O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, setembro 23, 2010

E O SENHOR DEUS DISSE À SERPENTE...


PORQUE NÃO SÃO AS MULHERES INTELECTUAIS

PORTA-VOZ DAS OUTRAS MULHERES?

Porque, no mundo de hoje, as mulheres intelectuais acabam por ser paradoxalmente as mais prejudiciais à verdadeira evolução da Consciência da Mulher em si - e à união das mulheres, cada uma cindida em duas - porque são elas quem melhor divulgam e acreditam nas ideias padrão, nas ideologias patriarcais e de domínio falocrático, da supremacia dos homens sobre e contra as mulheres. Aceitam à partida e de modo tácito a supremacia do Princípio Masculino dominante, tanto na vida social como cultural. Aprendem nas mesmas Universidades e nos mesmos livros escritos por homens, os filósofos e os doutos senhores da Razão e do Império. Não conhecem a sua Voz (do Útero) e negam a sua intuição como inteligência superior, a inteligência do coração.
Elas renderam-se completamente aos valores do masculino tornando-se homens de saias escondendo ou negando a sua natureza instintiva, selvagem, porque elas estão totalmente condicionadas ainda pela condenação bíblica.
O antigo símbolo da Deusa Mãe e representante da Sabedoria, a Serpente, representante do Oráculo de Delfos, das raízes tectónicas, das forças telúricas da Terra, das grutas e cavernas associada ainda à Cura e à Medicina, e a todas as formas de iniciação antiga, foi conjuntamente com a Deusa Mãe e as forças do Feminino Sagrado, banidas da face do Planeta pela voz dos patriarcas do deserto…

E assim foi dito e escrito pelos homens para que a Força e a Sabedoria das mulheres fosse anulada e as sacerdotisas suprimidas da história, as mulheres transformadas em prostitutas e suas escravas…



14 Então o Senhor Deus disse à serpente:

Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.

15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

16 E à mulher disse:

Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.

17 E ao homem disse:

Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo:

Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida.

18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo.

19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás.
«««
Este foi o nosso legado católico romano que continua activo na mente clectiva e condiciona o comportamentos dos homens e mulheres ainda hoje.

4 comentários:

Anónimo disse...

ler isso me desespera, tão presa a esses conceitos, tão desesperada para me livrar deles por completo, tão perdida sobre como faze-lo.

Helena Felix (Gaia Lil) disse...

Eles temem a Mãe Serpente e as antigas forças que governavam a terra mais do que o seu proprio simbolo do mal, o diabo e outros...
a sempre esse temor do poder mistico e fisico da mulher-mãe de dar e tirar a vida...

rosaleonor disse...

Trisha, havemos de conseguir e degar se vai ao longe, confie e acredite em si. Ame-se em primeiro lugar a si e depois é mais fácil...

grande beijinho

rosa leonor

rosaleonor disse...

Você sempre diz a coisa certa minha Gaia Lili...

beijos, muitos!

rosa leonor