O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quarta-feira, julho 15, 2009

TODO O ANJO É TERRÍVEL


Quem se eu gritasse, me ouviria dentre as ordens
dos anjos? e mesmo que me apertasse
de repente contra o coração: eu morreria da sua
existência mais forte.
Pois o belo não é senão
o começo do terrível, que nós mal podemos ainda suportar,

e admiramo-lo tanto porque, impassível, desdenha
destruir-nos. Todo o anjo é terrível.
E assim eu me reprimo e engulo o chamamento
dum soluço escuro. A! de quem poderíamos
nós então valer-nos?

(...)

Todo o anjo é terrível. E contudo - ai de mim! -
eu vos invoco com meu canto, aves quase mortais da alma,
por saber quem sois vós.

(...)

(Primeira e segunda elegia, de Rilke)

3 comentários:

Anónimo disse...

Querida amiga Rosa, sempre leio seus textos, alguns acho difícil comentar, como esse por exemplo, mas leio e releio e entendo...
Querida, aproveitando a oportunidade, gostaria de uma sugestão para um nick, uma deusa preferida sua...que saiba o que é o Despertar da Deusa, aguardo e te desejo um grnde abraço,
Sua amiga do Brazil,

rosaleonor disse...

ISIS...É um nome pequeno e inteiro o mais bonito de todas as grandes deusas...Deusa Mãe no Egipto é ela que dá origem à imagem de nossa senhora católica com o menino...ela é a mãe do início...a grande Mãe de todas nós.

...espero que agora entenda melhor o poema de Rilke...e tive um enorme prazer quando li "sua amiga do Brazil" - do coração agradeço a sua amizade!
e não precisa comentar nada em especial, diga só estou presente...

um abraço

rleonor

Anónimo disse...

Querida, eu sou a sua amiga do Brasil, também sou Rosa, e agradeço muito a sua sugestão,
um grande abraço, rosa do Brasil