O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, janeiro 02, 2014

HOMENAGEM A UM AMIGO, LEITOR CONTROVERSO...

 
 
"E LÁ SE VAI MAIS UM DIA" - legenda da foto, Paulo Barata

Porque nos surpreende tanto a morte de alguém? Sobretudo se não for ainda velho...e mais se for um amigo...o que significa essa Partida? "Deixar de ser visto", "o virar da esquina" ...como diz Pessoa...mas este amigo não gostava sequer de Pessoa - tinha a sua própria poesia...e trocamos ainda o desejo formal de "Bom Natal" - e ele nem chega ao "ano novo"?
É isto como se diz "A VIDA" ?
E amanhã quem me diz que não sou eu que parto ou tu? Sim...qualquer um de nos pode partir assim de repente. Mas nós NUNCA pensamos nisto, pois não?
Andamos aqui à deriva, a dar tudo por garantido e a negligenciar a vida e precisamente "os amigos"...a fazer as nossas coisas...a rezar os nossos credos, as nossas prioridades etc.
Esse amigo que não era bem um amigo, mas uma alma conhecida...deixa-me um profundo sentir pela sua existência conturbada mas com um Foco essencial...ele conhecia a Paz...partiu em paz. Para o País verdadeiro...

rlp
 


PÉROLAS SABOR

E rolam lágrimas
brincos
brilhos

pétalas de flor
tudo que cintila no peito...
do criador

E bailam luzes
claras
gemas

pedras de valor
tudo que revela o olho
do grande amor

E cantam pássaros
peixes
ostras

pérolas sabor

tudo que encontrei lá no fundo
do mar amor


 
Paulo Barata

5 comentários:

www.pedradosertao.blogspot.com disse...

Mais um ano de blog-amizade...cheiinho de imagens [poéticas] lindas e radiantes,

Abração do Pedra do Sertão

Só para não esquecer:
www.pedradosertao.blogspot.com.br

Anónimo disse...

Parabens ao autor; belos versos, belo texto.
Para todos meu abraço para 2014 com esperança, lucidez e paz.
Agenor Rio de Janeiro.

Anónimo disse...

Parabens ao autor; belos versos, belo texto.
Para todos meu abraço para 2014 com esperança, lucidez e paz.
Agenor Rio de Janeiro.

rosaleonor disse...

oBRIGADA pela presença e a amizade!A não esquecer!
abraço

rleonor

rosaleonor disse...

Agenor um abraço para si e os votos de como diz muito bem: "esperança, lucidez e paz."

Obrigada pela sua presença aqui!

rl