O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, março 21, 2009

A VOZ LÚCIDA DE UMA MULHER AFRICANA


POBRE ÁFRICA…
VIVE HÁ SÉCULOS DEBAIXO DA MENTIRA POLÍTICA

E DA MENTIRA RELIGIOSA...


"Até na Bíblia a mulher não presta. Os santos, nas suas pregações antigas, dizem que a mulher nada vale, a mulher é um animal nutridor de maldade, fonte de todas as discussões, querelas e injustiças.”

"Madre nossa que estais no céu, santificado seja o vosso nome.

Venha a nós o vosso reino - das mulheres, claro -, venha a nós a sua benevolência, não queremos mais violência. Sejam ouvidos os nossos apelos, assim na terra como no céu. A Paz nossa de cada dia nos daí hoje e perdoai as nossas ofensas - fofocas, má-língua, bisbilhotices, vaidade, inveja - assim como nós perdoamos a tirania, traição, imoralidades, bebedeiras, insultos, dos nossos maridos, amantes, namorados, companheiros e outras relações que nem sei nomear...
Não nos deixeis cair na tentação de imitar a loucura deles - beber, maltratar, roubar, expulsar, casar e divorciar, violar, escravizar, comprar, usar, abusar e nem nos deixeis morrer nas mãos desses tiranos - mas livrai-nos do mal,
Ámen. "
NIKETCHE - uma história de poligamia
Paulina Chiziane

4 comentários:

IN VERITAS disse...

atente na maldade...dessas palavras...

Maria mãe de Jesus é exaltada.."bendita sois vós entre as mulheres"... Há cinco marias que são imagens da exaltação biblica do género feminino.. epor incrivel que pareça essas cinco Marias estão aos Pés do Cristo Crucificado na Hora da sua expiração terrena...E são as mulheres que dão conta da sua ressurreição... Eva é logo exaltada também... e Deus colocou um abismo entre a Serpente e a Mulher...Mas haverá senpre seres do Género feminino que procurarão a serpente...na busca da maçã que trairá Adão...

Anónimo disse...

"ALoha!

Vou responder dentro da linha de xamanismo que estudo, como toda resposta para assuntos tão amplos é apenas um ponto de vista, uma abordagem.
O Xamanismo Tolteca considera que não há mal nem bem, isso é criação humana, há apenas energia impessoal, que em nosso condicionamento damos forma.

Como diz o velho nagual, existe a estupidez humana e esta estupidez tem uma sinistra conexão com a morbidez o que gera muitas vezes, atitudes do ser humano que podem parecer MAL, mas são apenas atitudes de desequilíbrio.
Para várias linhagens não há Mal, há "Avydya" ignorância, isso gera o que chamamos de MAL.
Um Hitler, um Himmler podem parecer arautos do mal, mas se formos avaliar suas vidas, suas idéias, suas propostas, veremos pessoas confusas, com vidas pessoais em crise, presas na velha armadilha, dominar a tudo e a todos, acreditando que o fim justifica os meios.
Essa idéia de "Deus criou" não existe no Xamanismo, o Xamanismo não trabalha com estas idéias de um Deus criando , temos outra abordagem, tudo que existe "emanou" , emanou de uma Fonte, que está hoje em tudo, assim não temos essa divisão das religiões : isto é divino e sagrado, isto é profano."

LEIA PISTAS DO CAMINHO
http://www.pistasdocaminho.blogspot.com/

renato gomes pereira disse...

aloha

isso que usas não é chamanismo---com X de cruz...

e apenas RETÓRICA.. a arde dejogar com as palavras... e já agora de onde "emanou" a fonte que dizes donde tudo emamou? dela própria...?

quem nasceu primeiro? O Ovo, o galo, ou a galinha?

Anónimo disse...

cada um pensa o que quer e acha o que julga e diz o que lhe apetece...ninguém sabe nada e é como na fabula: somos todos cegos que tocam apenas um bocado do elefante e cada qual fala da parte que conhece ou toca...
em vez de acrescentarem as diferenças agridem-se pelas "suas verdades".
Eu não estou interessada em discutir, argumentar ou contrapor ninguém. eu sou livre de escrever o que sinto e você também, mas não como contraponto...
fique em paz consigo e deixe os outros em paz também.
rleonor