O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

terça-feira, maio 30, 2006

A IDADE DE KALI YUGA


Querida Igaci:

É terrível quando nos começamos a aperceber e a saber melhor a actual condição da mulher no Mundo, nomeadamente em África...
Se no Ocidente "civilizado" a vida da maioria das mulheres é trágica, em África é o horror dos horrores, pior ainda do que nos países árabes.
Você diz que fica deprimida e compreendo o que você sente, pois qualquer mulher devia ficar não só deprimida, mas agoniada e revoltada por saber como a sua "espécie" é tratada só porque é mulher...O sofrimento, as humilhações, os abusos, as violações e a prostituição são flagelos horríveis que atingem todas as mulheres do mundo e só uma minoria de mulheres, das quais nós fazemos parte, têm a sorte de estar livres dessa opressão exploração e terror...

Imagino as mulheres de Leste e até do Brasil que são exportados para a Europa a terem de se sujeitar e obedecer a mafias ou a gigolos que as prostituem e exploram em seu benefício e que as mulheres que são livres e algumas com consciência social, as políticas e artistas ou escritoras, já não falo nos Estados nem nos Governos que nada fazem, não empreenderem todos os seus esforços para minorar o sofrimento de milhões de mulheres que são assim tratadas em todo o mundo e continuem a seguir com afinco a sua carreira ou a perseguir a fama, a moda e os desfiles e a comprar perfumes de marca, carros, casas e a ir dançar, rir e beber aos fins de semana para esquecer a rotina e o tédio...

Não sei o que lhe dizer...eu fico doente com tudo isto e as vezes penso que gostaria de voltar a ser uma activista, como fui em tempos ("revolucionária") e poder trabalhar num campo de acção efectiva, mas tudo o que existe é quase só teórico, como o foram as ideologias - as ideias e os ideais em nada mudaram o essencial da condição da mulher, nem do coração do homem...
Nem se consegue chegar a esses Países onde os costumes e a ignorância é tão entranhada, tão abissal ...

Você aí eu aqui que podemos nós fazer pela condição tão dramática das mulheres neste Planeta se a própria Terra é destruída pelos homens da guerra?

Falo então (ou escrevo) sobre a Consciência da Mulher (no Ocidente) como uma possibilidade quase remota de chegar a uma quantidade cada vez maior de mulheres para que possam depois expandir-se em possíveis movimentos e acções, mas receio bem que não passe de mais uma Utopia...É por isso que às vezes me apetece desistir desta Página...Mas, como tenho dito, se houver meia dúzia de mulheres mais esclarecidas e que mudem a sua própria vida a partir de dentro já é muito, pois nada poderemos fazer pelo mundo ou pelas outras mulheres se não mudarmos ou não nos libertarmos nós mesma da opressão social e do medo do “pecado”...
Não se deixe abalar tanto pelo sofrimento atroz dessas mulheres que sofrem a níveis de barbaridade e tente ficar serena dentro de si mesma pensando no que pode mudar na sua vida ou ajudar a sua filha...é assim que se começa...
É verdade que as mulheres são em quantidade e em particular as maiores vítimas; custa-me a dizer isto, mas os homens também sofrem do seu erro e ódio, só que não querem ver pois pensam que detêm o poder, sobretudo sobre as mulheres…

Haverá um momento em que todo este enigma do mundo (o que está por detrás de tudo o que vemos e sabemos LEIS Universais) se nos revele e assim possamos um dia, quem sabe, compreender o porquê de tanta injustiça e inverdade, e como consequência, miséria, fome e sofrimento no mundo, principalmente das mulheres?

Talvez o mundo ainda dê uma volta...e aí é preciso ter Fé no Amor da Deusa Mãe...

Um enorme e fraterno abraço
Rosa leonor

Enquanto isso em África...as meninas são cortadas a sangue frio e depois costuradas, porque "...Uma menina costurada não vai se divertir por aí, pois tem medo da dor e de que a família descubra quando a examinar - o que é feito todas as semanas."

Sem comentários: