O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, novembro 21, 2009

COM QUE LÍNGUA FALAS?


AS MULHERES FALAM HOJE A LÍNGUA DO hOMEM...

"Apesar dos discursos que se pretendem feministas, apesar de importantes concessões feitas ao apostolado das mulheres, a regra é sempre masculina: só um homem pode representar Jesus, e, portanto, Deus pai, pois admitir as mulheres à função sacerdotal seria voltar aos cultos julgados escandalosos anteriores ao cristianismo."

Jean Markale

"As mulheres dizem, a linguagem que falas envenena a tua glote lingual palato lábios. Dizem, a linguagem que falas é feita de palavras que te estão a matar. Dizem, a linguagem que falas é feita de signos que rigorosamente falados designam aquilo que os homens apropriaram."

Monique Wittig, Les Guérillères


"A questão central em muita da recente escrita de mulheres em França é encontrar e usar uma linguagem feminina apropriada. A linguagem é o lugar por onde se deverá começar: uma tomada de consciência deverá ser seguida de uma tomada da palavra ... Nesta perspectiva, a própria forma do modo de discurso dominante revela a marca do domínio da ideologia masculina. Assim, quando uma mulher escreve ou fala, é forçada a falar como que numa língua estrangeira, uma língua com a qual ela se pode não sentir pessoalmente à vontade."

Burke,"Report from Paris"

4 comentários:

Anónimo disse...

Se as mulheres vão falar numa lingua estrangeira, eu pelo menos espero que falem coisas que sejam do nosso interesse e que nos ajudem a libertar dessa prisão em que vivemos.

E se usamos a lingua estrangeira, estamos nos apropriando dela. O silêncio que seria outra alternativa é para os que consentem.

Só pelo treino na lingua estrangeira a que fomos habituadas é que as mulhres terão aprendizado suficiente para criar sua própria linguagem.

Eu prefiro sempre que as mulheres falem,seja lá o que for...


Tesenisis

Anónimo disse...

A mim prefiro as mulheres que falem a sua propria linguagem se possivel, mas a sociedade patriarcal é tão exclusivista no emprego dos termos que fica dificl...Sinceramente a mulher para mim é absurdamente fantastica e tem muita habilidade, muita inteligencia...Eu acho que é isso que o patriarcado mais teme: que as mulheres inteligentes comecem a dar se conta de si mesmas...Ai ninguem mais terá força para detelas.Este processo esta sendo bem natural e mesmo mulheres que não conhecem a Deusa começam a assumir suas funções ante o Sagrado.Eu verdadeiramente só estranho que algumas feministas sejam tão absurdamente cristães...É como se elas precisassem que Jesus desce se dos céius e afirmacem que elas são sagradas...Se a mulher não consegue por si mesma ver que é profunda sagrada verdadeira e autentica, representante da Grande Deusa, não serão os padres ou Cristo que afirmará isso a elas.As mulheres tem que se assumir e não se apoiar nos vaores de divindades masculinas mesmo que seja cristo.Se a mulher não tem coragem de se afirmar sagrada sem o auxilio de cristo ou das religiões patriarcais, verdadeiramente falta lhe consciencia de sua dignidade.As mulheres precisam ter coragem para afirmar a vida na Terra, a Deusa e a Mulher.

Gaia Lil

Anónimo disse...

Gaia Lil:

O problema é que as mulheres tem que construir sua linguagem, apropriando-se da linguagem que aprendemos, pois como mulheres no patriarcado, ainda não sabemos a nossa. Mas chegaremos lá!

Eu tb não entendo como mulheres podem ser seguidoras das religiões patriarcais monoteístas, mas isso se explica porque todas estamos imersas nessas culturas, inclusive as feministas. Mas eu defendo a invasão das mulheres em todas as áreas, principalmente a teologia e a filosofia que são produtoras de conhecimentos da realidade que sempre colocaram as mulheres em posição de inferioridade.

Feministas cristãs, judias e muçulmanas reivindicam outras interpretações dos livros sagrados do monoteísmo e eu acho isso válido na medida em que retira o caráter imutável dessas religiões e defende que nós somos tão seres humanos e dignas da divindade quanto os homens, embora no contexto do patriarcado. Não podemos é aceitar o que os livros pregam sem questioná-los.

Concordo com vc, as mulheres tem é que afirmar sua divindade, a Deusa e a Mulher e a vida na Terra.

Eu visitei seu blog e gostei muito. Vc é uma mulher digna de admiração pelo que defende e acredita e por afirmar a Deusa, a mulher e a vida na Terra.

Não é á toa que nos encontramos aqui no blog da Rosa, outra mulher admirável e que também afirma e defende esses valores.

Abraços.

Tesenisis

Anónimo disse...

Obrigada pelo carinho Tesenisis....Creio que todas nos somos incriveis pois estamos aqui e seguindo o nosso caminho e não o caminho que os homens ou o patriarcado costruiu para nos.É calor que nos tropeçamos mais jamais desistimos totalmente.

Um abraço.
Ps : tambem acho Rosa Leonor admiravel

Gaia Lil