O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

segunda-feira, dezembro 28, 2009

uma encruzilhada


FIM DO ANO? FIM DE CICLO…

Continuo sem qualquer inspiração verdadeira para continuar este Blogue e a ser sincera convosco, se é que existe alguém interessado nisso, devia de facto informar-vos da minha total falta de motivação e portanto de qualidade, em fazer a página porque sinto que a alma de Mulheres & Deusas já não está aqui, mas sim talvez no Livro…

Não há dúvida que desde que publiquei o Livro senti que tinha acabado um ciclo, mas como o apego à Página era enorme não consegui deixá-la até ao momento, porém, há muito tempo que sinto que não ponho aqui a mesma energia e como que deixei de crer e de algum modo é verdade, que este trabalho possa ter continuidade, apenas teoricamente.

Não há dúvida que esmiucei todos os canto da casa da Deusa, as suas grutas, as suas cavernas, andei de Templo em Templo… e busquei informação em todo o sítio e quis de todo o coração chegar às mulheres e uni-las nessa essência e talvez isso até tenha acontecido em alguns casos, raros, mas de resto e apesar de ter imensas visitas, não sinto que seja grande coisa.

O facto de ter verificado que as mulheres na prática e em geral pouco ou nada fazem para se encontrar umas com as outras, e quando o fazem é para afirmar o seu ego, ou os seus conhecimentos e divergências, deixou-me muito decepcionada. Não creio que tenha sido eu que não soube fazer a ponte…ou que não tenha aceite as diferenças…mas sim que as mulheres ainda não estão preparadas para se amarem umas às outras em vez de competirem…

No entanto eu sei que a vida de cada mulher é muito complicada e não há tempo para si mesma…talvez um dia ela perceba o essencial e faça tudo por si, como ser humano, em vez de viver em função do marido e dos filhos ou do amante a quem se dedica por inteiro. No Ocidente a religião cristã e a sociedade patriarcal fizeram das mulheres apenas servas do senhor…e as mulheres de hoje apesar de acharem que são diferentes das de ontem, continuam a servir os mesmos padrões…e os mesmo senhores, ou os mesmos valores que é o dinheiro e o poder!

Não ignoro que muitas das mulheres que por aqui passaram e se inspiraram na Deusa fizeram os seus blogues e têm o seu trabalho ancorado no Sagrado Feminino. O pouco que contribui, para mim, já é muito grato e todas juntas fizemos este espaço…

Há muito sinais no caminho…não sei de nenhum ainda conclusivo…ou se algum dia o será…mas sinto que esta Página de algum modo chegou ao fim…mesmo que eu continue a repetir os textos e a derivar sobre o tema da deusa e da mulher…

Além disso ela já deu frutos e não podemos pedir mais do que devemos à vida…

Encontro-me numa encruzilhada e não sei ainda para que lado irei…qual o caminho que me será apontado…ou qual a mensagem que eu escolherei…

Provavelmente poderei voltar de outra forma…ou com força renovada, mas neste exacto momento não sinto vontade de continuar e não é uma questão pontual, nem que não tenha sido sentida e pensada há muito, não. É uma decisão amadurecida…lúcida e consciente.

Assim, ficamos por aqui até ver o que a vida nos reserva. Pode ser que volte amanhã….

rlp

2 comentários:

MOLOI LORASAI disse...

ah se todos os posts da Rosa fossem assim...

rosaleonor disse...

Nem todos os dias são dias de balanço nem fim de ano....mas percebo que você diz.
A questão aqui é servir um propósito e tenho tentado manter isso claro, mas neste momento estou desmotivada e sem fibra...ou simplesmente deixei de acreditar que valia a pena continuar...

abraço
rosa leonor