O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

terça-feira, julho 09, 2013

QUEM É A VERDADEIRA MULHER



DONA DE CASA, DEPUTADA OU PROSTITUTA?

ÀS vezes pergunto-me o que seria originalmente a verdadeira Mulher...o que a moveria interiormente se não tivesse  todas essas  ideias preconcebidas, se não tivesse todos esses conceitos de bem e mal...isso é que eu gostava de saber...
Como seria a mulher livre e natural sem medo de ser quem é no fundo ou sem necessidade de se afirmar de acordo com a programação de vida que sofreu...sem complexos, sem inibições, sem paranóias...um ser mulher fora de toda esta formatação que a encaixa em classes de mulher, em géneros, em valores...crenças e deveres...
Uma mulher fora de toda esta tipologia de mulher, feita pela sociedade, pelo homem, pela sua cultura e a arte, que aparece na literatura sempre igual, erótica ou depravada e na publicidade despudorada, e que anda sempre a volta da mulher ideal...da mulher fatal ou do modelo da mãe amorosa...esposa fiel...santa ou a puta do bordel, da rua ou do bar de alterne...freira, ninfómana, ou lésbica...
Será que a Mulher, toda a mulher, apesar disso, sente nesse fundo original, no seu útero, nas suas entranhas, essa reminiscência de quando era livre, será que sente  o alvoraçar de uma alma que lhe escapa...que a atrai ou ameaça, a seduz ou mete medo, mas que nunca consegue ser ELA MESMA ou libertar-se completamente porque tem de obedecer aos padrões e à marca...que tem na testa?
Até com as "new age" acontece, todas  programadas pelos mentores e terapeutas, todas muito puras e doces,  condenadas à bondadezinha caricata..."somos todos amor, somos todos um" e o raio que as parta!


rlp

4 comentários:

Anónimo disse...

AQUI ESTÁ UM VERDADEIRO PRECONCEITO... Era de Aquário é muito ligada no mito da juventude... o próprio signo é ''partidário'' deste slogan ''viva a juventude eterna''... é um dos lados deste signo que agora é chamado também de Era...

...........................

Betty Faria manifestou a sua indignação pelas críticas de que foi alvo depois de ter sido fotografada em biquíni na praia.

A actriz, de 72 anos, foi criticada por ter usado um biquíni, com muitos dos comentários nas redes sociais a criticarem que alguém com aquela idade não deveria expor o corpo.

No passado domingo, Betty Faria pareceu ceder às pressões e surgiu usando um fato de banho na praia do Leblon, no Rio de Janeiro.

Contudo, a actriz que foi considerada um sex-symbol, tendo interpretado Tieta e posado duas vezes para a Playboy, revelou a sua indignação com as críticas.

«Na hora em que vi o bombardeio fiquei com uma raiva, mas segurei meu génio até ter uma resposta à altura. Sempre fui contestadora, rebelde. Por que iria ficar comportadinha? Mas eu ligo para o que falam de mim, sim. Fico chateada, sim. Às vezes fico aborrecida com tanta agressividade nas redes sociais», disse ao jornal Folha de São Paulo.

Betty Faria sublinhou que também recebeu elogios. «Explodi, e as mulheres adoraram. Queriam que eu fosse à praia de burca? Teve até uma que me escreveu dizendo que foi libertador para ela, que ela passou a se aceitar mais», contou.

«Dizer que a idade é boa é um fingimento, uma mentira. Quem não estiver preparado, principalmente se for uma mulher famosa, sucumbe. A idade traz limitações físicas, não é fácil. Você vai sentindo. Uma pessoa consciente, que cuide da cabeça, que esteja com os pés no chão, vai vendo que as coisas vão mudando. O budismo tem uma frase que é muito boa: 'Dos quatro sofrimentos da vida você não escapa: nascimento, velhice, doença e morte'. Desses, ninguém escapa. Agora, tem que ver como você leva isso», referiu.

Entretanto, foram vários os colegas da actriz que a defenderam publicamente.

«Chocada com essa onda preconceituosa por conta do biquíni da Betty Faria! E daí que ela fez 72 anos? Perdeu o direito de ir à praia, de usar seu biquini? Afff! 40 anos depois de Leila Diniz, gente? Viva Betty Faria! Viva a liberdade!», disse a argumentista de novelas Glória Perez.

«Dou a maior força pra Betty Faria ir à praia de biquíni! Brasileiro é sem noção! Em Ibiza as senhoras e os velhinhos pegam sol nus. Minha mãe usa biquín e tem 76, e daí? Vai ter vergonha de quê? Ela não tem mais direito ao mar e ao sol? Eu tenho vergonha de quem pensa assim. Quem vai à praia só pra mostrar que tem corpão, é porque não tem o que mostrar quando está vestido! Betty Faria ia mergulhar como, vestindo o quê?», considerou a a apresentadora e actriz Monique Evans.

Via:http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=643506

Anónimo disse...

Nesta segunda noticia, de facto prefiro ver a senhora de biquíni do que fato de banho. Surge mais livre, mais próxima do natural... e é o olhar educado - formatado que condiciona o respeito e a consciência de que a vida humana tem este declínio NATURAL!!!
Se o olhar fosse natural, a dimensão das coisas teriam um outro significado e não esta arrogância petulante e agressiva!! Mais uma vez, se fosse um velhote, que deixou de colocar o calção e tivesse usado uma cueca, já ninguém comentava!!! É ridículo, incoerente e pura e simplesmente demoníaco este tipo de olhar!! Afinal o que é que pretende?

A realidade, a verdadeira realidade é que o corpo envelhece, e isso é natural. Tudo na vida decai, até as árvores ficam amarelas e caem dos galhos. Há pessoas que acham isso sublime, uma inspiração aos sentidos, à vida... mas um ser humano, já não pode merecer o jubilo da admiração, apenas porque devolve directamente ao inconsciente de que a vida é finita enquanto corpo biológico. Tudo isto é um jogo de espelhos inconscientes e em que as bocas ladram numa auto-defesa de que isso não existe e daí, ter-se de esconder!! É feio falar de doenças, é feio falar de anomalias, é feio falar de emoções. é feio mostrar uma ruga, é feio estar velho... tudo é feio, e por isso mesmo, estamos numa era assente num negativismo péssimo...

aqui está o link referente à senhora betty com o fato de banho... não lhe fica mal, mas prefiro o biquíni com todas as rugas dela... parece que a forma do corpo é mais jubiloso e livre e leve!!
http://www.purepeople.com.br/noticia/betty-faria-recebe-apoio-de-famosos-apos-polemica-por-usar-biquini-aos-72-anos_a7007/1

rosaleonor disse...

Agora já entendo o que queria dizer, pois apareceu primeiro o 2º comentário e eu não estava a entender...
De facto este assunto não me estranho...eu tenho a maior dificuldade em aparecer agora de fato de banho ou bikini na praia...porque engordei muito e estou a envelhecer, faltam-me 5 anos para os 72...Mas eu também acho que a questão pode estar mal colocada...Repare, porque tem a mulher que expor tanto o seu corpo e os homens e rapazes usarem bermudas até aos joelhos? só porque é moda a mulher tem de se despir e expor? Eu não gosto de ver as banhas das mulheres (aliás nem a elegância)das mulheres sempre expostas... é a minha estética e não um preconceito. Outro dia na praia com uma amiga (bem mais jovem)de bikini e eu vestida...estava a dizer-lhe se os homens andam assim compostos, porque tem a mulher mesmo velha e gorda de expor a sua intimidade...Mas se eu for de bermudas para a praia sou notada e criticada na mesma.
A questão para mim é que se exibe demasiado o corpo da mulher quando jovem e bela para a vista do homem e da moda, utilizando sempre o seu corpo como objecto...Numa praia de nudistas já ninguém liga ao gordo e ao magro...mas também nunca gostei dessa exposição...Provavelmente sou careta...e acho a praia uma aberração mundial...uma alienação...basta olhar para as praias e ver as pessoas em quadradinhos, quase em cima umas das outras a apanhar sol o dia inteiro e a levar com toda aquela selvajaria e gritaria e cremes etc. e depois dizem que estão a descansar do trabalho? Uma obscenidade...bom, este é o meu ponto de vista. Aliás eu fiquei completamente alérgica a praia...e nem fato de banho nem de bikini ou vestida posso ir...nem queria estar no meio daquela gente aos gritos...Gosto de água...sim, mas não vou levar com toda aquela gente em cima...

rosaleonor disse...

Ah, mas também devo dizer que compreendo o seu ponto de vista e estou de acordo...só que tinha esta questão pendente. Falamos depois...
abraço e obrigada por comentar.
rl