O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quarta-feira, agosto 30, 2006



....as Mulheres & Deusas são eternas...



A todas as minhas amigas que me acompanham mesmo que anònimamente por aqui e seguem há mais de cinco anos esta Página quero deixar expressa a minha gratidão e carinho e dizer ainda que também o seu suporte me valeu em muitos momentos difíceis...
Agradeço as suas palavras de incentivo sempre que me senti a fraquejar...

Quero ainda acrescentar que voltarei concerteza, só não sei quando pois me encontro num momento algo conturbado devido a mudanças várias e também a preparar-me para entrar muito em breve nos "sessenta"(há quem fale numa espédie de "inferno astral" na proximidade do nosso aniversário)...enfim, não são um voltar aos "anos sessenta" mas sim fazer sessenta anos...
Vou ser, com muito orgulho, sexygenária como diz uma amiga francesa...

PODEM ESCREVER-ME SEMPRE QUE QUISEREM...

...Até que volte deixo-vos um poema...



AMIGAS AMIGAS


Amigas
Que refletem meu rosto
Ou colhem meu pranto
Ou riem em meu lugar
Amigas
Cujas vidas quando se cruzam
São irmãs que se reencontram
E não há mais nada
Tempo ou distância
Que consiga separar
Grandes amigas
São como a vida
Ou como o amor
Únicas
Indispensáveis
Eternas!


de Maria Janea Teixeira - descoberta em Maraoluar

terça-feira, agosto 29, 2006

SONHEI HOJE COM O MEU GATO...



POR RAZÕES DE ORDEM VÁRIA, NÃO SEI QUANDO VOLTAREI A ESTA PÁGINA...
POSSO VOLTAR AMANHÃ OU DAQUI A UM MÊS...
DEIXO-VOS OS ARQUÍVOS E A MINHA AMIZADE...

HOJE E SEMPRE

sexta-feira, agosto 18, 2006

DAI-NOS SENHORA A PAZ
QUE O DEUS DOS HOMENS DE GUERRA NÃO PODE...




Dai-nos Senhora a paz que vos pedimos
A paz sem vencedores nem vencidos
Que o tempo que nos destes seja um novo
Recomeço de esperança e de justiça.
Dai-nos Senhora a paz que vos pedimos.

A paz sem vencedor e sem vencidos


Erguei o nosso ser à transparência
Para podermos ler melhor a vida
Para entendermos vosso mandamento
Para que venha a nós o vosso reino
Dai-nos Senhora a paz que vos pedimos

A paz sem vencedor e sem vencidos


Fazei Senhora que a paz seja de todos
Dai-nos a paz que nasce da Verdade
Dai-nos a paz que nasce da Justiça
Dai-nos a paz chamada Liberdade
Dai-nos Senhora a paz que vos que vos pedimos

A paz sem vencedor e sem vencidos


Variação ou "plágio" do poema de Sophia de Mello Breyner Andresen
Que a sua alma me perdoe o abuso...
Pode ler o poema no original em O DESTINO DO CORAÇÃO...





Dá-nos SENHORA da Verdade e da Justiça
A Paz de que só tu és capaz neste Mundo
Dividido por guerras mortíferas...
Um Mundo onde a Mulher, a Mãe
e a Criança são mortas pela lei do Deus cruel
Jeová, Alá e os seus Profetas DE ÓDIO E GUERRA...

quinta-feira, agosto 17, 2006

A GUERRA E
“A MORTE DAS MULHERES”…


“Já sabemos que há muito crime passional é uma prática favorita dos homens portugueses e os números estão aí para o ilustrar, mas de vez em quando a sequência é horripilante” (in D.N. António Costa Pinto)


OS FILMES MADE IN USA...

Vi imagens horripilantes que circulam na Net sobre os mortos desta guerra infame no Líbano…Não consegui ver senão o iníco… É tão monstruoso que a Humanidade “civilizada” assista impávida OU COM UM SENTIDO DE “JUSTIÇA” em defesa do seu mundo, como se afinal a Guerra não fosse mais do que um filme de terror made in USA…à imagem daqueles filmes horrendos de assassínio e crimes em série com criaturas brutais cheias de “sangue”, com crianças a arder queimadas por armas mortíferas caídas do céu de um Deus…made in USA e Israel…em que só os seus mortos nos “atentados terroristas” são mortos…

Como é que se discute do alto da Cátedra ou do Púlpito ou no Noticiário em hora “nobre” sobre a justiça e dever desta Guerra assassina…tão assassina como terrorista…
Como é que ONU e Governos discutem tréguas e o cessar fogo enquanto avançavam mais 30.000 mil soldados e as suas armas mortíferos.
Como é que cegos dividem o Mundo em bons e maus e qual das partes é a mais sádica e cruel? A mais estúpida e criminosa?

E a Televisão esse Olho de Abutre sempre atento às catástrofes e sedenta de sangue e fogo…indignada se não a deixam mostrar bem o horror da guerra ou o fogo devorador de casas e animais…
A Televisão esse Monstro que serve “Morangos envenenados” às crianças ao pequeno almoço, que as inicia no sexo mecânico e no crime e as anestesia face a violência e anula qualquer sentido de indignidade humana pela força permanete da sua ficção alienante, reduzindo o ser a autómato e viciado em imagens de ódio e violência que depois repete na adolescência…e adulto.

A Televisão forma potenciais assassinos, violadores e criminosos…Tudo com a bolinha vermelha no cimo do Ecran…
E os políticos esses discutem leis e educação…

Sim, temos que estar prevenidos…há ameaças terroristas, há. E que são os nossos pacíficos homens do povo que deitam fogo à sua Terra e matam as “suas” mulheres?
Crimes passionais que também se aprendem nos filmes de Hollywood e na SIC ou TVI.

quarta-feira, agosto 16, 2006


“O termo escolhido pelos modernos tradutores, é aplicado à hierodulae, ou “mulher sagrada” do tempo da Deusa, que desempenhava um papel importante no dia a dia do mundo clássico.

As sacerdotisas de Deusa e os seus importantes encontros iam até ao periodo Neolítico (7000-3.500ª.C.), tempos em que Deus era honrado e amado no feminino em todas as regiões conhecidas hoje como a Europa e o Médio Oriente.


No mundo antigo, a sexualidade era considerada sagrada, uma dádiva especial da deusa do amor, e as sacerdotisas que oficiavam nos templos da deusa do amor do Médio Oriente eram consideradas sagradas pelos cidadãos dos impérios grego e romano. Conhecidas como “mulheres consagradas”, eram tidas em grande estima como invocadoras do amor, do êxtase e da fertilidade da Deusa. Em alguns períodos da História Judaica, até faziam parte da adoração ritual no Templo de Jerusalém, se bem que alguns dos profetas de Javé deplorassem a influência da Grande Deusa, localmente chamada de “Ashera”.”

In Maria Madalena e o Santo Graal
De MARGARET STARBIRD (Quetzal)



O termo de “prostituta sagrada”, como lemos acima, é impróprio para evocar um culto que era sagrado e ainda sem a conetação pecaminosa que a Igreja Patriarcal deu à mulher livre, aquela que não se submetia aos seus dogmas e leis e por isso não corresponde à realidade da época. Antes do cristianismo no Culto da Deusa Mãe, a sexualidade da mulher era sagrada e a liberdade do seu corpo igualmente enaltecida pelo amor divino, como forma de dádiva e iniciação amorosa do homem. O homem sem o seu feminino, e sem o amor da mulher é só uma metade...a "divindade" é a realização do Ser na união dos dois polos complementares, feminino e masculino integrados.

Cada Ser Humano tem em si duas almas, a alma do corpo e a alma do espírito, uma feminina e uma masculina e desse casamento alquímico, interior, nasce o ser total, o ser consciente de Si mesmo e da sua dimensão sagrada. Para isso o homem e a mulher têm de se rever um no outro como espelhos dos seus contrários e não a mulher submetida ao homem como "escrava do seu senhor", nem o homem como dono do mundo violentando a Natureza Mãe como o faz à mulher.

Se o homem amasse e respeitasse a mulher em si mesmo, respeitaria a Terra e a Natureza e seria incapaz de destruir animais e outros seres humanos...Se o homem amasse a mulher e soubesse que o feminino é parte integrante do seu ser, não ousaria violar a mulher nem destruir o Terra Mãe...Se o homem reconhecesse e respeitasse a Mãe-Deusa-Mulher como fonte do seu ser, aquela que lhe dá a vida e o alimenta, respeitar-se-ia a si mesmo e não ousaria levantar a "Espada" e matar o próximo...

Não deitaria fogo à sua terra nem pegaria em armas...

sábado, agosto 12, 2006

"A guerra é a coisa mais desprezível que existe.
Preferia deixar-me assassinar a participar nessa ignomínia."

Albert Einstein

"Seja em nome da defesa nacional, como nos EUA e na URSS, ou do
santo nome de Deus
, como no mundo muçulmano, a guerra e a preparação para a guerra servem para reforçar não apenas a dominância e violência masculinas, como o ilustram tanto a Alemanha de Hitler como a Rússia de Estaline, mas igualmente a terceira componente fundamental do sistema, o autoritarismo. Os tempos de guerra fornecem a justificação para lideranças "musculadas".

O CÁLICE E A ESPADA de Riane Eisler - 19987/1995





A GRANDE DEUSA

"Afrodite Columba, Grande Deusa, Santa Pomba da Paz, ouve as Tuas filhas que Te chamam de novo após séculos; pois elas são as mães que dão vida à humanidade.
Conhecem o esforço de dar à luz e de criar. Sabem que a guerra representa um desperdício do seu esforço precioso, e a desacralização da Tua Terra.
Piedosamente, Mãe, dá às Tuas filhas o poder de se oporem às forças da guerra, de impedirEM a destruição agressiva, de estabelecerEM as Tuas leis de paz e relacionamento.

Ajuda as mulheres a educarem as suas crianças com ensinamentos de paz. Ajuda os homens a resistirem aos mitos da glória no conflito. Ajuda-nos a todos a respeitar a vida mais do que a conquista.

Permite que o retorno da imagem da Mãe Divina anuncie uma nova era, na medida em que as mulheres de todas as nações se relacionem umas com as outras com compreensão, sob o teu símbolo. Permite que aqueles que não compreendem os mistérios da maternidade sejam guiados pelos que os sabem.

Afrodite Columba, Pomba Sagrada, deixa que as necessidades espirituais daqueles que anseiam por Ti sejam enfim satisfeitas.
Possa a nossa oração erguer-se a Ti tal como a pomba branca ascende pelas suas asas.
Sejamos abençoadas."



BARBARA G. WALKER

quinta-feira, agosto 10, 2006

Ella es la Luz



Tan lejos y tan cerca Dios vela por el Universo.

Meditad en la Profunda Serenidad y Paz que existe en el Cosmos y reencontraros con EL!

Descubrid la belleza que habita vuestros corazones.

Ella es la Luz
que permanentemente ilumina el camino del Gran reencuentro con las Jerarquías de Luz!

Paz profunda!



ELLYS 2003
Rayo de Sol: http://rayodesol.com.sapo.pt/ellys_cuadros.htm
A TRANSFORMAÇÃO QUE O MUNDO PRECISA:
O FOGO FEMININO: O FOGO QUE LIMPA...

(...)
“Que a vossa humanidade tenha balançado entre monarquias e ditaduras e depois repúblicas não muda nada no mundo pois o vento que sopra as suas velas não é senão expressão de relações de força e de domínio. A incessante luta interior em que se debatem as vossas almas entre o dominador ou o dominado é uma limitação, é a verdadeira pobreza de que tem de se libertar. O Fogo Feminino que está hoje em dia A COMEÇAR A DESPERTAR tem como Missão por fim a esse combate interior. Ele tem como função reinventar o Homem e a Mulher neste mundo, de revelar outra imagem, outro ser mais completo, mais solar, mais cristão no sentido universal do termo.”


In VISIONS ESSÉNIENNES
Daniel Meurois-Givaudan



GALIZA EM CHAMAS:
80% dos fogos são causados intencionalmente...
e em Portugal não será a mesma coisa?


Como podem os homens destruir a terra e incendiar as árvores por razãos de interesse material ou ódios mesquinhos???

Não serão terroristas na própria terra?

Esta guerra ou terrorismo pelo mundo inteiro é exclusivamente devida à visão unilateral e masculina do Mundo...O pOder Bélico e os Exércitos, as Mafias e os Interesses Económicos das grandes Indústrias de armas e Petrólio, destróem paulatinamente a terra em que vivemos.

Os homens morrem e matam sem piedade mulheres e crianças, destróem Cidades e Países em nome de religiões de ódio e deuses sanguinolentos...

Os homens estão loucos e o Mundo sob a ameaça cada vez maior da sua insanidade. Estamos todos à mercê de homens loucos e sem excrúpulos e em que os Governos são todos conniventes na divisão do mundo entre bons e máus e em nomes de valores absurdos matam sistematicamente populações inocentes porque no meio deles há os "máus"...

quarta-feira, agosto 09, 2006


Rosas para Natália Correia...

"É no paradigma da Grande Mãe que vejo a fonte cultural da mulher; por isso lhe chamo matrismo e não feminismo".

“ACHO que não vale a pena a mulher libertar-se para imitar os padrões patristas que nos têm regido até hoje. Ou valerá a pena, no aspecto da realização pessoal, mas não é isso que vem modificar o mundo, que vem dar um novo rumo às sociedades, que vem revitalizar a vida.

A mulher deve seguir as suas próprias tendências culturais, que estão intimamente ligadas ao paradigma da Grande Mãe, que é a grande reserva, a eterna reserva da Natureza, precisamente para os impôr ao mundo ou pelo menos para os introduzir no ritmo das sociedades como uma saída indispensável para os graves problemas que temos e que foram criados pelas racionalidades masculinas.
(…)
É aquilo a que eu chamo o cansaço do poder masculino que desemboca no impasse temível do tal equilíbrio nuclear que criou uma situação propícia a que os valores femininos possam emergir, transportando a sua mensagem.”*


NATÁLIA CORREIA


Se existe pois esperança para este mundo ela reside nas mulheres. Não apenas porque são “mulheres”, pois poucas mulheres ainda ACORDARAM para a essência do Princípio Feminino e por isso tão poucas ainda fazem justiça à dimensão sagrada do seu verdadeiro ser – à Matriz desse feminino que encarnam e de que estão afastadas há milénios, votadas que foram ao silêncio ou castradas no seu potencial pela perseguição das religiões misóginas e patriarcais que as reduziram a castas esposas ou prostitutas - mas ainda assim capazes de voltar a expressar esse potencial do Feminino em toda a sua grandeza e voltarem a ser Mulheres em toda a acepção da palavra.

MARIA DE MAGDALA
SERIA UMA SACERDOTISA DO TEMPLO DA DEUSA


"Com toda a objectividade, apenas podemos constatar a eliminação quase total de uma mulher discípula de Jesus, aquela a quem pudicamente costumamos chamar a “Madalena” e à qual é preferível restituir o seu nome de origem: Maria de Magdala.
Os comentadores, prudentes e desconfiados, fazem dela uma prostituta arrependida conquistada pelo amor de Jesus e convertida à sua vista. A realidade deve ser totalmente diferente. Primeiramente para os hebreus, a prostituição não tem o sentido que lhe atribuímos actualmente: prostituir-se, e , nos antigos templos bíblicos, “sacrificar à Deusa”, coisa imperdoável, visto que os hebreus apenas tinham a devoção para com um deus masculino único e por quem eles lutaram durante séculos para estabelecer a sua autoridade apesar dos desvios, referidos na Bíblia em favor da Deusa do Médio Oriente, essa Istar babilónica cujos templo eram lugares de prostituição, dito de outra forma, de culto erótico que consistia na união de um homem com a sacerdotisa, incarnação transitória da Deusa. Trata-se de um ritual sagrado, religioso e não comércio, trata-se de união com a divindade e não simples satisfação carnal."

"Ora sabe-se que Magdala era um lugar consagrada à Grande Deusa. É provável que a enigmática Maria de Magdala, tão cuidadosamente posta de lado, seja a grande sacerdotisa do templo dessa Deusa. Donde o qualificativo de “prostituta” que acompanha, mesmo que, como primeira testemunha da ressurreição de Cristo, se lhe perdoe todo o seu passado “demoníaco”."

(...)
in A Grande Deusa de JEAN MARKALE

terça-feira, agosto 08, 2006

"PRENDESTE O MEU CORAÇÃO,
MINHA IRMÃ-NOIVA
PRENDESTE O MEU CORAÇÃO
COM UM SÓ DOS TEUS OLHARES

OS TEUS LÁBIOS, NOIVA MINHA,
SÃO COMO FAVO QUE DESTILA MEL;
DEBAIXO DA TUA LÍNGUA
HÁ LEITE E MEL

O PERFUME DOS TEUS VESTIDOS É COMO O PERFUME DO lÍBANO

in CÂNTICO DOS CÂNTICOS


"O arquétipo da Noiva está pronto e uma nova consciência ganha raízes entre nós. Finalmente a voz da Noiva é escutada em todo o mundo."



Na minha demanda do Graal, encontrei mitos e lendas de muitas terras. Uma delas, particularmente encantadora, foi a representação da deusa Maat. Muitas vezes, é representada como uma ave gigante que tem o mundo no prato de uma balança e na mão uma pena, com a qual pode desequilibrar a balança. Não querendo que o universo se desequilibre, Maat mantém eternamente a pena na mão. ***
Infelizmente, nos últimos quatro milénios, o prato da balança tem estado em desequilíbrio a favor do masculino, provocando o desequilíbrio a todos os níveis.
(...)
Nesta nova era, talvez o princípio da transportadora da água, o feminino, tenha influência suficiente para apagar os fogos acesos pelos dois mil anos de orientação masculina e começar a curar os males do nosso mundo. É claramente uma questão de consciência nova. Quando a Irmã-noiva for devolvida ao paradigma celestial como a Amada do Logos, então os males serão curados porque, como vimos, a fonte desses males é a alienação e separação destes dois arquétipos.”


in MARIA MADALENA E O SANTO GRAAL
A Mulher do Vaso de Alabastro
De Margaret Starbird

sábado, agosto 05, 2006

“ Everybody's going to the party have a real good time. Dancing in the desert blowing up the sun Where the fuck are you? Where the fuck are you? Why don't presidents fight the war? Why do they always send the poor? Why don't presidents fight the war? Why do they always send the poor? Why do they always send the poor? Why do they always send the poor? They always send the poor They always send the poor…”
(Sistem of a down)



Minha querida Igaci:

Você diz que está cansada da guerra dos homens…Tem razão, como diz a canção estamos todos "os pobres", nomeadamente as mulheres, debaixo desse controlo milenar. Também eu estou cansada das guerras e da loucura dos homens e vejo o inútil que é “bradar aos céus”...

Talvez um dia haja verdadeira Paz...se a buscarmos dentro de nós...

Talvez o segredo da vida seja esse mesmo, o amor estar intacto dentro de nós e só aqueles que o buscam aí o encontram, só aqueles que ouvem o seu coração e vivem no seu ritmo, podem descobrir a verdade do ser...e todos os demais gritam e dançam no deserto das suas vidas repletas do lixo consumista e alienatório.
Todos os demais dançam no deserto ao som das suas Bombas, opiniões e armas de precisão atómica…


..."E a eternidade é sentida como este estar, estável, no meio do mundo, esta identidade, sincronização com o ritmo central e primeiro. O do seu coração."

in AFORÇA DO MUNDO
Dalila L. Pererira da Costa

sexta-feira, agosto 04, 2006

Porque deve haver uma ordem onde a morte não entra. Deve existir um tempo em que a TERRA não seja o HORROR que me feriu o corpo e o espírito e que TU curaste purificando TUDO, desencantando os ritos até tocar a veia, o corpo rigoroso da vida real. Onde só gestos puros, só puros ritmos se podem pertencer. E só olhos sem angústia nem pecado se podem confundir com a limpidez da água.
in "LUZ CENTRAL" - Ernesto Sampaio

"Fui sempre, e atravez de quantas fluctuações houvesse, por hesitação de intelligência crítica, em meu espírito, nacionalista e liberal: nacionalista - quer dizer, crente no País como alma e não como simples nação; liberal - quer dizer, crente na existência, de origem divina, da alma humana, e da inviolabilidade da sua consciência, em si mesma e em suas manifestaçãoes.

Por isso me foram sempre origem de repugnância e asco todas as formas de internacionalismo que são três: a Egreja de Roma, a finança internacional e o comunismo."

FERNANDO PESSOA
DA CIVILIZAÇÃO DO CÁLICE (MÃE, DAR A VIDA, ALIMENTAR)
AO DA ESPADA (PAI, TIRAR A VIDA, MATAR)

O MUNDO PATRIARCAL BASEA-SE NA FORÇA DA GUERRA: DÁ-SE MAIS VALOR AO PODER DE TIRAR A VIDA, ENQUANTO QUE O MATRIACADO SE BASEAVA NO VALOR DA VIDA, NO CULTO DA NATUREZA E DA PAZ...


(...)
"No núcleo do sistema dos invasores encontram-se a atribuição de mais valor ao poder de tirar a vida, em vez de a dar.

Este era o poder simbolizado pela Espada “masculina” que, como atestam antigas gravações Kurgan em cavernas, era literalmente adorada por estes invasores indo-europeus. Pois a sua sociedade dominadora, regida por deuses - e os homens - guerreiros, este era o poder supremo.
Com o surgir destes invasores no horizonte pré-histórico - e não, como se diz por vezes, com a descoberta gradual, por parte dos homens, de que eles representavam também um papel na procriação - a Deusa, e as mulheres, foram reduzidas a consortes e concubinas dos homens. Gradualmente a dominância masculina, a guerra e a escravatura de mulheres e de homens mais delicados e “afeminados” tornou-se norma.


Riana Eisler
O CÁLICE E A ESPADA


"A pior das instituições gregárias chama-se
exército. Odeio-o."

Albert Einstein


OS HOMENS AMAM A GUERRA...

(...)
Os homens amam a guerra. Mas não a amam
só com a coragem do atleta
e a empáfia militar, mas com a piedosa
voz do sacerdote, que antes do combate
serve a hóstia da morte.

Foi assim na Criméia e Tróia,
na Eritréia e Angola,
na Mongólia e Argélia,
no Saara e agora.

Os homens amam a guerra
E mal suportam a paz.

Os homens amam a guerra,
portanto,
não há perigo de paz.

Os homens amam a guerra, profana
ou santa, tanto faz.

Os homens têm a guerra como amante,
embora esposem a paz.

(...)
(Affonso Romano de Sant'Anna)

quinta-feira, agosto 03, 2006

DEVIA FALAR-VOS DE POESIA E AMOR INCONDICIONAL QUANDO TODA A GENTE FALA DE GUERRA E MOSTRA CENAS DE EXTREMA VIOLÊNCIA E DOR?...

“A guerra é a coisa mais desprezí¬vel que existe.
Preferia deixar-me assassinar a participar nessa ignomínia."

A. EINSTEIN

CAUSA EFEITO?
O MUNDO É CEGO, COM CEGOS A CONDUZIR CEGOS...


"Nova Iorque apaga as luzes para sobreviver à onda de calor"...

Rute Araújo*

E, ao terceiro dia, as luzes do Empire State Building apagaram-se. Uma onda de calor histórica abateu-se sobre Nova Iorque, trazendo consigo as temperaturas mais altas do ano. Pela primeira vez, a cidade norte-americana foi obrigada a declarar o estado de emergência e a poupar a energia que resta. Desde o início da semana os alertas instalados pelas ruas não baixam dos 400, quebrando registos que remontam aos anos 50.
(…)
Ontem, nos túneis subterrâneos de acesso a Manhattan, "as pessoas choravam" dentro das três carruagens sem ar condicionado, conta um dos funcionários.

(…)
DN online



O nojo

“Na minha penúltima manhã na Síria e em Damasco, encontro o dono do hotel de olhos raiados de raiva, pregado na televisão.
Olho e vejo corpos empilhados, de adultos e crianças. A Al-Jazeera mostra-os. Cada um mostra os seus. Foram 56 esta noite, 34 crianças.
Lamentáveis e necessários danos colaterais, dirão os que sem vergonha apoiam este nojo.”
IN arrastão

“As mãos que ajudam valem mais que os lábios de rezam”
Robert G. Ingersoll –

quarta-feira, agosto 02, 2006

"Só o coração pode realizar o prodígio do equilíbrio"




"Existirá em nós uma esperança de descobrir dentro de nós um elemento de estabilidade permanente, "um gerente responsável" da nossa encarnação, que saiba o fim e que nos possa iluminar o nosso discernimento quanto ao caminho que nos leva a esse fim?"


Isha S.L.

in "A ABERTURA DO CAMINHO"


"Precisamos concluir que a percepção do mundo das causas está vedado à Humanidade? Sim, pelos meios humanos. Mas todos os verdadeiros Iniciados não vieram a esta Terra senão para mostrar esses meios que nos escapam. Ora este "mundo das causas" está expressso no TAO, ou no "Reino dos Céus", o meio essencial indicado para lá chegar é o mesmo: simplicidade de coração e de pensamento.

O Conhecimento dos poderes do coração é indespensável à prática do Caminho do Meio pois esté só se pode praticar através da preponderância desses poderes e da sua influência. Esta via é um balanço constante entre o egoísmo do Eu e o altruísmo do Si. Só o coração pode realizar o prodígio do equilíbrio, pela sua posição mediadora entre o temporal e o intemporal, entre o organismo mortal e o seu arquétipo imortal. A alternância do seu movimento (dilatação-contracção) é a imagem perfeita desse balançar entre os dois poderes, do qual o pessoal tem de se tornar consciente, para ser transcendido pelo impessoal".


de ISHA SCHWALLER DE LUBICZ

terça-feira, agosto 01, 2006

RESPOSTA AO MEU ANÓNIMO “VISITANTE”

“Uma nota sobre o 'antro judaico-cristão': não creio que Fátima recolha qualquer tradição judaica, mas recolhe, isso sim, alguma simpatia em sectores (admito que rarefeitos) do islamismo xiita (Fátima era o nome da filha de Maomé); igualmente certos Hindus têm simpatia pelo local, que identificam espiritualmente com alguma das suas crenças (sei não quais). O próprio Dalai Lama acho ter referido 'good vibes' no local. Por 'portas e travessas', exploradas ou não, Fátima e o culto mariano são uma faceta 'maternal' de religião. Posso estar errado, é claro. Mas uma Senhora vestida de azul pairando numa azinheira me parece uma razoável metáfora de uma Deusa. E não arqueológica, psicológica mesmo. Um astral mais desanuviado e desconsidere a fraca prosa, Rosa.

visitante | 31-07-2006 13:30:38


Monserrat
UMA SENHORA VESTIDA DE BRANCO?

Quando disse que Fátima se tornou um “um antro de tradição judaico-cristã”, queria dizer que a predominância do culto era cristã e que o cristianismo está eivado de influências judaicas…Além de que a Igreja Católica se apossou do lugar que pertence por natureza à Deusa Mãe…
Queria dizer ainda que Fátima, (Nome da Filha de Maomé) um lugar energético já anunciado como o da Aparição, onde predominam as forças telúricas, forças da Terra e portanto ligadas à Deusa e à Mãe, Princípio Feminino, favoreceram um acontecimento que chamamos “Milagre” – um lugar, um estado, um momento - que “aconteceu” se aconteceu, como uma manifestação numinosa do Corpo energético da Deusa, uma manifestação cósmica de energia, num lugar previligiado e a que as crianças católicas e temerosas a deus que castiga acharam concerteza que aquela Luz ou Brancura só podia ser a “nossa senhora”…ou pensariam elas que era só uma metáfora, uma manifestação energética daquilo que nos transcende?
A Energia não se manifesta só usada pelos homens como Bomba Atómica, tem poder para se configurar ainda que metáfora do Divino, na aparência de uma Mulher, outra realidade que nós seres só mentais e racionais não podemos ver nem conceber na dualidade...

É para equilibrar os nossos opostos complementares, feminino e masculino - reintegrando o feminino que falta ao ser humano para que este possa ter uma Visão quem sabe mais alargada do Universo tanto interior como exterior – que eu mantenho esta página…Reforçar o lado feminino da Humanidade e uma Consciência nova desse Feminino na própria Mulher.
Os homens intelectualmente, tal como as mulheres, sem o seu lado emocional, intuitivo e instintivo e digo sem a Mulher integrada, um e ouotro, não vão conseguir divertir-se muito, como o calvin, o puto esperto…
Claro que isto não vem nada a propósito…

PS.
Disse bem: “Fátima e o culto mariano são uma faceta 'maternal' de religião”, antes da dominação patriarcal na sua pior faceta paternalista…No demais também concordo consigo e fico feliz com isso, que Fátima possa ser um lugar de fusão das Religiões unidas pela Mãe e não divididas pelo Pai…
Era impensável numa religião matriarcal a Mãe matar mulheres e crianças inocentes numa guerra de afirmação de poder bélico como acontece com as mais fundamentalistas das religiões patriarcais neste momento à face da Terra!
Toda a conversa intelectual e filosófica dos políticos mundias neste momento sobre a Guerra no Líbano mete-me nojo, puro nojo!!!