O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, outubro 16, 2008

UMA ANTÍTESE INVENTADA


AS DUAS MULHERES

"No cristianismo tradicional, as falsas divisões deram-nos duas personagens: a Virgem Maria e Madalena. Claro, para que uma cristã se sentisse realizada, estas duas personagens deviam ser unidas - e não polarizadas - na sua psique. A Virgem Maria foi desprovida da sua sexualidade conservando a sua espiritualidade, enquanto que Maria Madalena foi despojada da sua espiritualidade ficando apenas com a sua sexualidade. Ora cada uma delas devia aceder à sua plenitude. É o que eu chamo "casar as duas Marias"... *

Tori Amos - in Os Segredos de Maria Madalena, ed. Via Medias, 2006

É o que eu chamo também unir as duas mulheres que o patriarcado dividiu dentro de cada mulher. Nós não queremos nem de um lado a profana nem do outra a imaculada, mas sim a Mulher Plena...porque a Mulher é um ser integral que foi ao longo dos séculos despojadas da sua unidade essencial!
A polarização extrema destas duas mulheres, na psique de cada mulher, gerou a fragmentação do seu ser e tornou a mulher vítima dos maiores distúrbios, ao nível não só psíquico, mas também fisiológico...Gerou a maior calamidade humana e social que é a mulher prostituída, e continuadamente violentada pelos homens, que em todo o mundo se outorgam esse direito...
Hoje não há só Máfias, que as exploram mesmo na nossa cara, mas o cinema, a ”arte” e a própria publicidade (exemplo: cartazes da "crazy horse" e tantos outros inacreditáveis) fazem isso...
Enquanto os homens mais "dignos" e inteligentes continuam a passar por cima dos interesses da mulher, debatendo todos os problemas do mundo, menos a problemática das causas. Percebemos desse modo, que nem intelectuais, nem filósofos, com excepção apenas de alguns escritores, não há sequer um único político, que esteja verdadeiramente interessado nas questões profundas da mulher ou mesmo do homem, que não seja para ganhar votos...

Quando a maior parte das mulheres compreender, que o que lhes falta não é um homem, mas essencialmente a outra parte de si mesma (e não só do macho ou do falo…) e que não existe a "inimiga" nem a "outra", a rival, mas uma só Mulher, ela ficará abismada pela forma como foi dividida, para que as sociedades e religiões patriarcais reinassem pelo seu sacrifício e continuado abuso em todo o mundo.

O Império romano primeiro, e depois o clero de Roma, destruíram paulatinamente tudo o que o cristianismo tinha de original e sábio, na fusão dos dois princípios, feminino e masculino. Pedro, o pilar da sua Igreja, foi o principal traidor da essência do cristianismo e não Judas...Ele foi o primeiro a negar Maria Madalena, como discípula dilecta...depois o papa Gregório fez a detracção da Mulher até ao século XX... * in



UMA ANTÍTESE INVENTADA

“Entendo que essa antiga e venerável missão das prostitutas é uma ética congenitalmente feminina que só por um desvio de uma religião patrística foi reservada às sacerdotisas do amor a fim de cindir a humanidade feminina na projecção do abominável e do sublime masculino. Uma antítese inventada por esse ser eminentemente melodramático que é o homem, sem a mínima verosimilhança no cosmo da realidade da mulher que não distingue o espírito da carne. Eis porque as mulheres honestas sempre no fundo invejaram as prostitutas e vice-versa.” *
(...)
*In A MADONA de Natália Correia

3 comentários:

Nana Odara disse...

A prostituição e a vida real das mulheres prostitutas por vocação, por coação, por escolha ou por necessidade será cada vez mais clara à medida que algumas verdades vem ao de cima...

Na verdade tanto a vida da dona de casa quanto a da prostituta se tornaram medíocres na medida em que são meras funções patriarcais...

Mas a mulher, em transição para a plenitude, impulsiona mudanças mundias em todos os niveis e aspectos... Isso é muito mais visível e importante agora, e o será ainda mais...

Venham as naves mães...
Venha o Mater mundi...
Está escrito...

Anónimo disse...

Na Biblia não tem só duas marias..tem cinco marias fundamentais...e Três Marias estão presente na Altura da cruxificação de Cristo REDENTOR...
Maria - a mãe/ Maria - a pecadora/ Maria - a esposa / Maria - a filha e Maria - a enamorada ...

Anónimo disse...

Na Biblia não tem só duas marias..tem cinco marias fundamentais...e Três Marias estão presente na Altura da cruxificação de Cristo REDENTOR...
Maria - a mãe/ Maria - a pecadora/ Maria - a esposa / Maria - a filha e Maria - a enamorada ...