O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, setembro 12, 2008

NESTES DIAS ANDO POR AQUI...


Durante os sec. XI e XII, as mulheres da Provença eram tidas em alta estima. Um exemplo clássico dessa “mulher livre” no mundo medieval foi Leonor de Aquitânia (1122-1204), cuja notoriedade e poder como esposa e mãe de reis abanou a Europa durante décadas.
(...)
Em 1209 o Vaticano lançou uma cruzada contra a região da Provença, incluindo as famílias nobres, muitas das quais tinham abraçado a heresia cátara.
(...)
A Inquisição, formalmente instituída em 1233, interrogava e sentenciava impiedosamente os hereges e executou milhares: Os seus registos nem sempre são claros quanto ao que os eclesiásticos de Roma achavam ser crenças hereges. De facto, a maior parte dos documentos da heresia de Albigense foi destruída. Naturalmente, não era do interesse do Vaticano e do seu braço direito, a Inquisição, guardar documentos que poderiam disseminar as mesmas doutrinas que eles tentavam desesperadamente expurgar.
(...)

A campanha impiedosa da Inquisição contra a heresia albigense e as famílias proeminentes da Provença, muitas das quais tinham membros Templários, esmagou rapidamente o botão do feminino e os seus corolários ramos da arte e da ciência.

Louis Charpentier, no seu livro OS MISTÉRIOS DA CATEDRAL DE CHARTRES, diz que o Espírito que inspirou as autênticas Catedrais Góticas morreu inexplicavelmente depois de 1250, se bem que tenham continuado a ser construídas cópias “virtuosas” e flamejantes. Talvez possamos explicar esta fuga do Espírito. O ano de 1250 corresponde ao poder cada vez maior do inquisidores, à devastação da Provença e à destruição da fortaleza de cátara de Monségur. Não admira que o Espírito tenha fugido! As tentativas posteriores de restaurar o feminino foram severamente reprimidas e os místicos, os artistas e os cientistas da igreja herege foram forçados a prosseguir os seus interesses em segredo. As disciplinas da medicina, da alquimia, da astrologia, do misticismo e da psicologia que tinham florescido foram forçadas a entrar para clandestinidade e passaram a ser denominadas “ocultas”.

2 comentários:

josaphat disse...

Olá Rosa, vc está no Languedoc?
Se sim, te invejo; adoraria fazer essa viagem.
Outra pergunta: Na foto, são ruínas de um castelo? Qual?
Abraço.

Anónimo disse...

Sim, andei por lá. cheguei ontem...
o castelo não o identifico porque deixei a imagem sem pensar em qual e se calhar até estive nele...vou tentar identificá-lo!
Pena não ter vindo connosco...
abraço

rosa leonor