O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, junho 29, 2007

A T E L E V I S Ã O - O CAOS MUNDIAL


1.1- A MENSAGEM DOS MEDIA

Há uma ligação óbvia entre a ocorrência de violência na Sociedade e a tematização e representação da mesma nos media. Mas qual a natureza da ligação? Que causalidade é envolvida? Os media espelham simplesmente a violência real da sociedade? Ou causam-na e contribuem para ela?
Uma mensagem preocupante que a Televisão nos vende progressivamente é a de que a violência é aceitável. A Televisão diz que a violência é trivial, lugar comum, de todos os dias, mundana. Faz parte da vida, é normal. É parte da nossa cultura moderna. E também pode ser divertida (de uma forma doentia e irónica).
A Televisão também ensina algo ainda mais corruptível – que a inteligência está fora de moda e que a força bruta é que está a dar. A moralidade está ultrapassada. Os polícias são estúpidos e os criminosos é que são os espertos. Há uma selva lá fora, envolvendo homens, mulheres e crianças e, no entanto, está tudo bem.
Vivemos numa era de crimes progressivos de violência contra pessoas e propriedades, desde o abuso de crianças a esposas (ou maridos), violência nos jogos de futebol, vandalismo contra idosos ou outras pessoas indefesas por um simples punhado de moedas.


in http://www.ipv.pt/forumedia/3/3_fe5.htm

" Na era da informação, sois afastados das fontes naturais de conhecimento. Os vossos media pertencem e são controlados por aqueles que vos querem ver entretidos e ignorantes. Vendem–vos versões escolhidas da realidade e completamente ignoram outras.

A televisão retarda o processo evolutivo e cria limitações, especialmente no caso das crianças, cujas primeiras impressões e imaginação desempenham um papel crucial na vida mais tarde.

A televisão mantem-vos numa banda muito estreita de expressão emocional – basicamente caos e medo. …existe uma enorme campanha para vender televisões e para levar as pessoas a permanecer coladas ao écran a absorver a mais recente versão dos escândalos e da violência, como se aquilo que é transmitido fosse o que de mais importante existe. Aprende a observar como te sentes quando vês televisão. É uma forma de controle de frequência, o qual está a ser tremendamente acelerado pois o medo tem vindo a ser promovido de forma muito rápida em todo o planeta através da televisão.

(…) Se tiverem uma televisão em casa, mesmo que não esteja ligada, retirem a ficha da tomada. Ondas de frequência são transmitidas através da vossa televisão, mesmo desligada.
Barbara Marciniak, EARTH, Bear & Co., 1994

Cheias e calor dividem Europa


NESTES DIAS...

Violenta canícula fez já mais de 40 mortos na área do Mediterrâneo O mau tempo já matou três pessoas no Reino Unido e o calor extremo, no sul da Europa, provocou dezenas de vítimas, incluindo pelo menos 29 na Roménia e três na Sicília. Enquanto nestas zonas a temperatura ultrapassou os 40 graus centígrados, atingindo valores recorde, a Inglaterra continua a ser fustigada por intensas chuvadas e ventos fortes, o que obrigou centenas de pessoas a passarem a noite em abrigos públicos. In DN

Alguém quer saber exactamente o que se passa ou porque se passa?…alguém faz alguma coisa na prática? Ou é como vi há dias um anúncio SOS na TV sobre o as mudanças climáticas e a necessidade de termos cuidado com o planeta e logo a seguir o anúncio à Tourada com imagens dos “nobres” cavaleiros a torturar o touro em plena faena? Isto é que É educação cívica? Eles – todos cegos - não vêm a ligação…Eles são cegos mesmo – como há dias ilustrava tão bem a candidata à Câmara de Lisboa, Helena Roseta, a passear de bengala e olhos vendados para mostrar como lisboa não tinha lugar para cegos e também não viu que a metáfora servia para todos os políticos – sim, os políticos as suas cimeiras e os seus tratados vazios, enquanto as cheias e o calor matam e desalojam pessoas e na realidade ninguém faz nada. Porque na prática, matam-se touros para diversão, matam-se cães por negligência, abatem-se animais por diversão ou para comer, maltratam-se espécies, abatem-se árvores para construir templos de jogos e lazer… e as pessoas continuam a andar de carro a comprar carros, a responder aos anúnicios de carros, enquanto outros milhares de pessoas morrem de fome e sem água por causa da poluição dos seus carros…
Disseram-me que a quinta de ALGore faz mais poluição que mil casas…ou que a quinta do Bushe…São estas a as ironias da classe política; são assim os políticos que discutem o Estado do Mundo e da Europa…

Aqui, neste cantinho à Beira Mar estagnado está tudo à espera do “BOM TEMPO”, para aos milhares irem CEGAMENTE à procura de um lugar ao Sol nas praias apilhada de gente alienada e que se banha nas águas na maioria poluídas com o seu lixo e ignorância.
Vamos ver como será quando fizerem 45 ou 47 graus, como na Grécia…e os fogos começarem a arder o País…

ALGUÉM DEIXA O CARRO EM CASA?
ALGUÉM MUDA ALGUMA COISA NO SEU DIA A DIA???

terça-feira, junho 26, 2007

REPUBLICANDO...



A MULHER ESTÁ SEMPRE A TEMPO DE MUDAR A SUA HISTÓRIA

Sem dúvida que as mulheres estão mais do que nunca a tempo de mudar a sua história. A sua história pessoal e colectiva e ainda a história do Mundo. Antes de tudo e do mais cabe a Mulher recuperar a “CONSCIÊNCIA DO FEMININO” perdida algures no tempo e não à polícia, ao juiz ou ao Estado que de si mantém uma estrutura de dominação e portanto é uma contradição esperar ou querer que um governo - seja de esquerda ou de direita - restitua à mulher aquilo que lhe é negado como valor intrínseco, e mesmo que as suas leis de repressão e domínio se alterem no papel, continua na mentalidade como registo colectivo e é esse registo que actua à superfície. Só a própria mulher e ao nível da sua consciência ontológica poderá resgatar essa dimensão do seu ser, ou a sua liberdade de SER, como um valor inalienável em si mesma e que corresponde ao despertar para a sua totalidade - não aceitar ser mais dividida em duas, ou em três - o que lhe permitirá lutar ou sair do ciclo de violência de que é alvo há milhares de anos e que nenhuma mudança social e política teve em conta. Quase sempre a violência doméstica passa por suspeita de “traição” da mulher quando não é meramente o “bode expiatório” da inferioridade do homem e da sua miséria social. Desde que a mulher começou a sua luta por um lugar na sociedade e pelo respeito do homem, nunca lhe foi concedido esse direito a partir de uma compreensão efectiva da sua condição real, mas de uma condição “inferior” sofrida na pele pela sisão milenar de um velho cisma que originalmente dividiu o mundo. Desse modo a mulher sempre permaneceu dividida em dois “géneros” - independentemente de ser pobre ou rica, inculta ou instruída - e essa divisão foi aceite como sendo a sua condição natural e esse é que o grande drama da mulher e do homem no mundo.



A LIBERDADE DA MULHER

Aquilo que se chama “prostituição sagrada” nunca existiu como tal, pois correspondia, primeiro, a uma sacralização do amor ritualizada e depois a uma liberdade sexual e humana da mulher que lhe foi retirada ao tornar-se “propriedade do homem” legitimada pelo casamento e pela Igreja, passando aí sim a existirem duas mulheres distintas, fragmentadas, a que se casa e obedece ao marido e a que vai para o prostíbulo ou para a rua e era apedrejada... É dessa divisão principalmente que recai sobre ela o estigma da “santa e da puta”, dando corpo um à Virgem católica e a “outra”, Maria de Magdala, renegada pelos apóstolos de Cristo, mas mais tarde “regenerada e perdoada” pelos padres da Igreja, para dar exemplo de perdão às mulheres não convertidas ou insubmissas. Na continuidade dessa divisão, social e psicológica, a violência doméstica é tão só a consequência “natural” de uma sociedade machista e patriarcal cujo domínio secular através da Igreja e do Estado sempre dominou e manipulou a mulher segundo os seus interesses e preconceitos. Ao reivindicar de novo a obediência da mulher ao marido como chefe de família, a Igreja continua a explorar psicologicamente e a querer usar o grande manancial que são as mulheres para a Igreja (sem elas o patriarcado não seria nada... nem sequer teriam nascido!) e corremos de novo o risco de os Governos continuarem coniventes com o Vaticano – questão do aborto e da pílula - e em defesa dos seus interesses e dogmas, manipularem as mulheres agora de forma mais subtil, como sempre fizeram de forma brutal ao longo dos séculos.Apesar das sociedades ou ideologias modernas, os estados comunistas e democráticos que pregaram por direitos e igualdades, nada fizeram em essência pelas mulheres pois a “igualdade” das mulheres foi serem masculinizadas e mesmo assim continuaram subalternas e a ganhar menos do que os homens, tal como continuam a ser instrumentalizada para servir o macho, enquanto procriadoras-operárias e objectos de prazer através dos meios mais sofisticados - moda, cinema, pornografia, etc .

Podemos olhar “os frutos” podres do comunismo russo e ver as Mafias de Leste que negoceiam as suas mulheres e filhas sem qualquer escrúpulo. Nada mudou de profundo e relevante no mundo desde há 50 anos ou mesmo um século, início da tomada de consciência das mulheres no plano social e económico. O que vivemos nestas últimas décadas é uma falsa emancipação das mulheres que corresponde à sua masculinização - e dentro da masculinização o travestiamento ou seja a mulher vestida (para matar?) segundo o imaginário do homem - e que pouco ou nada tem a ver com uma verdadeira consciência do feminino que a ser verdade dignificaria o mundo e por isso nunca aconteceu como verificamos na crescente violência e guerra, as desigualdades e a fome, as doenças e o terrorismo, que passam, todos a meu ver, por efeitos da falta desse Princípio Feminino - tanto nos homens como nas mulheres - e isso à custa das religiões fundamentalistas que negaram um valor intrínseco à mulher e a retiraram da face da terra para expansão bélica dos seus instintos viris e fálicos. Não é um acaso que em todas as guerras a violação das mulheres como primeiros “bodes expiatórios” acontece e é sistemática.

Está escrito no Corão que assim deve ser tal como na Bíblia dos velhos patriarcas que são os mesmo que dividiram o mundo e o dominaram submetendo as mulheres e explorando-as até aos nossos dias em que é muito evidente a calamidade persecutória à liberdade da mulher no mundo islâmico e católico. Não somos queimadas na praça pública mas nos Media...reduzidas a ínfima espécie! Enquanto que no oriente as mulheres são mortas à pedrada, isto é lapidadas...

rlp

PRINCÍPIO FEMININO


“Pela repressão a alegria do feminino foi rebaixada como mera frivolidade; a sua sensualidade expressa foi diminuída como coisa de prostituta, ou então ridicularizada pela seu sentimentalismo ou reduzida exclusivamente a instinto maternal; a vitalidade da mulher foi submetida ao peso das obrigações e da obediência. Foi essa desvalorização que gerou filhas desenraizadas e subterrâneas do patriarcalismo, separando a força feminina da paixão, tornando-a imagem dos seus sonhos e ideais de um céu inatingível mantidos pomposamente por um espírito que soa a falso quando comparado com os padrões instintivos simbolizados pela rainha do céu e da terra”.

Foi essa desvalorização que aconteceu também ao princípio feminino em geral em todo o mundo. Depois de negarem a Deusa Mãe, e destruirem todos os vestígios de Matriarcado, perseguirem as sacerdotisas, chegando mesmo a assassinar barbaramente mulheres sábias, como foi o caso de Ipácia de Alexandria, a Igreja e o Patriarcalismo em geral que negaram a natureza profunda e alegria da mulher acabaram por “elevá-la” paradoxalmente ao altar da sua Igreja condenando-a em simultâneo ao prostíbulo...

Este foi o maior crime cometido pelo patriarcalismo contra a Mulher. Ao dividi-la entre a “santa e a puta” estabeleceu as suas leis e condenou metade da humanidade a uma segregação e fragmentação que custa à própria humanidade todo o seu infortúnio. Foi assim que os homens também se dividiram entre “os filhos do pai” e “os filhos da puta” que violam e matam mulheres e fazem as guerras em nome de Deus e da Pátria.
R. L. P.

sábado, junho 23, 2007

O MISTÉRIO DO SANGUE

“Sintam no âmago das suas identidades, a nutrição, a dádiva e o mistério da Mãe. Haverá um retorno e um despertar da Deusa Mãe."
(…)
"A Deusa é a Consciência que permite todas as coisas. É a fonte que mantém a união dos elementos, e liga toda a criação.”

"A Deusa Mãe representa o princípio do amor. Mencionei a frequência da Luz – Luz sendo informação – e a frequência do amor, atraindo a criação. A face inferior mais profunda da informação pleiadiana é a sua sensualidade e a sua sexualidade – sua criação através da vibração de amor com a Deusa. Trabalhar com a energia da Deusa requer uma exploração mais profunda do princípio feminino.(…)

Conforme avançar a década, haverá um aumento pronunciado de líderes e mestres do sexo feminino, pois a Deusa encarna através do seu género. Isto não quer dizer que Ela não trabalhe com a energia do masculino, pois os homens também aprenderão como encarnar a Deusa. Ela não faz discriminações nem contem raiva. É uma entidade bastante compassiva. Permitiu que durante eons muitas coisas pudessem acontecer de maneira a que todos, homens e mulheres, pudessem aprender o mais possível. Agora a Deusa espera e exige que ambos honrem aquilo que Ela permitiu ser criado através do mistério do sangue – através da dádiva de Seu próprio Útero.

O sangue e os seus mistérios constituem a chave para compreensão de vocês mesmos, da vossa linhagem genética e da própria Biblioteca Viva que vocês são."

A GALVANIZAÇÃO DA DEUSATERRA - CHAVES PEIADIANAS PARA A BIBLIOTECA VIVABÁRBARA MARCINIAK

A LUZ


Talvez o meu corpo astral esteja ferido...
Pela dor que vivo de estar mais perto deste corpo físico do que da Luz da minha alma...

Quando respiro no éter a sua Presença inefável, o que sinto, está muito para além do tempo e do espaço...
rlp


"Mas o significado real da iniciação é que este mundo visível em que vivemos é um símbolo e uma sombra, que esta vida que conhecemos através dos sentidos é uma morte e um sono, ou, por outras palavras, que o que vemos é uma ilusão. A iniciação é o dissipar - um dissipar gradual e parcial - dessa ilusão"


[F.P., in FP e a Filosofia Hermética, org. de Yvette Centeno]

OS EXTREMOS SE TOCAM


"Tudo é duplo; tudo tem polos; tudo tem o seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados." - o caibalion


Não há nada ao cimo da terra que se não converta no seu oposto...Os dois lados de todas as coisas está impresso em cada ser...dois olhos e duas mãos, dão-nos a percepção...
Sabe de quem receberes o sorriso colherás mais cedo ou mais tarde o esgar de desprezo, raiva ou ódio...mesmo que não seja visível através desta camada do ideal católico...

Pode demorar mais ou menos tempo a aparecer a outra face da moeda, mas inevitavelmente ela se expressará, disso podes estar certa...Directa ou indirectamente assim acontecerá e sempre que te sentires amada sabe que um dia, acredita, te sentirás odiada por quem mais te amou!

Nunca esqueças: aquele que te cura é o mesmo que te feriu, disse o mestre uma vez...
Lembra-te pois que aquele que te ampara hoje, deixar-te-à cair inevitàvelmente amanhã...

Esta é a condição precária de toda a Humanidade. Não há meio de nos transcendermos ou ascendermos a outra realidade, a não ser, como dizia Buda, abandonando o mundo da ilusão...
rlp

sexta-feira, junho 22, 2007

A energia feminina - é felina

"Não existe uma definição para uma mulher, uma mulher é uma experiência, uma energia feminina que tece, que é tecida, que é desfeita e se movimenta."

in A Tecelã
««««««««««««««««««««««««««««««««

Quero escrever o borrão vermelho de sangue
com as gotas e coágulos pingando
de dentro para dentro.
Quero escrever amarelo-ouro
com raios de translucidez.
Que não me entendam
pouco-se-me-dá.
Nada tenho a perder.
Jogo tudo na violência
que sempre me povoou,
o grito áspero e agudo e prolongado,
o grito que eu,
por falso respeito humano,
não dei.
Mas aqui vai o meu berro
me rasgando as profundas entranhas
de onde brota o estertor ambicionado.


Quero abarcar o mundo
com o terremoto causado pelo grito.
O clímax de minha vida será a morte.
Quero escrever noções
sem o uso abusivo da palavra.
Só me resta ficar nua:
nada tenho mais a perder.
Clarice Lispector

quinta-feira, junho 21, 2007

A GRANDE LUZ SÃO AS MULHERES


“A nossa vida passa-se na bruma. A grande luz são as mulheres. Como as estrelas, elas continuam a brilhar mesmo quando já se apagaram há milhões de anos. Sem elas, este livro chamar-se-ia Almas Negras.”



O autor do livro Almas Cinzentas, Philippe Claudel, Prémio Goncourt,

O CÍRCULO SAGRADO

A Gaia eu canto
Rainha e Deusa
Tu és toda poderosa
E eu preciso de tão pouco...



VOLTAR AO INÍCIO DOS TEMPOS, Á ORDEM PRIMORDIAL Á MULHER DEUSA COMO FONTE DE VIDA....

“A Mulher é sempre um mistério insondável que atrai e mete mede ao mesmo tempo que dá vida e se torna devoradora, e que os moralistas cristãos se apressaram muitas vezes a identificar com o diabo, pelo menos com a ideia pueril que se tinha deste. Este mistério foi sentido pelos homens da pré-história, visto que os escultores e gravadores do paliolítico se abstiveram cuidadosamente de desenhar o seu rosto.

Quem é essa Deusa dos tempos Primordiais, que tem sexo, mas não tem rosto? Será o eterno feminino tão caro aos poetas? (...)

Jean Markale “AGRANDE DEUSA"

quarta-feira, junho 20, 2007

MÃE TERRA...


Meu amor, como sofro a volúpia da terra,
atravessada pelas raízes!...
(...)
Ninguém compreenderá a delícia secreta
das nossas núpcias profundas.
GILKA MACHADO
««««««««««««««««««««««««
"O feminino é uma trama, ele vai se construindo, é feito e desfeito, recortado, colado, forma um painel que permite uma multiplicidade de movimentos, de leituras, de versões. Ele é surpreendente, imprevisível, aquilo que não pode ser capturado nem domesticado, ele nos desafia porque quebra uma estrutura, uma ordenação. Não há respostas para o feminino porque ele se interroga permanentemente e essa procura forma parte da sua essência."
in À PROCURA DO FEMININO - de Marisa Sanabriaed. ideias e letras

O RESGATE DO PRINCÍPIO FEMININO


"Uma tarefa prioritária rumo à reconstrução do humano diz respeito ao resgate do princípio feminino, o seio da sensibilidade, o colo da ternura, o útero da fecundidade.

Sophia das entranhas integrada ao Logos da razão, eis uma promessa fecunda de bodas que nos poderá conduzir ao Tao Humano, à consciência de inteireza, fonte de paz e florescimento. Essa façanha se encontra inscrita nos nossos próprios hemisférios cerebrais. O corpo caloso, ponte de ligação entre o hemisfério analítico masculino e o sintético feminino, pode ser metaforizado como na Arca da Aliança, onde o germe de futuro viável e digno da humanidade poderá ser honrado, nutrido e resguardado."
Roberto Crema - UNIPAZ
««««««««««««««
É prioritário sem dúvida o resgate do Principio Feminino, mas esse resgate compete às mulheres através da descoberta do seu ser essencial, através da união em si mesma das duas mulheres que a Igreja dividiu e antagonizou entre si. O primeiro grande passo que a mulher pode dar em direcção a si mesma é integrar a sua sombra que ela reflete na "outra" mulher e vê como inimiga...em vez de perceber que essa é a parte de si que foi perseguida e queimada nas fogueiras pelos padres da Inquisição, marginalizada e censurada pela sociedade vigente e pelos media...que as bombardeiam com esteriótipos que a "ciência" (dos mercados) exploram para a manter alienada de si própria. Isto é, uma boneca de silicone, esvaziada de entranhas - sem menstruação, sem ovários, sem útero -para agradar aos machos que cada vez mais a rejeitam como fêmea sequer...
E para os que restam, os predadores do sexo, fazem-se Feiras do Sexo na Cidade...
No coração da Cidade mulheres vazias, formatadas, sem pudor nem amor, nem ética, despem-se ao ritmo da música pimba e mostram-se obscenamente para gáudio dos impotentes do Amor e da verdadeira Mulher...

terça-feira, junho 19, 2007

QUANDO AS MULHERES FOREM MULHERES


Quando as mulheres foram mulheres, quando as mulheres forem amadas e as mães dignificadas como mulheres, quando a sua vontade for respeitada, quando a sua Voz for a Voz do Oráculo e o Amor uma realidade entre os humanos, a Terra será de novo Sagrada.

Só assim a podermos salvar da iminente catástrofe...


Fala-se em ecologia, em defesa do ambiente, em protecção aos animais, das florestas e das aves, mas enquanto a mulher não for a prioridade, nada mudará na face da Terra porque a Terra É Mãe e sem Ela estamos condenados...ao "pecado"!


Mais urgente que tudo na terra é alargar Consciência do Feminino e a sua Força Selvagem (natural). Só através da Mulher e do Feminino Sagrado o Planeta será salvo!!!

Enquanto a mulher for dividida em duas mulheres e cindida em si mesma e o homem a tratar como inferior ou animal de carga, a Natureza vira-se contra o próprio homem, implacável.

bLOG COM OVÁRIOS...


Marian disse...


Ah, Rosa, foi nomeada por mim blogcomtomates... (rsss)Se bem a conheço sei que seria bem mais coerente, e muito digno blogcomovários! mas a boa intençao da originadora do prémio é distinguir os blogs que lutam por direitos humanos... Mesmo não explicitado pela criadora do prémio, aparecem muitos blogs que dão grande realce a questão ambiental ou respeito e direitos dos animais, afinal a qualidade de uma civilização mede-se pela forma como trata seus animais e respeita seu meio ambiente...

Abraço muito amigo
Marian


Querida Marian:

Conhece-me já bem. De facto tenho a maior dificuldade em atribuir "tomates" às mulheres...porque o considero um erro crasso. Mas não sou fundamentalista e compreendo o que você diz da criadora do prémio, só que serei incapaz de nomear mulheres com esse prémio... No entanto agradeço a sua nomeação do coração e a iniciativa da autora, mas gostaria de aproveitar a ocasião para salientar então que as mulheres têm a sua força correspondente com efeito nos OVÁRIOS! E que a forma selvagem como os médicos tão objectores de consciência pelos "obortos" não se preocupam nada em tirar os ovários (e as mamas) às mulheres por dá cá aquela palha!

...às vezes para prevenir um cancro hipotético...

Imagine o que não seria tirarem-lhes a eles (médicos) os testículos por tudo e por nada???
Portanto como réplica vou nomear 5 Blogs Mulheres com Ovários:







Bom, haveria mais alguns que gosto mas neste momento é mais complicado porque perdi os Links na mudança.

segunda-feira, junho 18, 2007

ANTES DO VERBO ERA O ÚTERO

...os místicos cristãos falham por repudiar a mulher e voltarem-se para o pai do céu, contrariando a sua natureza humana e a sua parte feminina e a mulher, tendo-a apenas manifesta numa adoração casta pela Virgem. A sombra representada pela serpente - Lillith - a tentadora da mulher, simbolizando o pecado da Eva...assusta todos os homens, mas também assusta as mulheres que se encontram cindidas na sua natureza de amantes para serem castas esposas ou então condenadas como Lillith a demónios...

rosa leonor pedro

ABRIR-SE À MÃE


"Para aqueles que desejam viver a vida espiritual, o Divino deve vir sempre em primeiro lugar, todo o resto é secundário.
A Verdade para você é sentir o Divino em você, abrir-se a Mãe e trabalhar para o Divino até que você esteja consciente dela em todas as suas atividades. Deveria haver a consciência da presença divina em seu coração e a guiança divina em seus atos.

(...)

Você tem que somente, aspirar, manter-se aberto à Mãe, rejeitar tudo que é contrário à vontade dela e deixá-la trabalhar em você - também fazendo todo seu trabalho para ela e na fé de que é através da força dela que você consegue fazê-lo. Se você permanecer aberto deste modo, o conhecimento e realização virá para você no devido tempo. "
(...)
"A maioria das pessoas vive em sua personalidade exterior comum e ignorante que não se abre facilmente ao Divino; mas há um ser interior dentro delas, do qual elas não sabem, que pode se abrir facilmente à Verdade e à Luz. No entanto há uma parede que as separa dele, uma parede de obscuridade e não-consciência. Quando ela desmorona, então há uma libertação."
Palavras de Sri Aurobindo

O GRANDE CORAÇÃO

Porque é que este quotidiano dói? Porque é que este quotidiano não se consegue integrar na vivência do quotidiano? A.L.A.


"Há dois níveis quando se fala de quotidiano: um é a habituação às coisas tal como elas se nos apresentam diariamente; o outro aspecto é a baixa vibração com que o quotidiano urbano normalmente se reveste.

Um relaciona-se com a familiaridade, com a persistência de padrões que automaticamente estão ali e que nós reconhecemos, o outro aspecto é a vibração em aglomerados populacionais com milhões de habitantes, ser necessariamente uma vibração onde o Grande Coração em cada um de nós está em risco ou tem dificuldade em se exprimir.

Um dos pontos que nos ajuda é nós compreendermos o que é, em termos ocultos, um emissor e um receptor. A distinção em alquimia e em astrologia entre o Sol que é seminal, criador, emissor e a Lua que é receptiva, passiva.(...)

andré louro de almeida

UM NOVO PARADIGMA


...A Europa não presta para nada, a Europa não se entende, porque se está a querer fazer uma coisa nova com uma trapalhada velha...São aqueles Estados centralistas do Luís XI, e aquela coisa toda...O que se deve é chegar a outra coisa muito importante: à liberdade cultural de cada homem!


in Ir à India Sem Abandonar Portugal - Agostinho da Silva


Este pensamento é válido, mas o que faltou aos homens foi a MULHER e a Mãe. E se há Homens Verdadeiros eles sabem isso. E se o Mundo faliu, porque não é só a Europa que não presta, foi por as mulheres e as mães terem sido desprezadas pelos patriarcas do deserto e os homens se tornarem subprodutos das suas glórias e conquistas, dos seus desvarios e autoritarismos.

- Não temos de chegar à liberdade cultural de cada um, mas à Consciência Universal de cada ser e acima de toda a dualidade...

Temos de chegar à liberdade da mulher sem equívocos nem paternalismos...
Temos de chegar à Essência das coisas e da Vida e não das ideias e filosofias...

Não é já a liberdade cultural que nos dará o sentido da vida, mas a Consciência profunda das nossas origens. É o que está em causa neste momento. Não mais um céu nem paraíso, mas sermos divinos...se ligados ou conectados com o cosmos, resgatando o nosso código genético por inteiro...sermos deuses e deusas, NÓS MESMOS...sem papas nem igrejas, sem seitas nem santos de pau carunchoso..


"É preciso encontrar nas profundezas de seu ser aquilo que contém em si um sentido de universalidade, de expansão sem limites, de duração sem interrupção. Então você se descentraliza, se espalha, se alarga."
(Mira Alfassa "A Mãe", Revista Ananda, Caderno Especial II, abril de 1974" , página 9.)

sábado, junho 16, 2007

AVISO: COMENTÁRIOS

NEM SEMPRE CONSIGO RESPONDER AOS COMENTÁRIOS PORQUE CONTINUO COM PROBLEMAS DE PASSE WORD...

A GENTE SABE...

"O mundo é dirigido por organismos que não são democráticos, como o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio".

j. saramago




“A vacina contra o cancro do colo do útero é eficaz, de acordo com os resultados de um estudo internacional, publicado ontem no ‘New England Journal of Medicine’.”… “ Este cancro é o segundo mais mortífero para as mulheres, havendo no Mundo cerca de 240 mil potenciais vítimas mortais”…

…AS “240 mil potenciais vítimas” são 240 mil potencias compradoras de mais um produto de controlo e de alienação da mulher. A mulher é a principal cobaia da ciência e explorada também pelas indústrias farmaceuticas através do seu medo da doença e da velhice, propagado pelos media e por uma cultura que a quer vazia DE ENTRANHAS!…

A Mulher sofre na verdade e muito particularmente todo ao longo da sua vida e dos seus dias, de uma violência inaudita seja ela física, sexual-conjugal ou cultural, psicológica ou social-profissional, pela negação do seu SER ESSENCIAL..

A verdade que todos querem escamotear, é que a mulher nos nossos dias continua e está sujeita a todo o tipo de opressões e pressões, desgastes e desordens emocionais, conflitos de natureza social e psicológica, nomeadamente sexual e principalmente por sofrer na pele a grande dicotomia da “mulher séria” (casada) e da “mulher adúltera” ou da prostituta, no caso de fugir à regra e ás leis. Essa carga psicológica e emocional de divisão da mulher é que é o grande drama e causa de risco de morte ! Não é o cancro do útero que é só mais uma consequência da sua exposição e vulnerabilidade às perseguições seculares de todo o tipo que a mulher sofre ainda hoje embora a nível mais subtil e psicológico ou camuflado NAS SOCIEDADES OCIDENTAIS DITAS CIVILIZADAS..

Só não compreendo como e que as mulheres inteligentes, que são “emancipadas” ou liberais, defendem sem qualquer consciência ontológica leis e medidas químicas para “aliviar” a mulher quando elas não são afinal mais do que mulheres-cerebrais que não sentem como mulheres-vivas, mas robôs, e desconhecem a dimensão do Feminino Sagrado. Elas são as maiores vítimas do sistema e ao mesmo tempo as que defendem os homens e os seus sistemas!
A mulher é há séculos atingida no seu cerne por essa fragmentação do seu ser em duas espécies de mulheres e esse factor contribui grandemente para o agravamento das suas doenças quase todas de foro sexual-reprodutivo, a atentarmos no cancro da mama dos ovários e do útero…

A mulher está sempre dividida em si mesma ou contra uma outra parte de si, “a outra”, aceitando essa fragmentação sem sequer disso se dar conta. A mulher sofre essa cisão máxima do seu ser em duas partes antagónicas dividida secularmente entre a esposa e a “outra”, entre a pecadora Maria Madalena e a Virgem Santa. Essa é a cultura e a tradição que aprisiona e amordaça a mulher na sua raiz e que gera todo o tipo de doenças físicas e mentais, na degeneração efectiva sofrida no seu corpo espiritual. A mulher é atingida de morte por esta cultura judaica-cristã que a nega na sua essência, impedindo-a “moralmente” de ser um ser total como mãe e amante, de ser a mulher sensual e ao mesmo tempo a mãe casta…




O lado instintivo e sensitivo da mulher foi desvastado e acorrentado, considerado pecado por quase todas as tradições religiosas seculares que lhe impõem uma conduta que a descrimina ou a faz identificar-se apenas com os preceitos morais católicos ou outros ou então se a mulher ousar a sua liberdade assumindo a seu ser total é imediatamente marginalizada - ainda que hoje em dia de formas subreptícias e dissimuladas em direitos e igualdades que a transformam não numa mulher íntegra, mas ainda numa mulher mutilada de interioridade e sensualidade, através da expressão de uma sexualidade mecanicista e destituída de amor. Como reprodutora ou como “profissinal do sexo”!

Essa mulher sucedânio que é a mulher moderna, distante da Mulher Ancestral, da mulher consciente da sua essência e valor, senhora da sua verticalidade e dignidade, é uma espécie de boneca insuflada pelos silicones e pelos químicos e que de si usa apenas um sexo morto e a um CORAÇÃO estéril.

Sim, há mulheres que se acham inteligentes e são deputadas a defender a prevenção do Cancro do útero através de medicação preventiva, o que custaria ao Estado milhares ou milhões de euro. Essas mulheres (e homens) não percebem nem entendem que a violência sexual, MESMO QUE SUBLIMINAR, sobre a mulher, difundida pelos meios de comunicação, a “arte”, muito da cultura e os Media, diária e exaustivamente contribuem para as causas do cancro do Útero e não só. Seria pois muito mais preventivo e saudável assim como económico, trabalhar para uma consciência verdadeira dos problemas da mulher e as suas causas fazendo algo de concreto contra a violência sobre a mulher vivida de muitos modos e em todos os sectores da sociedade mais do que envenenar ainda a mulher de químicos que a alienam da sua natureza profunda, ontológica, e que em nada contribuem para a sua verdadeira causa!

Sim, são essas as mulheres que hoje têm voz nas assembleias e no jornais e nos media em geral. Mulheres cerebrais que se odeiam umas às outras e que fazem o jogo secular do macho, divididas entre si para que o patriarcalismo continue a ditar as leis e a descriminá-la pela sua própria voz, a voz das mutiladas de uma parte de si e do seu coração, a voz das mulheres sem alma.

Convem pois “prevenir” não “contra o cancro”, como eles dizem, mas anulando as mulheres na sua força vital…atacando o Útero, TIRANDO OS OVÁRIOS, que é a sede da sua força, senão o mundo patriarcal estará em perigo com a crescente consciência de milhares de mulheres livres e na manopausa…
RLP

quinta-feira, junho 14, 2007

DAS TREVAS NASCE A LUZ...

















JOSÉ SARAMAGO:


«Estamos a chegar ao fim de uma civilização e aproximam-se tempos de obscuridade, o fascismo pode regressar; já não há muito tempo para mudar o mundo» disse José Saramago numa conferência em Espanha. Na mesma oportunidade sentenciou: «Antes gostávamos de dizer que a direita era estúpida, mas hoje em dia não conheço nada mais estúpido que a esquerda». Disse ainda:
"O mundo é dirigido por organismos que não são democráticos, como o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio"

O escritor, Prémio Nobel, aproxima-se inexoravelmente da verdade, mas não se trata já de fascismo ou de comunismo...Trata-se de ainda ter a esperança de um Novo Paradigma ou sujeitarmo-nos TODOS, da esquerda e da direita à iminente destruição do Mundo pelos políticos e conomistas...

É pena o escritor antes de morrer não acreditar na primazia do Espírito em vez de continuar na cegueira do materialismo dialético...

mudança de consciência

“Não é "discorrendo" sobre a realidade, mas sim mediante uma mudança de consciência, que podemos passar da ignorância ao Conhecimento - o Conhecimento pelo qual nos tornamos o que conhecemos. Passar da consciência externa a uma consciência directa e íntima, interior; alargar a consciência para além dos limites do ego e do corpo; exaltá-la por uma vontade e uma aspiração íntimas, abrindo-a à Luz até que ela ultrapasse a mente na sua ascensão; provocar a descida da Divindade supramental pela doação e pela entrega de si, com a consequente transformação da mente, da vida e do corpo - é esse o caminho que leva à Verdade integral.”



SRI AUROBINDO(1872-1950)

CHEGOU A HORA...


"Buscamos movimentos de consciência. A energia feminina, portadora da magia e da intuição, concordou em abdicar dessas qualidades – energia feminina significando não apenas os seres fisicamente femininos, mas a consciência feminina. O movimento patriarcal nos últimos cinco mil anos afastou-se completamente do processo do nascimento para poder dedicar-se ao desenvolvimento de armas e ao contínuo aniquilamento dos seres humanos.

As mulheres estão com um “nó na garganta” porque concordaram, há quatro ou cinco mil anos, manter silêncio acerca da magia e da intuição que representavam e conheciam como parte da chama gémea. A chama gémea consiste na energia masculina e feminina coexistindo num só corpo, quer seja ele fisicamente masculino ou feminino. Durante este período de mudança, será necessário que as mulheres desatem o “nó da garganta” e se permitam falar. Chegou a hora.

BARBARA MARCINIAK,
Mensageiros do Amanhecer Ed. Ground, São Paulo, 1992

O SER COMPLETO, NEM MACHO NEM FÊMEA

ANDROGINIA

"...toda a consciência tem de partir da consciência do ser feminino tanto no homem como na mulher, visto haver um desequilíbrio óbvio entre eles, e consequentemente da integração das duas mulheres, só depois desse processo se ter completado é que poderá aparecer uma verdadeira consciência da Consciência, mais pura, que será o fundamento para a consciência do andrógino, que é o único que poderá ter uma ligação directa com o cosmos, com o infinito a que estamos ligados de mil maneiras – somos uma espécie de antenas do cosmos, mas não conseguimos descodificar as mensagens – desconhecidas ainda desta humanidade e de que todas as escrituras falam... Gostaria que tivesse chegado esse tempo..."

ROSA LEONOR PEDRO, entrevista a Mariana Inverno
in ANTES DO VERBO ERA O ÚTERO, edição PROJECTO Art for All, 2003

terça-feira, junho 12, 2007

PORQUE TEM A MULHER CANCRO?

A FALTA DE INTEGRAÇÃO DOS VALORES DO FEMININO ...

- O DEPOIMENTO DE UMA MULHER INTELIGENTE E LÚCIDA obrigada a rever o seu percurso de vida avassalada por uma doença terminal, diante da iminência da morte.
Reflexões pungentes e claras de um caminho que toda a mulher faz por engano deliberado da sociedade patriarcal que a induz e torna inconsciente de si mesma e dos seus valores intrínsecos…
Uma sociedade que há séculos tira à mulher a capacidade de se integrar através dos seus próprios valores e a persegue como "culpada"...
A mulher primeiro como dona de casa e esposa e mãe e depois como profissional só tem como via de realização social ou espiritual, as referências do padrão masculino que lhe são impostas em todas as áreas e que é a negação dos seus valores intrínsecos e assim, no confronto e no desgaste constante da sua natureza no duplicar dos seus esfrorços para se afirmar sempre em luta, acaba a sua vida pela negação de si mesma e do seu potencial com doenças terminais, cujas repercussões são assustadoras ...

“No dia seguinte, comecei a sentir que tinha redescoberto uma parte importante de mim. Que talvez a minha via estivesse a emergir do matagal, do espesso enredo de dúvidas e do desejo de adoptar os valores culturais masculinos que enfatizam a vida da mente. A escola enfatiza o conhecimentoos, factos, o conteúdo, o pensamento, a análise. Descobri que era boa nisso. Era uma forma de me notabilizar, de ganhar elogios e atenção. Sinceramente, que mais havia para além daquilo? Por isso, percorri esse caminho essa estrada tão claramente assinalada e de pavimento tão macio.
(…)

MAS ONDE ENCONTRAR ESSAS REFERÊNCIAS?

“Toda a abordagem (da doença ou da vida) é demasiado masculina, demasiado controladora, demasiado agressiva, demasiado invasiva.”

“O que se agita em mim é a emergência de um novo padrão de referências pelo qual posso escolher aquilo que faço.”*


* Treya

In GRAÇA E CORAGEM de KEN WILLBER

UM LIVRO ACTUAL...

AS REFLEXÕES DE UMA MULHER FACE À SUA PRÓPRIA MORTE...
SOBRE O QUE É QUE A LEVOU A TER CANCRO...
A FALTA DO FEMININO?


Toda a área da espiritualidade feminina se encontra em branco. Muitos dos escritos de freiras foram perdidos. De qualquer forma, as mulheres não escreveram muito sobre a busca espiritual. As mulheres tem sido afastadas de posições importantes na maioria das religiões instituidas.

A espiritualidade feminina parece diferente da masculina. Menos orientada para objectivos. Pode alterar a noção do que é iluminação. Mais vaste e abrangente; mais uma vez amorfa.

A espiritualidade feminina é difícil de ver, defícil de definir. Quais são os estádios, os passos, o treino? Será que fazer croché ou malha é tão bom como a meditação para treinar a atenção e serenar a mente?

Um contínuo, com o desenvolvimento espiritual masculino num dos extremos o feminino. O masculino já foi definido, o feminino não. Montes de variações entre os extremos. Será que existem caminhos paralelos mas diferentes/separados, à la Carol Gilligan?
(…)
As mulheres que alcançaram a iluminação – conseguiram-no seguindo vias ou modelos tradicionais masculinos? Conseguiram-nos seguindo o seu próprio caminho? Como é que o encontraram? Por que tipo de conflitos, dúvidas sobre si próprias, etc., passaram para encontrarem o seu próprio caminho?
(…)
A “Deusa é uma descida, Deus é mais uma ascenção. Ambos necessários, ambos importantes. Mas há muito pouco trabalho feito sobre a descida da Deusa. Algumas excepções: Aurobindo, tantra…
(…)

Treya

In Graça e Coragem de
KEN WILLBER

domingo, junho 10, 2007

Portugal, ontem como hoje: "O medo de existir"...

Portugal, é das pessoas mediocres e provincianas, de pequenos homens de gravata que assistem a desfiles militares no Dia da Pátria e de Camões... e fazem discursos sobre a economia e deliram com a grandeza dos exércitos que defenderão a pátria da sua miséria...

" Porque na sociedade portuguesa actual, o medo, a reverência, o respeito temeroso, a passividade perante as instituições e os homens supostos deterem e dispensarem o poder-saber não foram ainda quebrados por novas forças de expressão e liberdade.
Numa palavra, o Portugal democrático de hoje é ainda uma sociedade de medo. É o medo que impede a crítica. Vivemos numa sociedade sem espírito crítico – que só nasce quando os interesses da comunidade prevalecem sobre o dos grupos e das pessoas privadas.


In Portugal, Hoje - O Medo de Existir de José Gil

“Tão regrada, regular e organizada é a vida social portuguesa que mais parece que somos um exército do que uma nação de gente com existências individuais.

Nunca o português tem uma acção sua, quebrando com o meio, virando as costas aos vizinhos. Age sempre em grupo, sente sempre em grupo.
Está sempre à espera dos outros para tudo. E quando por milagre de desnacionalização temporária pratica a traição à Pátria de Ter um gesto, um pensamento ou um sentimento independente, a sua audácia nunca é completa porque não tira os olhos dos outros, nem a sua atenção das suas críticas. (...)

Por isso (...) nunca é possível determinar as responsabilidades, elas são sempre da sexta pessoa num caso onde só agiram cinco.”

Texto de Fernando PessoaIn “A ALMA SECRETA DE PORTUGAL”De Paulo Alexandre Loução

Ó PORTUGAL, HOJE ÉS NEVOEIRO




Ninguém sabe que coisa quer.
Ninguém conhece que alma tem,
Nem o que é mal nem o que é bem.
(Que ânsia distante perto chora?)
Tudo é incerto e derradeiro.
Tudo é disperso, nada é inteiro.
Ó Portugal, hoje és nevoeiro...


Sempre, sempre, sempre,
Este defeito da circulação na própria alma …


Fernando Pessoa

O SEGREDO...


O amor é uma aventura solitária e singular.
O amor propõe uma intensidade de solidão. Uma solenidade de solidão.
Nunca nós seremos mais desnudados e mais iluminados do que por uma potência que nos ultrapassa.
É no amor (e também no momento da morte) que um individuo se encontra mais Próximo e que ele percebe ao mesmo tempo.
«««««««««««««
(…)
É preciso escrever um livro branco, no sentido em que não existe nada para nele escrever; o barulho das páginas folheadas nos daria o desejo de partir em demanda. Hoje o livro não é mais do que um produto. Obstrui-se a Criação, perturbando o espírito das pessoas. Mais do que nunca, convém calar, guardar segredo. É uma maneira de fazer resistência.
Jacqueline kelen
In o Louco de Shakti



"SÓ TEM CONVICÇÕES AQUELE QUE NADA APROFUNDOU"
emile cioran
...ou a minha falta de convicções no momento?

sexta-feira, junho 08, 2007

Magnificat


Quando é que passará esta noite interna, o universo,
E eu, a minha alma, terei o meu dia?
Quando é que despertarei de estar acordado?
Não sei.
O sol brilha alto,
Impossível de fitar.
As estrelas pestanejam frio,
Impossíveis de contar.
O coração pulsa alheio,
Impossível de escutar.
Quando é que passará este drama sem teatro,
Ou este teatro sem drama,
E recolherei a casa?
Onde? Como? Quando?
Gato que me fitas com olhos de vida, quem tens lá no fundo?
É esse! É esse!
Esse mandará como Josué parar o sol e eu acordarei;
E então será dia.
Sorri, dormindo, minha alma!
Sorri, minha alma, será dia !


Álvaro de Campos

A ÁGUA DA FONTE


- Estou alguns dias por semana a trabalhar na Livraria de uma amiga...

Acontece muitas vezes, como hoje, sentar-me ao computador e olhar para todos os livros nas prateleiras e passar os olhos devagar por cada título à procura de um qualquer livro especial que seja a Chave de uma VERDADE que se sobreponha a tanta, mas tanta informação da Nova Era, e o que eu sinto é o mesmo cansaço de sempre das receitas espirituais, confundidas com o sucesso económico ou o deixar de fumar...
Terapias, curas, meditações, mantras, cartas e numerologia, para já não falar da astrologia...
E leio:"O PODER INFINITO DA SUA MENTE" - Claro que não acredito no poder da mente, nem no poder em si...mas é um dos livros mais vendidos. Porque é isso que as pessoas todas querem: poder, poder da mente, do pensamento...e é nisso precisamente que eu não creio!

Para mim só há um grande poder, a sabedoria do coração, a entrega a uma consciência imanente, um conhecimento inato que vem de dentro com a humildade e a sinceridade de cada indivíduo, no despojamento do ego.

Volto aos livros e realmente nenhum me responde a essa sede de dentro que só a magia do momento e a graça ou a revelação do amor incondicional nos permite...Essa dilatação do nosso ser interior que se expande pelo exterior e nos revela a magnificência da vida!
Sim, os livros servem para nos despertar a Sede, para nos aproximar da Fonte, mas não nos dão a beber. Falam da água que outros beberam... rlp
P.S. NÃO DUVIDEM PORÉM DE QUE EU ADORO VENDER LIVROS...e que além dos gatos não há melhor companhia!!!

quinta-feira, junho 07, 2007

EU NÃO DESISTO DA MULHER AUTÊNTICA...


"Toda a mulher que luta por uma mudança é sempre punida e esse é, efectivamente, o mundo real que descrevo."

PAULINA CHIZIANE - escritora moçambicana

PORQUE…

“A Mulher, a Mulher autêntica, reintegrada a sua plenitude e poder faz medo a esses sub-produtos que são os homens numa sociedade paternalista.”

Jean Markale - escritor e historiador francês

O DOM DO CORAÇÃO


Querida Paula:
Obrigada pelas suas palavras e pela sua sinceridade.
Pode escrever-me sempre que quiser e não considere como limite para as suas palavras a "sabedoria" do que nesta página eu exponho porque ela pertence a todos nós pois os poetas e escritores, mulheres ou homens extraordinários que nos poderam guiar pelas suas almas atentas, em nada diminuem as nossas que percorrem os mesmos caminhos de descoberta interior.
Todos os que procuramos o sentido mais profundo do nosso ser nos encontramos no mesmo patamar não importa onde eles e elas conseguiram elevar-se, pois o patamar mais alto a que todos podemos chegar é o ponto de partida da grande jornada interior...
Depois é o Dom que toma conta de nós e mesmo que nem todos tenhamos o mesmo dom, seja da palavra de ouro ou outro, o maior Dom a que todos temos acesso e sem excepção de ninguém é o nosso coração...
Um coração aberto e humilde perante a Terra Mãe e o Universo é o lugar mais alto a que todo o ser humano pode chegar...o resto é ego, ou vanglória...porque a beleza e a verdade não são pertença de ninguém em especial, mas o único património legítimo de toda a Humanidade. rlp

quarta-feira, junho 06, 2007

INTERREGNO

O PROGRAMA SEGUE DENTRO DE MOMENTOS...

Não sabemos o tempo da "avaria"...mas pensamos melhorar substancialmente...



"Porque deve haver uma ordem onde a morte não entra. Deve existir um tempo em que a TERRA não seja o HORROR que me feriu o corpo e o espírito e que TU curaste purificando TUDO, desencantando os ritos até tocar a veia, o corpo rigoroso da vida real. Onde só gestos puros, só puros ritmos se podem pertencer. E só olhos sem angústia nem pecado se podem confundir com a limpidez da água."

in "LUZ CENTRAL" - Ernesto Sampaio

terça-feira, junho 05, 2007

mulher legítima e triste do conjunto


Mas eu, em cuja alma se refletem

As forças todas do universo,

Em cuja reflexão emotiva e sacudida

Minuto a minuto, emoção a emoção,

Coisas antagônicas e absurdas se sucedem —

Eu o foco inútil de todas as realidades,

Eu o fantasma nascido de todas as sensações,

Eu o abstrato, eu o projetado no écran,

Eu a mulher legítima e triste do Conjunto

Eu sofro ser eu através disto tudo como ter sede sem ser de água.


Álvaro de Campos

segunda-feira, junho 04, 2007

NÃO SEI PORQUE ME LEMBREI DESTE TEXTO...



Estava a pensar apagar-te da memória quando um gesto teu súbito te acordou em mim. Não estavas, nem nunca estiveste tão perto desse gesto brusco com que o teu corpo astral me sacudiu.

Apagar-te do ecran, por assim dizer, apagar as palavras com que nunca disseste o essencial de ti, da tua alma velada pela louca personagem que encarnas e arrastas atrás de sonho de vida...Há séculos que corres com o vento em vestes negras envolta...

És a viúva de um deus morto ou a Senhora das Encruzilhadas?

Deusa esquecida nos escombros da guerra bárbara que nos reduziu a nós mulheres a nada. Rostos sem voz, cara coberta, envoltas em véus, disfarçadas de bruxas, condenadas a vagar sem eco nem paz..

Não, não sei quem és. Nunca te encontrei aqui. Aqui onde sou só e habito o espaço inventado de uma tempo que não existe. A névoa do mundo cobre a realidade interior, ínfima, a única que nos resgata, o fio que tecias quando eras jovem Ariana..

Ia apagar-te da memória, mas mais uma vez fiz-te renascer da Sombra da mulher de ontem que podia ter sido e não sou. Este labirinto onde me perco de cada vez que a tua voz se distancia ...
rlp

Uma voz me disse à noite, em segredo:-

Não existe tal voz que sussurra em segredo na noite!

( Haidar Ansari )

AINDA EM REFLEXÃO

Queria agradecer às minhas amigas os seus comentários e palavras de incentivo.
Se não fosse por três ou quatro leitoras (e leitores!) assíduas de quem teria a maior pena em perder o contacto, já teria desistido desta página em momentos como este que se repetem...
As razões são várias...de ordem técnica por não ser uma grande expert neste assunto de Internet e quando as coisas começam a falhar não lhes sei dar soluções mas a principal são os estados de alma, dúvidas e novas etapas que se apresentam no caminho da nossa evolução...
Estou sinceramente numa encruzilhada e não sei bem o rumo que dar a esta página embora o fundamental se mantenha pois nada me desvia do meu foco interior do feminino essencial.
Há porém uma decisão a tomar e como dizia ontem não sei se quero continuar a participar desse triângulo "persecutor, vítima e salvador"...É preciso cuidado com o papel que queremos desempenhar. É fácil confundir o desejo de evolução da consciência do feminino como princípio com o desejo de salvar as mulheres...ajudá-las ou forçá-las aquilo para que não estão preparadas.
O despertar tem de vir de dentro, e quero que esta página seja uma referência de dentro e não um campo de batalha para onde às vezes resvalo...e esgrimo contra os agressores...
Gostaria que o meu amor pela causa da mulher fosse um sentimento de paz e não de luta...É aqui que me encontro.
Podem expressar a vossa opinião ou o vosso sentimento a respeito do que digo, ou não.
Um abraço do coração.

rosa leonor

domingo, junho 03, 2007

REFLECTINDO...


Não houve nenhum milagre...Apenas mudei o visual do Blog embora perdendo tudo o que era mais valia...ganhei os comentários e perdi um spam que me andava a enervar...Sempre que abria a página lá vinha ele...

Tudo mais simples...mas sem links nem adornos, nem "publicidade" aos meus trabalhos, nem aos meus livros, nem dos meus outros dois blogues quase desconhecidos...

Não sei ainda quanto tempo continuarei com esta página porque efectivamente sinto que estou a mudar de rumo...

Até que ponto se deve alimentar o triângulo Persecutor, Vítima e Salvador?
A minha ideia era que dar um salto para uma consciência superior a mulher não o daria sem integrar primeiro a Consciência do Feminino, tal como o homem, ao nível do sagrado, mas talvez esteja errada...

sábado, junho 02, 2007

Vamos ver o que acontece com a mudança...


Com este novo visual começarei uma mudança, não digo radical, mas significativa. Veremos nestes próximos dias como recuperei muito do trabalho já construido. Nem tudo ficou perdido.

sexta-feira, junho 01, 2007

SERÁ???

Este Blog está quase a chegar ao fim...é pelo menos este o sentimento que me tem mais perseguido. Chega-se sempre a um momento em que tudo se repete...

UMA ENORME DIFICULDADE PARA POSTAR, SEM COMENTÁRIOS
E NEM O bLOGGER PODE AJUDAR...
VENCERAM OS COOKIES
ENFIM, ESTOU FARTA, MAS PODE AINDA ACONTECER UM MILAGRE...

Deusa sagrada, Mãe Terra,

Tu de cujo ventre imortal

Surgem deuses, homens e animais,

E folhas e botões e flores…

O INDIVÍDUO É A ÚNICA REALIDADE...

A única realidade social é um indivíduo, por isso mesmo que ele é a única realidade. O conceito de sociedade é um puro conceito; o de humanidade uma simples ideia. Só o indivíduo vive, só o indivíduo pensa e sente. Só por metáfora ou em linguagem translata se pode aludir ao pensamento ou ao sentimento de uma colectividade. Dizer que Portugal pensa, ou que a humanidade sente é tão razoável como dizer que Portugal se penteia ou que a humanidade se assoa.(...)

Sendo o indivíduo a única realidade social, é o egoísmo a única qualidade real, embora, por disfarces vários e artíficios diversos se construíssem, no decurso da evolução social (não digo do progresso, porque não sei - nem ninguém sabe - se existe progresso) sentimentos altruístas, afinamentos dos instintos.

Para que o indivíduo possa ter uma vida social que lhe seja um elemento de desenvolvimento, ou, em outras palavras, para que a sociedade seja um ambiente favorável ao desenvolvimento do indivíduo, é forçoso que se faça assentar essa sociedade num conceito egoísta.

Assim se formam naturalmente nações. A nação é o segundo elemento social primário. Os homens não se agrupam fraternitariamente senão por oposição. Sempre nos unimos para nos opormos. Isto é, aliás, um princípio lógico: definir é limitar.

Assim como o egoísmo e a vaidade são as qualidades determinantes da vida humana - pois o homem só deveras age para seu proveito ou para suplantar os outros, sendo a guerra a essência de toda a vida (o que já Heráclito havia dito) - assim o egoísmo e a vaidade são as qualidades determinantes dos egoísmos espontâneos chamados nações.

FERNANDO PESSOA, Textos Filosóficos1915