O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quarta-feira, outubro 20, 2010

AS DUAS MULHERES...NUMA SÓ!


De volta ao jardim...

No Éden existiam duas árvores. Eva, criada para substituir Lilith, agarrou no fruto da outra árvore, a Árvore do Conhecimento. Ela foi acusada pela Igreja, e com ela, todas as mulheres, pelos pecados do mundo. Descodificar o significado simbólico da serpente, antigo e difundido símbolo da sabedoria feminina, é fundamental para compreender os níveis mais profundos da história da humanidade. Na Cabala, a tradição mística do judaísmo, a serpente sobe pela Árvore da Vida para retornar à fonte.

A natureza fragmentada e confusa de Lilith, no mito e na astrologia, pode reflectir as maneiras como as nossas escolhas fracturaram a psique humana, e ela pode deter a chave que poderia abrir possibilidades de cura. Furar o véu da persona enigmática de Lilitih pode dar aos homens e mulheres modernos uma energia que confere poder e que é muito necessária no mundo de hoje. Alguns simbolistas sugeriram que a Idade de Aquário pode ser simbolizada por jardins e por uma Terra mais verde. À medida que a consciência humana se expande, creio que todos beneficiaríamos se redimíssemos a nossas naturezas separadas.

Integrar todas as partes da nossa feminilidade, incluindo a sexualidade e os mistérios da velhice e da morte, poderia tornar-nos mais fortes e sábios ao enfrentar os actuais desafios ambientais.”

“Lilith: Deusa, Demónio ou Lua Negra da Terra” por Julie Loar (Julie Gillentine)

2 comentários:

TINA MÁTTER disse...

Porque leio mulheres e deusas?porque todos os dias após horas de trabalhos exaustivos,lidando com pesoas diferentes,cuidando dos interesses dos meus filhos,as vezes sinto-me imensamente só.Às vezes ouvindo opiniões variadas,receptividades diversas,sinto que minha auto estima não é a mesma.Ao ler os textos do blog Mulheres e Deusas sinto-me como se mais pessoas compartilhassem daquilo que penso,até as imagens postadas nesse blog me transmitem ,ora paz,ora força,sinto-me mais conectada comigo mesma!!!Por isso agradeço.Por sentir-me mais inspirada,até para as tarefas do dia a dia.o mestre osho diz que a raiva ,o medo a tristeza são sentimentos naturais,são uma forma de dizer não,obrigada,mas, se constantes, eles atrapalham o desempenho de certas atividades necessárias à sobrevivencia,então é bom poder ter um refazimento com leituras construtivas como as que tenho nesse blog.Percebo que Rosa Leonor possui um imenso grau de consciencia ,compreensão e compaixão.peço perdão por algum comentário inadequado que inicialmente tenha feito,são os aprendizados em curso para evoluir de certas mediocridades para um maior discernimento.Como é bom ler Mulheres e deusas.

Anónimo disse...

Muito Obrigada por escrever, vc salvou meu dia hj, eu estava cansada, sem auto-estima esgotada para falar a verdade, e vc me ajudou, continue com o blog, pois agora sou uma leitora =D