O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, junho 23, 2007

OS EXTREMOS SE TOCAM


"Tudo é duplo; tudo tem polos; tudo tem o seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados." - o caibalion


Não há nada ao cimo da terra que se não converta no seu oposto...Os dois lados de todas as coisas está impresso em cada ser...dois olhos e duas mãos, dão-nos a percepção...
Sabe de quem receberes o sorriso colherás mais cedo ou mais tarde o esgar de desprezo, raiva ou ódio...mesmo que não seja visível através desta camada do ideal católico...

Pode demorar mais ou menos tempo a aparecer a outra face da moeda, mas inevitavelmente ela se expressará, disso podes estar certa...Directa ou indirectamente assim acontecerá e sempre que te sentires amada sabe que um dia, acredita, te sentirás odiada por quem mais te amou!

Nunca esqueças: aquele que te cura é o mesmo que te feriu, disse o mestre uma vez...
Lembra-te pois que aquele que te ampara hoje, deixar-te-à cair inevitàvelmente amanhã...

Esta é a condição precária de toda a Humanidade. Não há meio de nos transcendermos ou ascendermos a outra realidade, a não ser, como dizia Buda, abandonando o mundo da ilusão...
rlp

2 comentários:

Anónimo disse...

Sim...Realmente os extremos tocam-se..mas nao venham com essa que CDU é extrema-esquerda! por favor...nos anos 70 tivemos a OCMLP de falsos comunistas que afinal se viu que era para roubar votos a CDU. De que partidos são eles agora? PS; PSD; CDS-PP...As pessoas da CDU são sempre fiéis ao partido. O PCP é o único partido fiel aos seus principios, sem contadições, sem extremos nem corrupção que faz esforços para este país não ficar atrasado ligado à virgenzinha santa e imaculada e ao pai santo(Salazar) que devora o povo por dentro!...O PCP quer um país moderno, mas com respeito pelas tradições e pela natureza. Sempre pela classe média que está cada vez mais sacrificada e por uma partilha de tudo por todos!...Um abraço

rosaleonor disse...

Bom, eu não entendo o que uma coisa tem a ver com a outra...ou tem mas é tão básico meu amigo...Acho que já lhe disse em tempos que a visão linear não tem nada a ver com a transcendência...Estava a falar dos er interior e não de polítca. A política e uma coisa da dualidade e da superfície...é como a religião: acredita-se e tem dogmas e deuses... basea-se no mal e no bem no deus e no diabo, que raio! Coloque-se no "centro" - seja o Fiel da balança - e dentro de si e veja sem pender para nenhum lado da balança...
garanto-lhe que estou alérgica aos políticos e teóricos das causas!
rosa leonor