sexta-feira, março 20, 2009

A MULHER NA VIDA DE UM HOMEM...

Presidenta
Março 16, 2009 by José Saramago

Este texto cerra meio ano de trabalho. Outros trabalhos e anos sucederão a estes se os fados assim quiserem. Hoje, por coincidência dia do seu aniversário, o meu tema é Pilar. Nada de surpreendente para quem quiser recordar o que sobre ela tenho dito e escrito em já quase um quarto de século que levamos juntos. Desta vez, porém, quero deixar constância, e supremamente o quero, do que ela significa para mim, não tanto por ser a mulher a quem amo (porque isso são contas do nosso rosário privado), mas porque graças à sua inteligência, à sua capacidade criativa, à sua sensibilidade, e também à sua tenacidade, a vida deste escritor pôde ter sido, mais do que a de um autor de razoável êxito, a de uma contínua ascensão humana. Faltava, mas isso não podia imaginá-lo eu, a idealização e a concretização de algo que ultrapassasse a esfera da actividade profissional ou que dela pudesse apresentar-se como seu prolongamento natural. Foi assim que nasceu a Fundação, obra em tudo e por tudo obra de Pilar e cujo futuro não é concebível, aos meus olhos, sem a sua presença, sem a sua acção, sem o seu génio particular. Deixo nas suas mãos o destino da obra que criou, o seu progresso, o seu desenvolvimento. Ninguém o mereceria mais, nem sequer de longe. A Fundação é um espelho em que nos contemplamos os dois, mas a mão que o sustém, a mão firme que o sustém, é a de Pilar. A ela me confio como a qualquer outra pessoa não seria capaz. Quase me apetece dizer: este é o meu testamento. Não nos assustemos, porém, não vou morrer, a Presidenta não mo permitiria. Já lhe devi a vida uma vez, agora é a vida da Fundação que ela deverá proteger e defender. Contra tudo e contra todos. Sem piedade, se necessário for.

*
-São as grandes mulheres que fazem os grandes homens...desde que nascem até que morrem. Sem uma grande mulher por detrás os homens são sempre pequenos...tão pequenos e monstros como Hitler, Franco, Salazar, Fidel, Lenine ou Fritz, o "pai" violador...todos os ditadores, todos os violadores nunca conheceram o amor da mulher nem da mãe...

Os meus anónimos parabéns a Saramago pela Mulher que lhe coube...e pela grandeza da sua entrega ao seu armor.

3 comentários:

Anónimo disse...

concordo plenamente com que você disse pos percebo que nem um homem de real valor e profundida vive sem uma mulher sabia a seu lado sem uma mãe,filha ou irmã

Beijos

Gaia

Anónimo disse...

É MAIS OU MENOS aSSIM na verdade, mas primeiro que o homem volte a compreender isso vai ser preciso que a Mulher acorde a Deusa dentro de si e a espelhe...

um abraço

rleonor

Ronaldo Lírio disse...

O VALOR DE UMA MULHER NA VIDA DE UM HOMEM.
O valor intrínseco da mulher reside no que ela tem de singular e único. Ela tem significado em si mesma como ser criado à imagem e semelhança de Deus.
Através da história dos povos, em todas as épocas observamos a influência da mulher na vida do homem. Ela é a companheira certa das horas incertas.
A companheira dos dias cheios de luz e dos dias sombrios, procurando dar ânimo, coragem ao seu marido, nos momentos mais difíceis da vida a dois.
É muito grande a importância da mulher na vida de um homem, pois ele, em qualquer setor da vida, só se realiza quando conta com o apoio incondicional da sua esposa.
A mulher é o maior milagre da natureza e a maior criação de Deus.
Ronaldo Lírio.