O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

a banalização do amor...

Hoje devia assinalar aqui o dia dos namorados...
eh eh eh eh...



Mas para mim não é nada, confesso, para além da idade que já não me permite "os namoricos", esta data só é uma data comercial e de interesse comercial, difundida pelos Centros Comercias, com raízes de estupidez na Estúpida e Superficial América.
Tudo isto para mim não passa de prostituição dos valores mais altos e a banalização do que devia ser o Amor verdadeiro entre as pessoas. Da compreensão e respeito que faltam. Do acto sublime e transcendente de amar...
Lamento ser sempre eu a Bruxa e empatar mais uma vez as fadinhas do comércio e do dinheiro fácil...dos engates e da sexualidade barata.

Na verdade fico agoniada com o que vejo, de todo este alvoroço para nada...
Bem a propósito Fernando Pessoa...


Ah, onde estou onde passo, ou onde não estou nem passo,

A banalidade devorante das caras de toda a gente!

Ah, a angústia insuportável de gente!

O cansaço inconvertível de ver e ouvir!

(Murmúrio outrora de regatos próprios, de arvoredo meu.)

Queria vomitar o que vi, só da náusea de o ter visto,

Estômago da alma alvorotado de eu ser...



Álvaro de Campos

7 comentários:

Anónimo disse...

Se o Che Guevara fosse horroroso não se tornaria no mito que se tornou.

Anónimo disse...

Ele era horroroso! Dizem que matou violentamente ou sadicamente os seu inimigos, mas tinha um rosto másculo e belo, e quer homens quer mulheres adoram um rosto trágico, isto é morto jovem...Seria também o James Dean um imbecil?
Os esteriótipos vencem sempre...e como sempre quem vê caras não vê corações nem isso lhe interessa!
anonimamente eu

Marian - Lisboa - Portugal disse...

tambem sinto isso tudo...
(mas não só)
Abraço amigo

Anónimo disse...

Sem duvida...angustiante , o dia dos namorados, do pai, da mãe, do piriquito e sei lá que mais não passam de uma estratégia bem montada de marketing criados visando interesses comerciais.
A sociedade consumista em que vivemos vai atrás disto tudo...
Abraço
Mark

Anónimo disse...

Obrigada MARK por comentar...é verdade que cada dia do ano tem uma vítima para celebrar...uma minoria, uma doença, uma coisa qualquer e cada vez mais absurda para comemorar à falta de uma natural fraternidade, à falta de respeito e de amor ao próximo!
Um abraço
rosa leonor

Ana Martins disse...

A esta comemoração patética do Dia dos Namorados, a que de uma forma acérrima chamo «o Dia-Oficial-do-Manel-levar-a-Maria-à-rua», pronta a servir (leia-se, a comprar), faz-me escrever o simples: viver a dois, vale realmente a pena, quando vale a pena. Respiro fundo e imagino todos os casais que sabem que alimentar o amor é uma tarefa diária, construtiva, constante... todos-os-dias-e-todas-as-noites-das-nossas-vidas.

Um abraço, Rosa :o)
Ana Martins

Lealdade Feminina disse...

E passo a assinalar que é tbm o Dia Europeu da Disfunção Sexual... será apenas coincidência... hahahahahahaha... Não sei se escrevi certo coincidência... Dia de comemoração do patriarcado... mas não por muito tempo...rs...