O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, junho 30, 2006

O pássaro é pois um símbolo de transcendência do Eu Superior, em que os opostos se encontram conciliados, como a gravura do Rosarium em que o pássaro coroa a conjungação do rei e da rainha, do sol e da lua. O pássaro sob a estrela indica o carácter luminoso, numinoso, ou seja, espiritual, dessa união.
(...)
O Andrógino hermético é o símbolo mesmo da transcendência interior: o homem integra a anima, a mulher o animus, nesta dupla fusão. O pássaro é totalizador desta experiência (...)

...O que significa, simplesmente, eu sou a conciliação dos opostos.

Disse-se atrás que o pássaro é um veículo, um transportador. Podemos concluir agora que é um símbolo da ponte que o próprio símbolo é.


in LITERATURA E ALQUIMIA
Y.K CENTENO



"L'écho assourdi d'une symphonie oubliée résonne à nouveau en notre mémoire"


(...) O “eu” é o portador do nome que assiste,
impotente, ao julgamento do seu coração.

O Nome é o verbo aparente da personalidade humana terrestre; ele devia ser a expressão do seu Ka e da sua natureza, se ele estivesse correctamente atribuído. Ele é sempre a fórmula mágica que conserva a sua imagem na memória dos seres.
Ele é a veste do eu egoísta; é por isso, que quando este eu egoísta se apaga diante do homem consciente do seu fim altruísta, nós modificamos o seu nome para o pôr em harmonia com o seu Ser e a sua função verdadeira.

- Porquê que é que a alma - pássaro (BA) fica à parte na cena do julgamento?

- A alma divina é neutra, impassível e indiferente a esta história pessoal.

Se o homem não cultivou a afinidade do seu KA por esta alma, se ele não estabeleceu, por um apelo constante ao seu ser espiritual, a relação que é a sua consciência recíproca, a alma volta para a sua pátria, e o seu ser unificado não se poderá realizar."


In HER-BAK “Disciple”, de Schwaller de Lubicz.
Akhenaton



Andrógino é considerado superior aos dois sexos...

"O neófito tem mais chances de alcançar um determinado modo de ser - por exemplo, tornar-se homem ou mulher - se antes se tornar simbòlicamente uma totalidade. Para o raciocínio mítico, um modo particular de ser é necessáriamente precedido de um modo TOTAL de ser. O andrógino é considerado superior aos dois sexos justamente porque encarna a totalidade e , portanto a perfeição."

M.Eliade

(Imagem tirade de: http://www.akensoft.it/aken2.php)
UMA RECEITA DE ALQUÍMICA DE SOLUCIO


Dissolve então sol e lua em nossa água solvente, que é familiar e amigável,
cuja natureza mais se aproxima deles, como se fosse um útero, uma mãe, uma matriz, o princípio e o fim de sua vida.

E esta é a própria razão pela qual eles são melhorados ou corrigidos nesta água,
porque o semelhante se rejubila no semelhante...
Assim, convém te unires aos consaguínios ou aos da tua espécie...

E como o sol e a lua têm sua origem nesta água, sua mãe, é necessário, portanto, que nela voltem a entrar, isto é, no útero de sua mãe, para que possam ser regenerados ou nascer de novo, e com mais saúde, mais nobreza e mais força.

quinta-feira, junho 29, 2006

OMPHALO: UMBIGO DA TERRA, SÍMBOLO DA DEUSA
OU DO SEU SEIO QUE ALIMENTA


Adorável blogue, sim Senhora. Uma homenagem escrita às Deusas e à devoção que Lhes é devida - e à sagrada feminilidade, contra a arrogância totalitária masculina que impõe uma subalternização de tudo o que não for masculino.
Onphalista | Email | Homepage | 28-06-2006 21:06:03

Vaisseaux omphalo-mésentériques (anatomie). - Ce sont les vaisseaux qui servent à établir les communications entre l'embryon et la vésicule-ombilicale; il y a deux veines qui pénètrent dans l'embryon et se jettent dans le vestibule du coeur, et deux artères qui sortent de l'embryon pour porter à la mère le sang qui a servi à la nutrition.



Tráfico de Mulheres

Muitas mulheres são raptadas, outras são simplesmente iludidas por a promessa de uma vida melhor. O fim para milhões delas é conhecido: a prostituição ou a escravatura. As páginas da imprensa internacional enchem-se destes casos:

Mulheres do leste da Europa após serem violadas e drogadas são forçadas a prostituírem-se na Itália, Alemanha e outros países. A maioria das vezes estas mulheres são atraídas pela promessa de empregos bem pagos e depois são enganadas. Muitas sabem que vão para para trabalhar em bares de alterne, mas desconhecem as regras como o negócio funciona, nomeadamente a retenção de documentos e retribuições.

Em Portugal tem sido impressionante o aumento do tráfico mulheres oriundas de países do Leste europeu, nomeadamente da Ucrânia, Rússia e Moldávia, e da América do Sul.

O tráfico de seres humanos está amplamente espalhado por toda a União Europeia. Estima-se que cerca de 75 mil mulheres brasileiras sejam exploradas sexualmente na Europa (Estimativas oficiais em Setembro de 2004)

Mulheres do sudoeste asiático que trabalham como domésticas no Golfo Pérsico acabam por ser violadas pelos seus patrões.



Escravatura Moderna

Economia da Escravidão

"Há escravos na maior parte do mundo, definitivamente no teu. E tu não podes pensar que isso não é uma preocupação tua: provavelmente comes, vestes ou brincas com produtos que podem estar ligados ao trabalho escravo. Estás implicado na economia da escravidão, gostes ou não.",

in, Colors (Revista da Benetton, Janeiro de 2003).

CARLOS FONTES

(tirado de: http://imigrantes.no.sapo.pt/page4Trafico.html)

quarta-feira, junho 28, 2006

"SAVOIR, VOULOIR, OSER, SE TAIRE ET AIMER...
AIMER...AIMER...AIMER..."




A "divina beleza", que aqui nos aparece envolta em seda verde, ornamentada com prata, ouro e pedras preciosas, possui uma carga fortemente numinosa, e conduz o adepto a uma experiência do centro"(...)


in "AlQUIMIA DO AMOR" de Y.K.Centeno
«O MON COEUR DE MA MERE TU EST LE KA DE MES TRANSFORMATIONS»






"No centro do nosso país, a escolha das grutas naturais ou a construção das artificiais e das tholoi, teria pertencido ao sacerdócio de então, como detentor do conhecimento das correntes da energia telúrico-cósmicas atravessando o nosso solo e os pontos de seu cruzamento, como pontos máximos de sua concentração. Rede de correntes telúricas, por ela ligadas aquelas mais vastas e circundantes da rede cósmica: ou como sua projecção na terra. Seria o conhecimento desta estrutura energética, que teria marcado a nossa geografia sagrada.
Assim, nesta imortalidade telúrica e celeste, doada pala deusa-lua, fazendo-se no devir e ultrapassando-o através da sua dor e alegria, assumindo a terra e sublimando-a no céu, tentemos vislumbrar algo das origens da saudade.
(...)
Pareceu-nos que, tendo a saudade sua existência peculiar neste território e humanidade galaico-português, e sendo dele herdado, suas raízes afundariam na mais funda essência sagrada desse território e humanidade, como sua religião primeva;"
(...)

“A saudade pertencendo ao caminho da Lua, sua salvação é dada no mundo sublunar da transformação, do retorno cíclico da terra ao céu e do céu à terra, através da encarnação e reminiscências; tal ainda aquele regido e simbolizado pela serpente e pela espiral, (...)

Toda a estrutura da saudade pertencerá à metafísica lunar: como nesta, a sua ideia central é a do ritmo, na sucessão e união de contrários através do devir, por um dualismo solucionado numa integração final. (...)



in "DA SERPENTE À IMACULADA” – Dalila L.Pereira da Costa


imagens de Rousseli

terça-feira, junho 27, 2006

margarida cepeda


"Só pode salvar os outros aquele que se salvou a si mesmo, diz o Tao: nada, senão o salvar-se a si próprio pode salvar o Mundo."
"A carruagem da masculinização, que trouxe numa mesma braçada o racionalismo religioso e o positivismo científico, provocou a dessacralização da sexualidade e a redução do eros a festim da corporal – se é que ainda é festim!
(…)
Reina tanto mais a confusão quanto uma clivagem se cava no coração da humanidade; está em ressonância quase completa com aquela que eu exprimia mais atrás, separando o homem da mulher: de um lado estão aqueles, homens e mulheres, que por enquanto só olham para fora (…), a seu ver normativa em si mesma; do outro estão os que se viram para o oriente. Os primeiros debatem-se num dilúvio de violência e não sabem mais do que sobreviver radicalizando ao extremo, no terror de uma perda de segurança, os velhos esquemas masculinizados das éticas religiosas, políticas, sociais, etc; os segundos, começam a aceitar morrer para esses valores passados, porque aceitam morrer para esses valores passados começam a viver."

o feminino do ser - Annick de Souzenelle
DE VOLTA PARA A MÃE, O MAR...



"As sociedades mais arcaicas deram uma importância particular à Mãe e, portanto à Mulher. A tradição hebraica que rebaixa a mulher e faz de Deus um solitário ao mesmo tempo macho guerreiro e pastor, a religião islâmica que se inspira nessa noção, são concepções nómadas relacionadas com a secura do deserto. O ponto culminante do rebaixamento da divindade feminina foi sem dúvida período em que Roma impõe ao seu Império não somente o seu regime patriarcal, mas, também o seu formalismo religioso incrivelmente estéril e o qual é herdado em parte pelo cristianismo dos primeiros tempos.
Mas no interior do cristianismo, e debaixo de influências misturadas de cultos orientais, como o da Deusa-Mãe Síria, o de Isis, o de Cibele, o de Deméter, e dos cultos druídicos que davam à mulher um papel dos mais importantes, o conceito da Virgem Maria não iria demorar e retomar vida. E de tal maneira que hoje em dia, o culto da Virgem está em vias senão de ultrapassar o culto de Jesus, no mínimo de o igualar.
É um sinal dos tempos, e que não deixa de ter relação com o afundar da noção Pátria, em oposição com a antiga e sempre actual Mátria, que, com efeito, se manifesta em numerosas tentativas de unificação supranacional no seio de uma tradição comum. Os povos, ameaçados de seca, viram-se para a senhora das águas, a Mãe. E é a Mãe na maioria das línguas, e também Mar(ia) que é ela mesma o Mar.

Esta volta para a Mãe (Mar), quer seja considerada sobre o ponto de vista psicológico, ou o ponto de vista político, precisa ser indubitavelmente ligado ao acto sexual. O acto sexual é com efeito, com toda a clareza, uma tentativa brutal do homem para retomar lugar no ventre da mulher, e para a mulher uma tentativa de retomar a sua criança desaparecida (e isto inconscientemente numa mulher mesmo que não tenha tido ainda nenhum filho). (...)

“No acto sexual e no de fecundação que se encontra estreitamente ligado, fusiona-se numa só identidade, não somente a catástrofe individual (nascimento) e a última das catástrofes da espécie, mas também, todas as catástrofes sofridas desde a aparição da vida; portanto o que se exprime no orgasmo, não é somente a calma intra-uterina e uma existência apaziguadora, assegurada por um meio mais acolhedor, mas também a calma que precede o aparecimento da vida, quer dizer a paz morta da existência inorgânica”


in Le Mythe Celtique de l’origine (Do livro de Jean Markale, “La Femme Celte”).

sábado, junho 24, 2006

É SEMPRE A MÃE QUEM NOS SALVA...


"Um Messias... no Feminino"


"Os cultos a divindades femininas são comuns a todos os povos do Mediterrâneo, bem assim como o foram, em outros tempos, aos Judeus da Diáspora.

No contexto lusitano, os mitos das aparições tornaram-se notórios a partir das viagens marítimas e fluviais. De carácter semita, estes tipos de cultos revelaram-se como uma esperança messiânica e retratavam a aparecimento de uma Senhora a todos os aflitos (marinheiros, pescadores, fugitivos, etc.).

Era à «Senhora da Terra» que os navegantes, quando partiam para o mar, as suas almas encomendavam, faziam promessas de uma vela ofertar se não tivessem a água como a sua sepultura, e a quem os náufragos se apegavam quando os navios naufragavam e se despedaçavam.

E na volta, vencidas as jornadas trágicas pelos desertos de água, cumpriam a promessa.
Este tipo de cultos esteve na origem da construção de capelas junto da mesma água que os trouxe (na costa, ou a alguns escassos quilómetros desta). Aí veneram a Imagem d'Aquela que suas vidas conservou.

Feitas padroeiras dos viajantes, muitas destas Senhoras passaram a ser chamadas de Senhora da Guia, por associação ao astro Vénus (herança romana), facilmente identificado pelo seu grande brilho. Popularmente, é também conhecido como Estrela da Manhã, já que o seu brilho anuncia o Sol, e da Tarde, altura em que deixa de se poder observar por se encontrar demasiado próximo do Sol, passando então a ser visto como estrela anunciadora da noite.

Na base da sobrevivência dos discursos sobre as aparições de um messias feminino encontramos o problema da própria sobrevivência do homem, pois foi através de uma elaboração colectiva de mitos, enquanto vínculos a um passado, que o homem encontrou uma forma de se legitimar no presente a um determinado contexto cultural.


TEXTO TIRADO DE:http://www.revista-temas.com/contacto/NewFiles/Contacto3.html


NOTAS SOLTAS...

Há pouco, enquanto esperava que me atendessem, assisti a um diálogo entre Pai e Filho, sobre as mulheres…
Dizia o Pai ao filho: “Tens que lhe dizer que ainda és novo e precisas pelo menos de três mulheres e que depois dos 70 é com ela que ficas”…E ainda, “sabes, as mulheres são perigosas e tens que saber lidar com elas, além disso tens de aproveitar o tempo que isto com a idade muda...”

O dito “senhor” de 79 anos disse-me - DEPOIS DE DESLIGAR O TELEMÓVEL - que o filho lhe dava enormes dores de cabeça e com enorme orgulho machista lá me explicou que o filho era um dom juan…como aliás ele fora…
Enquanto isso eu, como mulher, tive de esperar que ele acabasse a conversa com o filho para só depois me atender…
Isto passou-se numa ervanária aqui perto da Alfama…

Ah! Estes antigos mouros…
ALÉM DAS MULHERES E CRIANÇAS,
É A TERRA QUEM MAIS SOFRE COM A ALIENAÇÃO DO PATRIARCALISMO


James Hansen, no EXPRESSO Online
O clima da Terra está a atingir um ponto de viragem


"A temperatura da Terra, com o rápido aquecimento global dos últimos 30 anos, está agora a passar pelo nível de temperatura mais elevado do Holocénico, o período de clima relativamente estável que existe há mais de 10 mil anos. A subida de temperatura em um grau Celsius tornará a Terra mais quente do que foi no último milhão de anos. »
A LINGUA É SEMPRE MATERNA…



SENTIDO MASCULINO E IMAGINÁRO FEMININO

“Também nas sociedades patrilineares, ditas patriarcais: os Pais são quem dão o nome aos filhos, tirando-o às Mães e fazendo deles futuros Pais. A mulher fica como fabricante dos corpos e das quimeras. A Mãe é fonte do modo de reprodução: nascimento, culinárias, doenças, higiene, saúde, morte, vida, gosto, tudo o que diz respeito aos corpos; e ainda do imaginário, como terreno onde nasce o sentido (a língua, é dita materna).

O homem é arrancado ao modo de reprodução para se tornar o fabricante, paterno, do modo de produção: o duro trabalho, a filosofia, as ciências, a guerra, a política, a religião, o direito,, tudo é do mundo exclusivo dos homens, autofundado por eles, que fazem a lei o sentido.”(…)


In a causa das mulheres de teresa joaquim


ESCRITO POR UM HOMEM
Sobre a Alienação dos Homens...


Josep-Vicent Marqués - professor de sociologia, escritor, ecologista, divorciado, sentimental, despistado, moderadamente míope, orador muito apreciado - é doutor em Direito.
É tambem um humorista espanhol muito estimado, tendo mantido durante anos uma coluna no diário El País.


“O homem nasce livre e vêmo-lo por todo lado carregado de cadeias. É escravo da ideia que lhe inculcaram acerca daquilo que deve ser um homem. Os seus movimentos de aproximação relativamente aos outros homens e às mulheres vêem-se entorpecidos pelas cadeias do patriarcado. Mal o identificam como varão pelos seus órgãos genitais, doutrinam-no num conjunto de obrigações sem outro fundamento além do sexo que lhe tocou por acaso.

Prometem-lhe vir a ser um chefe, mas geralmente só consegue a chefia de uma mulher e de uns filhos cada vez mais lavandiscos. Em contrapartida, é perpetuamente chantageado por um modelo desmedido, paranóico, megalónamo daquilo que deve ser um autêntico homem, um grande homem. Alguns priveligiados, apoiados por factores externos como a riqueza e o poder, exercem uma masculinidade prepotente aborrecendo a vizinhança. Para a maioria dos varões, no entanto, o resultado é hoje apenas a angústia do frustrado ou a vaidade do insensato.
Todo o homem traz dentro de si o cadáver da criança sensível e brincalhona que o obrigaram a estrangular em nome da gloriosa corporação dos varões. Todo o homem traz ainda dentro de sí o gérmem de uma possível pessoa."


Tirado de MAR AO LUAR...

sexta-feira, junho 23, 2006

A MULHER É A FORÇA DO MUNDO, A MATRIZ, A LUZ


(imagem de Rassouli)
E A ETERNIDADE É SENTIDA COMO ESTE ESTAR, ESTÁVEL, NO MEIO DO MUNDO, ESTA IDENTIDADE, SINCRONIZAÇÃO COM O RÍTMO CENTRAL E PRIMEIRO. O DO CORAÇÃO.

In A Força do Mundo
Dalila L. Pereira da Costa

Que a Luz que vem da Grande Deusa Mãe nos una para sempre neste círculo infinito ao seu Coração Sagrado.

Que todas as mulheres da Terra possam dar-se as mãos e unindo em si a Força e a Beleza dos seus corpos divinos de Mulheres & Deusas possam reunir o céu e a terra…
E nesse Imenso Amor de Mães e de Amantes proclamem a Paz no Mundo…

Que a Mulher se consciencialize da sua força e da sua beleza e não se deixe comprar nem vender no mercado humano, nesta Babel do consumo…nesta Nova Barbárie que é a globalização…O ser humano reduzido a mercadoria ou consumidor…O homem alienado e conduzido cegamente a ser espectador vazio dos Media e a espectáculos brutais e embrutecedores como o futebol, novos circos romanos com novos servos da gleba…

Como é que as cidades e as vilas param para se ver um jogo de futebol entre países e as massas se glorificam de um golo???

Só acha isto normal quem é cego ou está interessado na alienação das pessoas...São alienados os políticos e os fazedores de notícias, os intelectuais do sistema, os vendidos ao consumo e sem qualquer dignidade verdadeiramente humana...

quinta-feira, junho 22, 2006

O ÓDIO SOFISTICADO PELAS MULHERES…



“Essa foto, quase inacreditável, em seu extremo mal gosto, faz parte de uma campanha de duas páginas em revistas especializadas dirigidas, principalmente, para adolescentes, divulgando Hitman, um jogo Playstation, que foi lançado há poucos meses e conseguiu ser polêmico até entre os jogadores, não exatamente os mais feministas...

O slogan "Beautifully Executed", com a imagem de uma mulher vestida sensualmente, com as pernas convidativamente abertas (teria sido estuprada antes do assassinato?) e uma bala na testa é incrivelmente chocante! o cúmulo da glamourização da violência e assassinato de mulheres.
Enquanto isso, aqui nos EUA, onde essa foto foi veiculada, morrem quatro mulheres, a cada dia, vítimas de "violência doméstica", um eufemismo para o assassinato por maridos e namorados. Aproximadamente 1.400 mulheres por ano, segundo o FBI. “

(…)
CONTINUE A LER In SINDROME DE ESTOLCOMO http://www.sindromedeestocolmo.com/archives/2006/06/glamourizacao_d.html-


“MULHERES DOS JOGADORES HOMENAGEIAM A COPA”



POR CÁ, NO PEQUENO E PROVINCIANO BURGO…

É o aproveitamento das mulheres dos futebolistas no Mundial 2006 da Alemanha a desfilar em roupa interior e no panfleto diário e gratuito em todos os sentidos “Destak” o título é “BOAS DE BOLA”…
Está-se mesmo a ver a alusão e instrumentalização do corpo da mulher…

quarta-feira, junho 21, 2006

OS MISTÉRIOS ELEUSIANOS
E A AUTOCONSCIÊNCIA DA MULHER



>"Somente em um momento posterior, nos Mistérios Eleusianos, de Ísis e outros, é que os mistérios se voltam também para a questão da consciência na mulher e de sua autoconsciência; de acordo com uma característica essencialmente inerente à psicologia feminina, os primeiros mistérios ocorrem no nível da experiência directa, porém inconsciente. A mulher passa por uma experiência interior ao configurar uma porção da realidade, como “vida simbólica”, na qual não há a necessidade de se tornar consciente de qualquer um desses factores. Somente a intensidade e o teor emocional acentuado de sua conduta e, frequentemente, a confidencialidade da qual se vê revestida denunciam seu carácter de mistério.

O feminino, cuja essência procuramos discernir à luz das funções e dos símbolos do carácter elementar e de transformação, se torna criativo nos mistérios primordiais e assim actua como um factor determinante no início da cultura humana.
Enquanto os mistérios ligados ao instinto, envolvem os pontos centrais da vida feminina – nascimento, menstruação, concepção, gravidez, climatérico e morte -, os mistérios primordiais projectam um simbolismo no mundo real e assim transformam-no.
Os mistérios femininos podem ser divididos nos mistérios referentes à preservação; à formação, à alimentação e à transformação.
(...)

O grande motivo essencial dos Mistérios de Elêusis e, portanto de todos os mistérios matriarcais é a heuresis, a redescoberta de Core por Deméter, a reunião da mãe e da filha.

Esse reencontro significa, sob o ponto de vista psicológico, anular o assédio e o rapto masculinos e reconstruir a unidade matriarcal da filha e da mãe, depois do casamento. Isto significa que a hegemonia do grupo matriarcal _ legitimada pela relação da filha com a mãe -, que havia sido colocada em risco pela incursão do homem no mundo das mulheres e pela reacção destas àquele, é renovada e segurada nos Mistérios".
(...)

In “A GRANDE MÃE” de Erich Neuman
A NOVA DEMANDA DO GRAAL...
UMA NOVA MULHER OU A MULHER ANCESTRAL


Para além deste importante aspecto que convém ter presente, daqui se conclui, grosso modo, é que com o decorrer dos tempos, as mulheres perderam a ligação às mães pelo domínio exclusivo dos homens, pais, maridos, chefes e irmãos e, portanto, perderam a chave dos mistérios e a consciência que lhes dava a dimensão do seu ser total e a liberdade do seu ser também, passando a serem apenas utilizadas e exploradas nas sociedades patriarcais como reprodutoras e objectos de prazer. Circunstância essa que se mantém nos nossos dias apesar das tentativas da mulher para se libertar ou julgar que é já livre! A emancipação verdadeira da mulher só se poderá consumar na consciência do seu ser total e completo e, portanto, quando de novo a filha e a mãe se voltarem a unir no Conhecimento inato de si próprias e em defesa da Natureza Mãe e da Deusa! Afinal a Deusa era a detentora desse conhecimento da Natureza e da Terra com a qual estava em harmonia. É essa ligação que falta ao mundo para poder haver harmonia e Paz.
Sem a Consciência do Feminino os homens nunca conseguirão restabelecer a paz no mundo, pois foram eles ao dividir a humanidade em duas partes explorando uma delas através da força e da Espada com a qual destruíram a civilização do Cálice, que condenaram metade da Humanidade ao infortúnio e ao sacrifício. Por isso é urgente a demanda do Graal ou a integração do Princípio Feminino, tanto no homem como na mulher elevando esta à sua condição superior de Mãe e Amante.

RLP

terça-feira, junho 20, 2006

Violência em Teerão


Foto de Arash Ashoorinia.

"Na passada segunda-feira em Teerão a polícia dispersou violentamente uma manifestação em defesa dos direitos da mulher, que acabou com inúmeras mulheres brutalmente espancadas - incluindo idosas - e cerca de 70 manifestantes (números oficiais) na cadeia.

A manifestação, a segunda consecutiva desde a revolução islâmica de 1979, tinha como objectivo o protesto pelas anacrónicas leis vigentes no Irão que, como em todos os países onde o fundamentalismo religioso (qualquer) é transcrito na letra da lei, manifestam um total desrespeito pelos mais elementares direitos da mulher.

Concretamente eram pedidas alterações nas seguintes leis: fim da poligamia (permitida por lei); direitos iguais no divórcio; direitos iguais na custódia dos filhos; direitos iguais no casamento; passagem da idade adulta para 18 anos (de acordo com a lei actual as raparigas são consideradas adultas aos 9 anos - os rapazes aos 15 anos- podendo a partir desta idade ser julgadas como um adulto ou dadas em casamento pelos pais); reconhecimento igual em tribunal do testemunho de uma mulher e de um homem e fim da exclusividade masculina em algumas profissões (a carreira da magistratura, por exemplo, é destinada apenas a homens)."

(…)
um artigo de Palmira F. da Silva, publicado às 08:2

Continue a ler em DIÁRIO ATEÍSTA - http://www.ateismo.net/diario/

A Ascenção e o Caminho Espiritual é a minha escolha, mas eu não posso esquecer a violência contra as mulheres...

"Todos os dias há mais mortes de mulheres e raparigas vítimas de várias formas de descriminação com base no sexo, do que as causadas por qualquer outro tipo de abuso de Direitos humanos"
O "Conhecimento de si mesmo" exige uma luz crua impiedosamente projectada sobre todos os aspectos do nosso comportamento.

"A luta pelo domímio do Si Mesmo sobre o Ego é uma dança na corda bamba e um perpétuo paradoxo."


in A ABERTURA DO CAMINHO de Isha S. L.

"A paz sobre esta Terra não pode ser a supressão das forças opostas, mas a sua conciliação no interesse de um fim comum: a vida indestrutível"
Etienne Guille

Yin e o Yang

“Quando as energias deixam de estar representadas ou de serem canais ”apropriados”, o cerne andrógino que todos nós seres humanos possuímos poderá vir à tona e proporcionar-nos uma nova desenvoltura de estar no mundo e de estar connosco mesmos.

A transferência de energia entre as constelações de contrários – seja entre o racional e o mitológico, o ego e o animus-anima, o Yin e o Yang, ou qualquer que seja a designação que usarmos para as energias Feminina e Masculina _ ou seja, deslocamento de energias outrora consideradas separada, irá ocorrer tão ràpidamente, tão suavemente, que a oscilaçao será pràticamente indiscernível. Teremos uma situação dinâmicano microcosmos, e as energias irão impulsionar activamente o organismo humano.

Porém, visto da perspectiva do ser humano como um macrocosmos, haverá uma aparência de equilíbrio. Sem qualquer sentimento de disjunção, podemos ser ao mesmo tempo ternos e firmes, flexíveis e fortes, ambíguos e precisos, capazes de acalentar e de orientar, de doar e de receber. (...)

Numa interacção andrógina, o indivíduo está ciente do funcionamento simultâneo do aspecto intuitivo (pelo qual é capaz de de apreender conjuntos inteiros) e do aspecto sensível (em que cada diminuto elemento de uma situação é vista em sua relação com a totalidade)”.

in “ Androgina: Rumo a uma Nova teoria da Sexualidade”(June Singer)

sábado, junho 17, 2006

"Quem me acompanha que me acompanhe; a caminhada é longa, é sofrida mas é vivida.
Porque agora te falo a sério: não estou brincando com palavras.
Encarno-me nas frases voluptuosase inintelegíveis que se enovelam para além das palavras.
E um silêncio se evola sutil do entrechoque na frase".


in "AGUA VIVA" - CLARISSE lISPECTOR



A MAITRISE, O AUTÓMATO E O GATO...

(...)
"O ser humano ainda não iluminado pela sua consciência espiritual quanto aos valores reais ou relativos, deixa o seu mental apoiar os desejos instintivos do seu ser inferior, cujas exigências anárquicas criam tumultos de aceleração de impaciência, e de caprichos incoerentes.
Sofrendo dessas influências, o Autómato humano assemelha-se a certo tipos de animais. O cão treme de impaciência diante do osso avidamente desejado. A inconstância do macaco é típica pela sua dispersão de ideias. A agitação da mosca lança-a para a armadilha da aranha. A pressa é a preocupação da abelha pelo dever social; é também a inquietação da formiga que tem sempre qualquer coisa que fazer, mas que se precipita em voltas supérfluas, sabendo a direcção, mas não a maneira de contornar os obstáculos.
Ao contrário de outros animais que nos dão uma lição de mestria, sendo exemplo disso o gato cuja sabedoria é um modelo porque junta a maior paixão à mais indiferente calma.

Na sua imobilidade reflecte o seu salto, sempre exacto;
a força dos seus rins é proporcional ao relaxe do seu sono:
há no seu sono, o abandono da criança recém-nascida, enquanto que o seu instinto está sempre de vigília;
a sua leveza sem resistência torna a sua queda sem perigo;
Caça e luta são para ele alegria do jogo: ele caça sem ódio e joga sem finalidade;
constantemente pronto ao ataque sem animosidade, e pronto a defender-se sem apreensão:
vencedor indiferente, ele nunca é vencido.

A serenidade é o fruto da independência.

Cria em ti esta independência, que não é indiferença, mas neutralidade face às impressões recebidas do exterior: bonito e feio, bom e mau, alegre ou triste, agradável ou penível... Um a coisa é discernir as qualidades, outra é deixá-las afectar a nossa disposição."


in L'OUVERTURE DU CHEMIN
ISHA S.DE LUBICKZ


Cuando un gato moría


La muerte de un gato era un asunto muy serio; cuando esto ocurría, sus dueños se rasuraban las cejas como señal de duelo. Además, mandaban embalsamar el cuerpo del gato para depositarlo en un algún santuario dedicado a la diosa-gato Bastet o en el cementerio felino de la ciudad de Bubastis.
A lo largo del Nilo se han encontrado muchos recintos funerarios con gatos momificados dentro de sarcófagos de terracota, de madera o de piedra con forma de gato.


El asesinato de un gato, incluso accidental, era considerado una grave ofensa que podía pagarse hasta con la vida del agresor. Se tiene noticia de un soldado romano que después de matar un gato fue linchado por los lugareños.


ler em: http://sepiensa.org.mx/contenidos/historia_mundo/antigua/egipto/vida/gatos/gato_4.htm

sexta-feira, junho 16, 2006

Palavras...

Não me peças palavras, nem baladas,
Nem expressões, nem alma... Abre o seio,
Deixa cair as pálpebras pesadas
E entre os seios me apertes sem receio
(...)
José Régio

Quando me abraças
a luz que de ti vem brilha tanto
que até preciso de bálsamo nos olhos.


POEMAS DE AMOR DO ANTIGO EGIPTO




"OS NOSSOS PERFEITOS COMPANHEIROS
NUNCA TÊM MENOS DE QUATRO PATAS."


COLETTE

"A coisa mais estranha é que eu não posso viver sem um gato.
De um cão nunca me tornarei escravo, mas um gato é outra coisa, não é um animal.
Um gato encontrado urge-me sempre como o dono de um destino"


PAUL KLEE


Esta saudade do meu gato será da nostalgia do fim da tarde ou da insólita trevoada caindo sobre Lisboa?
“Croire aux images est le secret du dinamysme psychique” G.B.

imagem de Monserrat

“ O que acontece nos sonhos, acontece na arte: o imprevisível não tem de justificar-se, tem de ser entendido a uma luz mais vasta, existe de tão pleno direito como o que é previsível. “A ciência pára nas fronteiras da lógica”, diz Jung, “mas não a natureza, que floresce onde nehuma teoria ainda penetrou.” Ou, numa linguagem directamente simbólica:
“Cinzenta, caro amigo, é toda a teoria, /verde a árvore dourada da vida” (Fausto,vv2038-2039)

(…)
O inconsciente colectivo não tem fundo, não tem forma, não pode conhecer-se a não ser nas suas manifestações, imagens arquétipicas, ou primordias, mitos, e símbolos.
É o reino das Mães (…), onde não existe espaço nem tempo, e para o qual não há caminho. É o reino de solidão, de vazio. Onde não se ouve o passo que se dá, onde nada de sólido permite que se pare. “No que tu chamas Nada”, diz Fausto, “espero encontrar o Tudo”(…) O Nada onde se encontra o Tudo, o inferno (o abismo) que é o céu, é o símbolo do inconsciente, matriz (daí a ideia das Mães), da realidade criada. O inconsciente, como o reino das mães, é o espaço indefinível “das formas possíveis” “Formação e transformação” é a isso que assiste, com as Mães, que não vêem as coisas, vêem somentew “esquemas”

(…)
LITERATURA E ALQUIMIA
Yvete K.Centeno

quinta-feira, junho 15, 2006

O CORPO DA DEUSA...




..."ENTÃO FOI O MEU BEIJO QUE TE ABRIU A VISÃO MUNDO?"
Variações
(...)
Quero-te terra, deusa e mar
Quero-te vida, oceano e sangue,
fogo alquímico a arder no meu peito…

Quero-te natureza divina e humana,
Em carne e espírito vivo…
Minha Alma encarnada na forja do tempo,
Dos confins do tempo
Vinda
Uma e outra vez...
No teu ventre, Mulher-Deusa,
eu quero renascer!


in "Mulher Incesto"
rosa leonor pedro


rassouli


SHEKINAH -
ASPECTO FEMININO E CRIADOR DA DIVINDADE


"O Espírito Santo (hebr. Shekinah) é o aspecto feminino e criador da Divindade e algumas das suas atuações são o cuidado e a nutrição divinos, e a elevação da consciência para nos tirar da periferia da criação a fim de termos consciência de que somos a Família de Deus.
Como Autora da Vida, ela (Shekinah) age como confortadora, guia, inspiradora, motivadora, defensora, repreendedora, vivificadora, reveladora, santificadora, professora, testemunhadora e o verdadeiro modo de adentrar o Caminho Infinito.
Os que acolheram e permitiram que estes dons transformadores penetrem nas suas almas receberão o que é conhecido como "Dons do Espírito Santo".
(…)

A DEUSA COMO ESPELHO DO SER

Um Ser-Espelho é um ser cuja Aura se aproxima do cristalino. Este ser precisa de renunciar à fascinação de querer fazer o bem. Porque se ele quer fazer o bem, a sua Aura está cheia de cores bonitas (violeta, turquesa, rosa...), mas não é cristalina!... A Energia Cósmica Superior não responde à intenção humana consciente. Responde ao Vazio Sagrado. É preciso renunciar ao fascínio do bem... Quando o indivíduo renúncia ao fascínio do bem, gera-se um Vácuo dentro dele e ele é automaticamente ligado a MARIA... E só é possível contactar MARIA quando ele renuncia ao fascínio do bem. E quando ele renuncia, ele começa a fazer contacto com o Templo da Esfera, ele começa a descobrir o que é a Energia-Espelho. Quando ele supera este estado, ele está em condições de ser visitado por esta Energia muito profunda...
(...)
(ANDRÉ LOURO - Encontros de Belém)

quarta-feira, junho 14, 2006

Já voltei...
e deu-me para pensar e repensar uma série de coisas…


FALTAM AS DUAS CONSCIÊNCIAS…

“A persistência instintiva da vida através da aparência da inteligência é para mim uma das contemplações mais íntimas e mais constantes. O disfarce irreal da consciência serve somente para me destacar aquela inconsciência que não disfarça.
Da nascença à morte, o homem vive servo da mesma exterioridade de si mesmo que têm os animais. Toda a vida não vive, mas vegeta em maior grau e com mais complexidade. Guia-se por normas que não sabe que existem, nem que por elas se guia, e as suas ideias, os seus sentimentos, os seus actos, são todos inconscientes - não porque neles falte a consciência, mas porque neles não há duas consciências.
Vislumbres de ter a ilusão - tanto, e não mais, tem o maior dos homens.”

Fernando Pessoa, in 'O Livro do Desassossego'

Aonde Pode Levar a Sinceridade

Alguém tinha o mau hábito de se exprimir, de quando em quando, com toda a franqueza acerca dos motivos pelos quais agia, e que eram tão bons ou tão maus como os motivos de todas as pessoas. Primeiro, causou escândalo, depois suspeita, pouco a pouco foi terminantemente proscrito e banido da sociedade, até que, por fim, a justiça se recordou de um ser tão abjecto em ocasiões, em que ela não costumava ter olhos ou os fechava. A falta de mutismo quanto ao segredo geral e a irresponsável propensão para ver o que ninguém quer ver - a si próprio - levaram-no à prisão e a uma morte prematura.
Friedrich Nietzsche, in 'Humano, Demasiado Humano'
(tirado de CITAÇÕES)

"Psicologia e Religião Oriental"

(...)"Mas uma dificuldade diferente e mais decisiva consiste na ignorância generalizada da própria sombra, isto é, do aspecto inferior da própria personalidade, que é constituída, em grande parte de complexos reprimidos. Acontece muitas vezes que a personalidade consciente se volta com todas as suas forças contra tais conteúdos, descarregando-os sob a forma de projecções sobre os seus semelhante. Só vemos perfeitamente o argueiro no olho do nosso irmão e não enxergamos a trave que está no nosso próprio olho.O facto de sermos muitas vezes acometidos por uma cegueira sistemáticaem relação aos nossos próprios defeitos revela-se extremamente prejudicial” (...)
C.G.JUNG

DA NOSSA SOMBRA...
e das guerras com o próximo!


Quanto mais consciência de si mesmo como um todo o ser humano tiver, e isso passa imprescindivelmente pela tomada de consciência de processos inconscientes, nomeadamente enquanto lado SOMBRA, mais fácil será o trabalho do indiví-duo na integração da sua totalidade no caminho da auto-realização...Contudo, a dualidade vivida da forma mais básica que é ao nível do Bem e do Mal e de uma moral e religião milenar, ou mesmo de ideias e ideologias fundamentalistas, geram permanentemente antagonismo entre esses dois lados do SER dentro do próprio indivi-duo que acaba por se reflectir no outro. Assim, sem qualquer compreensão do par de opostos que lutam dentro de si mesmo, na busca do equilíbrio entre os opostos complementares, traz além do conflito com o próximo, graves distúrbios não só psicológicos, como sociais, porque é comum querermos ser nós os “bons” e ver o lado "máu" só nos outros.

Desde há milénios que o Homem repete este erro, na busca de Deus ou de um ideal negando na natureza ou na mulher o lado “negativo” ou “sinistro” da vida. Queremos sempre um lindo dia de sol e nada do frio ou o lado escuro da lua...
Por isso, abomino o dito "positivismo" (o pensamento!) tão vulgarizado pelas "alternativas" que exclue o "negativo" - o outro lado de nós que por acaso é o feminino...sendo o masculino o positivo... Tanto como nas religiões ou ideologias. Como se um lado do ser pudesse existir sem o outro! O equilíbrio de toda a existência nasce da junção dos dois aspectos, yin e yang, na luta interior consciente pela sua integração ou seja no caminho para a integração de ambos os princípios de vida dentro de cada ser, homem ou mulher... pois sem a ligação dos dois em UM dentro de nós mesmos não há LUZ!
R.L.P.
“Algum dia voltarei à ideia de que as ideias são uma doença”
Camilo José Cela


SOMOS SERES EM MUTAÇÃO...


A perda das crenças demasiado caducas face a uma ciência que esclarece dogmas e das ideias como suportes para uma religião e moral ou ideal respectivamente, ou a simples queda das filosofias que orientavam o mundo e que lhes dava um suporte “ético”, através de pressupostos democráticos e outros, leva-nos por um lado à consciência do relativo que é a ideia de ordem e civilização a partir das ideias humanas, e por outro à desmistificação das mesmas e o que surge no seu lugar é o instintivo animal à solta e a ordem do mais forte que predomina nas sociedades bárbaras e patriarcais, em que impera a lei do mais forte, desde há milhares de anos.

Retirado o verniz (de ferro!) das culturas democráticas, socialistas ou comunistas voltamos ao domínio absoluto do mais forte que leva aos regimes e governos totalitaristas e bélicos, sem qualquer respeito pelo ser humano, homem ou mulher,estados ou países. Suprimindo a própria cultura no que esta tinha de elevação e procura do belo, como expressão do esforço humano para se encontrar acima do seu condicionalismo animal-mental, para a por ao serviço dos mercados e do que é vendável, quer de si próprio como imagem-ego, como o seu produto artístico ou outro. Suprimindo o espírito ou a essência como origem do ser absoluto, pelo culto do materialismo exacerbado, a humanidade fica à mercê de uma nova barbárie que é a forma como as novas sociedade bélicas que imperam pelo seu poder económico e armamento sofisticado dominando o mundo pelo consumo agressivo dos seus produtos e a violência das armas.
(…)
Urge neste momento apelar para todos os esforços de cada indivíduo, à sua consciência e criatividade a fim de tentarmos salvaguardar um qualquer princípio de ordem interior e valor intrínseco, humano e inato para chegarmos a um novo ponto de partida neste milénio que começa no meio do caos e de onde emergirão os seres de uma nova espécie - o andrógino - seres “mutantes” em que a mulher e o homem não serão mais e apenas o macho e a fêmea de uma raça primitiva que se julgou muito inteligente e civilizada e que nos precipita - quem sabe mais uma vez - para uma iminente destruição do Planeta e dos valores mais nobres que ainda nos restam e com os quais poderemos chegar a uma união verdadeira do ser humano com a sua componente divina que é uma consciência superior realizada na integração dos dois polos opostos complementares do ser (homem e mulher integrais) e dar lugar a uma nova inteligência baseada no coração!

Para que isso aconteça precisa a Mulher acordar para o seu potencial de maga e curadora das almas, mediadora entre o céu e a terra e novos laços de irmandade serem implantados neste mundo em que a vertente masculina da espécie dominou o planeta destruindo quase toda a fonte de vida poluindo e alterando os ritmos próprios da natureza Mãe.
Exaltar a compaixão e a aceitação das diferenças, em vez da competição e da guerra, distribuindo os frutos equalitáriamente e dando de beber a quem tem sede em vez de criar bombas atómicas em defesa de posses de territórios de um Planeta que é de todos e atenuar os conflitos permanentes provenientes desse desequilíbrio ancestral, remover os ódios e todos os velhos cismas que perduram nesta humanidade tão flagelada por ódios raciais e guerras santas com a predominância dos seus deuses de guerra sobre a Mãe Misericordiosa que sempre nos estende a sua Mão quando a chamamos. A mesma mãe que nos dá vida ao nascer e nos acolhe no Útero da Terra quando morrermos.

(Excerto da Cantata - artigo publicado em 2003 na revista Espaço & Design)
R.L.P.

terça-feira, junho 13, 2006



Coroai-me

Coroai-me de rosas,

Coroai-me em verdade,

De rosas —

Rosas que se apagam

Em fronte a apagar-se

Tão cedo!

Coroai-me de rosas

E de folhas breves.

E basta.



>Quero dos Deuses


Quero dos deuses só que me não lembrem.

Serei livre — sem dita nem desdita,

Como o vento que é a vida

Do ar que não é nada.

O ódio e o amor iguais nos buscam; ambos,

Cada um com seu modo, nos oprimem.

A quem deuses concedem

Nada, tem liberdade.



Ricardo Reis

Aos imaturos de coração...

A LUTA "FRATERNA" EM QUE UMA PARTE LUTA PELA "SUA" JUSTIÇA E DE UNS CONTRA OUTROS É UMA ARMADILHA DO PONTO DE VISTA DA EVOLUÇÃO HUMANA. É SÓ A FALTA DE CONSCIÊNCIA DE QUE O OUTRO É O NOSSO CONTRÁRIO AINDA NÃO INTEGRADO.
A HUMANIDADE É UMA SÓ ESPÉCIE AO CIMO DO PLANETA E SEMPRE QUE UMA PARTE LUTA CONTRA O SEU OPOSTO, O PRÓXIMO COMO INIMIGO, LUTA CONTRA SI MESMA...AFIRMA A DIVISÃO INTRÍNSECA DO SER PRIMÁRIO E NÃO A UNIDADE QUE O LIBERTARÁ DA OPRESSÃO E DO MEDO.


A DEUSA MÃE NÃO TEM FILHOS "FACHISTAS" NEM FILHOS "COMUNISTAS", NÃO TEM FILHOS MULHERES NEM FILHOS HOMENS, NA SUA VISÃO SUPERIOR DO AMOR NÃO CRIA FILHOS BONS E FILHOS MAUS...É A MÃE DA HUMANIDADE COMO UM TODO PORQUE TODOS NÃO FAZEMOS MAIS DO QUE EXPRESSAR OS OPOSTOS NÃO COMPLEMENTARES, A DUALIDADE DO SER EM EVOLUÇÃO.

LUTAREMOS CONTRA NÓS E NÃO CONTRA OS OUTROS ENQUANTO NÃO INTEGRARMOS A NOSSA SOMBRA E NÃO VIRMOS NO OUTRO O "IRMÃO-IRMÃ". TODAS AS LUTAS SÃO FRATICIDAS. O IN-DIVÍ-DUO SUPERIOR É CONVIDADO A INTEGRAR OS DOIS LADOS DE SI MESMO, FEMININO-MASCULINO, LUZ E SOMBRA, E VER-SE NO OUTRO COMO UM ESPELHO...TUDO O QUE O OUTRO LHE ESPELHA (COMO BOM OU COMO MÁU) ENQUANTO NÃO TIVER INTEGRADO A SUA TOTALIDADE SERÁ SEMPRE UMA OUTRA PARTE DE SI QUE VÊ NO ESPELHO...


««««««««««««««««««««


THE EAGLE’S GIFT
CARLOS CASTANEDA


"O maior inimigo do ser humano é a auto-importância. Aquilo que o enfraquece é sentir-se ofendido pelos feitos e malfeitos do seu próximo. A auto-importância exige que passemos a maior parte da nossa vida ofendidos por alguém ou algo.

O desconhecido está sempre presente, mas fora da possibilidade da nossa percepção normal. O desconhecido é a parte supérflua do ser humano comum. E é supérfluo porque o ser humano comum não possui suficiente energia livre para o agarrar.

O potencial do ser humano é tão vasto e misterioso que os guerreiros, em vez de pensarem nele, escolheram explorá-lo sem esperança de alguma vez o compreenderem.
O espírito só escuta quando aquele que fala se expressa por meio de gestos. E gestos não significam sinais ou movimentos do corpo, mas actos de verdadeiro abandono, actos de abertura, de humor. Como gesto para o espírito, o guerreiro traz à superfície o melhor de si mesmo e, silenciosamente, oferece-o ao abstracto."


THE WHEEL OF TIME

terça-feira, junho 06, 2006




PASSEI POR AQUI NO CAMINHO...
APROVEITEI PARA DEIXAR A IMAGEM, OU A MEMÓRIA DE UMA CONECÇÃO COM O COSMOS

Alberto Caeiro

O Pastor Amoroso

O pastor amoroso perdeu o cajado,
E as ovelhas tresmalharam-se pela encosta,
E de tanto pensar, nem tocou a flauta que trouxe pira tocar.
Ninguém lhe apareceu ou desapareceu.
Nunca mais encontrou o cajado.
Outros, praguejando contra ele, recolheram-lhe as ovelhas.
Ninguém o tinha amado, afinal.
Quando se ergueu da encosta e da verdade falsa, viu tudo:
Os grandes vales cheios dos mesmos verdes de sempre,
As grandes montanhas longe, mais reais que qualquer sentimento,
A realidade toda, com o céu e o ar e os campos que existem,
estão presentes.
(E de novo o ar, que lhe faltara tanto tempo, lhe entrou fresco
nos pulmões)
E sentiu que de novo o ar lhe abria, mas com dor,
uma liberdade
no peito.

quinta-feira, junho 01, 2006

VOU AUSENTAR-ME POR UNS LARGOS DIAS,
VOLTAREI AQUI LOGO QUE POSSA...


DEIXO-VOS NO COLO DE ÍSIS...
ETERNA PROTECTORA DA VIDA


“A Deusa desperta dentro de nós, antes de despertar para o mundo. Devemos tomar consciência da sua existência. Devemos honrá-la, adorá-la, venerá-la, seja qual for o nome que lhe damos. Se o não fizermos estamos a ofender-nos a nós próprias. Ela é a nossa essência feminina. Ela é o poder feminino e a glória espiritual que existe em todas as mulheres e homens.”


M. W.
AINDA HÁ TEMPO PARA A MENSAGEM…

Ninguém sabe que coisa quer.
Ninguém conhece que alma tem,
Nem o que é mal nem o que é bem.
(Que ânsia distante perto chora?)
Tudo é incerto e derradeiro.
Tudo é disperso, nada é inteiro.
Ó Portugal, hoje és nevoeiro...
É a Hora!



…Caminhando na memória de outro tempo......"Sempre, sempre, sempre, Este defeito da circulação na própria alma, Esta lipotimia das sensações, Isto"...F.Pessoa

“O verdadeiro milagre não é caminhar sobre as águas
Nem voar pelos ares: Mas sim caminhar sobre a Terra”


Houei Neng


TRADUZIDO A PARTIR DE MAAT…EM
ARDE O AZUL

(Imagem por empréstimo tirada de Castelos de Portugal...
logo que regresse retiro...)
VI ESTA MANHÃ CENTENAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NUMA MANIFESTAÇÃO ECOLÓGICA EM DEFESA DO AMBIENTE. AQUILO QUE “OS VERDES” NEM OS POLÍTICOS FAZEM, E O MEU CORAÇÃO EMOCIONOU-SE DE GRATIDÃO…

O INÍCIO DA VIAGEM…

"Do nada absoluto (a folha branca) surge a manifestação do múltiplo, culminando no corpo (na palmeira), como na árvore sefirótica dos kabalistas. Místico é o saudoso do Um. Pagão (ou alquimista) é o amoroso do Todo. Um o Todo ? a inscrição da serpente ouroboros ? outra forma cuja ideia o poeta aqui também suscita, circular, em vez de perpendicular, e unindo também extremos, como a árvore.

Da terra ao céu, do céu à terra, uns sobem, outros descem a palmeira. Mas o que interessa, nuns e noutros, é a transformação."


Yvette Centeno