O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quarta-feira, dezembro 30, 2009

BOM FIM DE ANO....



FIM do ano, fim de ciclo (2)


Foi curioso ter acabado de escrever sobre a minha falta de inspiração e desmotivação em continuar a fazer a página e logo de seguida ter postado a informação que acabara de receber da Thais sobre a vida íntima de Einstein e a sua relação com a mulher…


Longe de mim denegrir o génio…ou negar as suas descobertas, mas ponho em dúvida se de facto metade do que ele descobriu não foi a mulher…como aconteceu com tantos autores e cientistas e escritores e a maioria dos casos nem o saberemos devido ao facto de a mulher ter sido sempre mantida na sombra, pelo próprio marido que a considerava, neste caso, como “uma empregada”…

Eu não sou extremista por acaso nem radical por minha vontade, mas porque esta é a realidade e é o que eu vejo e o que eu sei: a grande diferença existente entre o homem e a mulher na história do Homem e que nós julgamos que também é nossa…


- “o que é que me interessa um génio que maltrata a mulher ou o cão?”


- "Génio para mim é SER HUMANO.

(…)

Um ser que respeita o próximo e partilha da mesma consciência...e se a mulher o ajudou a ser um génio quando ele podia ser uma atrasado mental? O cérebro não é tudo e é composto dos dois hemisférios, lembra? Talvez a mulher tenha tido a intuição e ele a lógica da relatividade...ninguém é nada sozinho. A família é a amostra da humanidade com que se tem de lidar...e aprender a amar as diferenças etc. etc. ...
- Penso e sinto assim, posso?”

(resposta ao comentário do Moloi)


Voltando à ideia de deixar de escrever a página, ou deixá-la durante uns tempos tem a ver com o que neste momento vivo e sinceramente não acredito que valha a pena continuar. O livro fica, mas devo dizer que desde que coloquei aqui o seu anúncio e porque me pediram, só se venderam 3 livros on line e todos para a mesma pessoa…


A grande ironia deste Blogue, Mulheres & Deusas é que os seus leitores e comentadores mais assíduos sejam um jovem muito jovem (e só ele sabe de quem eu falo)… e dois poetas, um a favor e outro do contra…que parece estar sempre zangado…


Afinal, três homens que me desafiam a continuar e nem uma única mulher visível embora eu saiba que há muitas mulheres que por aqui passam e não dizem nada pois é evidente que nem sempre estão de acordo. Mas sei que também há as fiéis que se mantêm em silêncio…como há as que são susceptíveis ou entram em oposição com o que digo, ou simplesmente se irritam e não querem entrar em desacordo comigo, tirando a Juliana claro, mas essa é da casa…Quanto à Alta Sacerdotisa, sempre fiel, ela sabe também o que é difícil estarmos sós…

Todavia essa não é a verdadeira questão. É realmente saber se vale a pena continuar com um trabalho que é ingrato…que nem sempre é compreendido.

É verdade que o escritor depende do leitor…

Mesmo que eu não queira e por muito subjectiva que eu seja é imprescindível haver ECO e estímulo para continuar…

Neste ano novo que entra quero estar em linha com a verdade essencial e neste momento falta-me um fio condutor…mais exterior do que interior, porque interiormente sinto-me em sintonia com a vida em essência.

BOM ANO NOVO A TODAS E TODOS POR AQUI PASSAREM.

LAMENTO DE MOMENTO NÃO TER NENHUM PENSAMENTO POSITIVO OU UMA MENSAGEM MARAVILHOSA PARA DEIXAR…(mas não tenho nenhuma receita!)

***

Deixo-vos porém e apenas um preceito alquímico:


“Separa a terra do fogo, o subtil do denso, com delicadeza e com grande ingenuidade.”


Tábua Esmeralda


“Portanto, deves fazer a separação muitas vezes, decompondo a tua matéria em duas partes; para que o simples nasça do grosseiro até que a terra, em baixo se torne azul. Essa Terra é fixa para suportar todo o horror; a outra parte é espiritual e fugidia, mas antes deves transformar ambas em uma só coisa.”

Ripley

10 comentários:

Anónimo disse...

Rosa somos um pouco parecidas...Eu tambem havia pensado em parar mas não tive coragem de escrever issso...quando escrevi exclui..A diferença é que você é mais madura e mais c0rajosa que eu.Por fim decdi ficar pois a alta sacerdotisa esta começando a receber mais visitas e minha larga lista de leitoras são mulheres e a maioria das que comentam são mulheres tambem...Só o mque temo é que meu blog comece a se tornar repetivio e não tenha mais a criatividade de sempre.Mas quero continuar sim...o caminho é trsite e solitari mas se nos não o percorrer mos quem o percorrera por nos? Por isso não vou te pedir para que fique ,porque eu mesma se não fossem as npovas mulheres que vem descorbindo a Deusa e o tanto de assntos que ainda não abordei não quereria ficar.O fogo que arde em minha alma sauda o fogo que arde na tua...tantas foram as lagrimas e as alegrias que mesmo de longe partlhei contigo...acho que muito teriamos a falar se estivessemos juntas, como se diz juntar bruxas é tão facil quanto juntar um rebanho de gatos..(riso)
Saiba que eu não a recrimino por sua escolha e peço que a deusa abençoe seu caminho e seu trablha seja da maneira que for, que pretenda dar continuação a ele.E eu vou continuar a minha luta aqui na alta sacerdotisa fazendo o que posso com o que tenho.Que o amor a Deusa sempre esteja em seu coração porque ela é todas as mulheres.

Abraços

Anónimo disse...

Acima comentario de Gaia Lil

Yv disse...

Nossa, sensacional seu blog, adorei seu espaço aqui, até vou colocar seu link em meus favoritos no meu blog, o Metamorfose Ambulante, que cuido com o msm carinho, gosto de divulgar excelentes trabalhos assim, aliás venha me fazer uma visita, será bem vinda!!!

Bençãos plenas,

Yv.

Quando a vida dentro de mim se tornou possivel disse...

Depois de uma séria e cautelosa consideração,
quero notificar-te que o nosso

"Contrato de amizade"

foi renovado para o novo ano de 2010.
Feliz ano novo e um caloroso abraço!


"Nunca desvalorize ninguém...
cologue cada pessoa perto do seu coração
porque um dia você pode acordar
e perceber que você perdeu um diamante
enquanto você estava muito ocupado colecionando pedras. "




Mande este abraço para todos que você não quer perder em 2010.

MOLOI LORASAI disse...

esta teoria da relatividade , a que Rosa se refere, é a do jovem
Einstein. Einstein ganhou o premio Nobel com o efeito fotoelétrico. ele depois desenvolveu a teoria geral da relatividade, que foi comprovada experimentalmente anos mais tarde.
Porra então todos os gênios, foram as suas mulheres que intuíram, e os que não tinham mulher, como MOLOI?

Anónimo disse...

Rosa,
Passei só pra te desejar um Feliz Ano Novo e te deixar essa canção:
http://www.youtube.com/watch?v=h8Ac0hHAhf8

Pra vc, pra Gaia Lil e pra todas que camninham com Ela. Abraços.


Tesenisis

Anónimo disse...

As pessoas tem suas missões na vida. ÁS vezes nós nos esquecemos das nossas, ás vezes as negamos ou nos cansamos delas. Mas elas estão lá a nossa espera, quer queiramos ou não. O escritor Paulo Coelho disse que nós só morremos, quando o nosso propósito na vida foi cumprido. Acho que não é o caso do seu blog. Sua missão é falar da Deusa e ás mulheres. E nós precisamos muito que ainda continue falando Dela e para nós. Sei que não é fácil. Nenhuma missão é fácil, ainda mais quando essa missão exige que sejamos porta-vozes de mensagens que as pessoas nem sempre querem ou conseguem ouvir.

Eu mesma estou desanimada e triste com a causa feminista. Sou pagã por causa do feminismo, pois a minha vida inteira tentei ser religiosa nos termos em que todos nós somos encorajados, ou seja, dentro das religiões monoteístas. Nunca consegui.Sempre me frustrei com essas religiões pois sabia que todas são misóginas. Até que encontrei o Sagrado Feminino e me encontrei. E encontrei o seu blog, o da Rosane Volpato, o da Gaia Lil e tantos outros que me ensinam e me confortam e encorajam a tentar melhorar a mim mesma e dar minha pequena contribuição nesse planeta, nesta Terra.

As mulheres em sua maioria ainda estão inconscientes do que são e do que representam e apesar de tudo, eu ainda creio que o feminismo e o Sagrado Feminino é que pode nos levar a mudar o que está aí... Mas nem todas estão preparadas para ouvir, nem todas conseguem ouvir e nem todas querem ouvir. E isso me dá a sensação de que a cada passo que damos, recuamos dois, pois temos que estar sempre repetindo as mesmas coisas e sempre lutando pelas mesmas coisas sempre e sempre parecendo que estamos falando a ouvidos moucos...

Aqui no Brasil, depois de anos de lutas, conseguimos aprovar a Lei Maria da Penha que pune os que cometem violência contra as mulheres, pois o Senado brasileiro está agora quereno invalidar a Lei. Mas não é só isso. É ver a imagem das mulheres que é vinculada nas tv's, é a pornografia à disposição de qualquer criança na internet, é a prostituição, são as pequenas e grandes violências cotidianas que nos atingem. É tudo isso. Ás vezes, eu tenho vontade de mandar tudo às favas e ficar na minha, só preocupada commigo mesma e dando uma banana pra tudo isso. Mas como ficar indiferente a tudo? Eu não consigo. Sempre vem aquele impulsozinho chato me mandando continuar, pois se consigo atingir uma pessoa, é mais uma que se junta a nós e pode fazer a diferença.

Eu espero que vc resolva continuar com seu blog, mas se não, eu compreeendo. Não é fácil mesmo remar contra a maré. Exige muito de nós. E temos todo o direito de nos cansar. É humano. De qualquer forma eu agradeço por tudo que aprendi e tenho aprendido aqui. Acho que tem uma hora em que temos que fazer o que é melhor pra gente.

Abraços,
Tesenisis

Anónimo disse...

Feliz ano novo! Que seja repleto de muita paz e alegria!

Voltei mais uma vez! Além de passar pra te desejar um execelente Ano Novo quero dizer que não gostaria de vê-la finalizar o blog, pois foi nesta semana que conheci suas palavras e um pouco de você. Bem, o que posso desejar é que faça a escolha que seja coerente com teus anseios.

Eu espero um dia conhecer la melhor.

Muita luz e desejo que suas ideias estejam cada dia vez mais presente em nossas vidas.

Rodrigo Bulcão - Salvador, Bahia, Brasil

Anna Geralda Vervloet Paim disse...

Rosa,embora não vejas o resultado de tuas palavras escritas,através desta grande teia da internet,onde estamos todos conectados,tuas mensagens servem de diretriz ao encontro do sagrado,do humano,do feminino em todos nós.Ainda há muito o que fazer,o que dizer,o que conquistar,para que a vida ainda valha a pena de ser vivida neste planeta.O Mulheres e Deusas sempre foi um facho de luz a nos indicar o caminho.Te desejo que as bençãos da Grande Mãe estejam sempre contigo
Abraços

Anna Geralda Vervloet Paim disse...

A cada dia estamos criando um Mundo Novo, através da cadeia de pensamentos, palavras e atos.Observando as rápidas mudanças no Mundo, com fé e coragem, é que poderemos enfrentar as grandes mudanças.
Para isso precisamos de algo verdadeiro, para poder atravessar as águas das emoções que acompanham as transformações, e o crescimento que advém das crises pessoais.
Mulheres e Deusas,de uma maneira simples e eficiente nos deu a oportunidade de melhorar nossa qualidade de vida,nos impulsionou a olhar dentro de nós mesmos, a aperfeiçoar nossa personalidade, repensarmos as virtudes humanas e a ética, a tornar a nossa vida mais simples para que possamos ser ao invés de parecer.
Entretanto, a verdadeira caminhada começa dentro de nós mesmos, é uma jornada interior.
E assim vamos prosseguir nossas vidas, na jornada da nossa alma, em direção aos nossos sonhos, e que a Grande Mãe nos abençoe.