O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

segunda-feira, dezembro 24, 2007

auto-retrato...

... Poucas ou raras mulheres têm em conta as informações que transcrevo ou querem aprofundar o que aqui escrevo. Por isso, eu digo que a maior parte das mulheres são hoje em dia, nomeadamente na Blogosfera, o maior obstáculo à Consciência emergente do Feminino Sagrado!

Elas servem exclusivamente o Princípio Masculino veiculando a palavra*, uma escrita e uma imagem de si mesmas de acordo com padrões de preferência patriarcal em detrimento delas próprias e da integração dos dois princípios.
No entanto é cada vez mais claro que sem a União dos dois Princípios, Feminino e Masculino, yin e yang, Gaia não pode viver a sua dimensão sagrada nem o ser humano atingir o sentido cósmico da vida e alcançar uma Consciência ecológica, verdadeiramente integrada, planetária e universal!

Cabe à mulher antes do mais acordar para a sua dimensão sagrada e unir as duas mulheres em si cindidas pela Igreja de Roma. Cabe à mulher acordar a Deusa dentro de si e revelá-la ao mundo. Essa poderá ser porventura a experiência mais profunda e gratificante e jamais terá na vida outra oportunidade igual ou superior para o conseguir.

Só a união da Mulher em si, consciente da sua divisão, no casamento consigo mesma e com a Terra-Mãe poderá salvar o Planeta da destruição iminente em que ele, pela mão violenta do homem agressor se encontra!
Cabe ao Homem igualmente acordar para o seu lado Feminino e ajudar a mulher a caminhar para uma nova Ordem Planetária de verdadeira paridade entre os sexos e do amor sem posse ou exclusividade.

(...) excerto de artigo rosa leonor


* Recorrentemente as mulheres falam no masculino quando falam até delas próprias...recentemente assisti a uma palestra em que a percentagem de mulheres era de 95% e a senhora que a dava, dizia apenas "meus senhores"...

2 comentários:

v disse...

Rosa Leonor,
Quero que saiba que sou uma grande admiradora do seu trabalho através do “MULHERES& DEUSAS”. Como mulher só, exilada do sistema por ter a audácia de ver o que poucos vêem e a coragem de ser fiel a mim mesma, seu blog tem sido para mim motivo de inspiração e fortalecimento. É reconfortante saber que não se está completamente sozinha nesta luta contra um gigante monstruoso chamado patriarcado, que devastou o planeta oprimindo e massacrando a todos os seus habitantes por um longo período de tempo.
Ao constatar o alto nível do conteúdo publicado no “MULHERES &DEUSAS , passei a visitá-lo freqüentemente e estou começando até a criar o meu próprio blog, como um espaço dedicado à livre expressão de idéias e assuntos ligados ao feminino e, acima de tudo à conscientização das mulheres.
Tenho ficado por vezes, impressionada com a sincronicidade entre meus insights diários e os textos que encontro aqui. Ultimamente, tenho registrado minhas idéias em pequenos pensamentos ou poesias e ao encontrar esses mesmos temas sendo abordados aqui, tenho uma vitalizadora sensação de estar no caminho certo.
Recebo essas coincidências como uma gratificante confirmação de que a Deusa realmente está de volta, usando nossas mentes, nossas vozes e acima de tudo nossa ousadia, perseverança e determinação para expressar-se e reconquistar o lugar que lhe foi covardemente roubado nesse planeta.
Que nós, mulheres conscientes, possamos nos unir e fortalecer mutuamente cada vez mais, pois quando nos colocamos a serviço da Deusa torna-se inevitável a constatação de que a vitória de um é a vitória de todos!
Receba meu carinho e admiração,
Cláudia Botelho (Chara)

“As conexões com e entre as mulheres são as mais temíveis, mais problemáticas e as forças mais potencialmente transformadoras do planeta.”
(Adrienne Rich)

Anónimo disse...

Como já deve ter visto espero que não se importe que eu tenha publicado a sua mensagem e a minha resposta na página.
Obrigada por me ter dado o seu testemunho, nem sabe o quanto ele é importante para mim e para o meu trabalho!!
Espero em breve poder ler o seu blog!
Abraço e Bom começo de ano..
Rosa Leonor