O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, julho 09, 2011

A TENTAÇÃO DA CONFUSÃO...

PARA MULHERES SEM AMOR-PRÓPRIO,
MULHERES SEM AUTO-ESTIMA


'"Sê e diz e faz o que queres ser e dizer e fazer. Se te apetece abrir os braços a quem te magoou: abre; se te apetece abrir as pernas a quem te fez sofrer: abre; se te apetece enfiar a língua na boca de quem devias odiar: enfia. Despreza as desprezíveis leis do amor-próprio. O amor-próprio é uma treta. Só te amas se te sentires bem contigo. E só te sentes bem contigo se estiveres bem com tudo aquilo que és. E se amas quem amas só te sentes bem com tudo aquilo que és se te sentires bem com aquilo que amas. E quando se ama quase tudo (ou tudo) aquilo que és é aquilo que amas." (Pedro Chagas)  


Pois é, conheço mulheres que se deixaram levar por essa suposta liberdade quando mais novas e hoje nenhuma está satisfeita com o rumo que sua vida amorosa tomou. Acho que existem mulheres, principalmente as jovens, que se deixam seduzir por este tipo de homem por causa da educação repressora que impera, e rivaliza com seus desejos mais internos de liberdade, aliada às mensagens confusas que se recebe (somos santas, somos putas, somos nada) num ambiente hiper-sexualizado. Quando vêem uma chance de mandar tudo 'pró inferno' e liberar toda essa energia doentia que se formou, acho que é como um alívio. Já que não instrumentalizamos mulheres para lidarem com tanto assédio e deturpação de sua moral feminina particular (seja ela qual for, para cada uma de nós) muitas tombam. O peso é grande demais para ombros que se enxergam frágeis. Não é difícil entender o apelo.

Homens assim tem um campo vasto de atuação enquanto houver mulheres confusas e sobrecarregadas. Lembro de ter sido sondada e ter achado toda aquela conversa estranha a minha pessoa. Pagamos um preço muito alto por nos recusarmos a fazer esse papel, só que um preço maior ainda por fazê-lo.


Lina


1 comentário:

Ná M. disse...

Muito bom !!!!!!!!!!