O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

domingo, novembro 02, 2008

UM AMIGO DA DEUSA...OU MAIS DO QUE ISSO!


SACERDOTISA ENHEDUANA

*
Como já descrevemos anteriormente, a Deusa Inanna, oriunda da antiga civilização da Suméria, em sua beleza celestial, era venerada como Deusa da Lua.
*
O primeiros trabalhos a serem escritos e preservados sobre essa Deusa eram de autoria de Enheduana, nascida em 2.300 a. C, uma sacerdotisa da Deusa Lua.
*
Seus escritos em forma de poesia, assemelham-se mais a um diário pessoal, repleto de adoração à Deusa da Lua, de sublevações políticas, de sua expulsão do templo e de seu retorno a ele. Escreve com sensualidade e intimidade sobre a Deusa do Amor Inanna.
*
*
Eis algumas de suas palavras sobre a imagem da Deusa Inanna e das essências divinas:
*
"Senhora de todas as essências, cheia de luz,
Boa mulher, vestida de esplendor,
Que possui o amor do céu e da terra,
Amiga do templo de An,
Tu usas adornos maravilhosos,
Tu desejas a tiara da alta sacerdotisa
Cujas mãos seguram as sete essências.
Ó minha Senhora, guardiã de todas as boas essências,
Tu as reuniste e as fizeste emanar de tuas mãos.
Tu colheste as essências santas e as trazes contigo,
Apertadas em teus seios."


Enheduana também experimenta poderosa cólera e fúria para com a Deusa do Amor, a Deusa da Lua em sua fase negra:

"Como dragão, encheste a terra com veneno.
Como trovão, quando bradas sobre a terra,
Árvores e plantas caem diante de ti.
És o dilúvio descendo da montanha,
Ó Deusa Primeira,
Inanna, Deusa da Lua, que reina sobre o céu e a terra!
Teu fogo espalha-se e cai sobre a nossa nação.
Senhora montada numa fera,
An te dá qualidades, poderes sagrados,
E tu decides.
Estás em todos nossos grandes ritos.
Quem pode compreender-te?"
**
ENHEDUANA
*
Os escritos de Enheduana são muito importantes, pois trazem à luz a profunda devoção de uma mulher humana, sacerdotisa, à Deusa do Amor. Enheduana vive sua beleza e sensualidade como dádivas concedidas pela Deusa. No momento em que ela não pode mais venerá-la no templo, sente o vazio obscuro e sombrio, e sua própria imagem da Deusa, sua radiante beleza feminina fica encoberta.
Através da fantasia poética de Enheduana e de seus relatos históricos sobre a Deusa Inanna, podemos entender com mais clareza o significado dos rituais religiosos em que ela era a figura mais importante e decisiva. Ainda assim, Inanna permanece um mistério, em grande parte porque a nossa atitude moderna torna mais difícil para nós agarrarmo-nos àquilo que vemos como paradoxo em sua imagem: sua natureza sexual era um aspecto integral de sua natureza espiritual. Para a maioria de nós, tal conjunção é uma contradição. Nos tempos antigos, no entanto, era unidade. "
(...)
OBRIGADA MEU QUERIDO POR TRAZER-ME AO CONHECIMENTO UMA POETISA DA DEUSA INANA...nada me poderia dar maior contentamento do que descobrir uma sacerdotisa poeta...Tem que me dizer o livro e a edição...rlp

5 comentários:

josaphat disse...

Olá Rosa, embora a pergunta não tenha sido endereçada a mim, li sobre essa personagem, Enheduana, no livro de Nancy Qualls-Corbett, A protistuta sagrada. Há um livro que parece muito interessante: Inanna, Lady of Largest Heart: Poems of the Sumerian High Priestess Enheduana
Não descobri se há alguma edição em português.
Abraço.

Palas Athen disse...

ola mas uma vez eu passo aqui e pra deixar meu recado quanto a blibliografia vou sedela agora a voce embaixo da bibliografia esta uma bençao a mulher linda que achei num livro(Cura psiquica com guias espirituais-de Daine Stein-Editora Pensamento)

Blibliografia

(in A Prostituta Sagrada. A Face do Eterno Feminino, Nancy Qualls-Corbett, pp.160).




As Mulheres são a Deusa e a Terra elas dão a luza filhos e criam comunidades cooperativas ,formam lares e civilizações .Enquanto os homens fazem a guerra,as mulheres fazem paz:enquanto os homens fazem tecnologia,as mulheres fazem humanismo,quando os homens fazem o caos ,as mulheres fazem compaixão,sensatez e ordem.Reconhecendo a sua real influência ,as mulheres se conscientizam do quanto são importantes e fundamentais para a sobrevivência de nosso planeta e de que se amarem-se a si mesmas é apenas um sinal de respeito que se deve a vida e Deusa .Para as mulheres ,qualquer cura significa a cura do respeito e do amor que elas devem ter por si mesmas,bem como da sua auto-imagem feminina.

Recitar a Bênção a Mulher, todas as noites,é uma boa forma de você iniciar o processo de cura de todos os seus males.Acenda um incenso uma vela e se coloque nua diante de um espelho.Molhe o dedo indicador com uma gota de óleo (de rosas ou de jasmim de preferência), vinho tinto,sangue menstrual,água salgada ou água pura.Toque .um por vez,cada um dos seus chakras,dizendo em voz alta o seguinte:


tocando o chakra da coroa (topo da cabeça),diga:
"Abençoa-me mãe porque sou tua filha "

tocando o chakra da terceira visão(entre a as sobrancelhas) ,diga
"abençoa a minha visão ,para que eu veja a Ti na minha vida."

tocando chakra da garganta,diga :
"Abençoa meu coração ,para que ele se se abra e se encha de amor por todos

tocando o chakra do coração(entre os seios)
"Abençoa meu coração ,para que ele se se abra e se encha de amor por todos."

tocando o plexo solar (na altura das costelas inferiores),diga:
"Abençoa minha energia vital que vem de Ti."

tocando o chakra da barriga(abaixo do umbigo),diga:
"Abençoa o meu útero e ovários,para que eu pratique sexo com amor."

tocando o chakra base (genitais),diga
"Abençoa os meus genitais ,portal da vida e da morte."

tocando a sola dos pés,diga
"Abençoa os meus pés,para que possam trilhar Teu caminho e o meu."

tocando a palma de ambas as mãos,diga:

"Abençoa as minhas mãos, para que elas façam Teu trabalho ,que é o meu trabalho neste mundo."

tocando novamente o chakra da coroa ,diga:
"Abençoa-me ,Mãe porque sou tua filha e sou uma parte de Ti."

Essa cura produz milagres e abre o caminho para todas as curas subsequentes .

Anónimo disse...

Josaphat:

Muito obrigada pela informação. Não imaginava tal livro. Apesar de conhecer o título da 1ªobra ignorava o conteúdo. Conhecia o primeiro mas não este que fala:"Inanna, Lady of Largest Heart: Poems of the Sumerian High Priestess Enheduana" nunca tinha ouvido falar, mas se não houver em português ou francês em inglês não gosto de ler...sei menos aliás. Obrigada pela sua atenção...
um abraço

rosa leonor

Anónimo disse...

Meu amigo:

muito obrigada por tanta informação preciosa...como já deve ter visto aproveitei bem a sua partilha. Lindo.

um abraço

rosa leonor

Unknown disse...

Em relação a Bênção da Mulher, quando toca o chakra da gargante se fala "Abençoa meu coração, para que ele se abra e se encha de amor por todos", está correto? Porque quando toca o chakra do coração também se faz esta mesma citação.

Ana