"NÃO SOU FEMINISTA, SOU ANTROPOLOGICAMENTE LÚCIDA" Ana Hatherly

sexta-feira, outubro 09, 2015

O sistema cardiovascular das mulheres é diferente do dos homens.


AS DIFERENÇAS ENTRE
O HOMEM E A MULHER

 "Durante milhares de anos, a nossa cultura tem valorizado mais os corações masculinos do que os femininos. Os sonhos e os desejos que fortificam o coração das mulheres, tal como os corações vulneráveis e sensíveis dos homens, têm sofrido como consequência. Eis os factos:

• A grande maioria da investigação da doença cardíaca e do respectivo tratamento tem sido realizado em homens, apesar de o sistema cardiovascular das mulheres ser diferente do masculino.

• Nas mulheres, as conexões do cérebro ao coração são diferentes das conexões dos homens. Existe uma maior lateralização nos cérebros dos homens do que nos das mulheres, o que significa que, na generalidade, a maioria dos homens utiliza somente um hemisfério de cada vez, normalmente o esquerdo, associado ao pensamento linear, lógico. Por outro lado, as mulheres usam ambos os hemisférios em simultâneo e acedem com mais frequência ao direito. Este encontra-se relacionado com a música, com as emoções, com a intuição e com a profunda experiência pessoal. E aqui que as coisas se tornam interessantes. Existem mais conexões ao nível dos neurónios entre coração e o hemisfério direito. Portanto, em qualquer momento, uma mulher possui uma maior conexão neurológica e emocional ao coração do que a maior parte dos homens. "
(...)
IN a sabedoria da menopausa de Christiane Northrup

Sem comentários: