segunda-feira, fevereiro 09, 2009

A PAZ ESTÁ DENTRO DE NÓS



“TODOS PROCURAMOS ALGUM TIPO DE SATISFAÇÃO. EXISTEM MUITOS TIPOS DE SATISFAÇÃO NESTE MUNDO. MAS HÁ UM TIPO DE SATISFAÇÃO QUE TODOS DESEJAMOS, QUE É PAZ. E LEMBREM-SE – A PAZ NÃO ESTÁ NO EXTERIOR. A PAZ ESTÁ DENTRO DE NÓS”

Maharaji, 1974


Ontem ouvia um Mestre que aprecio, que conheço há muitos anos, de quem recebi uma meditação, a quem estou profundamente grata, o único mestre vivo que aceitei na minha vida como fidedigno, mas ouvindo-o com o coração, não o sigo, porque o meu Caminho é o da Deusa Mãe, mesmo que às vezes Ele seja essa Mãe e me fale como uma "Mulher"; sim ele é sábio e a sabedoria é Mãe e ele falava da arrogância humana…como todos nos perdemos por aí…e como ela acaba sempre por nos matar...

E eu penso no convencimento do nosso Ego, como somos prisioneiros da "besta", pela vaidade em querermos ser mais que os outros, nas lutas por um lugar ao sol, na afirmação pessoal egóica que nos leva desde às guerra, às ofensas e às mágoas que fazem da vida humana um inferno, tudo por causa do ego…por insatisfação primária, pelo que foi para o homem o abandono da Grande Deusa Mãe…
Penso em como a falta de verdadeiro amor nos destrói e em como a Graça nos salva a todos desta loucura e insanidade!


"A Gravidade e a Graça"

"A realidade do mundo realiza-se em nós pelo afecto. É a realidade do eu transporta para as coisas. Não é, de modo algum, a realidade exterior. Esta só é percepível através da indiferença absoluta. Mesmo que sobre apenas um delicado fio, existe ainda afecto."

(...)

Uma infelicidade muito grande coloca um ser humano abaixo da piedade: desdém, horror e desprezo.
A piedade desce até um certo nível, mas não mais abaixo. Como fará a caridade para descer mais abaixo?
Aqueles que desceram muito baixo terão piedade de si mesmo?

De Simone Weil

Sem comentários: