O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, abril 30, 2009

Para aligeirar a crise e o pan... demónio...

 "ESTE VERÃO, QUERES SER SEREIA OU BALEIA?" 

Dizem que uma mulher jovem-madura, cujas características físicas não interessam, respondeu à pergunta publicitária nestes termos:

"Estimados Senhores:
As baleias estão sempre rodeadas de amigos (golfinhos, leões-marinhos, humanos curiosos). Têm uma vida sexual muito activa, engravidam e têm baleiazinhas ternurentas, às quais amamentam.
Divertem-se à brava com os golfinhos, enchendo a barriga de camarões. Brincam e nadam, sulcando os mares, conhecendo lugares tão maravilhosos como a Patagónia, o mar de Barens ou  os recifes de coral da Polinésia.
As baleias cantam muito bem e até gravam CD's. São impressionantes e praticamente não têm outros predadores além dos humanos. São queridas, defendidas e admiradas por quase toda a gente.

As sereias não existem.  E,  se existissem,  fariam fila nas consultas dos psicanalistas,  porque teriam um grave problema de personalidade, "mulher ou peixe?".
Não têm vida sexual, porque matam os homens que delas se aproximam, além disso, por onde? Por isso, também não têm filhos. São bonitas, é verdade, mas solitárias e tristes. Além disso, quem quereria aproximar-se de uma rapariga que cheira a peixaria?
Para mim está claro, quero ser baleia.

P.S.: Nesta época em que os meios de comunicação nos metem na cabeça a ideia de que apenas as magras são bonitas, prefiro desfrutar de um gelado com os meus filhos, de um bom jantar com um homem que me faça vibrar, de um café e bolos com os meus amigos.

Com o tempo ganhamos peso, porque ao acumular tanta informação na cabeça, quando já não cabe, espalha-se pelo resto do corpo, por isso não estamos gordas, somos tremendamente cultas. A partir de hoje, quando vir o meu rabo no espelhos, pensarei, Meu Deus, que inteligente que sou..."
*
recebido por email...

FACTOS OU FICÇÃO?

Deadly? Swine Flu or Fear Mongering?

What do you get when you cross a pig with a bird? A sneezing human? Give me a break! Do you really expect me to believe that this virus evolved naturally and crossed species?

And oh, by the way, even though it takes months to create a new vaccines, we have them stockpiled and ready to go?


*O QUE SE PASSA AQUI É UM OUTRO ATENTADO PARA MANTER AS POPULAÇÕES CONTROLADOS PELO MEDO.

*What we have here is another attempt at maintaining population control by spreading fear. Once you understand how fear viruses work, you will never be vulnerable to them again.
Listen to my perspective in a Free30-minute audio and get your Love Shot Meditation
Access a sane report from Dr. Mercola, Critical Alert: Swine Flu Pandemic -- Fact or Fiction?


Goto: http://RealityCrafting.com/SwineFearVirus    

Live long and prosper,
Suzanna

Quem são realmente os “porcos, feios e máus” deste filme?

JÁ VI ESTE FILME DE QUE TODA A GENTE FALA... 

NÃO PEGOU COM AS AVES VIRARAM-SE PARA OS PORCOS...
 
  O triunfo dos porcos”

  "QUEM NOS ACODE?"
 

  "Tudo está contagiando tudo. A primeira morte, há longo tempo, foi a da honradez. Mas poderá, realmente, pedir-se honradez a uma transnacional? Quem nos acode?"
josé saramago
*
AS BRUXAS NÃO SE ENGANAM...ELAS SABEM QUEM SÃO OS PORCOS DO FILME...
Como Saramago é ingénuo...se ele desse mais ouvido às bruxas saberia quem é de facto o inimigo do povo...
*
LEIA: "A manipulação genética como arma biológica"

"Pessoal, a coisa parece extremamente grave e por isso coloco no dia de hoje mais um post, além do já colocado sobre a fraude chamada Obama, envolvendo a questão da chamada gripe dos porcos, que fede mais que chiqueiro, porque cheira a illuminati neo-nazi. Abstraiam o rótulo fácil de teoria da conspiração e olhem para os fatos."*

quarta-feira, abril 29, 2009

O AMOR ENTRE A MÃE E A FILHA


"Uma penteadeira toda cercada de espelhos que refletiam frascos de cristal; tinha pequenas gavetas que eram um fascínio, com caixas de perfumes e de pó-de-arroz e, entre a tampa da caixa e o pó, uma espécie de esponja levíssima que quando a gente soprava parecia voar. Uma cama de casal com um medalhão de madeira clara desenhado na cabeceira. A cama usualmente era coberta com um forro de cetim e, sobre este, uma colcha de cambraia branca com bordados abertos; no centro, outro medalhão de renda de filé fazendo o desenho de um cupido.

No quadro que em mim ficou gravado, a colcha de cambraia tinha sido dobrada; sobre travesseiros e deitadas no forro de cetim, duas mulheres amigas de minha mãe, e talvez minha mãe fosse uma delas, amamentavam seus bebês. Tinham tirado seus vestidos e estavam de combinações de cores claras, também de cetim. Outras mulheres estavam em volta, sentadas nos pés da cama e na banqueta da penteadeira. Todas falavam ao mesmo tempo e riam. Eu, a mais velha de muitas crianças que vieram depois, fui naturalmente admitida a um momento que era todo suavidade e graça. Participava de um mundo colorido e cheio de perfumes, de brilho de espelhos, cetins e cristais, um mundo cujo significado e mistério eu busca- ria sempre decifrar. Não se perpetuou como símbolo de maternidade mas de algo em que a maternidade simplesmente está inserida. Algo mais leve - uma realidade que ecoa dentro de mim como notas arpejadas, tênues, doces, traduzindo a experiência do feminino em sua mais pura essência."

Zelita Seabra

 

NEM COMO NEM ONDE..


Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem

"AS MULHERES ESQUECIDAS E AS MÃES...":

Sou suspeita para falar... e sou filha do pai confessa...
Só tenho filho homem, por isso não sei... se seria diferente...
Há boas mães de filhas mulheres, mesmo minhas irmãs tem opinião diferente da minha, receberam tratamento diferente também...mas quem sofre maus tratos na infância não esquece... e perdoar é muito difícil...

Mas a verdade é que nesse ponto da história temos de romper o ciclo vicioso e criar laços de amor entre as mães e as filhas...Entre as muitas mudanças que temos de levar a cabo, e é pena que aqui não haja mais mulheres mobilizadas nesse sentido, em trabalhar nessa conscientização feminina...

Sinto-me pronta a trabalhar... mas não sei o que fazer nem como nem onde...

(…)

- Esse é o ponto, minha amiga. Não há ainda onde nem como…

As mulheres não estão motivadas nem interessadas nelas próprias…são sempre os filhos e o marido ou o amante, a casa o emprego e o dinheiro ou a política, o que as motiva a fazer coisas…foram assim condicionadas mas elas não sabem, não se conhecem, não querem sequer ver-se ao espelho…quando muito perante o sofrimento querem curar-se ou tratar-se mas mais em função da família do que delas mesmas…
As mulheres negam-se a si mesmas e não querem encarar aquilo que lhes foi negado, nem questionar o que lhes ensinaram os padres e os professores, não querem enxergar a sua sombra, o seu medo, o seu outro lado, a mulher das profundidades, aquela que foi denegrida e apagada da história dos homens. Elas aceitam tacitamente a sua divisão interna, aceitam a sua submissão e a prostituição da outra mulher, não se questionam sequer quem são e porquê essa divisão…
Elas dedicam-se ao trabalho, à empresa, à política e ao voluntariado ou mesmo a terapias alternativas, sem alma nem coração, mas por carência e como forma de compensação para o seu vazio.
Por isso você não encontra onde nem como…como eu não encontro eco, nem simpatia por parte das mulheres activas e encarreiradas, jornalistas e emancipadas e sou eu que me torno uma pessoa esquisita no contexto geral mesmo no dos interesses alternativos… sou demasiado radical, incomodo as boas intenções dos seus chás terapeuticos, dos seus yogas e do seu santo positivismo...tudo muito doce e muito querido...
Sim, mesmo no campo do dito “feminino sagrado” as mulheres que supostamente se lhe dedicam não percebem bem do que estão a falar…para começar não se amam nem amam as mulheres e nota-se-lhes o espírito cristão ou antes católico e sempre o medo do pecado e da exclusão. São sempre politicamente correctas…Elas podem evocamr as tradições antigas, falar de mitos, de wiccas e deusas, mas elas querem ainda ser admitidas na sociedade patriarcal e ser bem vistas pelo homem, aceites pelo Pai…
Para encontrarmos o Sagrado Feminino em nós temos de voltar à nossa origem, ao útero, á mãe, ao amor da mãe e da filha, à Grande Deusa, devotarmo-nos a Gaia. Temos de ir ao fundo das cavernas e ao alto das montanhas...temos de descortinar o segredo mais antigo do nosso poder interior, o amor da Deusa..
Essa é a única iniciação que leva a mulher a amar-se e a amar a outra mulher e a Terra…é uma iniciação às profundezas do seu ser que une as duas mulheres dentro de si - um casamento secreto - e sem ele não há conhecimento de si nem experiência do Sagrado Feminino!
rlp

MÃE E FILHA...


Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem

"AS MULHERES ESQUECIDAS E AS MÃES...":

Rosa, não encontrei (!)

Mas não resisto a deixar este link, extenso mas interessante, apesar de puder discordar de uma ou outra transcrição lá existente.
http://www.sbpa-rj.org.br/maefilha.htm


…E já que falamos disso remeti-me a duas recordações de anos atrás numa estadia minha na terceira cidade do país: a na altura jovem mãe de um casal de filhos era de uma injustiça flagrante com a rapariga, a quem agredia física e mentalmente em todas as situações possíveis e inimagináveis. Protegia e rodeava o filho rapaz de todos os mimos e carinhos. O pai das crianças assistia impassível e quando era ele a agir sempre tratava filha e filho de modo rigorosamente igual.
A medida que a rapariga saiu da infância e entrou na adolescência o comportamento da mãe piorou proporcionalmente para a rapariga, mantendo a benevolência e ternura p/ com o rapaz. O casal era classe média, informado, progressista e razoavelmente culto.
Outro caso que me ficou na memória foi outra mãe igualmente de um casal de filhos que descarregava as frustrações da vida diária na... filha adolescente quase exclusivamente: atitudes de domínio sem contexto até à agressão física completamente despropositadas... Já com a sua cria masculina, dois anos mais novo, o comportamento era diametralmente oposto sendo que o desequilíbrio emocional da mãe raramente o atingia... Casos isolados? Talvez nem tanto, lamentavelmente. Mais p/ amostragem de um padrão indesejavelmente possível de ser encontrado. Não estabelecerei nenhuma relação causa-efeito até porque há, evidente, mães espectacularmente competentes e justíssimas, amadas e admiradas p/ suas filhas, mas... ficam 2 depoimentos de uma realidade observada bem mais vezes
Marian

Obrigada Marian pelo seu depoimento…

Infelizmente não são esses os casos isolados. Os casos raros são de facto os de mães e filhas que se amem…E eu já escrevi muito sobre isso. Sabemos as causas que quanto a mim é, digamos assim, a tese de Mulheres & Deusas, a cisão da mulher em duas, a santa e a p…pela igreja católica. E a rivalidade começa instintivamente entre a mãe e a filha, vendo a mãe a filha e vice-versa, como ameaça, em competição diante do homem (O PAI) de quem a mulher recebe o afecto e a tutela…Poderíamos dizer o mesmo para o sentimento de rivalidade entre o pai e o filho, mas aí as causas são outras, pois há igualdade de poder e domínio entre os homens.
Por acaso isso não aconteceu comigo, mas há muitos anos que me apercebi dessa anomalia através de filmes, romances, relatos e incidentes da vida, tal como você refere, facto esse que se tornou muito evidente para mim assim como me apercebi que esse antagonismo entre mãe e filha vinha de há muito tempo atrás…Foi talvez por isso que fiz toda a minha busca incidir sobre isso e me dediquei a esta causa e escrevi os meus livros, mas principalmente por amar a Mãe e Mulher…
Queria agora que reparasse neste pormenor curioso: se eu tivesse escrito pelo mesmo padrão referência sobre o amor-dos-homens, quer os meus poemas quer os textos em geral, e enaltecesse as qualidades patriarcais do macho e do amante, se elogiasse o seu poder, se falasse do ódio (ciúme e inveja) da outra mulher e a visse como rival, acredite, ter-me-iam dado muito mais crédito e destaque e venderia muito mais… Mas bem pelo contrário. Não só sou desacreditada ou ignorada como suspeita… principalmente para as mulheres!

Ainda ontem alguém me perguntava porque que é que esses romances de “cordel” ou cor-de-rosa (light?) se vendiam tanto e as autoras eram conhecidas e eu não. Para mim é óbvio. Não é consensual amar as mulheres… Esse é um pressuposto para a maioria das pessoas e mesmo que inconscientemente, uma mulher falar bem de outra ou ser amiga é anormal e aberrante. As mulheres não sabem lidar com o amor das outras mulheres…sentem-se mal com o afecto e o interesse genuíno de outra mulher (que lhe evoca o ódio da mãe?).
A regra do jogo é sempre masculino: é as mulheres odiarem e competirem com as outras mulheres…a não ser que uma mulher seja assumidamente lésbica, mas mesmo neste caso, não amam as lésbicas com o mesmo desprezo que os homens, com os mesmos preconceitos? Não cedem apenas ao desejo e à posse ou, por outro lado, não anseiam pela legalidade das suas instituições? Casar e ter filhos? Não são elas afinal uma espécie de travestis masculinos, copiando os modelos dos homens assim como em geral todas as mulheres de sucesso dentro do sistema patriarcal?
Tudo isto apenas nos mostra que a mulher perdeu de facto a sua verdadeira identidade. Perderam-se no tempo e na história, ou foram apagados deliberadamente pelos homens, os elos verdadeiros que uniam as mulheres e principalmente a ligação essencial entre a mãe e a filha que o mito Deméter e Perséfone simbolizavam, ou sejam os Mistérios eleusianos, cujo culto era representado pela Mãe e pela Filha, em vez do Filho e do Pai, como no mito cristão.

rlp

terça-feira, abril 28, 2009

AS MULHERES ESQUECIDAS E AS MÃES...

NÃO É PUBLICIDADE AO LIVRO


Querida Mãe (livro)

“Querida Mãe reúne cartas de Lord Byron, Edgar Allan Poe, Gogol, Baudelaire, Flaubert, Dostoievski, Tolstoi, Rimbaud, Oscar Wilde, Proust e Fernando Pessoa às suas mães. Estes escritores revelam nesta correspondência as suas angústias e as suas conquistas, disputas e reconciliações, desgostos e alegrias e, acima de tudo, o seu profundo amor filial. Na sua maioria inéditas em português, estas páginas íntimas constituem, graças às biografias que as acompanham, um documento valioso para o conhecimento da vida e obra de alguns dos maiores vultos da literatura mundial. Uma homenagem a todas as mães do mundo.”
*
Como a minha amiga referiu no seu email, parece que não se regista nenhum texto, carta ou documento escrito por mulheres endereçadas a suas mães…
Será que em toda a Literatura europeia e mundial não há um só livro ou carta em que uma escritora falasse da Mãe?
Porquê esta ausência de amor confesso das mulheres pelas mães?
O que é que se passa no universo feminino para que as mulheres não amem as mães e só os homens reconheçam o amor da mãe como algo de grandioso e belo?
*
Será que todas as mulheres são mães e não há filhas?
Será que é precisamente esse facto, o facto de as mulheres e as mães ao longo dos séculos preferirem os filhos rapazes, os homens e não darem quase importância às filhas que criou esta enorme lacuna, senão na falta de textos, poemas ou cartas de mulheres para as mães, pelo menos esta total omissão da mulher escritora neste livro dedicado às mães dos homens?
Não há mães das mulheres?
Parece que não…parece que nem no Sec. XXI ainda se vislumbra sequer uma resposta a esta secular ocultação do amor da mãe pela filha e vice-versa. Será que a mulher não confessa o seu amor pela mãe? Ou a mulher está zangada com a Mãe?
O que se passa na realidade e esta é mais uma prova cabal do que eu digo, as mulheres no patriarcado são as filhas do pai e isso é que conta para elas… esta é a aberrante herança católica que dividiu a mulher em duas e antagonizou a mãe e a filha…
*
Nota:
Queria pedir às minhas leitoras que se encontrarem qualquer texto, poema ou carta de mulheres escritoras dedicadas às mães me enviem por favor…

No meu caso que tenho escrito livros de amor à mãe e à mulher sei que isso não conta para nada. Não sou famosa…e nem sequer aqui, notem bem, onde há muitas mulheres a ler o que publico, são raras as mulheres a comentar. Neste momento reparo com grande espanto que são quase só homens que comentam o blogue Mulheres & Deusas… Homens especiais é certo, mas não deixa de ser estranho que as mulheres não tenham vontade nem disposição para dizer qualquer coisa… uma palavra de incentivo, uma palavra de conforto e isto quer dizer muito do nosso estado actual ainda em relação a uma Consciência do SER MULHER.
Por mim tenho imensa pena…é uma enorme dor no coração…que as mulheres não se unam e dêem as mãos por uma causa comum, a da sua identidade verdadeira no mundo, e continuem ignoradas e divididas, esquecidas da sua verdadeira irmandade. Esquecidas da suas mães e da Grande Mãe…
rlp

Mail enviado por uma amiga...


PERSEGUIÇÃO ÀS MULHERES NO PAQUISTÃO...

APAGÃO DAS MULHERES EM PORTUGAL...

Rosa Leonor

Mando lhe estes 2 excertos de noticias pois ambas me chocaram: as duas pela invisibilidade de género e uma pela pura barbárie.
Na notícia da bomba, nos sites estrangeiros que vi, ficava claro que é uma perseguição às escolas de raparigas. Em Portugal dão tanta importância ao assunto que em todas as notícias que vi na Net em português, nenhuma mencionava essa questão...apenas falam em crianças...


Da AFP
Doze crianças morreram neste sábado na explosão de uma bomba no noroeste do Paquistão, indicaram fontes oficiais.
"As crianças encontraram a bomba em frente a uma escola de meninas na aldeia de Luqman Banda no município de Lower Dir", declarou à AFP o responsável da polícia local Sultan Mehmood. O balanço anterior falava em quatro crianças mortas.
*
- A outra é um livro para o Dia da mãe com cartas de famosos para as respectivas mães... o curioso é que não aparece 1 nome de uma mulher, como se só os homens tivessem mãe...
Enfim isto para dizer que há ainda tanto para fazer, para acordar consciências...e que não se deve desistir, pois como diz a Madre Teresa pode ser apenas uma gota no oceano mas sem essa gota, o oceano era menor...
"
(…)
ENVIADO POR M.K.
*
OUTRO EMAIL ABSOLUTA

Ativismo e cidadania no noticiário - Em nosso blog institucional, você pode acompanhar diversas notas de material jornalístico focando questões de cidadania e mobilizações a favor das causas femininas. Acompanhe na seção Notícias do universo feminino . Você poderá ver, por exemplo, que relatório da ONU classificou a Lei Maria da Penha como uma das três legislações mais avançadas do mundo para enfrentamento da violência contra as mulheres.
( ...)
Leia em http://absolutablog.blogspot.com/search/label/3.Not%C3%ADcias%20do%20universo%20feminino
*
anfibia disse... "querida rosa, aqui no brasil, a divulgação da violência na maior parte das vezes vem seguida de uma apologia às religiões como salvação moral para o mundo caótico.
não é à toa que as religiões estão em franca expansão aqui, incluindo-se a versão renovada do cristianismo, mais parecida com os evangélicos. infelizmente a violência e a religião servem ao mesmo objetivo: manter a obediência e a mansidão das pessoas."
*
Especialmente as mulheres, mais sujeitas a influências, menos preparadas, não é verdade?

segunda-feira, abril 27, 2009

OS VÍRUS E AS PANDEMIAS...


“Vocês JÁ tiveram muitas fases históricas de grande violência. O aumento actual é causado pelos Media. Os humanos têm conhecimento de muitos aspectos da violência, mas nem sempre os experimentam pessoalmente. Isto está criando uma grande distorção, porque:

1º) A violência só é relevante para o indivíduo que a experimenta;

2º) Centenas de milhões de pessoas, vendo e ouvindo a respeito de violência global através dos Média, distorcem terrivelmente o seu significado real. Lembrem-se de que, durante um acontecimento traumático, as pessoas que assistem geralmente sentem mais medo do que aquelas que o estão vivenciando.
Antes do advento da televisão e da comunicação de massas vocês raramente experienciavam a violência; agora vocês assistem a ela todos os dias
.

(…)
Devido à violência que aparece nos Média, muitos de vocês estão a ser levados a temer cataclismos. Esses temores duram mais do que qualquer cataclismo real que possa vir a acontecer, porque não os matam. É como se costuma dizer: o melhor (ou pior) da festa é ficar à espera dela.”

In A Agenda Pleiadiana – Barbara Hande Clow

Quem ganha com o sofrimento e o medo da humanidade?

Quem diz a violência diz toda a espécie de medos desencadeados intencionalmente pelo poder de controlo através dos Médias – tanto pode pode ser o gov. mundial de saúde, como as grandes farmacêuticas, ou os mais variados sistemas de manipulação, as grandes máfias das armas, as organizações dos governos, todos os que servem os que têm o domínio das grandes riquezas, as famílias mais poderosas do Planeta e que usam e dominam os Médias diariamente para atemorizar, senão mesmo para aterrorizar e criar o caos emocional e psicológico das populações a fim de as manter no seu controlo.

E agora, tal como no caso da epidemia da gripe das aves, que dominou os canais televisivos durante meses e pouco ou nada aconteceu, suspeito que a divulgação maciça, bombardeada em todos os noticiários, da pandemia da gripe suína seja um caso parecido e que para além de apenas criar o medo da doença serve para as pessoas irem comprar o medicamento que vai ser fabricado ou venderem-se os medicamentos já existentes. O que é anormal é que sejam dadas de hora a hora notícias iguais e imagens repetidas, em nome da informação, sem criar o pânico…pois desta forma não me parece que sirva para sossegar ou manter calmas as pessoas…
Será apenas para impedir os turistas de visitar o México? Onde 20 milhões de pessoas, uma das cidades mais populosas do Globo e com mais pobres no mundo, estão já sem água potável nem recursos humanos?

Talvez o vírus tenha sido fabricado para criar o antídoto pelos grandes “beneméritos” da Humanidade…

QUEM SABE?

A MÃE CÓSMICA

DEVOLVER À MULHER
A FORÇA DO AMOR

(...)


"Neste momento de profundas transformações humanas e planetárias, é importante que todas as mulheres conheçam este antigo legado para poderem se curar antes de tentarem curar e nutrir os outros. Dessa forma, as feridas da alma feminina não mais se manifestarão em atitudes hostis, separatistas, manipuladoras ou competitivas. Alcançando uma postura de equilíbrio, as mulheres poderão expressar as verdades milenares que representam, em vez de imitarem os modelos masculinos de agressão, competição, conquista ou domínio, mostrando, assim, ao mundo um exemplo de força equilibrada, se empenhando na construção de uma futura sociedade de parceria.

Como regentes das treze lunações, as Treze Matriarcas protegem a Mãe Terra e todos os seres vivos, seus atributos individuais sendo as dádivas trazidas por elas à Terra. O símbolo da Mãe Terra é a Tartaruga e seu casco, formado de treze segmentos, simboliza o calendário lunar.
(...)
"Conta a lenda que, no início da no nosso planeta, havia abundância de alimentos e igualdade entre os sexos e as raças. Mas, aos poucos, a ganância pelo ouro levou à competição e à agressão, a violência resultante desviou a Terra de sua órbita, levando-a a cataclismos e mudanças climáticas. Em conseqüência, para que houvesse a purificação necessária do planeta, esse primeiro mundo foi destruído pelo fogo.

Assim, com o intuito de ajudar em um novo início e restabelecer o equilíbrio perdido, a Mãe Cósmica, manisfestada na Mãe Terra e na Vovó Lua, deu à humanidade um legado de amor, perdão e compaixão, resguardado no coração das mulheres. Para isso, treze partes do Todo representando as treze lunações de um ciclo solar e atributos de força, beleza, poder e mistério do Feminino Sagrado . Cada uma por si só e todas em conjunto, começaram a agir para devolver às mulheres a força do amor e o bálsamo do perdão e da compaixão que iriam redimir a humanidade. Essa promessa de perfeição e ascensão iria se manifestar em um novo mundo de paz e iluminação, quando os filhos da Terra teriam aprendido todas as lições e alcançado a sabedoria."
(...)
ENVIADO POR: http://sagrado-feminino.blogspot.com/

(TIRADO DE: http://www.teiadethea.org/?q=node/44)

domingo, abril 26, 2009

E O MUNDO INTEIRO NA ESQUECIDA CAUSA...


Ah quantas máscaras e submáscaras,
Usamos nós no rosto de alma, e quando,
Por jogo apenas, ela tira a máscara,
Sabe que a última tirou enfim?
De máscaras não sabe a vera máscara,
E lá de dentro fica mascarada.
Que consciência seja que se afirme.
O aceite uso de afirmar-se a ensona.
Como criança que ante o espelho teme,
As nossas almas, crianças, distraídas,
Julgam ver outras nas caretas vistas
E um mundo inteiro na esquecida causa;
E quando um pensamento desmascara,
Desmascarar não vai desmascarado.

FERNANDO PESSOA (1888-1935)
Tradução: Jorge de Sena.

Revisitar abril...


Muitos anos antes do “25 de Abril” eu lutava por compreender o que se passava à minha volta e o porquê de tantas limitações no plano socal e da informação, o porquê daquele medo de se falar e dizer as coisas que se pensava…e depois comecei a ouvir falar de perseguições e prisões e torturas e tive medo também. Era muito nova e acreditava que as pessoas podiam mudar o mundo…que se as pessoas pela força da sua vontade e um mínimo de sentido de justiça, conscientes das diferenças sociais e da miséria do povo, podiam alterar o sistema…e assim tornei-me simpatizante do partido comunista…
…depois vi que só os homens saiam para os encontros e que as mulheres ficavam em casa ou não tinham voz própria…e eu mesma comecei a sentir o descrédito como mulher e a ver que as outras mulheres não podiam sair de casa sozinhas, nem votar claro, ou levavam mesm pancada dos maridos camaradas, do fantástico líder, uma sumidade de inteligência que já morreu.
Nessa altura tinha mais ou menos 18 anos…e comecei a dizer poesia revolucionária nos pequenos palcos da política (em época de supostas eleições) o que me valeu em pouco tempo a perseguição da PIDE. Não cheguei a ser presa porque fugi para Paris, mas soube mais tarde que tinha cadastro e até gostaria de ver o que estará lá escrito, mas sinto-me tão longe hoje dessa infatilidade, loucura, ilusão, sonho, fantasia ou fanatismo de adolescente que penso, nem vale a pena ir a Torre do Tombo ver.
Foi assim, com este espírito de desolação e descrença, que ontem vi algumas reportagens sobre a evolução do 25 de Abril em Portugal…e passei por uma que mostrava alguns dos políticos actuais como jovens revolucionários, radicais e como estão hoje todos integrados na alta política e finança, bem acomodados ao sistema capitalista, compactuando com toda esta mentira global, amigos de Bushe e mesmo os que ainda se intitulam socialistas estão obviamente todos enredados nas teias do poder e redes do tráfico influência e dos seus interesses económicos sem qualquer pudor e não se distinguem em nada dos cabecilhas de direitas, todos enriquecendo à custa da política e todos sem excepção à espera do poleiro para continuar a enriquecer ilicitamente à conta do povo que tanto defendeu em tempos idos…ou não.
…vi também um bocado do filme da Maria de Medeiros…e comoveram-me algumas cenas…a saída dos presos da Caxias…mas sobretudo doeu-me a ilusão das pessoas que durou tão pouco…35 anos... e vi também o helicóptero que lançou 5 mil cravos sobre o Camões…para a lapela dos turistas… vi jovens e velhos no desfile da Avenida da Liberdade e o slogan de “Abril sempre” e vi também os gays a pedir “casamento para todos”… e ninguém por dignidade ou verdade, nem pelo fim da mentira política, nem para acabar com a desigualdade e a pobreza, cada vez maior, maior do que no tempo do Salazar…porque até os mais pobres têm carros e televisão e pensam que isso é progesso...

Ah! Sim, dizem todos que a crise agora é mundial…mas não, é apenas a velha ganância humana, a mesma de sempre, sem mudança nem alteração que não seja a aparência. Ninguém mudou de base ou de fundo em si mesmo, não houve evolução da pessoa, não houve transformação individual, não houve qualquer tomada de consciência dos valores profundos, éticos e humanos, mas quase só a continuidade dos interessas económicos e a ambição noutras mãos e noutros grupos. E ora vão uns para o rancho ou o poleiro raspar os tachos, ou vão outros e só mudam, senhores e senhoras, as moscas…mesmo o medo de falar está a voltar e o descrédito de quem ousa dizer o que realmente sente, ouvê e veê não sendo politicamente correcto, é perseguido de outra maneira mais subtil… apagado dos ecrãs onde todos vivem.

Porque somos todos burgueses, todos burgueses a ver televisão, todos moldados pelo VELHO E MANHOSO sistema das ideais e das crenças, todos escravos dos banqueiros e empréstimos, dos patrões e ordenados e do dinheiro, obedientes como carneiros ao ganho, à mais valia, às casas, aos carros, à gasolina e ao tostão, ao euro ou ao ouro…ao Bezerro D’ouro e nada mudou neste Planeta desde os primórdios…ou desde a pré-histórias, sim talvez as moscas…
Ora eu não ia festejar as novas moscas nem as velhas…não ia acreditar em todos esses vira-casacas que hoje vivem à grande e à francesa…e para inglês ver!
O País continua saloio, miserável e provinciano. Com a gente mais pobre e mais ignorante da Europa…talvez até a mais mesquinha… e os únicos que prestam são caluniados e esmagados pelas Mafias do regime.

Ah! E Vi Salazar e a homenagem que lhe prestaram ontem também os políticos de direita em Santa Combadão e os velhos pobres e orgulhosos do seu ilustre conterrâneo que subiu ao poder por eles e que lamentam a sua morte ainda…vi uma praça renovada para glória do ilustre estadista, a sua terra natal e a homenagem ao criminoso megalómano de impérios, rejeitado jovem pela filha do patrão, "o padrinho" e a mãe da menina que o humilhou e que caiu da cadeira abaixo no fim da sua humilhação e glória e cuja vida não foi mais do que a sua sede de vingança de pobre de uma elite implacável com os servos…e é desta massa que são todos os ditadores, como Hitler…

Portugueses...nós somos os mesmos de há 40 anos e de há 4 séculos... amén!
*
DEIXEM-SE DE FINGIR

Deixem-se de fingir de heróis da esquerda,
com bancos e bancas de advogados, redacções,
editoriais, automóvel, bolsas e cátedras,
quintas herdadas, páginas literárias.

Deixem-se de uivar em defesa de ismos
que nenhum vos pertence ou a que pertenceis
a não ser para dançar a dança desnalgada
dos que não têm vergonha do povo português.

O único ismos em consonância com os arrotos
de bem comidos, e rosnidos de instalados
naquilo que criticam disfarçadando-se,
é o relismo - de reles. Nada mais.

15/1/1972
in QUARENTA ANOS DE SERVIDÃO
JORGE DE SENA

sábado, abril 25, 2009

A OUTRA HISTÓRIA

NIBIRU: O DÉCIMO SEGUNDO PLANETA

Os sumérios descreviam nosso sistema solar como um conjunto de 12 corpos celestes significativos. Na linguagem zodiacal, estes astros são todos chamados"planetas", embora, entre eles, os antigos incluíssem a Lua e o Sol. Isso significa que os mesopotâmicos, não somente possuíam um inexplicável conhecimento astronômico; eles também afirmavam a existência de planetas que somente a ciência contemporânea pôde reconhecer, como o longínquo Plutão, hoje destituído de seu status planetário; os miteriosos Urano e Saturno e o até hoje desconhecido porém procurado 12º planeta, este que os sumérios denominavam Nibiru. Ora, se os sumérios, há 6 mil anos, estavam corretos em relação aos nove planetas reconhecidos hoje porque não poderiam estar, igualmente corretos, em relação a Nibiru? (Meditemos...Ut’napishtim, o Noé da Suméria, resgata Gilgamesh do meio dos oceanos durante o Dilúvio provocado pelos Anunnaki. )

Há seis mil anos atrás, os Sumérios conheceram um planeta chamado Nibiru. Era o planeta de origem de um povo descrito pelos antigos como "raça de deuses". Os nativos de Nibiru visitaram a Terra no passado influenciando decisivamente a cultura humana. Artefatos e tabuletas cuneiformes de argila e pedra encontradas no Iraque referem-se claramente a um planeta de onde vieram viajantes cósmicos.
A herança deste remotos alienígenas aparece na avançada tecnologia dos sumérios e de outros povos ao redor do mundo. Muitas relíquias não são acessíveis ao público que, assim, desconhece essa face da mitologia mesopotâmica. No caso dos sumérios, sua cultura é a mais antiga do Ocidente. Entretanto, seu sistema matemático e o calendário permanecem atuais.Aos poucos, a pesquisa sobre Nibiru começa a aparecer, ainda que o planeta seja chamado por outros nomes, como <>, 12º planeta ou "planeta da cruz" (Planet of the crossing). Os sumérios tinham doze corpos celestes em seu zodíaco, contando o sol e a lua e mais DEZ Planetas que, afirmavam, pertencem ao nosso sistema solar.
Hoje os cientistas estão procurando este planeta misterioso nos confins do espaço; a NASA se empenha nessa pesquisa e os especialistas investigam porque já têm certeza de que o "Planeta X" existe. Observado há milhares de anos passados, Nibiru não é visto nos céus contemporâneos. Isso acontece porque a órbita do 10º planeta (12º astro dos sumérios) é uma elíptica extremamente alongada. Durante milênios, o globo se mantém longe do sol e da vista dos terráqueos, muito além da órbita de Plutão.

Os Sumérios descrevem o Planeta X ou Nibiru, no ponto mais extremo de suatrajetória, distante da Terra aproximadamente 30 milhões de anos-luz. Os viajantes de Nibiru que chegaram à Terra são chamados Anunnaki e foram considerados deuses. A tradição conta que os Anunnaki possuíam "servos" que eram "seres andróides". Não eram seres vivos mas agiam como se fossem.


Zecharia Sitchin

Zecharia Sitchin é lingüista, perito em escrita cuneiforme (suméria) e em muitas outras linguagens antigas. Em 1976, publicou The Tewlfht Planet e assim começou sua trajetória transformadora da pesquisa da história antiga. Em 1993, lançou seu sexto livro, parte da série de Earth Chronicles (Crônicas da Terra) - When Time Began. Este último livro fala das relações entre o complexo calendário de Stonehenge, as ruínas de Tiahuanacu, no Peru, a antiga cultura suméria e, por extensão, a conexão desses monumentos antigos com os Anunnaki. Sitchin defende que os Anunnaki não são uma alegoria ou criação fabulosa dos sumérios; antes, são seres humanóides que habitam o misterioso planeta Nibiru.
(...)
FONTES
Zecharia Sitchin - ANCIENT-X - acessado 09/01/2007

MISTÉRIO DE TIAMAT e os homo sapiens..


O OUTRO NOME DA TERRA...

Há 500 mil anos atrás o planeta Terra não se chamava "Terra". O nome "Terra", do grego Gaia, é uma inovação recente. Seu nome mais antigo é Tiamat. Era um lugar completamente diferente do que é hoje e localizava-se no espaço em outra posição, mais distante do sol, entre Marte e Júpiter. Marte, que ficava mais perto do sol era, então, completamente habitável, com um clima temperado e água abundante em estado líquido. Este fato, embora não divulgado, já foi amplamente verificado pela NASA e outros grupos científicos.Tiamat estava mais próximo da estrela Sírius (ou Sothis, como a chamavam os antigos egípcios). O sistema planetário de Sírios e o sistema da estrela que chamada Sol eram parte de um mesmo e único sistema maior, parte de uma unidade cósmica. Os dois sistemas ainda são gravitacionalmente conexos com um terceiro sistema, outro fato que começa a ganhar espaço nos meios científicos.O "Sistema Regional de Sírius" evoluciona em torno de um sol central chamado Alcyone, estrela situada na constelação das Pleiades ou "Quadrante das Pleiades". O conjunto Sol-Sírius-Alcyone descreve uma órbita ao redor do centro da galáxia (Via Lactea) em direção da estrela de Sagitário. Todo o movimento orbital do megasistema tem uma duração de 200 milhões de anos. Este grande ciclo deve completar uma revolução em 21 de dezembro de 2012, data prevista pelos maias para a deflagração de uma catástrofe mundial apocalíptica.

FONTE: SOLÀRION, Robertino. A Brief History Of Planet X Nibiru, 2003. IN APOLLONIUS.NET
Os Anunnaki
por Jason Marteltradução: Mahajah!ck
Anunnaki: na língua suméria significa "Aqueles que desceram dos céus"; para os hebreus eram Nefilim, Elohim; em egípcio, Neter. Descobertas arqueológicas e artefatos recolhidos nos últimos duzentos anos são o fundamento da teoria de que uma avançada civilização proveniente de um planeta distante, porém pertencente ao sistema solar do qual a Terra faz parte, chegou ao golfo Pérsico a cerca de 432 mil anos atrás; eram os Anunnaki. Os visitantes estelares colonizaram a Terra com o propósito de obter grandes quantidades de ouro. Sua mão-de-obra foi arrebanhada entre os humanos primitivos, que foram manipulados geneticamente.
Há 250 mil anos, o sistema de colonização alienígena começou a decair; os operários das minas (terráqueos) começaram a se rebelar contra as condições de trabalho e os Anunnaki, então, decidiram criar um ser que pudesse substituir os humanos primitivos. O experimento de engenharia genética teve de ser refeito. Enki, cientista genético e Ninhursag, chefe de medicina, criaram híbridos usando material do homo erectus, de animais e dos próprios Anunnaki. O resultado foi o homo sapiens, que veio ao mundo para ser escravo! Os primeiros homens, sendo híbridos, não se reproduziam. Novos ajustes foram feitos e, assim, a espécie pôde procriar.
Quando os sapiens tornaram-se muito numerosos, parte deles era expulsa das cidades Anunnaki e, assim, gradualmente espalharam-se no planeta. Mas as criaturas surpreenderam os criadores: eram belos e se desenvolviam muito bem. Algumas fêmeas começaram a servir de parceiras sexuais para os colonizadores. Essas uniões eram férteis, produziam prole. Era uma situação inaceitável para a maioria dos Anunnaki que decidiram exterminar a população colonizada - a humanidade - provocando uma colossal inundação em época próxima à reentrada de Nibiru nas proximidades da órbita da terra. Esse dilúvio aconteceu há cerca de 12 mil anos atrás.Muitos humanos foram salvos por Enki, que simpatizava com aqueles que ele mesmo havia criado. Por milhares de anos, homens e mulheres foram escravos e soldados. Os Anunnaki usavam seus servos nas guerras que travaram entre si, na construção de palácios e cidades, em instalações astronômicas situadas em todos os continentes. Eles ocuparam não somente a Mesopotâmia, mas também o Egito, a Índia, as Américas. Por isso os sinais de sua presença são encontrados em todo o mundo.
Seis mil anos depois do dilúvio, os Anunnaki que aqui permaneceram resolveram que era hora de deixar o planeta e, gradualmente, conduziram a raça humana à independência, introduzindo um sistema sociopolítico fortemente hierarquizado. Linhagens de reis foram estabelecidas, possivelmente considerando a descendência dos Anunnaki: eram os "Iniciados", versados em ciências como matemática e astronomia, conhecedores de técnicas de medicina, arquitetura e engenharia. Dinastias cuja continuidade era feita por meio "colégios" - os "colégios dos mistérios".
*
FICÇÃO OU HSTÓRIA NÃO CONTADA?

sexta-feira, abril 24, 2009

A SERPENTE DE FOGO


ONTEM, o poder mulheres...

E a Serpente símbolo da Grande –Mãe e do poder da Mulher, regeneradora e mutante, Melusine au l’Androgyne, “estava em contacto com os mistérios da terra, das águas, da escuridão – auto- suficiente, insensível, reservada, às vezes venenosa, capaz de deslizar sem deixar rasto, magicamente engolindo grandes criaturas e rejuvenescendo-se pela mudança da pele.”J.M

(...)
Consequentemente, a serpente tornou-se o maior símbolo animista e esotérico mas por ouro lado posteriormente ou paralelamente tornou-se para a Igreja católica simplesmente símbolo do pecado e da mulher tentadora para os seus padres misóginos e castrados ao serviço de um “deus macho” que pôs inimizade entre a mulher e a serpente, antagonizando assim as mulheres ou seja, dividindo-a em duas, usando-as como mera mercadoria, uma para serviço do homem e da familia, cingida ao lar e a outra à prostituição e ao bordel. Compra uma e vende “a outra!” Hoje os mercados são mais latos...

O desequilibrio que se reflete hoje nas sociedades e criou todas as desigualdades começou com essa divisão na mulher; assim a psicologia do homem de hoje é toda baseada no seu poder e na força bruta com o qual a própria mulher compete e luta por ser igual ao homem, sem perceber qual é a sua verdadeira força...o seu poder interior... a da Serpente de Fogo!

A KUNDALINI
(...)
"A aplicação dos processos Ofídicos ao corpo humano foi revelada em três níveis principais em que os segredos da magia sexual foram demonstrados com o uso das suvasinis ou ‘mulheres de cheiro adocicado’ que representavam a deusa primal e que formavam o Círculo da Kaula (o Círculo da Kala Suprema, Mahakala: a Chandrakala ou ‘a Deusa do Raio da Lua’).
De modo a transformar a energia sexual em energia mágica (ojas), a Serpente de Fogo (kundalini) adormecida na base da espinha é despertada. Ela então limpa a energia vital de tudo o que é negativo através da virtude purificadora de seu calor intenso. Assim, a função do sêmen no Tantra é construir o ‘corpo de luz’ (corpo astral), o corpo interior do ser humano. Na medida em que o fluido vital se acumula nos testículos, ele é consumido pelo calor da Serpente de Fogo e os vapores voláteis ou ‘perfumes’ deste sêmen fortalecem o corpo interior.
O culto à Shakti significa, de fato, o exercício da Serpente de Fogo, que não apenas fortifica o corpo de luz mas gradualmente queima todas as impurezas do corpo físico e o rejuvenesce.
Quando o poder desperto da Serpente de Fogo chega ao plano da Lua, o fluxo de líquidos cérebro-espinais acalma os estados febris e remove todas as toxinas do corpo, refrigerando todo o sistema." AD
(...)

quinta-feira, abril 23, 2009

A SERPENTE DE FOGO


(...)
"De acordo com o Tantra, a Serpente de Fogo é em si o mantra criativo OM. A reverberação deste mantra, conforme ensinado no Culto da Kaula, alcança o poder enrodilhado na base da coluna vertebral e faz com que este se erga, inundando o corpo físico de luz. E, pela veneração Tântrica da Serpente de Fogo através da vagina da mulher escolhida para representar a Deusa, a kundalini relampeja para cima e, finalmente, se une em êxtase ao seu Senhor Shiva no Local da lótus de Mil Pétalas.

Tantrismo Homossexual Feminino

O amor Erótico entre as mulheres pode ser uma celebração de uma iniciação dentro o espírito criativo feminino, os mistérios femininos. Quando nós nos abrimos aos grandes segredos femininos, o espaço sagrado que é a fundação do mundo, fazendo amor torna-se sagrado. Lésbicas seguram a dimensão da força da mulher em seu mais profundo significado. Muitas lésbicas procuram identificar a nós mesmos de uma ótica interior de sabedoria feminina. Com cada ato de amar nós podemos abraçar este espaço interior profundo e explorar as possibilidades de voltar para nossa perfeição original. A Mulher amorosa pode ser considerada um processo alquímico alcançado dentro nossas muitas células. Através da pureza desta energia nós podemos reconhecer a integridade essencial da natureza. Nós sabemos que nós mesmos trazemos em nosso interior uma parte da "virgem", que significa um-em-ela mesma, não pertencendo a nenhum homem. O Lésbico amor sexual sagrado tem o potencial de acordar e nos reunir com a fonte divina de nossa existência. Não Importando Se nós temos companheiros sexuais que contam com muitos fatores, incluindo nossas circunstâncias, nosso karma e nosso propósito de vida. Sexo é sexo. Isto não está no gênero de nosso companheiro que faz nosso sexo tornar-se sagrado. Somente o conhecimento que nos é passado em nossos atos sexuais é que fazem com que eles tornem-se sagrados, seja quando nós fazemos amor para nós mesmos ou com um companheiro. Amor Lésbico é sagrado quando isto é visionário, interconectado e transformacional. Através da força do amor nós podemos descobrir ambas como mães/ criadoras de nossas vidas e como filhas / vigias da terra. Nossas vidas e nosso trabalho podem tornar-se expressões desta sabedoria e força.

Carma e Sexo

A compreensão e aceitação do conceito oriental de carma é particularmente importante para todas as pessoas que desejam aplicar os ensinamentos Tântricos em sua vida. A atuação do carma na vida diária deve ser constantemente estudada. As causas dos acontecimentos quase sempre nos parecem misteriosas, porém, se olharmos cuidadosamente o jogo de forças de um ponto de vista cármico, podemos mais facilmente compreender os trabalhos sutis do destino. Embora a idéia geral do carma, a lei da ação e reação, tenha sido aceita pelo pensamento ocidental contemporâneo, dificilmente é encontrada uma intuição altamente desenvolvida de seu preciso funcionamento. De acordo com a visão oriental, o carma dá forma a realidade; os acontecimentos que estamos no momento experimentando são um resultado direto das nossas ações passadas, seja nesta vida ou em vidas anteriores. E, da mesma forma, nossas atuais atitudes e ações determinam nosso futuro. Este princípio é tão verdadeiro para o mundo da física quanto para o drama da vida individual e coletiva. De acordo com os ensinamentos Tântricos, as forças do Carma permeiam todo o mundo. Os desejos agarram e acompanham a alma individual (Jiva) através de suas varias encarnações. Jiva sofre ou se delicia com os frutos de nossas ações; atado as correntes da matéria por seu carma, Jiva encarna seguidamente, recebendo vários nomes e identidades. Finalmente, quando todo o seu carma e extinto, Jiva e absorvido por sua Origem, a qual os textos sânscritos referem-se como Parabrahma (alem de Brahma); a divindade universal."
(...)

quarta-feira, abril 22, 2009

DIA DA TERRA?

- PORQUE TEM A TERRA E A MULHER UM DIA INTERNACIONAL?
PORQUE A TERRA E A MULHER CONTINUAM A SER MALTRATADAS DE IGUAL MODO?

Salvar o Planeta é entrar em sintonia com a Natureza Mãe e respeitar os seus limites, é elevar o lado feminino, é dar lugar ao coração ...
A terra está esgotada. Os Homens já destruíram o suficiente do nosso Planeta e continuam impunes a matar os seus semelhantes EM GUERRAS ABSOLETAS E SANGRETAS EM NOME DE DEUS peranta a hipocrisia dos Estados do Mundo inteiro e dos Governos de todos os países.

PARA ONDE IREMOS SE O HOMEM CONTINUAR A DESTRUIR A TERRA?

Neste momento não há um só País ou Governo no Mundo inteiro digno de crédito ou de respeito! Não há líderes nem papas ou homens de senso economistas ou cientistas que possam criar algo a partir do domínio e da força, a partir da destruição sistemática da Terra. Querer salvar o Sistema capitalista, a sua Economia e os seus Bancos, desprezar as pessoas, é não querer ver o óbvio e é querer continuar a destruir a terra e os seus recursos em favor de poucos com sacrifício de milhões de seres humanos.

A LOUCURA DO MUNDO:

Em Portugal oS reformados pagam multaS ao Estado e oS banqueiros que roubam milhões paga-se-lhes com o dinheiro dos que trabalham o abuso, o deSpudor e A ganância!

Isto prova A INSANIDADE DS LÍDERES E que Não há homens bons nem JUSTOS, não há Deus do lado dos que mais sofrem DA MISÉRIA E da crise, nem do lado das economias que produzem bombas e armas para matar.
Só uma mudança de sistema e de paradigma, uma mudança radical das mentalidades poderá salvar a Terra...
rlp

"Repetimos: os limites do capitalismo são os limites da Terra. Já encostamos nestes limites tanto da Terra quanto do capitalismo. A continuar seremos destruídos por Gaia pois ela, no processo evolucionário, sempre elimina aquelas espécies que de forma persistente e continuada ameaçam a todas as demais. Nós, homo sapiens e demens, nos fizemos, na dura expressão do grande biólogo E. Wilson, o Satã da Terra, quando nossa vocação era o de sermos seu cuidador, guardião e anjo bom.

Para onde iremos? Nem o Papa nem o Dalai Lama, nem Barack Obama nem muito menos os economistas nos poderão apontar uma solução. Mas pelo menos podemos indicar uma direção. Se esta estiver certa, o caminho poderá fazer curvas, subir e descer e até conhecer atalhos, esta direção nos levará a uma terra na qual os seres humanos podem ainda viver humananente e tratar com cuidado, com compaixão e com amor a Terra, Pacha Mama, Nana e nossa Grande Mãe.
(…)
Devemos fazer de tudo para que o atual caos não seja destrutivo mas criativo. Então sobrevivemos com o mesmo destino da Terra, a única casa comum que temos para morar."

DIREITO A DISCORDAR...

Josaphat deixou um novo comentário na sua mensagem
"A DOENÇA FUNDAMENTAL DA HUMANIDADE":

A revolução trouxe a esperança de uma justiça verdadeira, não mais a falsa justiça da graça divina concedida por deus por intermédio do soberano e da igreja. Mas a revolução fracassou. Talvez por ter sido feita por indivíduos humanos tais como os que você se refere: desequilibrados desde a tenra idade, pelo também desequilibrado amor dos pais. Ou simplesmente pela falta dele nos mesmos pais.
Hoje parece não haver mais esperança de justiça alguma. Parece, mas não é o que está se vendo. Apesar de tênue, a mudança dos polos de poder se vai fazendo, lentamente, mas vai. As grandes e históricas farsas se vão tornando visíveis para cada vez mais pessoas. Vide uma das maiores lá no Vaticano, ou outra ainda maior e mais antiga em Israel.
Agora, permita-me discordar de ti com relação às exceções. Se tivéssemos tido apenas em Gandhi o modelo de político justo, creio que não mais existiríamos. O tamanho do indivíduo é medido por sua capacidade em exercer o poder em prol da humanidade. E isto se dá em meio à grandes dramas interiores. Então, mesmo os que cometeram crimes, também tiveram seus acertos. Se Stalin não tivesse resistido no Volga e gasto um milhão de russos alí, onde estaríamos hoje? É triste, mas ainda vivemos na dualidade. Mas não precisamos desses imensos contrastes. Lembremo-nos de Luther King, outro que precisou se dar em holocausto. Mas há os que vivos estão, como Mandela. E também os que não fazem questão de aparecer. Não tenho dúvidas em incluir o meu querido Lula, como exemplo de indivíduo equilibrado e autruísta e que, sim, teve o amor da mãe (não o do pai). Ainda que em meio à miséria. Um político sagaz e que ama seu povo. Digam o que quiserem os inimigos em seus jornaizinhos de destilar venenos. E aconselho a não leitura do Jabour.

Gosto tanto de suas postagens que, às vezes, deixo por aqui estas longas missivas.
Abraço fraterno e paz a todos!
*
FALEI EM GANDHI pois penso que só mesmo uma grande alma pode ser uma luz no mundo, mas sem dúvida que as leis deste mesmo mundo, são como você diz...de dualidade: uma mão destrói e a outra constrói, uma mão dá esmola e outra rouba, uma cura e salva e a outra mata...

Eu sei que esta é a nossa humanidade...

terça-feira, abril 21, 2009

A DOENÇA FUNDAMENTAL DA HUMANIDADE


"A doença fundamental da Humanidade gira em trono daqueles que só conseguem manter de pé as estruturas da sua personalidade recorrendo à imagem do inimigo e que encontrem o ódio que têm a si próprios, a sua insegurança e a sua irresponsabilidade em relação à própria existência. Aqui não me refiro àqueles que são paranóides no sentido psiquiátrico, mas aqueles conformistas que sabem exactamente como devem comportar-se perante as normas da sociedade. Os realmente doentes lutam consigo próprios, coisa que aqueles nunca fazem. Pelo contrário, em vez de desenvolverem o sentido de responsabilidade pelas próprias necessidades e motivações, perseguem e destroem o que for vivo e que ama como algo de maligno.
(…)

É o humano no outro que odiamos para podermos defender a vivência da má mãe e/ou do mau pai como boa. (…)
Sejam quais forem os impulsos exteriores para a agressão, as guerras encobrem o indivíduo cuja estrutura do seu eu assenta numa mentira mantida ao longo da sua vida. A mentira fundamental da nossa existência consiste em termos assumido a responsabilidade pelo amor insuficiente dos nossos pais.
E assim as pessoas que procuram o amor onde ele não existe. Evidentemente isto é uma expressão do seu desejo de amor. Mas que este se mantenha, para muitos, inalcançável, tem a ver com o facto de o procurarem continuamente nas pessoas erradas. O desespero que daí decorre empurra-os para o desejo de salvação. O facto de uma existência sem amor ser insuportável deixa-os à mercê das promessas dos demagogos que acenam um amor falso. Estes têm sucesso porque não conseguimos, de facto, suportar o amor verdadeiro e corremos atrás do falso amor com que nos enganamos desde a nossa terna infância.
No fundo o verdadeiro amor inspira medo porque nos obrigaria a confrontarmo-nos com o escamoteamento original de um amor paternal insuficiente e, nomeadamente com o da mãe. É aqui que encontramos a fonte da nossa incapacidade diária de lidarmos, de uma forma realista, connosco próprios e com o mundo. Mas precisamente essa incapacidade é designada como realismo, porque nos impede de nos confrontarmos com o desespero mais profundo e com a dor mais profunda do nosso passado. "

In FALSOS DEUSES de Arno Gruen


A GRANDE MENTIRA POLÍTICA

A religião e a política, em planos diferentes, aparecem ao ser humano como uma promessa de salvação ou de justiça, respectivamente, mas nem a religião nem a política têm já nada para oferecer ao indivíduo senão a fuga e a mentira e o engano sistemático de si próprio. E com isso enfrentamos todos os dias, agora manifesta de uma forma mais desesperada do que nunca, a propalada mentira religiosa e política que controla nos seus pódios de domínio social e psicológico – os Midea e o cinema, os jornais, os Partidos, os Governos, o Vaticano - afastando o ser humano da sua questão essencial, do seu verdadeiro drama, que é a falta de amor inicial e de justiça, a falta de amor e respeito pelo ser humano neste mundo.
Sem dúvida que são esses seres que alimentam as multidões do seu próprio ódio (frustração, raiva, medo, carência), projectado para o inimigo em nome de deus, da liberdade, da igualdade ou da fraternidade.
Todos os homens que não foram amados pela Mãe e pela Mulher são os políticos, os fanáticos e os criminosos desta sociedade. Neste caso receio que não hajam excepções à regra…
 
rlp

As abelhas estão a desaparecer..




"O livro A Vida Secreta das Abelhas (The Secret Life of Bees), de Sue Monk Kidd, foi adaptado para o cinema, com estreia a 17 de Outubro (27 de Novembro em Portugal). Trata-se de um "romance sobre o poder transcendente do amor e a faceta feminina de Deus. Uma história que as mães gostarão de contar às filhas":

(...)

A Vida Secreta das Abelhas é um romance sobre o poder transcendente do amor e a faceta feminina de Deus. Sue Monk Kidd, ao escrever sobre o que é misterioso, e até difícil, na vida, ilumina tudo o que esta tem de maravilhoso. Ela prova que uma família pode ser encontrada nos sítios menos prováveis – talvez não sob o nosso próprio tecto, mas no sítio mágico onde encontramos o amor."

Ver em: http://saberdesi.blogspot.com/


"No momento em que as abelhas desaparecerem a nós restará muito pouco" - Einstein.


"Se as abelhas desaparecem do planeta a vida vegetal e conseqüentemente nós mesmos seremos extintos. Por outro lado, se nós - espécie humana - desaparecermos do planeta a Vida agradece e respira aliviada. E as abelhas podem prosseguir seu trabalho. De onde vem a arrogância humana? Segundo alguns cientistas estamos a beira da extinção e as provas são apresentadas nos vídeos a seguir."

VER EM http://pistasdocaminho.blogspot.com/

josaphat disse...
Segundo Blavatsky, as abelhas vieram de Vênus, com a corte do Quinto Senhor, na ocasião da dramática mudança dos sexos, lá na esquecida Lemúria. Será?

segunda-feira, abril 20, 2009

A RAINHA SÓ...

A RAINHA DE ESPADAS
(...)

"Gosto de ditados, frases pitorescas passadas por gerações em famílias e coisas afins...
Uma que sempre mexeu comigo de uma forma especial diz: "nós nascemos sozinhos e morremos sozinhos". O impressionante é que nunca me assustou a solidão durante a vida, mas ao morrer, creio que gostaria de ser levada pela mão por alguém conhecido e querido. Na verdade, se houver um plano B, gostaria mesmo de não morrer, mas essa é outra história...rs

As pessoas costumam ter medo da solidão. Talvez por isso, não consigam perceber a diferença entre solidão e, simplesmente, estar sozinho. Eu gosto de estar sozinha sem, no entanto, me sentir solitária. Quando alguém, ao ficar sozinho, sente uma certa melancolia então surge a solidão.

A Rainha de Espadas é conhecida como a Rainha Só. Ninguém disse que ela era solitária. É só. Sente-se sozinha. Pensa suas coisas sozinha, faz o que tem que fazer sozinha. Mas não sei se alguém teve a curiosidade de perguntar porque ela está só, se isso é resultado de uma decisão ou consequência de um abandono.

Eu creio que a Rainha de Espadas optou por estar só porque ela compreende que não há outra pessoa que possa resolver as questões que devem ser resolvidas, não há outra pessoa capaz de compreender o que se passa com ela. A decisão de se fechar é o caminho da lucidez de quem percebe que todo o seu ser fala uma linguagem que não pode ser compreendida fora de seu território, não adianta tentar explicar o que acontece para outra pessoa, ela não será capaz de entender.

Assim, a Rainha de Espadas trava suas guerras interiores com a mesma bravura que enfrentar seus inimigos exteriores. Falante, jamais será possível detectar o tanto que ela reserva dentro de si dos ouvidos alheios. Sua percepção da natureza humana - que nasce e morre só - talvez a deixe testar o isolamento em alguma parte dentro de sua mente e de seu coração. Uma parte inalcançável, onde ninguém pode entrar. Não porque não seja bem-vindo, mas porque ela tem a consciência de que quem ali entrar não conseguirá interpretá-la da forma correta e entre enganos e silêncio, ela fica com a segunda opção.

Este é um aspecto mais suave e pouco falado da Rainha de Espadas. Costuma-se fixar mais na Rainha intelectualmente privilegiada, que traz sempre um discurso afiado pronto para impressionar a platéia. Poucos percebem a mulher que capta de forma quase mediúnica tudo que acontece a sua volta. Sua inteligência não é aquela que serve somente para duelar com palavras, ela é a prova de que a força sutil supera a força bruta (Arcano 11).

Como podemos aproveitar esta energia? Coloquemos nosso senso observador para funcionar e tenhamos a sensibilidade para compreender a maneira com que cada ser funciona. Podemos não saber exatamente a linguagem pessoal de cada um, mas podemos ao menos buscar uma linguagem universal, que se aproxime ao máximo da essência daqueles que amamos. "

UM BELO TEXTO DE CLAUDA MELLO

SER TOLTECA.


"Crianças muito pequenas não têm medo de expressar o que sentem. São tão sensíveis ao amor que se perceberem amor, derretem-se em amor. Não têm medo de amar. Essa é a descrição de um ser humano normal. Assim como as crianças, não estamos com medo do futuro ou envergonha­dos pelo passado. Nossa tendência normal como seres hu­manos é apreciar a vida, jogar, explorar, ser feliz e amar.
Mas o que aconteceu com o ser humano adulto? Por que somos tão diferentes? Por que não somos selvagens? Do ponto de vista da Vítima, podemos dizer que algo triste aconteceu conosco; e do ponto de vista do guerreiro, po­demos dizer que o que nos aconteceu é normal. O que aconteceu é que temos o Livro da Lei, o grande Juiz e a Vítima, que governam nossas vidas. Não somos mais livres porque o Juiz, a Vítima e o Sistema de
Crenças não nos permitem ser quem realmente somos. Uma vez que nossas mentes foram programadas com tanto lixo,não somos mais felizes.
Essa corrente de treinamento de indivíduo para indiví­duo, de geração a geração, é perfeitamente normal na so­ciedade humana. Não é preciso culpar seus pais por ensinar você a ser como eles. Que outra forma poderiam ensinar, além da que conhecem? Fizeram o melhor possível, e se fizeram você sofrer, foi devido à própria domesticação de­les, dos medos deles e das próprias crenças. Eles não pos­suíam controle sobre a programação que recebiam; portan­to, não poderiam ter se comportado de forma diferente.
Não há necessidade de culpar seus pais ou qualquer ou­tra pessoa, incluindo você mesmo, por tê-lo feito sofrer na vida. Mas é tempo de parar com esse sofrimento. Está na hora de libertar-se da tirania do Juiz ao trocar a fundação de seus próprios compromissos. É hora de libertar-se do papel de Vítima.
Seu" eu" verdadeiro ainda é uma criança que não chegou a crescer. Algumas vezes essa criança aparece quando você se diverte ou está jogando, escrevendo poesias ou tocando piano, enfim, expressando a si mesmo de alguma forma. Esses são os momentos mais felizes de sua vida ... quando o "eu" verdadeiro sai, quando você não se importa com o passado e não se preocupa com o futuro. Você fica como uma criança.
Mas existem algumas coisas que muda tudo: nós as cha­mamos de responsabilidades. O Juiz diz: "Espere um. segun­do, você é responsável, tem coisas para fazer, precisa tra­balhar, precisa freqüentar a escola, precisa ganhar sua vida". Todas essas responsabilidades nos vêm à mente.Nosso rosto se altera e nos tomamos sérios outra vez Se você observar as crianças brincando de adultos, vai perceber que os rostos delas mudam. "Vamos fingir que sou um advogado." E logo os rostinhos mudam; o rosto do adulto assume. Vamos para o tribunal, e esse é o rosto que en­xergamos. Vamos para a corte, e esse é o rosto que enxergamos ... o que enxergamos. Somos ainda crianças, mas per­demos nossa liberdade.
A liberdade que estamos procurando é a liberdade de ser nós mesmos, de nos expressar. Mas se examinarmos nossas vidas, veremos que na maior parte do tempo faze­mos coisas para agradar aos outros, apenas para ser aceitos pelos outros, em vez de viver nossas vidas para agradar a nós mesmos. É o que acontece com nossa liberdade. En­xergamos em nossa sociedade, e em todas as sociedades ao redor do mundo, que para cada mil pessoas, novecentas e noventa e nove mil estão completamente domesticadas.
A pior parte é que a maioria de nós nem ao menos tem consciência de não ser livre. Existe algo no interior sussur­rando para nós que não somos livres, mas não compreen­demos o que é e por que não somos livres.
O problema com as pessoas é que vivem suas vidas e nem chegam a descobrir que o Juiz e a Vítima governam suas mentes e, portanto, não têm uma chance de ser livres. O primeiro passo na direção da liberdade pessoal é a cons­ciência. Precisamos estar conscientes do problema para po­der resolvê-lo.
A consciência é sempre o primeiro passo, porque se você não está consciente, não existe nada para mudar. Se você não percebeu que sua mente está cheia de ferimentos e veneno emocional, não pode começar a limpar e curar os ferimentos e continuará sofrendo.
Não existe motivo algum para sofrer. Com a consciência, você pode ser rebelde e dizer: "Chega!". Você pode procurar por uma forma de criar e transformar seu sonho pessoal. O sonho do planeta é apenas um sonho. Nem ao menos é real. Se você entrar no sonho e começar a desafiar suas crenças, vai descobrir que sofreu todos aqueles anos por nada. Por quê? Porque o Sistema de Crenças no interior de sua mente é baseado em mentiras.
Por isso, é tão importante que você domine o próprio sonho; por isso, os toltecas se tornaram mestres do sonho. Sua vida é a manifestação de seu sonho; é uma arte. E você pode mudar sua vida a qualquer momento em que não estiver gostando do sonho. Os mestres do sonho criaram obras-primas de vida;controlavam os sonhos fazendo escolhas. Tudo tem conseqüências e o mestre de sonhos está consciente das conseqüências.
Ser tolteca é uma forma de viver. Uma forma de viver em que não existem líderes nem seguidores, em que você possui sua própria verdade e vive de acordo com ela. Um tolteca se torna sábio, selvagem e livre outra vez. "

(...)
OS QUATRO COMPROMISSOS
Don Miguel Ruiz

Já publiquei este excerto?

domingo, abril 19, 2009

ÁS VEZES, (ESCONDO-ME...)

A Alma Não se Usa na Superfície do Mundo


Se alguma coisa há que esta vida tem para nós, e, salvo a mesma vida, tenhamos que agradecer aos Deuses, é o dom de nos desconhecermos: de nos desconhecermos a nós mesmos e de nos desconhecermos uns aos outros. A alma humana é um abismo obscuro e viscoso, um poço que se não usa na superfície do mundo. Ninguém se amaria a si mesmo se deveras se conhecesse, e assim, não havendo a vaidade, que é o sangue da vida espiritual, morreríamos na alma de anemia. Ninguém conhece outro, e ainda bem que o não conhece, e, se o conhecesse, conheceria nele, ainda que mãe, mulher ou filho, o íntimo, metafísico inimigo.

Fernando Pessoa, in 'Livro do Desassossego'

"Se alguma coisa há que esta vida tem para nós, e, salvo a mesma vida, tenhamos que agradecer aos Deuses, é o dom de nos desconhecermos: de nos desconhecermos a nós mesmos e de nos desconhecermos uns aos outros. A alma humana é um abismo obscuro e viscoso, um poço que se não usa na superfície do mundo. Ninguém se amaria a si mesmo se deveras se conhecesse, e assim, não havendo a vaidade, que é o sangue da vida espiritual, morreríamos na alma de anemia. Ninguém conhece outro, e ainda bem que o não conhece, e, se o conhecesse, conheceria nele, ainda que mãe, mulher ou filho, o íntimo, metafísico inimigo."
*

Este sentimento é o grande drama do homem não amado, rejeitado pela mãe, mais tarde pelas mulheres, o filho traído pela mãe que na sua "inferioridade" social tem que optar pelo amante ou pelo marido. A mãe “abandona” o filho à escola ou às leis da educação, não lhe dá assistência por mil razões. Todos nós somos assim rejeitados ou abandonados pelo amor da mãe...pois nós não queremos sair do seu ventre, da sua protecção, nunca queremos sair dos seus braços. Mas o adulto tem de se preparar para "a vida", ser realista
Quando digo Mãe, podia dizer deus ou a deusa, mas digo origem, eternidade, o que fica além do físico e material, digo alma saciada conectada à luz...mas a mãe como imagem primeira, como humana, é lenitiva...tem o poder de consolar e atenuar a ferida do nascimento…mas nem sempre a Mãe pode…mas ela também é odiada e traída e acaba traindo a criança que fica duplamente ferida. Depois vem o ódio, somatório de todas as frustrações e raivas, de todos os enganos e abandonos…

Fernando Pessoa é um grande iniciado mas o seu cepticismo vem do desespero desta vida sem amor; ele diz-nos com toda a sua lucidez o que nos é comum a todos (mas católicos, fingimos o contrário) que todos somos inimigos...

No fundo e apenas pela falta de amor que todos sentimos na vida; a alma como abismo do quanto somos carentes desse amor infinito que a mãe representa, mas neste plano não pode dar. Porque se alguém nos tivesse amado incondicionalmente, se nós nos amássemos a nós próprios, o inimigo não existiria, pois o amor na sua plenitude é o Conhecimento comum a todo o ser humano. Tal como todos respiramos o mesmo ar e dele vivemos, amariamos todos os humanos com o mesmo amor se o conhecessemos…
O nosso sofrimento provem da dor que é a memória da matriz ou da origem, a Mãe do céu...sem a conseguirmos tocar…Sem amor alimentamo-nos do sofrimento que é como um punhal no coração…por isso estamos sempre pontos a empunhá-lo…
Só os cínicos negam a necessidade desse amor e preferem sofrer…e odiar...
Quanto à vaidade, é o nosso ego que quer prevalecer sobre a nossa dor…

É POR ISSO QUE "A Alma Não se Usa na Superfície do Mundo"...

- Escondi o texto porque ninguém o entende verdadeiramente e todos pretendem saber...até eu!
Rleonor

UMA GRANDE MULHER


Rita Levi Montalcin
Dra. Rita Levi, recebeu o Prêmio Nobel de Medicina há 19 anos, quando tinha 77 anos.
Rita Levi Montalcini, nasceu em Turín, Itália, em 1909, e obteve o título de Medicina na especialidade de Neurocirurgia.
Eis uma entrevista com a médica no dia 22/12/2005

- Como vai celebrar seus 100 anos?
- Ah, não sei se viverei até lá, e, além disso, não gosto de celebrações. No que eu estou interessada e gosto é no que faço a cada dia.!
- E o que você faz?
- Trabalho para dar uma bolsa de estudos às meninas africanas para que estudem e prosperem ... elas e seus países.
E continuo investigando, continuo pensando.
- Não vai se aposentar?
- Jamais! Aposentar-se é destruir cérebros! Muita gente se aposenta e se abandona...
E isso mata seu cérebro. E adoece.
- E como está seu cérebro?
- Igual quando tinha 20 anos!
Não noto diferença em ilusões nem em capacidade. Amanhã vôo para um congresso médico.
- Mas terá algum limite genético ?
- Não. Meu cérebro vai ter um século, mas não conhece a senilidade. O corpo se enruga, não posso evitar, mas não o cérebro!
- Como você faz isso?
- Possuímos grande plasticidade neural: ainda quando morrem neurônios, os que restam se reorganizam para manter as mesmas funções, mas para isso é conveniente estimulá-los!
(...)
- Como foi que uma garota italiana dos anos vinte converteu-se em neurocientista?
- Desde menina tive o empenho de estudar. Meu pai queria me casar bem, que fosse uma boa esposa, boa mãe... E eu não quis. Fui firme e confessei que queria estudar.
- Seu pai ficou magoado?
- Sim, mas eu não tive uma infância feliz: sentia-me feia, tonta e pouca coisa. Meus irmãos maiores eram muito brilhantes e eu me sentia tão inferior...
- Vejo que isso foi um estímulo.
- Meu estímulo foi também o exemplo do médico Albert Schweitzer, que estava na África para ajudar a curar a lepra. Desejava ajudar aos que sofrem, esse é meu grande sonho.
- E você o tem realizado... com a sua ciência.
- E, hoje, ajudando as meninas da África para que estudem. Lutamos contra a enfermidade, a opressão à mulher nos países islâmicos, por exemplo, além de outras coisas...
- A religião freia o desenvolvimento cognitivo?
- A religião marginaliza muitas vezes a mulher perante o homem, afastando-a do desenvolvimento cognitivo, mas algumas religiões estão tentando corrigir essa posição.
- Existem diferenças entre os cérebros do homem e da mulher?
- Só nas funções cerebrais relacionadas com as emoções, vinculadas ao sistema endócrino. Mas, quanto às funções cognitivas, não há diferença alguma.
- Por que ainda existem poucas cientistas?
- Não é assim! Muitos descobrimentos científicos atribuídos a homens, realmente foram feitos por suas irmãs, esposas e filhas.
- É verdade?
- A inteligência feminina não era admitida e era deixada na sombra. Hoje, felizmente, há mais mulheres que homens na investigação científica: as herdeiras de Hipatia!
- A sábia Alexandrina do século IV...
- Já não vamos acabar assassinadas nas ruas pelos monges cristãos misóginos, como ela. Claro, o mundo tem melhorado algo...
(...)
- Você nunca se casou ou teve filhos?
- Não. Entrei no campo do sistema nervoso e fiquei tão fascinada pela sua beleza que decidi dedicar-lhe todo meu tempo, minha vida!
- Lograremos um dia curar o Alzheimer, o Parkinson, a demência senil?
- Curar... O que vamos lograr será frear, atrasar, minimizar todas essas enfermidades.
- Qual é hoje seu grande sonho?
- Que um dia logremos utilizar ao máximo a capacidade cognitiva de nossos cérebros.
- Quando deixou de sentir-se feia?
- Ainda estou consciente de minhas limitações!
- O que tem sido o melhor da sua vida?
- Ajudar aos demais.

*

EXCERTO DE NTREVISTA