O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, junho 26, 2008

IR PARA ALÉM DAS FACES DE EVA...


HÁ DIAS RECEBI ESTA INFORMAÇÃO:

"O Grupo de investigação Faces de Eva – Estudos sobre a Mulher convidou os escritores, Professores Doutores Teresa Rita Lopes, Nuno Júdice, Ana Luísa Amaral e Maria Lúcia Lepecki a participar numa sessão a propósito do tema: Para além da escrita … uma escrita feminina? Os quatro nomes referidos são os de grandes poetas, ensaístas e críticos literários. Qualquer dos oradores representa todo um universo capaz de nos mobilizar pela palavra, pela poesia que conferem à escrita. Escutar o que pensam sobre a escrita feminina, se a escrita tem género, contrariar o mainstream … tanto ainda a questionar. Perfis muito distintos, da pluralidade dos seus trabalhos e da força das suas convicções surgirá porventura a âncora para a discussão a ter lugar.

Esta sessão conta ainda com a participação de muitas outras personalidades, afectas ou não à Academia, ligadas à literatura, sociologia, história, filosofia, “gender studies”e tantas outras, interessadas em contribuir para um diálogo estimulante sobre um tema que nada tem de anódino! Tomarão também a palavra a partir da assistência os participantes que manifestarem gosto, em acrescentar algum aspecto em particular à discussão. Perfila-se um encontro dinâmico, inovador e emblemático em que cada um/a de nós poderá por certo fazer a diferença. (...)

Mesmo antes da realização do Congresso Feminista e da Educação a ter lugar logo a 26, 27 e 28 de Junho este evento associa a premência em fazer alertar para os perigos dos estereótipos alguns dos quais a partir dos próprios pressupostos enunciados.

Tópicos feministas? Afinal, para além da escrita … uma escrita feminina? Quase diria parodoxalmente, não será este o caso? Ficaremos a saber!?!
Muito caminho ainda para percorrer … em boa companhia, certamente se fará melhor!
(...)(recebido por email)

GOSTARIA DE DESAFIAR AS MINHAS LEITORAS A ESCREVER LIVREMENTE SOBRE O FEMININO, NA PERSPECTIVA DE UMA CONSCIÊNCIA PRÓPRIA, NEM ACADÉMICA, NEM ERUDITA, SOBRE O SENTIR PROFUNDO DA MULHER, SEM REFERÊNCIAS AOS PADRÕES DE CONHECIMENTO FILOSÓFICO PATRISTA, MAS REALMENTE LIVRE E PAGÃ, NA SENDA DA DEUSA MÃE...

MULHERES QUE SENTEM E NÃO QUE ESTUDAM NOS LIVROS DOS MESTRES...
- fica aqui o desafio...

2 comentários:

Sirius disse...

Eu aceito o desafio! Vu fazê-lo e postar aqui e no meu blog:
http://consagraodeusa.blogspot.com/
Segui o seu conselho!!!!

Muitos beijos

Anónimo disse...

Estou à espera para ler...
Por enquanto foi a única que aceitou o desafio!!!

Obrigada pela boa vontade!

rosa leonor