luta interior em que se debatem as vossas almas entre o dominador ou o dominado é uma limitação, é a verdadeira pobreza de que tem de se libertar.
O Fogo Feminino que está hoje em dia A COMEÇAR A DESPERTAR tem como Missão por fim a esse combate interior. Ele tem como função reinventar o Homem e a Mulher neste mundo, de revelar outra imagem, outro ser mais completo, mais solar, mais cristão no sentido universal do termo.”


VISIONS ESSÉNIENNES
Daniel Meurois-Givaudan

quinta-feira, novembro 10, 2005

Insensibilidade católica

O acto de violação é um «crime horroroso», mas «praticar o aborto de um feto são, fruto, embora, de um acto abjecto, é fazer pagar a vítima inocente pelo criminoso».

A frase citada pertence ao médico Walter Oswald. Foram as palavras com que o director do Instituto de Bioética da Universidade Católica inaugurou as conferências do Congresso Internacional da Nova Evangelização a decorrer em Lisboa.
O referido médico é, há décadas, simultaneamente um dos mais influentes responsáveis das comissões nacionais de ética da Ordem dos Médicos e dos Hospitais portugueses.



Não vale a pena recordar o passado tenebroso de uma Igreja que gosta de se apresentar como campeã da defesa da vida. Não houve crime nem execração que não cometesse em dois mil anos.

Vale a pena reler a frase e ver a absoluta insensibilidade em relação à mulher violada, o desprezo que a Igreja, de que o referido médico é um dos leigos mais estimados, nutre pela mulher.

Não posso deixar de recordar João Paulo II, perante as gravidezes das freiras violadas por militares, no Kosovo. Pô-las perante a alternativa de darem os filhos para adopção ou abandonarem o convento.

# um artigo de Carlos Esperança, publicado às 00:03
IN DIÁRIO ATEÍSTA
(...)" Não falando dos males que o homem faz ao homem, tais como a pobreza, o encarceramento, a infâmia, a vergonha, o tormento, a traição, a cilada, o ultraje, a fraude; seria impossível enumerá-los todos. Não vos vou referir que crimes cometeram os homens, nem que deus irado os coagiu a nascer para tais misérias. (...)
IN "O ELOGIO DA LOUCURA" - DE ERASMO


ÀS SANTINHAS DA RUA AUGUSTA,
PREFIRO AS BRUXAS QUE ERAM SACERDOTISAS E FADAS DISFARÇADAS...


Há dois dias pousavam algumas raparigas tal estátuas representando santas conhecidas, enquanto os meninos de coro e outros meninos sorridentes, monges e freiras, destribuiam sorrisos e davam cascóis de futebol com dizeres "Cristo Vivo" e andam a passear todos felizes por Lisboa, enquanto em Paris os meninos maus de outro deus, quiça morto, queimam carros e escolas e fábricas...

Aquilo que pensamos extinto da sociedade, ou a violência reprimida continua latente no inconsciente da humanidade e quer os homens quer as mulheres vivem permanentemente com esses "fantasmas" se não enfrentarem o seu lado Sombra e se não se consciencializarem de que são cada um as duas faces da mesma moeda...Não é negando o nosso lado negro e fingindo-nos santos ou sendo bonzinhos - como prega a igreja católica - que as pessoas se libertam ou se encontram a si mesmas! A história mostra-nos as lutas e as loucuras sempre presentes dos homens e a sua sociedade de antagonismos e essa luta de contrários passa-se primeiro em cada ser humano!
Não é na negação ou ocultação desta realidade que nos libertamos, mas enfrentando os nossos medos e preconceitos, corrigindo os erros como que extraíndo o verme da ignorância e o medo ancestral do nosso lado obscuro a que chamamos "diabo" - apenas aquilo que ainda não sabemos ou apenas desconhecemos!

As religiões foram e são a forma mais desastrosa de contaminar pelo ódio, criando a separação entre crentes de várias religiões, entre os sexos e cometeram as maiores atrocidades sobre as mulheres em nome de um só credo e uma só fé...

"O clima de desconfiança em relação às mulheres teve também predileções profissionais. Quando não era o caso de grandes perseguições orquestradas para expurgar males como a peste, certos ofícios tipicamente femininos tinham precedência na lista de denúncias. Curandeiras, vitais para uma sociedade onde a medicina ainda era uma ciência incipiente, tornavam-se herejes e apóstatas da noite para o dia. Cozinheiras também viviam sob constante desconfiança, assim como as parteiras."


E em nome de um DEUS único dizimaram-se povos e civilizações, culturas e arte, referências de uma DEUSA, Mãe de toda a Humanidade, primeira referência de Amor. A Mulher foi cindida em duas (a mãe e a prostituta) e essa divisão originou para o próprio homem uma cisão da sua natureza: em luta contra o seu feminino (dentro e fora) o homem tem vindo a tornar-se uma espécie de "travesti" pois em vez de integrar o seu lado feminino como uma sensibilidade própria ou ver esse feminino no na mulher verdadeira, acaba também por transformar a mulher no seu travesti ou numa mulher "igual" masculinizada.

A Mulher está a tornar-se assim um ser em extinção: já é militar e vai à guerra, enquanto que o homem se torna misógino por consequência da sua atitude histórica e religiosa, ou num onanista ou pedófilo...
Na óbvia crise dos padres, está-lhes ainda empregnada na memória a ideia da mulher satânica e diabólica, a BRUXA, enquanto que as crianças (da sua preferência) são os "anjinhos salvadores" que os levarão para o céu... O resultado dessa ignorância e divisão está à vista. Violência sistemática sobre a mulher, abuso de crianças, violência dos adolescentes na sociedade e guerra "viril" em todo o planeta...

r.l.p.

quarta-feira, novembro 09, 2005

A SERPENTE, ASSOCIADA AO CULTO DA TERRA E DA DEUSA TORNOU-SE UM ANIMAL MADITO EM VEZ DE SAGRADO! O ORÁCULO DE DELFOS E A PITONISA FORAM DESTRONADOS POR APOLO...



ORIGEM E CAUSA DA DIVISÃO DA MULHER EM DUAS: A DESTRUIÇÃO DO CULTO DA DEUSA MÃE E A SUPRESSÃO DO VALOR DA MULHER ENQUANTO SUA REPRESENTANTE NA TERRA E INICIADORA DO AMOR DIVINO.

(...) “Mais do que nunca, a Virgem Maria ia tomar o lugar de todas as deusas da antiguidade, suavizando os seus traços, abandonando a sexualidade, mas permanecendo sempre aquela que dá a vida e o alimento”.(...)

Substituindo assim, “uma divindade feminina cuja função materna se desdobrava necessariamente numa função erótica. Sabemos muito bem que essa função erótica iria ser escondida desde o início de um cristianismo inteiramente orientado para uma masculinidade triunfante e uma castidade exemplar, resultante a maior parte do tempo de um terror instintivo relativamente aos mistérios da mulher”


in A grande Deusa
jean markale

(...) "É o que emana da própria tradição cristã, no que ela vai aurir ao Antigo Testamento: “Eu fui criada desde o início e antes dos séculos”, segundo o Eclesiastes."

MAS A MULHER SAGRADA E ERÓTICA É BANIDA PELA IGREJA DE ROMA EM FUNÇÃO DE UMA MULHER CASTA E MATERNAL, OBEDIENTE AO MARIDO E FIEL AO SEU SENHOR, TAL COMO A SUA VIRGEM CATÓLICA.
O SEXO EM SI E A MULHER COMO TENTADORA DO MAL É CONDENADA E PERSEGUIDA E O AMOR SENSUAL PASSA A SER PECADO, A NÃO SER QUE CUMPRA AS FUNÇÕES ESTRITAS E ESTREITAS DO JUGO DE ROMA...MAIS TARDE, AS MULHERES QUE OUSAREM DESOBEDECER SÃO PERSEGUIDAS E QUEIMADAS NAS FOGUEIRAS COMO BRUXAS EM TODO O MUNDO.

DESDE ENTÃO, AS FORÇAS VITAIS E AS FORÇAS DA NATUREZA E TODA A SUA HARMONIA, TANTO HUMANA COMO ECOLÓGICA, PASSARAM A SER AFECTADAS PELO DESEQUILÍBRIO DOS PRINCÍPIOS, E PELO PREDOMÍNIO DE UM SÓ.
SEM O EQUILIBRIO ENTRE O YIN E YANG O PLANETA DOMINADO PELO MASCULINO E PELA SOCIEDADE PATRIACALISTA, LEVA O MUNDO A ESTADOS DE RUPTURA COM A NATUREZA MÃE, E À VIOLÊNCIA EXTREMA QUE É O QUADRO A QUE ESTAMOS A ASSISTIR, QUER DO PONTO DE VISTA DAS CATÁSTROFES QUER DA VIOLÊNCIA HUMANA, AS GUERRAS, A FOME E AS PESTES ANUNCIADAS...

terça-feira, novembro 08, 2005



"O modelo dos homens, a meu ver falhou."

UM HOMEM LÚCIDO: JOSÉ SARAMAGO

“SE NÃO HOUVER UMA REVOLUÇÃO DAS CONSCIÊNCIAS,
A HUMANIDADE ESTARÁ PERDIDA”


“Para Saramago, as grandes massas estão subjugadas, não por um poder ideológico, mas por um fenómeno de globalização económica. O modelo masculino do mundo falhou e as mulheres ainda não foram postas á prova.”

- Se não houver uma revolução de consciências, se as pessoas não gritarem: “Não aceito ser apenas aquilo que querem fazer de mim”, ou não recusarem ser um elemento de uma massa que se move sem consciência de si própria está perdida. Não se trata de regressar ao individualismo, mas há que reencontrar o indivíduo. Esse, o nosso grande obstáculo: reencontrar o indivíduo num tempo em que se pretende que ele seja menos do que poderia ser. Damo-nos conta que o mundo se tornou num gigantesco espectáculo. Já não há diferença entre actores e espectadores. Provavelmente a minha visão é negra.”(...)

“É provável que haja no homem que sou uma componente feminina, sem que isso retire alguma coisa `a minha masculinidade. Talvez se tenha de levar em conta outra forma de ilusão que é pensar: como seria se o Poder se estivesse nas mãos da população feminina? Seria tudo diferente? Mas estamos a falar de um sonho, sabemos que , quando as mulheres chegam ao Poder, seguem modelos masculinos. Não foram, porém, postas à prova. O modelo dos homens, a meu ver falhou.”

dn.Tema “ENSAIO SOBRE A LUCIDEZ”
excertos da entrevista do DN por A.M.G.

O HOMEM SÓ SE PODERÁ REENCONTRAR SE REENCONTRAR A MULHER A MÃE E A DEUSA;
ESSA É A GRANDE REVOLUÇÃO DAS CONSCIÊNCIAS, A ÚNICA QUE PODE ALTERAR O PARADIGMA SOCIAL DECADENTE EM QUE VIVEMOS. SÓ A INTEGRAÇÃO DA POLARIDADE FEMININA E A CONSCIÊNCIA DO FEMININO PODERÁ TRAZER O O EQUILÍBRIO Á HUMANIDADE EM PERMANENTE CONFLITO DESDE QUE A DEUSA FOI SUPRIMIDA DA FACE DA TERRA.

A REVOLTA DOS FILHOS SEM MÃE, OS FUNDAMENTALISTAS DE QUALQUER RELIGIÃO PATRIARCAL, ESTÁ NAS RUAS DE TODO O MUNDO: NA VIOLAÇÃO DA MULHER, NO ASSASSÍNIO E NA GUERRA, EM CADA ARMA DE AFRONTA APONTADA AO IRMÃO, SEJA ELE PRETO, BRANCO OU ÁRABE.

segunda-feira, novembro 07, 2005

“Vi, Senhora, dias sombrios, meses tristes e anos de ânsia,
Vi, Senhora, catástrofes, desordens e violências”.




ISIS SEM VÉU A TI REZAMOS

Senhora minha, Mãe misericordiosa,
Neste mundo eu sou todas as mulheres
Que neste planeta sofrem há milénios...

Sou a vagabunda, a prostituta, a estrangeira e a louca...
Sou a inválida, a doente, a desgraçada e a histérica;

Sou a mulher árabe condenada a cobrir o rosto
Proibida pelos homens de falar, sorrir e olhar.

Sou todas as mulheres perseguidas e queimadas
Nas fogueiras da Inquisição, que eu não esqueço!

Senhora dos Oráculos, dá-me a tua Visão de Paz e Amor
Ouve a minha prece: vem a este Mundo e impera de novo!

Ó vem e salva a Terra e a nós mulheres, desta barbárie.


R.L.P.


A IMPORTÂNCIA DA MÃE DIVINA
E AS FORÇAS DA NATUREZA


“Á força de rejeitar o que a Feminilidade traz como solução à angústia do homem, cria-se em todo o caso uma humanidade perfeitamente neurótica.
(...)
Suprimindo a noção de Mãe-Divina, ou submetendo à autoridade de um deus-pai, desarticulou-se o mecanismo instintivo que fazia o equilíbrio inicial: daí advém todas as neuroses e outros dramas que sacodem estas sociedades paternalistas.
(...)
Esta querela entre o natural-instintivo e a razão, nunca passou de uma falsa questão, sendo responsável pela cegueira desta sociedade que, querendo corrigir o instintivo, castrou o ser humano do que era a sua profunda natureza.”


In LA FEMME CELTE - de Jean Markale


EM FÁTIMA:
Maria Betânea, Joana, Kátia Guerreiro,
Marco Paulo e Criatiana Torloni


Assistimos há dias a uma grande manifestação de amor e evocação da Deusa perante a Imagem da Nossa Senhora de Fátima, com várias cantoras, portuguesas e brasileiras - houve só um cantor - a cantar e a apelar para a Deusa Mãe...

Ainda que sob o control do Patriarcado e debaixo do Dogma de Roma, e ainda a ignorância do povo, a Nossa Senhora que evocamos no nosso coração e cujo culto difundimos, não é senão a expressão e a memória da Adoração da Grande Deusa, Princípio Feminino e Criador da vida.

Pela urgente necessidade do seu Amor e Compaixão, a Humanidade inteira acaba por expressar e apelar às Forças do Feminino representadas pela Nossa Senhora de Fátima ou qualquer outra Deusa adoptada e manipulada pelo catolicismo.

O importante é que esse apelo ancestral da Deusa Mãe e Senhora da Vida seja feito para que Ela volte a reinar na Terra Soberana.

domingo, novembro 06, 2005


A VISÃO INTERIOR DO SEMELHANTE:
VER DENTRO DE SI O OUTRO É DESEJAR...
- DESEJAR É INVEJAR SER O OUTRO?


A palavra francesa para desejo ENVIE é a meu ver a que melhor exemplifica a duplicidade do sentimento inveja-desejo porque na língua francesa temos a mesma raíz enquanto que em português a dividimos em dois conceitos distintos e separados criando a ilusão de serem diferentes os sentimentos e só em parte o são ou na aparência dos factos, porque a censura moral "CATÓLICA" nos impede de desejar o que não podemos possuir e assim achamos que o desejo é legitimado SÓ pela permissão social (RELIGIOSA) o objecto do nosso desejo - um outro possível - mas repudiamos a ideia da inveja como de um pecado quando os dois conceitos estão interligados e nascem ou fazem parte de uma só emoção inicial:

Ver o outro de dentro e confundi-lo connosco mesmos, o que acontece geralmente no desejo “amoroso” (desejo de posse e de onde deriva ainda o ciúme - medo de perder o que se julga possuir e também uma forma de inveja natural como se de nós mesmos se tratasse...)

Exemplo: “Envie” _ j’ai envie de toi...je t’envie tes seins...) (desejar-invejar) ; invidere (ver dentro) (invejar: desejar o outro que se vê dentro?)

O DESEJO E A INVEJA

“Ver-se a viver noutro, sentir o outro dentro de si mesmo sem o poder afastar. O invejoso, que parece viver fora de si, é um ensimesmado; invidere já diz pela sua composição, o dentro que há nesse olhar o outro. Olhar e ver o outro não fora, não ali onde o outro realmente está, mas sim num dentro abismal, num dentro alucinatório onde não se encontra o segredo que faz com que cada um se sinta a si próprio, em confundível solidão.

Ver-se a viver noutro ensimesmadamente. O ver viver outro no espaço externo, fora não provoca inveja. Ver objectivamente, isto é, ver cada coisa e cada ser no espaço que lhe for adequado, é próprio daquele que já não pode invejar.Porque só o semelhante pode invejar.
(...)
Ver um semelhante é ver viver alguém que vive como eu, que está na vida à minha maneira. Só ele pode ser sentido nesta implicação da inveja, porque só ele pode estar implicado na minha vida. É que ao ver o semelhante não o vejo objectivamente no espaço físico, sinto a sua vida na minha vida. Ver adequadamente o semelhante é a prova suprema da visão."

(...)
MARIA ZAMBRANO - Filósofa espanhola

sexta-feira, novembro 04, 2005

"GATO QUE ME FITAS COM OLHOS DE VIDA,
QUEM TENS LÁ NO FUNDO"
(F.Pessoa)



"O olhar dos gatos estabelece um verdadeiro elo telepático que permite mergulharmos magicamente no cosmos numa troca de energia vbratória. O gato é um íman, um fixador do invisível que nos rodeia e que nós nem sempre sabemos reconhecer!"



TEM ALERGIA AOS GATOS?

"Se vocês forem alérgicos a gatos, isso indica muitas coisas. Temos trabalhado com muitas pessoas no que se refere às suas alergias. Uma das primeiras coisas que ser alérgico a gatos indica é que a pessoa tem dificuldade em permitir a entrada em sua vida da intimidade do amor. O gatinho lhes dá uma certa quantidade de lealdade e amor e, quando chega perto, vocês podem ser incapazes de aceitar essa conexão profunda com um outro ser. Essa é uma representação simbólica de alergia a um certo animal." in TERRA

quinta-feira, novembro 03, 2005

É PRECISO E URGENTE AMAR A TERRA MÃE
ATRAVÉS DA REATIVAÇÃO DO PRINCÍPIO CRIADOR





“É verdade que o Criador Primordial é uma vibração feminina. A Fonte, como a conhecemos, é uma vibração feminina. Os consortes deste princípio feminino, a vibração masculina, competindo pelo amor da Deusa, começaram a se fragmentar num mau uso da energia, há milhões de anos. Vocês constituem uma parte fragmentada desse mau uso de energia. (…)

A Deusa é uma consciência que permite todas as coisas. É a fonte que mantém toda a união, a cola da criação. Este é um conceito difícil de ser absorvido por algumas pessoas. É difícil para as mulheres conceber uma energia poderosa, que corre através do seu próprio sangue, numa semelhança com elas mesmas. É chocante para os homens pensar que, talvez, uma vibração feminina possa ser a fonte que está por detrás de todas as coisas.

Sintam no âmago das suas identidades, a nutrição, a dádiva e o mistério da Mãe. Haverá um retorno e um despertar da Deusa Mãe.
(…)

A Deusa nascerá através de vocês, sejam vocês do sexo masculino ou feminino. Houve um declínio e uma queda da Deusa por razões muito importantes. A energia da Deusa sempre reconheceu o direito da fertilidade. A energia dela não é como no mundo ocidental; para ela, o sexo não era vergonhoso. A Deusa amava o sexo, que é obviamente, a herança natural dos humanos. Porém, como em todas as coisas, a energia sexual foi mal utilizada.”

MAS
“ A Deusa é muito generosa. Ela permaneceu por detrás da cena nessa batalha do patriarcado, porque sabe que é a força criativa em todas as coisas e que todas as coisas precisarão finalmente de reencontrá-la.”



TERRA - BIBLIOTECA VIVA
Barbara Marciniak

quarta-feira, novembro 02, 2005

“Gostaríamos que cada um de vocês conhecesse a Deusa. Estabeleçam como objectivo chamá-la, chamem-na dentro de si mesmos. Convidem-na a ensiná-los sobre a vida. Ela começará a trabalhar em vocês de maneira muito profunda a ensiná-los.”

PARA ISSO É TEMPO DE AS MULHERES SE CONECTAREM COM A SUA ESSÊNCIA E OUSAREM FALAR SEM MEDO DE SI PRÓPRIAS

“É TEMPO DE SE FALAR, MOSTRAR E COMPARTILHAR O CONHECIMENTO DAS MULHERES, DE UMA MANEIRA MÁGICA, MÍSTICA. É TEMPO DE AS MULHERES DESCOBRIREM MAIS SOBRE OS SEUS PRÓPRIOS MISTÉRIOS – SEUS PROCESSOS DE MENSTRUAÇÃO E NASCIMENTO E OS CICLOS DE SUAS EMOÇÕES.

É tempo de compartilhar com os homens. Muitas mulheres perguntam-se ainda “O que é que eu posso partilhar? Eu mesma não me compreendo”. É tempo pois de se voltarem para dentro de si mesmas e perguntar-se: “o que eu sinto? Se tivesse de explicar a alguém o que é ser mulher, o que seria? O que posso fazer para me tornar mais como a deusa num corpo de mulher – mais uma criadora de magia?”
A DEUSA INTERIOR É AQUELA QUE SABE – QUE LEVA INFORMAÇÃO DE UM SISTEMA PARA OUTRO.”
IN TERRA - CHAVES PLEIADIANAS PARA A BILBLIOTECA VIVA
BÁRBARA MARCINIAK
3 POEMAS MEUS...



Senhora...

Eu sou a tua coroa e o teu diadema,
A Rosa que se abre no meu peito
Quando o ar que pela tua boca respiro
Entra na minha e te beijo...

Amar-te mais não posso,
nem mais nada deste mundo anseio.
Porque és tu ó Deusa Mãe
quem desde sempre vive e respira
dentro do meu peito...


in "Antes do Verbo Era o Útero"
ROSA LEONOR PEDRO


Feitiço

Sou possessa sim,
mas de amor o teu!
Amante de mim sim,
mas de tanto em mim viveres,
ó Deusa.

Sou crente e serva de um só olhar,
o teu invisível olhar,
que me fulminou de magia
e ardente nostalgia,
mal nasci!



Magia

Quando te vejo, é como se à terra descesse um anjo...
Quando te olho, nem a minha alma crê naquilo que vê!

Como se no deserto estivesse e visse uma miragem,
Ou como se, no delírio da febre, tivesse uma alucinação,
Assim é a tua imaculada imagem no meu coração...

Cúmulo do delírio, no inimigo vejo o amigo,
No outro vejo-me a mim, e por mais que eu queira,
Não consigo desfazer a magia com que o teu olhar me encantou



In “MULHER INCESTO”
ROSA LEONOR PEDRO

terça-feira, novembro 01, 2005

"Há 250 anos deu-se uma das maiores catástrofes naturais que a Europa da modernidade viu. O terramoto de 1755 destruiu uma das mais opulentas capitais do mundo e matou dez mil das duzentas e cinquenta mil pessoas que habitavam em Lisboa naquela manhã de Novembro."
in Diário Ateísta


- Hoje "Portugal assinalou 250 anos de um dos maiores sismos jamais registados Caiu então Lisboa e o resto do esplendor imperial" in Público


O Halloween comemorado na noite de 31 de outubro de uma forma burlesca ou divertida pouco ou nada têm a ver com as cerimónias sagradas da antiguidade, outrora ligadas ao Culto da Terra e da Deusa Mãe.

No aspecto religioso, muito deformado pela censura cristã dos cultos pagãos, esta ocasião, tornou-se conhecida como a Vigilia da Festa católica do dia de Todos os Santos, dia 1 de novembro. Hoje portanto.

"Estudiosos de folclore acreditam que os costumes populares do Halloween contêm traços do Festival da Colheita, realizado pelos romanos em honra a Pamona (deusa das frutas), e tambem do Festival Druida de Samhain (Senhor da Morte e Principe das Trevas) que, de acordo com a crença, reunia as almas dos que tinham morrido durante o ano para os levar ao céu dos druidas neste dia exacto. Para os druidas, Samhain era o fim do verão e o festival dos mortos. 31 de outubro marca tambem o termino do ano celtico."

Na realidade toda esta tradição tem proveniências e implicações muito mais sérias e profundas, que estão ocultas à mente comum, delapidadas por contadores de histórias e por estes "estudiosos de folclore" que relatam os factos muito superficialmente.


COMEMOREMOS AS DEUSAS E AS MULHERES QUE DÃO CORPO
À SACRALIDADE DA VIDA PARA LÁ DA MORTE
A INEBRIANTE DANÇA CÓSMICA DO CORPO FEMININO

"Esta vista de mar, solitariamente,
dói-me. Apenas dois mares,
dois sóis, duas luas
me dariam riso e bálsamo.
A arte da natureza pede
o amor em dois olhares"

Fiame Hasse P. Brandão,
in As Fábulas, 2002


AS DIFERENÇAS ENTRE OS PRINCÍPIOS
FEMININO E MASCULINO


"Nós estamos actualmente no ponto crítico entre duas tendências, entre dois sistemas de valores. Estes dois sistemas correspondem aos dois princípios:

- numa etapa da evolução, a espécie favorisa o princípio masculino e os valores a ele associado, de opressão, competição, de poder;

- numa outra etapa, a espécie favorisa o princípio feminino e os valores que lhes estão associados, o império sobre si, de cooperação, e de vantagens mútuas.

Com o princípio masculino, é a sobrevivência do mais forte; com o princípio feminino, a sobrevivência do mais sábio. É preciso perguntar-se a que levaria essa mudança de atitude ao colocar-se a ênfase sobre os termos do feminino. Que valores adviriam dessa nova atitude, tanto no plano colectivo como individual."