segunda-feira, junho 08, 2009

PORTUGAL E A EUROPA À DIREITA...


"TODOS OS HOMENS SÃO MAIS OU MENOS INVEJOSOS; OS HOMENS POLÍTICOS SÃO-NO ABSOLUTAMENTE. QUEM SE TRANSFORMA NUM DELES SÓ O FAZ NA MEDIDA EM QUE NÃO SUPORTA NINGUÉM ACIMA DE SI OU A SEU PAR"

"SE OS ACTOS SÃO FRUTO DA INVEJA, COMPREENDE-SE POR QUE É QUE A LUTA POLÍTICA, NA SUA EXPRESSÃO ÚLTIMA, SE REDUZ A CÁLCULOS E ÀS MANOBRAS ADEQUADAS A GARANTIR A ELIMINAÇÃO DOS NOSSOS ÉMULOS OU DOS NOSSOS INIMIGOS" *

*
OS PEQUENOS E OS GRANDES TIRANOS

"Se a julgarmos pelos tiranos que produziu, a nossa época poderá ter sido tudo menos mediocre. Para descobrirmos outros semelhantes, teríamos que remontar ao Império Romano ou às invasões mongóis.

Muito mais do que a Estaline é a Hitler que cabe o mérito de ter dado o tom ao século. Hitler é importante, menos por si próprio do que pelo que anuncia, esboço do nosso porvir, arauto de um advento sombrio e de uma história cósmica, percursor desse déspota à escala dos continentes, que triunfará com a unificação do mundo através da ciência, destinada, não a libertar-nos, mas a submeter-nos.

Trata-se de qualquer coisa que se soube autrora; sabê-lo-emos de novo um dia. Nascemos para existir, não para conhecer; para ser, não para nos afirmarmos. O saber, depois de ter irritado e estimulado o nosso apetite de poder, conduzir-nos-á inexoravelmente à perda.

O Génesis apercebeu-se melhor dessa condição do que foram capazes de fazê-lo os nossos sonhos e os nossos sistemas."
*
* in HISTÓRIA E UTOPIA Emile Cioran

2 comentários:

Anónimo disse...

Sim, porém a inveja não é exclusividade dos políticos e sim de todos nós. Uma vez que in-veja é ver no outro aquilo que eu não tenho em mim, sinto inveja mesmo sem saber. Amo seu blog.

xaxeila

Rosa Leonor disse...

TEM TODA A RAZÃO XAXEILA..
PORQUE OS POLÍTICOS ANTES DO MAIS SÃO PESSOAS E ... AMBICIOSAS QUE NÃO OLHAM A MEIOS PARA CHEGAR AO PODER...

um abraço
rleonor