O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quarta-feira, maio 07, 2014

O CAOS DO MUNDO - AS MULHERES AS MAIORES VÍTIMAS

AS MULHERES E AS MENINAS CONTINUAM A SER AS VÍTIMAS DA GUERRA E DA BARBÁRIE
*
"Segundo testemunhas, meninas de 12 e 15 anos foram levadas do vilarejo de Warabe por um suposto militante do Boko Haram
Supostos militantes do Boko Haram sequestraram mais oito meninas no nordeste da Nigéria, informou morador do vilarejo de Warabe, no estado de Borno, nesta terça-feira (6).

Ontem: Líder do Boko Haram ameaça ‘vender’ jovens raptadas na Nigéria
Segundo testemunhas, meninas de 12 e 15 anos foram levadas do vilarejo de Warabe por um suposto militante do Boko Haram
Supostos militantes do Boko Haram sequestraram mais oito meninas no nordeste da Nigéria, informou morador do vilarejo de Warabe, no estado de Borno, nesta terça-feira (6).

Ontem: Líder do Boko Haram ameaça ‘vender’ jovens raptadas na Nigéria

 
De acordo com a fonte, o sequestro das jovens, com idade entre 12 e 15 anos, aconteceu na noite de domingo (4). A agência de notícias Reuters relata o crime citando fontes não identificadas da polícia local e de um morador da vila nigeriana.
Homens armados chegaram em dois caminhões e levaram, além das jovens, animais e alimentos da aldeia. A comunicação é muito pobre na região, o que explica a demora na divulgação sobre o recente crime do grupo islâmico, explicou o correspondente da BBC em Abuja, Mansur Liman.
A vila também fica próxima da floresta Sambisa, por onde o primeiro grupo de estudantes raptadas passou após ter sido raptado de escola em Chibok, no dia 14 de abril.

Desespero: Pais de alunas raptadas protestam contra demora nas negociações

Em vídeo divulgado na segunda, o suposto líder do Boko Haram – que significa “a educação ocidental é pecado” -, Abubakar Shekau, assumiu a responsabilidade pelo sequestro em massa e ameaçou ‘vender’ as mais de 230 estudantes. Sem notícias das filhas, pais foram às ruas em grandes cidades da Nigéria para clamar por informações sobre as desaparecidas.

Relato de uma vítima 

Meninas do dormitório escolar de Chibok puderam ouvir o som de tiros vindos de uma cidade vizinha, no nordeste da Nigéria. Então, quando homens armados e trajados com uniformes militares prometeram defendê-las, em um primeiro momento, as alunas de uma escola secundária estadual ficaram aliviadas.
“Não se preocupem, nós somos soldados”, uma estudante de 16 anos lembra de ter ouvido. “Nada irá acontecer com vocês”.
Um homem armado instruiu as centenas de estudantes a saírem do colégio. Enquanto isso, outro homem entrou em uma sala cheia de mantimentos e levou toda a comida. Depois, eles atearam fogo no local.
“Eles começaram a gritar ‘Allahu Akhbar’ (Deus é bom)”, disse a aluna de 16 anos. “E nós sabemos.”
O que elas descobriram a seguir as fizeram gelar: eles não eram soldados do governo de jeito nenhum, mas sim um grupo extremista islâmico chamado Boko Haram e haviam sequestrado o grupo de meninas, levando-as em caminhonetes pela densa floresta."
IN fOLHA DE S. PAUÇLO
 

Sem comentários: