O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, novembro 13, 2008

COMENTÁRIO DE HOMEM? (ou de mulher?).


"A grande obsessão (e medo) dos homens continua a ser a liberdade das mulheres: já não se trata de queimar uma boa parte delas, como no tempo das bruxas, mas a lei, uma vez que o Estado tem condições de, em nome da sua soberania, promulgá-la e fazê-la aplicar, é um meio que permite refrear a autonomia de todas as mulheres.

Impedidas de ter um poder real, perdem esse outro poder que em tempos de incerteza sobre a sua identidade os homens lhes tinham imaginado: as bruxas podem desaparecer.

A vassoura, de outrora que lhes servia para fugir do lar será doravante usada pelas mulheres…para varrer, reencontrando uma serventia que nunca devia ter perdido.

Se houve luzes que subitamente mostraram aos homens a inanidade dos processos de bruxaria, foram os seus próprios interesses. O Estado que se edificou sobre as cinzas das fogueira já não precisa delas, mas o diabo, terá sido despedido? "(…)

In AS PUTAS DO DIABO ed temas e debates 2007- Arnelle le Brás-Chopard

- Todos os Estados perseguem ainda de uma forma ou de outra a bruxa na mulher que se não verga às suas instituições…a mãe solteira, a divorciada a mulher livre ou celibatária…Vale mais a palavra de um futebolista cretino ou de um qualquer político corrupto neste mundo do que a de uma mulher mãe solteira…

Por mais inocente que seja a mulher será sempre castigada…na reminiscência de outrora...os juizes são ainda os legítimos herdeiros da santa inquisição, não são só os padres...

AO QUE ANÓNIMO DEIXOU O SEGUINTE COMENTÁRIO:

Quero deixar uma explicaçao basica, para os que supoem que a justiça é cega, ou ainda que a Deusa da Justiça é cega para as "mulheres". Pessoal antes de sair por ai falando abobrinha, leia se interem das coisas!!! A Simbologia da Deusa da Justiça, esta vendada, pq é imparcial, para que a justiça não olhe quem esta litigando. E esse o motivo da venda nos olhas da Deusa, e nao pq nao ha Justiça para as mulheres!!!

AO QUE RESPONDO:

Já percebi que você é um "básico"...em português de Portugal quer dizer, se calhar "abobrinha"? e está na cara que você é muito esperto e julga que as mulheres são estúpidas...

Pois é, a Justiça é mesmo cega para as mulheres, não no julgamento, mas nas leis... e a representação da mulher de olhos vendados significa isso mesmo, que os homens taparam os olhos às mulheres e ao seu lado feminino, por isso a sua justiça é cega apesar de eles pensarem que é apenas "imparcial"...Uma coisa é o sentido literal, outra coisa é o sentido simbólico e profundo das representações arquetípicas dos valores do mundo patriarcal.

Percebeu ou quer que eu traduza para "abobrinha"? (alguém me diz o que quer dizer abobrinha e se interem?)

6 comentários:

Anónimo disse...

Querido "anônimo", de que planeta você vem?
é só dar uma olhadinha nas estatisticas: na política por exemplo,o índice de mulheres no poder vem abaixo dos homens brancos e dos homens negros.
A educação vai de mal a pior,talvez por que 80% dos profissionais de educação são mulheres...e vai por aí afora.É só estudar um pouquinho a situação das mulheres pra entender que a justiça pode até ser ugual pra todos no papel, mas não é disso que estamos tratando aqui.
Lamentável o seu comentário.

JUSTIÇA
Enquanto a justiça for cega
De um olho torto se faz um rei
Enquanto a mulher não enxerga,
dominam vocês!

Grana,poder,preconceito, perversão
Natureza morta,
entranhas expostas
do ventre da Terra...

Só enquanto a mulher sossobra
Na própria embarcação.

Deusas,Amazonas,Orixás,Bruxas e Fadas.
Chegou a hora da redenção
Junta uns poucos cavaleiros
Dignos de fé e proteção.

Feche-se o ciclo,
Feche-se o círculo
Um mundo novo vai nascer:

Do ventre bojudo de aquário
As filhas do alvorecer.

Edilene Santos

Anónimo disse...

Gostei muito do seu poema Edilene!
obrigada pela sua ajuda...

um enorme e grato abraço
rosa leonor

Anónimo disse...

abobrinha=treta (em bom portugues... rsss)
Já "se interem" (!!!) é puro erro ou salto + erro de teclas na melhor das hipóteses... gargalhadas...
Valha-me a Deusa, apenas podemos supor que quem escreveu queria dizer algo tipo "leia, se inteire das coisas" -mas a pressa não ajudou em nada a melhorar a comunicação...
*suspiro*
Recebi o seu belissimo convite.
Envio-lhe um mail breve, breve
Grande Abraço
Marian

Anónimo disse...

Viva o Poder das rosas!
Viva o Poder da Rosa!

:)Está um dia lindo.Pois sim?
Abraço
Cristina

Anónimo disse...

É acho que a Marian já disse tudo...rs...
o "básico" eu não sabia...rs... já fiquei interada tbm...rs... quer dizer informada...hahahahahaha...
Míudos...rs... qqr que seja a idade...
Enfim...
Nana

Anónimo disse...

Cristina será que desta vez você vai aparecer? Será que vai estar um lindo dia a beira mar e com o por do sol vermelho e rosa e os seua raios a entrar no espaço repleto de mulheres?

um abraço
rosa leonor