O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quarta-feira, dezembro 17, 2008

SER CONTRA A FELICIDADE É ABRAÇAR O ÊXTASE


A FELICIDADE É APENAS UM MITO

- Este artigo que acabo de publicar no poste abaixo, do jornalista brasileiro Arnaldo Jabor por princípio refere-se ao Brasil mas é igual para Portugal e estou certa para todos os países que hoje em dia se julgam civilizados, países que não fazem supostamente parte do 3º mundo e que face a dramáticas realidades foram tomados da euforia pela ideia de alternativas fictícias...

Passámos de alienados do consumo para a alienação e propaganda de curas maravilhosas e estados alterados de consciência que não querem dizer nada e tudo isso em nome da felicidade ou da salvação que nunca fizeram parte da realidade humana.

Se antes a religião nos iludia hoje em dia iludem-nos os mercados da pseuda espiritualidade. Em que se propagam e vendem todo o tipo de mezinhas e mensagens vinda dos além, não apenas vindas dos simples mortais desencarnados mas de altas individualidades do cosmos, desde Anjos a grandes Mestres que "os canais" (os novos médiuns) tratam por tu e sem mais cerimónias e que nos comunicam verdades supremas mas que, no plano humano,não nos servem praticamente para nada, mas sim para adiar a consciência da nossa realidade íntima. Por isso eu continuo a duvidar desta facilidade...e que me desculpem as minhas amigas e amigos, os novos crentes desta Nova Era, mas eu acho que os canais continuam muitos sujos e a água não sai tão limpa quanto pensamos; é preciso ter cuidado com a água que se bebe...

A cólera é um grande perigo e há muitos tipos de cólera no mundo.

O melhor mesmo é ir à fonte, mas para ir à fonte é preciso muito trabalho...às vezes é preciso andar por montes e vales e caminhar pelos nossos pés...ou mesmo caminhar às cegas... até a encontrar!


É MESMO ISTO:

"A maioria se esconde atrás de sorrisos tensos porque tem medo de encarar a complexidade do mundo, seu mistério impreciso, suas terríveis belezas. Para fugir desta contemplação atemorizante, nos perdemos em distrações vãs e em um bom humor programado. Somos de uma natureza incompleta, somos de vagas potencialidades, e isto faz da vida uma luta constante em face do desconhecido. Usamos uma máscara falsa, sorridente, um disfarce para nos proteger do abismo. Mas, este abismo é também nossa salvação. Ser contra a felicidade é abraçar o êxtase." A.J.

- HOJE JÁ COMPREENDO O QUE DURANTE MUITOS ANOS NÃO ENTENDIA, O QUE QUERIA DIZER FERNANDO PESSOA QUANDO ESCREVEU: "QUE SÓ LHE ERA PERMITIDO SER FELIZ NÃO O SENDO"...

Não só a felicidade é um mito como a verdadeira felicidade consiste numa certa tristeza, ou melancolia, como diz o autor, permitam-me o aparente paradoxo, pelo menos para quem escreve...para quem não persegue o que é fácil e imediato...para quem não compra o que a sociedade nos quer vender a todo o preço!!!

rlp

3 comentários:

Anónimo disse...

Belíssima escolha de tema e texto, Rosa...
Aliás o do post abaixo tambem.
Quando li, adorei -e recomendo (até postei s/ ele) o livro do Terence Mckenna "O Alimento dos Deuses". que é fantastico a nível de ideias e bem desmistificador de muita coisa que se fala s/ substancias "proibidas".
Abraço
Marian

Anónimo disse...

Oh Marian,
eu sou preguiçosa mesmo para responder aos comentários. estou sempre atrasada e fora de prazo...
obrigada pelas suas palavras.
Gostava imenso de ler o livro do autor. Mas não sei se ele está editado em Portugal. Como é que o conseguiu? Quer trocar pelo meu???

Ah...Ah...era um truque para finalmente nos encontrarmos...

um abraço

r.leonor

Anónimo disse...

Eu vou estar consigo nas próximas 2 semanas +/-, Rosa... queria mesmo ver se antes do final do ano!
Ao vivo e a cores... rss...
sim, eu sei, faltam só 11 dias!
(Corre, Marian! tens que entrar em 2009 já "encontrada" com a Rosa!)
Quanto ao livro do Terence McKenna se eu o vir por aí à venda , levo-lho com muito gosto.
Se não, aqui deve encontrar "o pao dos deuses" disponível: http://catalogolx.cm-lisboa.pt/#focus
(procurar por autor)
Abraço
Marian