O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quarta-feira, janeiro 27, 2016

A VISITA DO PRESIDENTE IRANIANO AO MUSEU

HÁ ALGO DE MUITO ESTRANHO A PASSAR-SE NA EUROPA...


 

É impensável que um País como a Itália, detentora e representante do maior Espólio de Arte e Cultura da Europa, tape e cubra esculturas consagradas pelos séculos e património da Humanidade e tenha descido tão baixo curvando-se humilhantemente à barbárie - contra a Mulher - tapando o seu CORPO E O SEU ROSTO DA SUA ARTE . Qualquer dia será a própria mulher que terá de tapar o seu rosto para os migrantes não as violarem na rua?? Esta cedência ao fundamentalismo islâmico em nome do deus DINHEIRO (a dita Economia) é o mais desprezível sinal da prostituição desta Velha Europa...podre e obscena. ROMA inverte de novo o sentido da nossa liberdade, hipotecando a livre expressão do Ser Humano de uma forma cobarde! Onde fica o respeito pela nossa cultura e história?
 
rlp


 
 
"O presidente iraniano, Hassan Rohani, afirmou nesta quarta-feira em Roma que não pediu para que as estátuas nuas que decoram o Capitólio, sede da prefeitura da capital italiana, permanecessem cobertas, como afirma a imprensa local.
"É um assunto dos jornalistas", disse, com um sorriso irônico, o iraniano durante uma entrevista coletiva em um hotel de Roma.

A estátua de mármore da Vênus Capitolina, uma mulher nua, uma obra do século II antes de Cristo, está entre as obras de arte que foram tapadas na segunda-feira em Roma durante a visita do presidente do Irã, o que provocou uma intensa polêmica.
"Não tivemos contatos sobre o tema com as autoridades italianas", disse o presidente iraniano, um clérigo xiita.
 
 ... "por respeito à cultura e à sensibilidade iraniana"?
 
O governo italiano também aceitou o pedido dos iranianos para que bebidas alcoólicas não fossem servidas no jantar em homenagem ao país.
O ministro italiano da Cultura, Dario Franceschini, chamou de "incompreensível" a decisão de tapar as estátuas e disse que nem ele, nem o primeiro-ministro, Matteo Renzi, haviam sido informados.
A imprensa da Itália critica o "excesso de zelo" por parte do departamento responsável pelo protocolo.
O departamento está vinculado à Presidência do Conselho de Ministros e atua de forma independente.
A prestigiosa sede da prefeitura, o Capitólio, com um dos museus mais importantes da cidade, foi escolhida para a assinatura de 15 importantes acordos econômicos de milhões de euros, que serviram para reativar as relações comerciais e políticas após a retirada das sanções internacionais contra o Irã.
Renzi destacou a rica história dos dois países, que chamou de "duas superpotências em beleza e cultura".

Sem comentários: