O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

terça-feira, junho 16, 2009

A FEMINILIDADE RADICAL...

Em busca da completude...
*
"A MULHER NÃO PRECISA DE SE TRANSCENDER COMO O HOMEM PRECISA. COMPLETA-SE NELA PRÓPRIA."

A.B.L.
*
O nascimento místico, parto na dor dum outro nome e sexo impreciso, e em que o sangue toma uma importância rítmica, culminando a imitação da paixão, é nada menos do que a união consumada que só a mulher conhece.

A feminilidade radical é uma ferida de amor, amor completo e permanente é atmosfera, onde o homem não se encontra à vontade.
Um pouco decepcionado pelo que há de repetitivo na adoração feminina, que é um desejo angustiado, ele trata de ignorar pela censura e pela psicanálise, o seu pequeno papel no ferimento de amor que é a mística feminina.”

IN “A MONJA DE LISBOA” de Agustina Bessa Luís

*
NÓS MULHERES: "Somos uma só identidade em múltiplas formas de conhecer o vasto mundo e os seus milagres [...]
Somos como irmãs que se desvelam a honrar a mãe-Terra, eterna não diremos, mas preparada por nossas mãos a empreender o voo, um dia, para outro lugar no espaço".


AGUSTINA BESSA-LUÍS

14 comentários:

MOLOI LORASAI disse...

o chá

a minha vizinha é da alta burguesia
e é burra
eu sou do baixo meretrício
e sou safo
em poesia
convidei-a para um chá das 9 bacantes
ela aceitou a vírgulas
e entrelinhas

NEANDERTHAL OUSADO disse...

o de cima é para a Rosa Leonor incluir na antologia que deveria , democraticamente, confeccionar.

Ninnan disse...

As pessoas falam em linguagem cifrade decodificada para que nos pensemos que somos idodtas porque não compreendemos o que els dizem.mas eles é que são idotas pos usam uma linguagem que nem eles prroprios compreendem.A soma das loucuras.

Anónimo disse...

Boa Ninan!!!!

Anónimo disse...

Afinal quer impressionar quem?? Por aqui a linguagem é a das Deusas.
Andorinha

rosaleonor disse...

Por aqui, a linguagem é das deusas e ...das mulheres. Mulher sábias, bruxas, videntes poetisas e escritoras, todas as mulheres que se revelaram na sua essência ou na sua busca em se transcenderem.
Sou livre, aqui mas opto pela ética e pela estética mais elevada e por padrões de coerência e harmonia. Não me interesse o debata nem o vonfronto de ideias nem de opiniões. publico e agrada-me sempre que mulheres e homens trazem ou acrescentam algo ao meu ponto de vista à minha estética. Não suporto vulgaridade nem banalidades...lamento para quem gosta de chocar ou criar confusão. Por mim já me basta a minha sombra e os meus dias máus...
Cofesso não percebo alguns comentários, mas são todos livres de o fazer. lamento só que de forma cobarde...o veneno é antídoto e cura e quanto mais arde melhor!
rleonor

rosaleonor disse...

A continuação e resposta a todos os comentários encontra-se corrigida e alargada na página principal...

com todo o respeito pelas diferentes nuances e ideias, mantenho-me fiel à minha linha, sem desvios de princípios...
agradeço mais uma vez a todas/os a amabilidade e o trabalho de virem comentar.
rl

rosaleonor disse...

Moloi, o seu poema é muito bom, gostei muito, mas é desconstrutivo dentro deste contexto...mas gosto da sua garra quando agarra certa realidade, é de lince...ou de príncipe...mas não de um aliado.

Não me entenda mal...
rl

NEANDERTHAL disse...

Entendi mal, porque deu a entender que Neanderthal estava a vulgarizar.
Então os aliados são aqueles que elogiam? Abraços do Neanderthal;

rosaleonor disse...

Não, de todo, os lisonjeadores não são os meus aliados, nem os melhores e invulgares...como é o seu caso. Jamais o consideraria a si vulgar. Entenda que no que escrevo respondo a muitos e lhe respondi a si em particular. Tive esse cuidado para que não me confunda.
aliados/as se calhar nem as/os tenho...
sempe que somos fiéis a nós próprios não temos aliados, mas inimigos e lisongiadores o que vem a dar no mesmo. Penso que é também o seu caso, por isso não podemos ser aliados!
um abraço
rleonor

MOLOI LORASAI disse...

Aliados não somos. Apenas achamos Lisboa uma linda cidade.

Anónimo disse...

De facto, lamentavelmente, não percebeu o meu comentário, ele não se dirigia a si e nem tinha a intenção de de a envenenar ou maldizer, escrevi na sequência dos comentários anteriores. Quanto à questão do anonimato, mesmo que escrevesse o meu nome seria igual pois à mesma não me conheceria, saiba apenas que sou uma visita entre tantas outras que por acaso passaram por aqui. É assim que se passa no espaço virtual...Enfim, só lamento o mau estar que o comentário lhe causou, bem-haja

rosaleonor disse...

Eu não falava para ninguém em especial quando falei em envenenar...o que eu falo está sempre a acontecer! Eu não a/o entendi mal a si. achei que sim que se dirigia a outro comentário, mas aproveitei a sua deixa. Outra pessoa entendeu o seu comentário contra mim e parece que ficou contente...ou também não...é complicado. Não me causou mal estar, ajudou-me a clarificar o meu pensamento. Veja assim as coisas. Gosto que as pessoas comentem livremente e tento não as julgar... mas respondo à minha maneira e isso por vezes também parece uma reação contrária...
Por favor mantenha a sua presença e nunca pense que estou contra ou a favor...é a minha maneira de me expressar. A minha filosofia é de que só o nosso melhor amigo se pode transformar no nosso inimigo, caso contrário não tem a menor importância. Escrevo para as pessoas tirarem partido não para angariar simpatias, no entanto gosto das pessoas e preciso do seu afecto. Estas são as nossas contradições...por isso o amor é também ódio...
- a neutralidade, a equanimidade é muito dificil quando se investa na escrita. se eu estivesse num plano superior de entendimento nem sequer estaria aqui. Por isso não me leve a mal também. A linguagem gera muitas vezes confusão. São pequenas coisas sem importância.
um abraço

rleonor

Ná M. disse...

OS HOEMNS PODEM SER RADICAIS, PODEM FAZER OQ QUISEREM !!!!!!!!!!!!!!!!!! HITLER MANDOU MATAR UM MONTE DE GENTE ... MATA-SE TODOS OS DIAS...TRAVAM-SE GUERRAS E CONSTROEM-SE BOMBAS ATÔMICAS!!!!!!!!NO PASSADO ELES SIMPLESMENTE DESTRUÍRAM A DEUSA, APRISIONARAM AS MULHERES SEPARANDO-AS UMA DAS OUTRAS...
MAS SE VOCÊ ACHAR QUE AS MULHERES DEVIAM SE UNIR E COMEÇAR A PLANTAR E NÃO PAGAR IMPOSTOS, ENTÃO VÃO DIZER-LHE QUE VOCÊ É MUITO RADICAL!!!!!!!!!!!!!
O MAIS ENGRAÇADO, É QUE PROVAVELMENTE É UMA FEMINISTA QUE VAI DIZER ISSO!! "OOHH MUITO AGRESSIVA".. SÓ PODE SER RESPEITADO AQUELE QUE SE RESPEITA!!!!!