O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, agosto 17, 2006

A GUERRA E
“A MORTE DAS MULHERES”…


“Já sabemos que há muito crime passional é uma prática favorita dos homens portugueses e os números estão aí para o ilustrar, mas de vez em quando a sequência é horripilante” (in D.N. António Costa Pinto)


OS FILMES MADE IN USA...

Vi imagens horripilantes que circulam na Net sobre os mortos desta guerra infame no Líbano…Não consegui ver senão o iníco… É tão monstruoso que a Humanidade “civilizada” assista impávida OU COM UM SENTIDO DE “JUSTIÇA” em defesa do seu mundo, como se afinal a Guerra não fosse mais do que um filme de terror made in USA…à imagem daqueles filmes horrendos de assassínio e crimes em série com criaturas brutais cheias de “sangue”, com crianças a arder queimadas por armas mortíferas caídas do céu de um Deus…made in USA e Israel…em que só os seus mortos nos “atentados terroristas” são mortos…

Como é que se discute do alto da Cátedra ou do Púlpito ou no Noticiário em hora “nobre” sobre a justiça e dever desta Guerra assassina…tão assassina como terrorista…
Como é que ONU e Governos discutem tréguas e o cessar fogo enquanto avançavam mais 30.000 mil soldados e as suas armas mortíferos.
Como é que cegos dividem o Mundo em bons e maus e qual das partes é a mais sádica e cruel? A mais estúpida e criminosa?

E a Televisão esse Olho de Abutre sempre atento às catástrofes e sedenta de sangue e fogo…indignada se não a deixam mostrar bem o horror da guerra ou o fogo devorador de casas e animais…
A Televisão esse Monstro que serve “Morangos envenenados” às crianças ao pequeno almoço, que as inicia no sexo mecânico e no crime e as anestesia face a violência e anula qualquer sentido de indignidade humana pela força permanete da sua ficção alienante, reduzindo o ser a autómato e viciado em imagens de ódio e violência que depois repete na adolescência…e adulto.

A Televisão forma potenciais assassinos, violadores e criminosos…Tudo com a bolinha vermelha no cimo do Ecran…
E os políticos esses discutem leis e educação…

Sim, temos que estar prevenidos…há ameaças terroristas, há. E que são os nossos pacíficos homens do povo que deitam fogo à sua Terra e matam as “suas” mulheres?
Crimes passionais que também se aprendem nos filmes de Hollywood e na SIC ou TVI.

Sem comentários: