O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

domingo, outubro 12, 2008

"A concordância colectiva" com a degradação da mulher

O Poder, Opressão e Dependênciana
Construção da Subjetividade Feminina

Por Maria Alice Moreira Bampi

A sexualidade, como manifestação biopsicossocial do ser humano, sofreu através da história, toda a sorte de controlo por interesses diversos. Negada ou incentivada, a Igreja, o Estado e o poder económico sempre se valeram deste meio profundo do relacionamento humano (onde a afectividade e o prazer formam a base motivacional), para dominar, corromper, atemorizar ou lucrar. Actualmente a exploração comercial da sexualidade feminina, oferece uma ideia superficial, desvinculada do afecto, sustentada em modelos descartáveis, consumista, estereotipados e preconceituosos, com a imposição da estética e como prerrogativa exclusiva da juventude.
(...)
Com o prazer vinculado a um corpo que engravida, que gera, que culpa e martiriza, as mulheres protegem-se num contrato social definido por leis, que longe de garantir-lhe este almejado prazer, obriga-lhes após tantas expectativas frustradas, à manutenção da relação dependente, neurótica, sadomasoquista para fugir, da categoria pejorativa criada culturalmente para as mulheres que estariam desprotegidas destas leis. Seriam as"descasadas","mães solteiras", "largadas do marido", "as que estão em falta".

Estes preconceitos acompanham as mulheres pela história;
Inventam as categorias e as mulheres vão aos poucos "incluindo-se "nelas, sem contestarem, com submissão e dependência. Nos tempos da Inquisição, criaram a categoria das bruxas e muitas mulheres comportavam-se como tal, porque havia esta categoria.(...)

Mas, a quem interessa a permanência desta concordância colectiva?

Quem se beneficia de tudo isto?Há interesses económicos na questão?Certamente que sim, e em prejuízo da saúde psíquica de muitas mulheres, divididas em categorias: as que dão lucro, as santas e as outras...
Assim, conflituada entre opiniões maniqueístas, onde o bem e o mal se digladiam por um espaço reconhecido, as mulheres geralmente submetem-se às regras do jogo, geridas por poderes seculares diversos. Estes domínios rígidos sobre a sexualidade feminina, incorporaram um padrão comportamental que sobreviveu aos séculos, resistindo até mesmo às tentativas revolucionárias de alguns movimentos ditos feministas. (...)

(republicando)

9 comentários:

Anónimo disse...

Cara Rosa

Não sei se ouviu falar desta notícia, neste caso uma mensagem que vem da Confederação Intergaláctica, em que se anuncia o avistamento de naves espaciais da Confederação de Luz nos céus de todo o planeta, durante três dias, já a partir de 14 de Outubro! Custa-me a acreditar que tal vá acontecer, já que o poder militar dos Estados Unidos é tão grande e podem impedir este acontecimento em larga escala...Mas pelo menos é um aviso! E dizem que a partor daí o mundo não vai ser como dantes e que pode ser o começo de um verdadeiro contacto com outras humanidades mais espirituais deste universo. Com uma Europa que temos tão xenófoba e cheia de preconceitos, não sei bem como será a reacção...Esperemos que a partir disto venha a sabedoria, no verdadeiro sentido. Uma sabedoria virada para o interior do ser humano e para a união mística entre polaridades opostas, num mundo em que todos se afastam uns dos outros e se dividem...

Eis um site que fala disso:
http://www.shtareer.com.br/materias/me.php?ac=662

Cumprimentos,

André Louro (o outro)

Anónimo disse...

Caro André Louro...já sabia e quando li a notícia fiquei felicissima, mas imagine que o André louro, o outro, vem desmentir e dizer que não, que a ele lhe disseram que seria catastrófico para a humanidade e esta contra informação tirou-nos a esperança desse acontecimento..Já não sei em quem acreditar e isto é o drama das coisas que nunca vemos ...bem que eu acreditar em alguém e sobretudo queria ver!

Obrigada por partilhar!
um abraço

rosa leonor

Nana Odara disse...

Peço licença para blogar esse comentário pq fiz uma postagem sobre o assunto, a partir do email que vc me mandou Rosinha...

Tbm pensei o mesmo, que poderia ser preciptado e que muitas pessoas ainda não estão minimamente preparadas para um momento como esse...

Mas tbm sonho com esse momento, e espero que eles venham mesmo... e não acredito que os EUA possam destrui-los, até pq estão bastante ocupados com uma certa crise...

Beijinhos...

Nana Odara disse...

Os nomes usados pra designar a mulher casada tbm não são lá muito lisonjeiros...
D.Maria, marmita, do lar, fada do lar, dona de casa, doméstica, dona encrenca, e por aí vai...
Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come...
o patriarcado despreza todas as mulheres, com ou sem macho anexo... e tem tbm o novo falo da mulher: o dinheiro...
Ops... isso tbm dá uma postagem...
kkkkkkkkkkkk...
Estou viciada nisso... kkkkkkk...

Anónimo disse...

RLP só acredita no André Louro, o Outro.

"Quanto aos ovnis se uns são verdade porque não é verdade para outros?" FOI o seu comentário para mim.

Anónimo disse...

Paulo:

Continuo a pensar o mesmo e a ter muito pena de não haver notícias de quem viu, mas o que eu queria era ver eu mesma! Quanto a acreditar no André Louro, o outro...na verdade não acredito em ninguém mas em mim mesma... Estou em crer que o mundo e´aquilo que cada um crê e depois é tudo uma questão de consensos políticos filosóficos e outros... as crenças são aquilo que podemos...ao resto não sei. E o que vier que venha por bem!
abraço rleonor

Anónimo disse...

je suis ton autre....

Anónimo disse...

...avec plaisir...

rleonor

Nana Odara disse...

Me ocorre a palavra vaidade humana...
será que os ovnis ufos e ets tbm sofrem desse mal???