O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, setembro 08, 2007

os midea - uma nova inquisição

PORQUE SÃO AS MULHERES
A ATIRAR A PRIMEIRA PEDRA?

Esta mulher, Kate McCann, está pronta a ser "queimada" nas fogueiras dos mideas...Basta ter sido arguida para os tablóides nacionais e as televisões antecipadamente destruirem a imagem da que até há dias era uma pobre mãe desfeita em dor...
Não digo que não possa haver culpa por negligência ou crime involuntário e até ocultação de cadáver, pode bem ser essa a versão do caso, mas o que importa aqui é como a mulher passa a ser logo uma criminosa e a ser apoupada pela turba que persegue as vítimas como abutres, pronta a fazer justiça pelas suas bocas vis...

Não defendo um crime como impune, mas se é caso de haver uma morte por negligência, fossem quais fossem as circunstâncias, calculo o sofrimento e o drama desta mulher...

Mas são as próprias mulheres implacáveis que atacam as mulheres em primeiro lugar e é isso que me choca...como são sempre as mulheres a denunciar as outras ou como foram outrora as mulheres quem primeiro denunciavam as bruxas para serem queimadas nas fogueiras... ELAS NÃO QUEREM SABER O QUE REALMENTE SE PASSA, QUEREM DESTRUIR APENAS A OUTRA MULHER...
Ontem como hoje é tudo igual face ao drama e ignorância das mulheres. Há diferenças subtis...diferença nos modos de tortura, com ferros ou pública, e como diz a Juliana, todas as mulheres sofrem ainda na pele a difamação e exclusão, o desprezo intelectual...

Juliana disse...


"O pior de tudo é que existe ainda hoje uma fogueira queimando as mulheres mais livres, as não-santas, não-submissas... A fogueira continua ardendo e queimando as mulheres de todas as idades, raças, credos, profissoes, classe social... A fogueira do preconceito, da exclusão social, da discriminação, das oportunidades, da justiça social... da impunidade das violências, das mortes e das agressões, da ditadura da beleza, da magreza, do desprezo intelectual... A fogueira das competições, das guerras entre mães e filhas, entre sogras e noras, entre as esposas e as putas...

O fogo patriarcal anda aceso e muito... e todas nós saímos chamuscadas... Qual a mulher que não sente o calor das chamas no seu dia-a-dia sempre que tenta ser diferente do padrão patriarcal?Aff... tá calor aqui... rs... "

6 comentários:

Marian - Lisboa - Portugal disse...

Adorei o verde! ;-)
Quanto as suas palavras, só posso concordar...
E certo é que existe sofrimento naquela mãe, independente dos dados que nao temos.

Paula Marinho disse...

Rosa, desculpe o tempo ausente. Estive fora revirando a vida como tinha que ser (por todo um processo que acredito você entenda). Descobrir muitas coisas ao mesmo tempo, requer um isolamento temporário para por as idéias em ordem e a vida em trilhos melhores. Antes de mais nada quero prabenizá-la (ainda que atrasada), mas é de coração que lhe desejo todo o bem do universo.
Qto ao que está escrito; concordo com o que você diz e acho que está mais do que chegada a hora de abrir os olhos e o coração de nós mulheres para perceber que somos tão somente nós que temos nas mãos a chave para uma mudança que pode e deve ser feita. Somos as genitoras, matenedoras e mentoras de nossos filhos. Somos nós que os educamos, que os orientamos e que os transformamos nos nossos carrascos. Cabe a nós o direcionamento de toda a humanidade. Só nós poderemos mudar o rumo. Tomara que as mulheres (e homens) que por aqui passem sejam despertas e passem a diante esse despertar. Fomos queimadas sim, continuamos sendo, mas... também somos fênix e como tal, voltamos sempre. E cada vez mais fortes, mais firmes, mais presentes. Se o fogo patriarcal me queima... a Deusa me renasce nas águas de seu útero materno. Sou diferente sim e me orgulho muito disso. Meus filhos são diferentes, porque eu assim o quiz. Bjus saudosos minha amiga e mta, mta PAZ a seu coração iluminado. Parabéns

Anónimo disse...

Vou mudando as cores com os raios...agora é mais fácil.
Quanto a esta mulher que drama terrível e que medo estar nas mãos quer dos midea quer das polícias...
Eu fiquei contente por ela se ter ido embora deste curral...Portugal é primitivo e este povo frustrado. Este Portugal de absurdos em que a turba é assolada pelos midea quer num sentido quer noutro...ai de quem cai nas mãos desta gente pobre e arrogante. Que se desfaz com os estrangeiros e depois pisa a torto e a direito!
Assusta-me este país de doutores e engenheiros a dar com um pau e um povinho "analfabruto"...Os intelectuais são tão convencidos e estúpidos...que também me assustam...tão longe estão das grandes almas escondidas ou esquecidas na bruma...

abraço

rosa leonor

Anónimo disse...

Paula:

Volte sempre que possa... eu percebo a ausencia e aprecio a sua permanência. Todas temos muito que realizar para construir um novo mundo de paz e harmonia.

Um enorme abraço para si e para a sua luta!

rosa Leonor

Anónimo disse...

Sempre fico "vermelha" quando leio meus comentários aqui...rs... E penso... Ah, Rosa... e sorrio... fico espantada de ver que vc gosta das coisas q escrevo, q elas sao aproveitadas por vc...com tanta gente inteligente que vem aqui, e vc ainda assim ve os meus rabiscos...rs... É bom, mas ainda é estranho...rs...Beijo linda

rosaleonor disse...

É você ou eu ou nós mulheres que pensamos sempre que valemos menos e só achamos que as famosas e escritoras é que sabem, mas todas as mulheres Sabem só que algumas não sabem que sabem, mas está lá dentro a pedrinha mágina que ela solta da garganta e faz a voz soar pela justiça ou pela verdade! Vá vamos darmo-nos toda a a importância do mundo porque nós merecemos... É UMA ORDEM!!!
abraço
rosa leonor