sábado, fevereiro 13, 2016

UMA AMEAÇA REAL À MULHER



O PATRIARCADO
NÃO É UMA MERA "SUPERSTIÇÃO"...
É UMA AMEAÇA REAL À MULHER


"Patriarcado é uma cultura, um sistema, uma civilização, um sistema econômico, um sistema político, um sistema legal, um sistema religioso, um sistema científico, e assim por diante. Mas acima de tudo, o patriarcado é um PODER. Um poder que se manifesta em todos os lugares, instituições, pessoas, hábitos, culturas, religiões, ideologias, mesmo entre mulheres. Isto porque o patriarcado socializa com os papéis e as hierarquias de gênero ...que existem entre homens e mulheres. O patriarcado existe há tanto tempo pois promove a sociabilidade entre homens, que se tratam como irmãos (fraternidade), atribuindo-lhes poder. Enquanto isso, obriga as mulheres a reproduzirem e sustentar materialmente os homens, socializadas entre si como inimigas, servindo aos interesses do desejo masculino."

Texto adaptado de: “O que é feminismo” de Dra. Elida Aponte Sánchez

É bom lembrar que:

"A sociedade patriarcal valoriza e promove apenas os aspectos masculinos, subestimando e até mesmo reprimindo os aspectos femininos.
O resultado é que a mulher se esvazia, perde a sua identidade feminina essencial, e se torna uma “cópia” caricatural do homem.
O homem, por sua vez reduzido à masculinidade bruta e unilateral, perde a ligação com os valores femininos do seu mundo interior, e passa a ter uma relação opressiva para com a mulher.
Como restaurar a feminilidade, despotencializando a unilateralidade do mundo patriarcal, a fim de reequilibrar a identidade psicológica dos sexos e planificar a relação entre o homem e a mulher?"

Rissa Cavalcanti
in, O Casamento do Sol com a Lua

1 comentário:

Ana Nazaré disse...

ESPOSA E PROSTITUTA : DUAS FACES DA MESMA MOEDA $ ...........................