O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, março 27, 2008

A MULHER MASCULINIZADA Á FORÇA...DO MITO!


A DOMINAÇÃO PATRIARCAL E O SEU EXERCÍCIO DEMOLIDOR DA TRADIÇÃO ANTIGA E DO CULTO DA DEUSA MÃE, NA SUA LUTA CONTRA A MULHER E O SEU PODER INATO, FEZ NA GRÉCIA NASCER ATENA COMO UMA DEUSA MASCULINA SAÍDA DA CABEÇA DO PAI, NEGANDO ASSIM A MÃE E O ÚTERO, COMO CÁLICE SAGRADO…
NA IMAGEM VEMOS ATENA A PISAR A SERPENTE SÍMBOLO DA DEUSA MÃE E PEGAR NA ESPADA, ERGUENDO O SÍMBOLO DO PODER PATRIARCAL DA VIOLÊNCIA E DA GUERRA…
ESSE ÓDIO SECULAR À MULHER E À SERPENTE, SÍMBOLO DA GRANDE DEUSA, CONTINUA ACTUAL NA PREGAÇÃO DE TODO O CLERO, ATRAVÉS DA REPRESSÃO DA SUA LIBERDADE E CAPACIDADE DE DECISÃO EM TODO O MUNDO.


"A Deusa é, já no período histórico, personificada com o mal que é preciso destruir. O episódio do pecado original no Génesis pode, como sabemos, revestir-se de vários significados. A serpente do Génesis é a representação da tentação, do mal. Eva cometeu a falta sob a influência da serpente. Mas a serpente é um símbolo da Deusa assim como a arvore se identifica com a deusa. André Smet [7] diz-nos que Eva transgride a proibição patriarcal que é representada por Javé:

“ O pecado original da Bíblia pode ser considerado como o primeiro acto desta longa luta de Deus Pai contra a Deusa-Mãe. Esta primeira queda, que será seguida de muitas outras, será como todas as outras severamente punida pelo Deus Pai. A inimizade é lançada entre a serpente e a mulher o que significa que a mulher não terá mais o direito de honrar a deusa e de lhe obedecer mas antes deverá lutar contra ela".

Javé pune também a mulher precisamente naquilo que fazia a sua glória: a gravidez e a maternidade, quando lhe diz

“ Aumentarei os sofrimentos da tua gravidez, os teus filhos hão-de nascer entre dores”. E em seguida “ procurarás com paixão a quem serás sujeita, o teu marido “. Em vez de suscitar o desejo dos homens, símbolo do culto sexual rendido à Deusa, a mulher é a eles subjugada. E por fim Javé ordena “ maldita seja a terra por tua causa “ [8].
Ana Maria Mendes Moreira
A MULHER, O DIVINO E A CRIAÇÃO

2 comentários:

Reh.invente disse...

A querida e amada biblia do especismo. Depois ainda quer que amemos todo mundo, sempre querendo impor-se sobre todas as coisas. Tudo sobra para mulher tudo isso é a boa e velha questão do sistema patriarcal que sempre domina. Podemos tambem notar isso nas leis, nota-se com clareza o vies patriarcal visto que os legisladores são em grande parte homens. Um bom ex é o direito de trair do homem no qual ha casos no Brasil em que homem entrou com pedido da guarda dos filhos e mesmo ele tendo traindo a esposa veio a ganhar tutela. Como a caso em que uma mae veio pedir em juizo guarda da filha e o juiz julgo improcedente visto que mae cometera o adulterio fora julgado sem moral para educar uma menina.

Anónimo disse...

as leis patriarcais são dos homens para o Homem...A mulher é sujeito subordinado por lei e sem voz própria e noutros cantos do mundo sem identidade...
Muito se tem de fazer pela consciência do SER Mulher.
Abraço
rosa leonor