"NÃO SOU FEMINISTA, SOU ANTROPOLOGICAMENTE LÚCIDA" Ana Hatherly

domingo, agosto 09, 2009

O SANGUE É SAGRADO


O ciclo menstrual é aliado, e não inimigo,
do equilíbrio feminino

Por Dr. Eliezer Berenstein

Nos últimos anos, um modismo passou a ser rotina dos tratamentos ginecológicos brasileiros — a supressão da menstruação. Mas, seria ela realmente uma sangria inútil? No livro A INTELIGÊNCIA HORMONAL DA MULHER, o Dr. Eliezer Berenstein afirma que o ciclo menstrual é o aliado número um da mulher, uma prova de que o organismo feminino está em sintonia com a natureza e fundamental para o seu equilíbrio físico e psicológico.

Na obra, Dr. Eliezer explica que o cérebro feminino é inundado de hormônios ao longo do mês. Por isso, ao se interromper a menstruação, a harmonia do ciclo hormonal estará comprometida. O autor assinala, ainda, o risco das doses extras de testosterona — método para a interrupção do sangramento — aplicadas nas pacientes que desejam encerrar o ciclo menstrual: "elas podem ficar masculinizadas".

O Dr. Berenstein lembra que a mulher é um ser essencialmente hormonal. Da espécie humana que vivia nas cavernas à mulher moderna, toda a evolução do físico feminino foi impulsionada graças às ações dos hormônios. Substâncias que transformaram o corpo da fêmea em um verdadeiro caldeirão em ebulição. Os hormônios influenciam desde a aparência da pele até as respostas cardíacas. Do temperamento às doenças psíquicas, como a depressão. Da T.P.M à libido. São tão fundamentais que o Dr. Berenstein sugere uma nova classificação de inteligência: a Inteligência Hormonal (QH).
Conhecer os hormônios e como eles agem no organismo é a chave, segundo o médico, para se tirar proveito dos benefícios que essas substâncias podem proporcionar. E, assim, melhorar o QH. O livro traz uma tabela que auxilia a mulher na identificação dos hormônios em destaque ao longo do ciclo. Na primeira fase do ciclo, por exemplo, predomina o estrogênio. Nesses dias, a mulher está pronta para o jogo da sedução e para a competição. Com a QH como aliada, as mulheres ganham qualidade de vida, passam a enfrentar melhor o cotidiano, o trabalho e as relações pessoais. Por isso, argumenta Berenstein, a menstruação é primordial ao corpo feminino.*


“Percebam que menstruação é saúde, é poder, é feminilidade, é magia do sagrado feminino, é empoderar-se, é um tempo para cuidar de si mesma, enfim é um momento especial e sagrado, para ser aproveitado ao máximo com honra e respeito por si mesma.”

Citação de Carla Lampert - em feminino essencial

Sem comentários: